segunda-feira, 31 de agosto de 2009

QUAL É O SEU MOTIVO? OU QUAL É A SUA BÚSSOLA?

Bom dia meu caro, segunda-feira, início de semana, término de um mês e as portas do início do próximo. Espero que você esteja pronto para ela, com a mente tranqüila e, preparado para dar o melhor de si, pois todos nós dependemos de você para atingir o nosso melhor.

Bem, para iniciar nosso exercício semanal de troca de experiências, quero lhe fazer uma pergunta, o que realmente faz você pular da cama de manhã? É, é isso mesmo que você leu, o que realmente faz você pular da cama de manhã?

Talvez você possa me dar as seguintes respostas:

- porque você quer que a empresa tenha orgulho de você;

- para ajudar a empresa a crescer e prosperar no mercado;

- para fazer parte de uma equipe líder e vencedora;

- para colaborar com o crescimento do meu chefe etc..


Sempre fico intrigado sobre qual o verdadeiro fator motivacional que leva uma pessoa a dedicar boa parte de sua vida a exercer uma atividade profissional? E mais, a atingir, e até mesmo a ultrapassar, os objetivos da empresa?

As respostas acima até são politicamente corretas, mas acredito que no fundo no fundo há um motivo determinante e significativo que direcione nossas ações. E qual seria este motivo?

Bem, na verdade o motivo varia de pessoa para pessoa, mas em geral os mais comuns são:

- para ser promovido

- para casar

- para comprar uma casa nova

- trocar de carro

- pagar uma faculdade

- e muitos outros variados motivos.

- etc, etc, etc


A conclusão é que no fundo, no fundo, o motivo que nos leva a pular da cama e trabalhar com todo o afinco é para atingir nossos objetivos e sonhos pessoais.

Logo, sugiro que além de correr atrás de objetivos corporativos, estabeleça metas pessoais, definidas por você mesmo (e coloque-as fisicamente à sua frente num quadro), pois estas certamente o ajudarão a fazer com que você caminhe na direção almejada.

Um forte abraço e tenha um ótimo dia!


PARA PENSAR...


A melhor maneira de prever o futuro é inventá-lo. (Lilian Tonet)

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

O BOM, O RUIM E O BONZINHO

Bom dia meu caro, aqui estamos nós, mais uma sexta-feira chegou, o fim de semana se aproxima e com ele a possibilidade de descansar, repor as energias, refletir sobre a vida e as escolhas de feitas para ela até aqui.

Enfim, para ajudá-lo deixo uma pequena contribuição, um texto interessante que lido com atenção, lhe propiciará avaliar-se como profissional, entender a condução de sua carreira e perceber se há necessidade de corrigir sua rota ou não.

Segue:

Por Max Geringer

Em empresas, existem três tipos de funcionários. O bom, o ruim e o bonzinho. Dia mais, dia menos, o ruim vai pra fora e o bom vai pra cima, mas o bonzinho continua sempre no mesmo lugar. Apesar de ele ser simpático e competente, de ser apreciado pela chefia, de ser estimado pelos colegas, a carreira do bonzinho não deslancha. E ele não consegue entender onde esta o erro. A questão é que o bonzinho não tem aquilo que as empresas chamam de “o perfil”. Ele não é agressivo. Não mostra espírito de liderança. Na faz a diferença.  

Para quem tem dúvida se é bom ou bonzinho, eis as cinco características do bonzinho:  

1) O bonzinho é ouvinte. Em uma reunião, evita dar palpite. E esta sempre fazendo aquele gesto de positivo com a cabeça.

2) O bonzinho concorda com tudo. Principalmente com aquilo que não concorda. Sempre acha que é melhor não arrumar confusão e conversar depois, com mais calma.

3) O bonzinho não desafia ninguém. Não gosta de discórdia. Para ele, o empate e ótimo resultado.

4) O bonzinho jamais desabafa. Mesmo quando está uma arara, continua com aquela expressão de manequim de loja de shopping.

5) O bonzinho detesta aparecer. Se surgir uma daquelas raras oportunidades de matar um dragão e virar o herói da empresa, o bonzinho prefere sentar e ficar esperando o dragão morrer de velho. 

O bonzinho não faz intriga, não puxa o tapete de ninguém, e está sempre disposto a ajudar quem precisa de ajuda. Por isso mesmo, chefes e colegas preferem que ele continue onde está, contribuindo positivamente para o ambiente de trabalho. O bonzinho está sendo vítima do egoísmo geral, e todo mundo lhe daria inteira razão se ele reclamasse. Ele só não reclama porque é bonzinho. 

Mas entenda bem, não estou dizendo aqui que você deve sair agora agredindo todo mundo, pelo contrário! Não é isso que eu estou sugerindo. Na verdade o que eu quero é que você deixe de ser bonzinho e torne-se bom definitivamente!

Agindo assim, a tendência é você ir para cima profissionalmente, pense nisso, pense nisso...


PARA PENSAR...


"Ninguém pode ser escravo de sua identidade; quando surge uma possibilidade de mudança é preciso mudar." (Elliot Gould)

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

SEUS PROBLEMAS? SUAS SOLUÇÕES!

Olá meu caro, bom dia, espero que esteja tudo bem com você. Caso não esteja, não desanime, trabalhe, lute, pois está dentro de você a solução para os seus problemas! Afinal, quem melhor que você conhece cada um deles, não é verdade?

Bem, para lhe ajudar a entender o que estou falando, leia o texto abaixo, reflita a respeito, depois encare seus problemas de frente e resolva-os!

Um forte abraço e tenha um ótimo dia!

Segue:

Havia um viúvo que morava com suas duas filhas curiosas e inteligentes.
As meninas sempre faziam muitas perguntas. Algumas ele sabia responder, outras não. 
Como pretendia oferecer a elas a melhor educação, mandou as meninas passarem férias com um sábio que morava no alto de uma colina. O sábio sempre respondia todas as perguntas sem hesitar. 
Impacientes com o sábio, as meninas resolveram inventar uma pergunta que ele não saberia responder. Então, uma delas apareceu com uma linda borboleta azul que usaria para pregar uma peça no sábio.
- O que você vai fazer?
- perguntou a irmã? 
- Vou esconder a borboleta em minhas mãos e perguntar se ela está viva ou morta. Se ele disser que ela está morta, vou abrir minhas mãos e deixá-la voar. Se ele disser que ela está viva, vou apertá-la e esmagá-la. E assim qualquer resposta que o sábio nos der estará errada! 
As duas meninas foram então ao encontro do sábio, que estava meditando. 
- Tenho aqui uma borboleta azul. Diga-me sábio, ela está viva ou morta? 
Calmamente o sábio sorriu e respondeu: 
- Depende de você. Ela está em suas mãos. 
Assim é a nossa vida, o nosso presente e o nosso futuro. Não devemos culpar ninguém quando algo dá errado. Somos nós os responsáveis por aquilo que conquistamos (ou não conquistamos). 
Nossa vida está em nossas mãos, como a borboleta. Cabe a nós escolher o que fazer com ela. 



PARA PENSAR...


“Quem conhece os outros é sábio; quem conhece a si mesmo é iluminado.”(Lao-Tsé)

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

PARABÉNS PRA VOCÊ, NESTA DATA QUERIDA, MUITAS FELICIDADES, MUITOS ANOS DE VIDA...

Olá meu caro, bom dia para você e um ótimo dia para nosso aniversariante! Você deve estar curioso para saber quem é.

Calma, já vou falar quem é, melhor, nem precisaria falar se eu tivesse uma foto dele, mas até o momento eu não tenho uma. Então, sou obrigado a dizer o nome dele, até que o mesmo mande-me uma foto e eu coloco ela no lugar deste bolo.

Bem, estou me referindo ao ALEX OLIVEIRA, nosso colaborador da unidade do TABOÃO DA SERRA!

Parabéns rapaz! Que outros anos como esse você possa completar, gozando sempre de felicidade, paz e muita saúde, pois o resto, com seu empenho e profissionalismo fatalmente você conquistará!

São nossos votos sinceros!

Obs.: Tire uma foto mande-me, para que todos vejam você neste dia e possam lembrar de lhe cumprimentar. Ah, e você que está lendo, não esqueça de também cumprimentá-lo!

TOME NOTA!!!

O aumento ou a diminuição do nível de empregos estão diretamente ligados à situação econômica do país. E a demissão, a que está atrelada? Por que as pessoas são demitidas, mesmo que a situação econômica seja favorável?

Segundo o consultor comportamental Wilson Mileris, o principal motivo para esse fenômeno é a desarmonia no ambiente de trabalho. “A não cooperação, a briga pelo poder, a bajulação, intrigas, exibicionismo e o desamor são fatores que colocam vários profissionais na contramão”, diz.

Para ele, os potenciais demissionários são aqueles que têm dificuldades para atuar como um membro eficaz de equipe. “Está na contramão aquele profissional que não consegue estabelecer relações humanas produtivas. Hoje, a capacidade de promover a harmonia é um atributo cada vez mais valorizado no mundo dos negócios e pode decidir a ascensão na carreira”, afirma Mileris

Habilidades como a camaradagem, o respeito, a confiança e a humanização nos ambientes corporativos são, cada vez mais, fundamentais para manter o profissional no curso da prosperidade. “Se há coesão e laços de afeto, entre os participantes, o grupo tem alto poder de barganha nas relações sociais. Quando há desarmonia, o grupo perde sinergia, e a capacidade de influenciar os resultados positivamente. E onde há consenso existem chances maiores de ampliar a produtividade”, declara o profissional.

De acordo com o consultor o primeiro fundamento que um profissional deve dominar, não só manter seu emprego “em segurança” como para ascender dentro da própria empresa, é compreender que uma equipe vencedora é feita de grandes realizadores individuais, cada um contribuindo com seus talentos especiais, seu conhecimento, sua sabedoria e acima de tudo, sua dedicação.

O especialista dá dicas de como assegurar sua ascensão dentro de qualquer empresa:

1) Visão do Futuro – Pensar no futuro amplia os horizontes, desafia a imaginação, inspira e energiza a equipe de trabalho.

2) Integridade – É estar comprometido com a ética, a honestidade e a verdade em todas as facetas do seu comportamento.

3) Comprometimento – Demonstrar coragem e autoconfiança para apoiar idéias, crenças aos companheiros de trabalho.

4) Lidar com a diversidade – Reconhecer as realizações individuais e edificar os seus responsáveis. Criar um ambiente de trabalho positivo, no qual as pessoas trabalhem com prazer. Potencializar a diversidade da equipe (cultural, racial e sexual) e ser um membro ativo.

5) Iniciativa – Antecipar-se aos problemas e criar alternativas novas e melhores de executar os procedimentos. Evitar a “burocracia” e procurar a concisão, simplicidade e clareza.

6) Acreditar no amor como investimento – Demonstrar consciência e sensibilidade para aplicar o amor incondicional no convívio profissional. Valorizar e estimular a adoção do respeito e da confiança como elementos formadores da dignidade humana. É adepto da humanização nos ambientes de trabalho para impactar a produtividade de todos.

Mileris enfatiza a importância de se reciclar sempre. “Mantenha sua empregabilidade em alta. Busque atualizar-se, principalmente com assuntos relacionados ao seu cargo, profissão ou ramo de atividade. Seja conhecedor das novidades do meio e participe de feiras, workshops e palestras. Leia livros e periódicos relacionados e acesse sites relacionados, bem como fóruns e grupos de discussão. Procure tornar-se uma referência em seu meio, assim sempre que precisar as portas estarão abertas”, finaliza.

PARA PENSAR...


“Aquilo que escuto, esqueço. Aquilo que vejo, lembro. Aquilo que pratico, realizo.”(Confúcio)

terça-feira, 25 de agosto de 2009

GRUPO OU EQUIPE?

Bom dia meu caro, aqui estamos nós novamente, eu aqui alimentando nosso espaço de comunicação diária e você aí, procurando absorver algo de útil para o seu dia-a-dia. Em comum, temos o interesse recíproco de evoluir como pessoa e como profissional.

Para tanto, é preciso ter convicção de que sozinho não chegamos a lugar nenhum! Pois somente tendo ao nosso lado pessoas tão capazes ou melhores que nós, podemos tanto ensinar como aprender.  

Isso existindo, com certeza esse processo evolutivo acontecerá!  

Mas para iniciar este processo é preciso que façamos parte de uma EQUIPE e não de um GRUPO! Sabe qual a diferença? Não? Então veja:
 
Um grupo se torna uma equipe quando…

• Existe a disposição em ouvir e considerar as experiências e saberes de cada pessoa;
• A complementaridade e interdependência se estabelecem;
• Cada um se dispõe a fazer o seu melhor, e não apenas o suficiente;
• Existe disposição de compartilhar objetivos, decisões, responsabilidades e resultados;
• Todos percebem a importância de trabalharem juntos para alcançar objetivos comuns;
• Se dão conta de que o fracasso de um significa o fracasso de todos, e que o sucesso de todos depende do sucesso de cada um;
• Cada um decide aprimorar as relações interpessoais e valorizar a comunicação aberta e sincera entre os membros da equipe;
• Cada pessoa se convence de que sozinhos podemos ir mais rápido, mas juntos podemos ir muito mais longe, e finalmente…
• Quando o líder entende que todo resultado é fruto do trabalho de várias mãos.


Enfim, reflita, anote, pratique, essa foi minha contribuição para hoje.

Tenha um ótimo dia e um forte abraço!


PARA PENSAR...

Em um largo rio, de difícil travessia, havia um barqueiro que atravessava as pessoas de um lado para o outro, e em uma dessas travessias, estavam um advogado e uma professora.
Durante a travessia, o advogado pergunta ao barqueiro:
- Meu caro barqueiro, você entende de leis?
- Não senhor, não entendo nada sobre leis – responde o barqueiro.
E o advogado, compadecido comenta:
- É uma pena. Você perdeu grande parte da sua vida!
O barqueiro pensa, reflete, mas nada responde.
A professora então, muito simpaticamente entra na conversa:
- Senhor barqueiro, o senhor sabe ler e escrever?
- Também não sei senhora – responde o remador.
- Ah, que pena – lamenta a mestra – Você perdeu grande parte da sua vida!
O barqueiro novamente pensa um pouco, sorri, mas nada responde.
Mas eis que subitamente uma onda muito forte vira o barco.
O canoeiro, então preocupado, grita e pergunta:
- Vocês sabem nadar???!!!
- Não! – ambos responderam rápida e desesperadamente.
- Que pena! – gritou o barqueiro – Vocês perderam toda uma vida!

“Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes”. (Paulo Freire)


segunda-feira, 24 de agosto de 2009

QUE TAL CRESCER COMO PESSOA?

Olá meu caro, bom dia, espero que você tenha tido um ótimo fim de semana e com isso estar preparado para mais esta semana que se inicia.

Para começá-la com pé direito vou trazer a baila um assunto interessante e que merece reflexão: crescimento interior.

Segue um texto que peço a gentileza de refletirem e praticarem:

O “ser humano”, na sua natureza intima é uma fera domesticada é sempre inimigo de seu semelhante, e as vezes de si mesmo. A intolerância pelos erros e defeitos alheios denota sempre um vício de caráter.

O nosso “planeta terra” é uma grande escola onde os mestres são todos os elementos que compõe a natureza irracional e racional da qual faz parte o ser humano. Entretanto, o homem não está conseguindo aprender, com estes mestres.

A vida agitada, a ansiedade faz o ser humano entrar em conflito, daí aparecem às doenças.

O ser humano está com medo de enfrentar as belezas da vida vivendo em uma sociedade onde se ocultam os maiores crimes,o jogo, a droga, escrúpulos que abafam leis, abuso do poder, hipocrisia, corrupção, que faz perder a moral causando problemas a outros seres humanos que tentam viver corretamente.

A nossa sociedade é mentirosa, vive uma vida de falsas aparências que além de causar

sentimento de culpa, provoca sérias doenças física e mentais.

Mas existe “o remédio”, e somos nós, vamos fórmula:

1. Procure ser equilibrado, integro e justo.

2. Não se perca na ”vagabundagem de pensamentos negativos”.

3. Não procure defeitos alheios, cuide dos seus.

4. Nunca perca a oportunidade de ser útil para quem quer que seja.

5. Entenda que ninguém é ruim. Todo o ser humano tem seu lado bom, positivo e virtuoso, e um ponto fraco.

Se olharmos uma fruta podre, já desgastada pelos vermes, podemos encontrar

partes a aproveitáveis. Ninguém é perfeito.

6. Reflita na grandiosidade da existência que nos foi dada, nascemos para ter uma vida calma como as águas de um lago límpido para alcançarmos o fim que nos foi proposto. Não entendo porque nos tornamos infelizes e ficamos constantemente buscando a felicidade por caminhos muitas vezes incertos.

7. Faça sua auto análise (olhe para dentro de si), assim como se fosse uma auto inspeção interna, e pese com precisão na sua balança da sinceridade as boas e as más ações praticadas durante o dia.

Irá verificar por este procedimento quantas mágoas, quantas revoltas você guarda dentro de si. E se após esta auto análise você não se modificar estas mágoas e revoltas acumuladas se transfomarão em doenças.

Feliz é aquele que pode ver o seu interior, passear nas regiões desconhecida de sua mente espargindo luz sobre os contaminantes responsáveis por suas esquisitices.

Eu também não sou perfeito, e desejo compartilhar este exercício de evolução com os senhores.

Cordiais Saudações,

Por: Darcio Calligaris - Farmacêutico-Bioquímico e professor de Farmacotécnica Industrial e supervisor do laboratório semi-industrial da Universidade Camilo Castelo Branco.

    

PARA PENSAR...


“A maior de todas as maravilhas não é conquistar o mundo, mas dominar a si mesmo”(Arthur Schopenhauer)

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

JÁ PENSOU EM ALIVIAR A SUA CARGA?

Conta-se uma fábula sobre um homem que caminhava vacilante pela estrada, levando uma pedra numa mão e um tijolo na outra. Nas costas carregava um saco de terra; em volta do peito trazia vinhas penduradas. Sobre a cabeça equilibrava uma abóbora pesada. 

Pelo caminho encontrou um transeunte que lhe perguntou: 'Cansado viajante, por que carrega essa pedra tão grande?' 

'É estranho', respondeu o viajante, 'mas eu nunca tinha realmente notado que a carregava.' Então, ele jogou a pedra fora e se sentiu muito melhor. 

Em seguida veio outro transeunte que lhe perguntou: 'Diga-me, cansado viajante, por que carrega essa abóbora tão pesada?' 

'Estou contente que me tenha feito essa pergunta', disse o viajante, 'porque eu não tinha percebido o que estava fazendo comigo mesmo.' Então ele jogou a abóbora fora e continuou seu caminho com passos muito mais leves. 

Um por um, os transeuntes foram avisando-o a respeito de suas cargas desnecessárias. E ele foi abandonando uma a uma. Por fim, tornou-se um homem livre e caminhou como tal. (Qual era na verdade o problema dele? A pedra e a abóbora? 

Não. 

Era a falta de consciência da existência delas. Uma vez que as viu como cargas desnecessárias, livrou-se delas bem depressa e já não se sentia mais tão cansado. Esse é o problema de muitas pessoas. Elas estão carregando cargas sem perceber. Não é de se estranhar que estejam tão cansadas! 

O que são algumas dessas cargas que pesam na mente de um homem e que roubam as suas energias? 

a. Pensamentos negativos. 
b. Culpar e acusar outras pessoas. 
c. Permitir que impressões tenebrosas descansem na mente. 
d. Carregar uma falsa carga de culpa por coisas que não poderiam ter evitado. 
e. Auto-piedade. 
f. Acreditar que não existe saída. 

Todo mundo tem o seu tipo de carga especial, que rouba energia. Quanto mais cedo começarmos a descarregá-la, mais cedo nos sentiremos melhor e caminharemos mais levemente.

Tenha um bom dia, um ótimo fim de semana e reflita a respeito!

PARA PENSAR...


“Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados.” (Mahatma Gandhi)

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

TÁ CANSADO? DESANIMADO? PENSA EM DESISTIR? LARGAR TUDO? ENTÃO LEIA ISSO ANTES...

Antes de desistir, pense que somente alcança o sucesso quem insiste, apesar de tudo. 

Fred Astaire, o famoso ator que encantou as telas do cinema dançando e fez mais de 40 filmes, ao fazer seu primeiro teste para o cinema, recebeu a resposta de que não sabia atuar. Era careca, e ainda dançava pouco. Em 1950 ganhou um Oscar honorário e em 1970 em Prêmio UNICRIT, concedido no Festival de Berlim em reconhecimento à sua contribuição ao gênero musical.

Ao professor de Enrico Caruso, diziam que ele não tinha voz e não era capaz de cantar. Acreditando nisso, os pais de Enrico queriam que ele fosse engenheiro. Ele não desistiu e se tornou famoso cantor de ópera, admirado até os dias atuais.

Winston Churchill foi reprovado na sexta série. Somente se tornou primeiro ministro da Inglaterra depois dos 60 anos. Sua vida foi cheia de derrotas e fracassos. Mas ele nunca desistiu. Chegou a dizer um dia: “- Eu deixaria a política para sempre, se não fosse a possibilidade de um dia vir a ser Primeiro-Ministro”. Ele conseguiu. 

Walt Disney foi despedido pelo editor de um jornal por falta de idéias. Você pode imaginar tal coisa? Antes de construir a Disneylândia, foi à falência diversas vezes. Nunca desanimou. 

Rodin era considerado por seu pai como um idiota. Seu tio dizia que ele era um caso perdido. Por três vezes ele foi reprovado na admissão à escola de artes. Descrito como o pior aluno da escola, Rodin não desistiu e deu ao mundo maravilhas da escultura como o pensador, o beijo e filho pródigo. 

Assim acontece com todos os que perseguem seus sonhos, não se permitindo desanimar por derrotas ou julgamentos precipitados. Lembre-se você pode ser derrotado, mas não fracassará enquanto continuar tentando.

Logo haverá de descobrir que ainda há muitas tentativas a serem feitas. Há muita gente a ser procurada, muitos dias a serem vividos, e muitas conquistas a serem alcançadas. Não há limites para quem acredita que pode atingir seus objetivos, e que pode concretizar os seus sonhos e projetos. 

Pense nisso e tente outra vez. E outra mais. Não se deixe abater por críticas, ou experiências mal sucedidas. Vá em frente. Tente de novo e verá que os seus esforços alcançarão êxito.


Um forte abraço e tenha um ótimo dia!

PARA PENSAR...

"O covarde nunca começa, o fracassado nunca termina, mas o VENCEDOR nunca desiste!"(Normam Vicent Peale)

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

SABE QUAL A FÓRMULA DO SUCESSO? LEIA...

Olá meu caro, você que acompanha diariamente nosso Blog deve ter estranhado eu não ter atualizado ele ontem, não é verdade? Então, desculpe ter lhe deixado na mão, mas é que problemas técnicos me impossibilitaram de postar algo que acrescente para o seu crescimento profissional, mais uma vez me desculpe.

Mas vamos, hoje quero que você reflita sobre o texto abaixo, pois ele traz uma verdade para aqueles que buscam sucesso profissional, pois ele mostra o que as pessoas que o alcançam fazem diferente das que ficam pelo caminho.

Por isso, boa leitura, boa reflexão, ponha em prática e tenha um ótimo dia!  

Por Roberto Shinyashiki

Não conheço ninguém que conseguiu realizar seu sonho, sem sacrificar feriados e domingos pelo menos uma centena de vezes.

Da mesma forma, se você quiser construir uma relação amiga com seus filhos, terá que se dedicar a isso, superar o cansaço, arrumar tempo para ficar com eles, deixar de lado o orgulho e o comodismo.

Se quiser um casamento gratificante, terá que investir tempo, energia e sentimentos nesse objetivo.

“O sucesso é construído à noite! Durante o dia você faz o que todos fazem.”

Mas, para obter resultado diferente da maioria, você tem que ser especial. Se fizer igual a todo mundo, obterá os mesmos resultados. Não se compare à maioria, pois infelizmente ela não é modelo de sucesso.

Se você quiser atingir uma meta especial, terá que estudar no horário em que os outros estão tomando chope com batatas fritas. Terá de planejar, enquanto os outros permanecem à frente da televisão. Terá de trabalhar enquanto os outros tomam sol à beira da piscina.

A realização de um sonho depende de dedicação.

Há muita gente que espera que o sonho se realize por mágica.

Mas toda mágica é ilusão. A ilusão não tira ninguém de onde está.

Ilusão é combustível de perdedores.

Roberto Shinyashiki é psiquiatra, palestrante e autor de 13 títulos, entre eles: Os Segredos dos Campeões, Tudo ou Nada, Heróis de Verdade, Amar Pode Dar Certo, O Sucesso é Ser Feliz e A Carícia Essencial

PARA PENSAR...

“Quem quer fazer alguma coisa, encontra um meio. Quem não quer fazer nada, encontra uma desculpa” (Anônimo)

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

UM BOM MANTRA DIÁRIO

Bom dia meu caro, começamos mais uma semana de nossas vidas, recebemos este dia de presente, para que possamos escolher o que fazer com ele, se mais UM DIA de nossas vidas ou O DIA de nossas vidas.

Para ajudá-lo nessa escolha, deixo com você um mantra (oração) que pode ser feita por você diariamente, trazendo sempre a sua mente a lembrança de quem é responsável por sua vida..

Um forte abraço, tenha um ótimo dia e uma ótima semana!

Segue:

Hoje levantei cedo pensando no que tenho a fazer antes que o relógio marque meia-noite. 


Minha função é escolher que tipo de dia que vou ter hoje. 

Posso reclamar porque está chovendo ou agradecer às águas por lavarem a rua. 

Posso ficar triste por não ter dinheiro ou me sentir encorajado para administrar minhas finanças, evitando o desperdício. 

Posso reclamar sobre minha saúde ou dar graças por estar vivo. 

Posso me queixar dos meus pais por não terem me dado tudo o que eu queria ou posso ser grato por ter nascido. 

Posso reclamar por ter que ir trabalhar ou agradecer por ter trabalho. 

Posso sentir tédio com o trabalho doméstico ou agradecer a Deus por ter um teto que abrigue minha família e meus pertences. 

Posso lamentar decepções com amigos ou me entusiasmar com a possibilidade fazer novas amizades. 

Se as coisas não saíram como planejei, posso ficar feliz por ter hoje para recomeçar. 

O dia está à minha frente, esperando para ser o que eu quiser. 

E aqui estou eu, o escultor que pode dar forma ao meu dia e ao mundo. 

Tudo depende só de mim.


PARA PENSAR...


 “A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte” (Mahatma Gandhi)

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

E PARA HOJE...

Concentre-se no seu trabalho, concentre-se em seu companheiro de trabalho, que esta ao seu lado ou em outra unidade, que depende tanto de você quanto você dele.

Una suas forças com a dele, fazendo dessa união uma força imbatível, que propiciará à vocês saborear um dia vitorioso ao término dele.

Ah, aproveite também para continuar procurando as "vaquinhas" que você deve levar ao precipício e tirá-las definitivamente de sua vida!       

Lembra?   Pois é...

Um forte abraço e tenha um ótimo dia!

PARA PENSAR...


“Nenhum de nós é tão FORTE quanto todos nós juntos.” (Warren Bennis)

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

ESSA É BOA, MUITO BOA MESMO!!!

Certo sábio passeava por uma floresta com seu fiel discípulo, quando avistou ao longe um sítio de aparência pobre e resolveu fazer uma breve visita. 

Chegando ao sitio, constatou a pobreza do lugar: sem calçamento, casa de madeira, os moradores, um casal e três filhos, vestidos com roupas rasgadas e sujas. Então se aproximou do senhor, aparentemente o pai daquela família, e perguntou: 

- Neste lugar não há sinais de pontos de comércio e de trabalho. Como o senhor e a sua família sobrevivem aqui?

E o senhor calmamente respondeu:

- Meu amigo, nós temos uma vaquinha que nos dá vários litros de leite todos os dias. Uma parte desse produto nós vendemos ou trocamos na cidade vizinha por outros gêneros alimentícios, e a outra parte nós produzimos queijo e coalhada para nosso consumo, e assim vamos sobrevivendo.

O sábio agradeceu pela informação, contemplou o lugar por uns momentos, depois se despediu e foi embora. No meio do caminho, disse ao seu fiel discípulo: 

- Pegue a vaquinha, leve-a ao precipício ali à frente e empurre-a, jogue-a lá embaixo.

O jovem arregalou os olhos, espantado e questionou o mestre sobre o fato de a vaquinha ser o único meio de sobrevivência daquela família, mas como percebeu o silêncio absoluto do seu mestre, resolveu cumprir a ordem, e empurrou a vaquinha morro abaixo. 

Aquela cena ficou marcada na memória daquele jovem, até que, um belo dia, ele resolveu largar o que estava fazendo e visitar aquele mesmo lugar e “confessar” tudo àquela família, pedir perdão e ajudá-los. E assim o fez.

Quando se aproximava do local, avistou um sítio muito bonito, com árvores floridas, todo murado, com carro na garagem e algumas crianças brincando no jardim. Ficou triste e desesperado, imaginando que aquela humilde família tivera que vender o sítio para sobreviver.

Apertou o passo e, chegando lá, foi logo recebido por um caseiro muito simpático e perguntou sobre a família que ali morava há uns quatro anos. O caseiro respondeu: 

- Continuam morando aqui.

Espantado, o discípulo entrou correndo na casa e viu que era mesmo a família que visitara antes com o mestre. Elogiou o local e perguntou ao senhor (o dono da vaquinha): 

- Como o senhor melhorou este sítio e está tão bem de vida?

E o senhor, entusiasmado, respondeu: 

- Nós tínhamos uma vaquinha que caiu no precipício e morreu. Daí em diante, tivemos que “nos virar”, fazer outras coisas, e desenvolver habilidades que nem mesmo nós sabíamos que tínhamos, e assim alcançamos o sucesso que seus olhos vislumbram agora!
Moral da história: Todos nós temos uma ou mais “vaquinhas” que aparentemente nos sustentam, mas que ao mesmo tempo nos limitam e impedem de buscarmos sonhos maiores. 

Descubram quais são as suas, e empurre-as morro abaixo! 

Talvez uma "vaquinha" seja a posição alcançada até aqui, que lhe conforta e impede de pensar ou buscar algo diferente!  

Talvez uma seja sua dependência excessiva de ter seu chefe sempre próximo, para dividir com ele as decisões, faz você pensar e acreditar que não pode substituí-lo!  

Talvez uma seja a sua dependência de papai e mamãe para tomarem suas decisões, que faz você se acomodar e não tomar as rédeas de sua vida pessoal ou profissional!

Talvez uma seja a influência excessiva que parentes, amigos, vizinhos, namorado (a), colegas de trabalho, enfim, pessoas que de um modo geral não vivem a sua vida, mas por permissão SUA opinam como se vivessem!

Bom, é com você, comece a procurá-las (vaquinhas) já!

Um forte abraço e tenha um ótimo dia!




PARA PENSAR...


"Todas as maravilhas que você precisa estão dentro de você". 
(Sir Thomas Browne)

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

PRESTA ATENÇÃO!!!

Olá, bom dia, tudo bem? Espero que sim, caso não esteja, trabalhe para que fique melhor, caso esteja, também trabalhe (e muito!) para que continue assim e com certeza melhorar!

Bom, hoje quero chamar sua atenção para o que esperamos de você quando dia após dia colocamos a sua disposição mensagens, textos, frases, vídeos, orientações, enfim, todo material disponibilizado até aqui!

Esperamos que você receba este material e não apenas diga: “nossa, que legal!”, “puxa muito bom!”,”caramba, não tinha pensado nisso!”, “olha só, interessante isso!”, pára! Não queremos nada disso! Pelo contrário, se possível queremos que você nem faça este tipo de comentário!

Queremos sim que você ao invés de “falar”, que você “pare”, “pense”, “reflita”, ”analise”, “reavalie”, “aplique” e “pratique” em sua vida profissional estas etapas, afim de que dia após dia, mês após mês, enfim, ano após ano amadurece e evolua em sua carreira! 

Como na época de escola ou de faculdade, lembra? Durante o ano letivo os professores repartiam com todos os conhecimentos acadêmicos em diversas matérias, para em datas programadas ou não, aplicarem testes ou provas para “medirem” o conhecimento assimilado por cada um.

Nestes momentos aqueles que realmente se aplicaram em aprender o que lhes era oferecido se sobressaiam, passavam com louvor nos testes e avançavam ano após ano sem muitas dificuldades. Mas aqueles que só enrolavam, marcavam presença, alguns até passavam de ano, com muita dificuldade é verdade, em compensação, outros em maioria desistiam dos estudos ...

Ou seja, o princípio aqui é o mesmo, pois o ciclo da vida se repete, só mudam as circunstâncias, mas a finalidade é a mesma! Nós dividimos com você conhecimentos, experiências, instruções, orientações profissionais, com objetivo de que você “pegue” estas e acrescente em sua vida, para que você consiga “crescer” como pessoa, tornando-se um “profissional aprovado”.

Agora é claro, assim como na vida escolar, na vida profissional nós testaremos você, nós lhe avaliaremos, “mediremos” sua assimilação de tudo o que temos lhe oferecido.  

Sendo assim, pergunto eu, que tipo de aluno você é? Aquele que assimila e guarda os conhecimentos, para testado ser aprovado? Ou aquele que até recebe o conhecimento, mas não o assimila e quando testado é reprovado? Ou pior, aquele que desiste da vida escolar por reconhecer sua deficiência em aprender?

Ah, não me responda, não precisa, apenas pense, o tempo vai me responder! Só um detalhe, me faz um favor? Lembra da época de escola onde tinham aqueles alunos que ficavam dias sem vir à aula e depois apareciam e pediam o caderno emprestado para copiarem o que foi passado, lembra?

Então, tem um aluno assim aí do seu lado, na outra sala, quem sabe em outra unidade, enfim, chame-o, “empreste este caderno” para ele, incentive-o a “copiar esta matéria”, passar por aqui, quem sabe ainda dê tempo dele estudar e passar de ano?

Um forte abraço e tenha um ótimo dia!

PARA PENSAR...


"O verdadeiro sábio é um eterno aprendiz" (Albert Einstein)

terça-feira, 11 de agosto de 2009

TOME NOTA!!!


Olá meu caro, bom dia, é muito bom saber que você não se deixa levar pelo cansaço ou pelo desânimo e, dia-após-dia passa por aqui para saber o que temos a lhe oferecer, fico feliz pelo seu interesse.        Por isso, empenho-me também dia-após-dia para lhe trazer algo que venha somar, que acrescente profissionalmente em sua vida!

E para hoje eu trago para você outro texto interessante encontrado na internet, que fala sobre  INTELIGÊNCIA EMOCIONAL.          Calma, não se assuste!         O nome pode assustar, mas o assunto tem tudo haver com você, fique tranqüilo, leia com atenção, acredito irá acrescentar e muito para seu crescimento profissional Portanto, boa leitura, boa reflexão e é claro, boa prática!

Segue:

Por Luiz Paiva

Os profissionais que se concentram somente no desenvolvimento do aspecto técnico de seu trabalho podem perder muitas oportunidades de crescimento. O conhecimento específico de sua área de atuação é primordial para o sucesso, no entanto sem a inteligência emocional este conhecimento tem seu valor reduzido a cinzas.

O profissional ideal é aquele que consegue equilibrar o conhecimento específico de sua área com comportamentos e atitudes que o aproximem de seus colegas, superiores e subordinados.

Inteligência emocional não é nenhum conceito complexo de psicologia. São aspectos simples, que certamente serão familiares a você, mas que você normalmente não está pensando neles no trabalho, já que está muito ocupado resolvendo problemas…

Veja os principais pilares da inteligência emocional:

1. Autoconhecimento: Você deve conhecer seus pontos fortes e fracos. Seus pontos fortes devem ser aproveitados, e os fracos mitigados.

2. Autocontrole: agir por impulso nem sempre leva aos melhores resultados. Todos já passamos por situações nas quais tomamos certas atitudes, e depois com mais calma nos arrependemos e pensamos “como pude fazer aquilo”. Aprender a pensar antes de agir é uma das chaves para conseguir o que se quer.

3. Motivação: a automotivação é uma característica comum dos profissionais de sucesso. Trata-se de buscar atingir e superar os objetivos com iniciativa própria, sem se deixar abalar por qualquer tropeço no caminho.

4. Empatia: Conseguir se identificar com outras pessoas aproxima relacionamentos. Você deve se colocar no papel dos outros antes de julgá-los, e trabalhar sempre na solução dos problemas, e não no crescimento das divergências.

5. Habilidades Sociais: Com que frequência você consegue estabelecer uma conversa com colegas, clientes e fornecedores sem que seja exclusivamente voltada ao trabalho? Como você trabalha seu networking no mercado em que atua? Quantas pessoas em seu círculo de relacionamento profissional você considera realmente amigos?

O profissional não deve ficar passivo aguardando que a empresa o ajude a desenvolver estas habilidades. Diversifique sua leitura diária para incluir livros/artigos sobre os 5 aspectos que listei acima, e adote ações concretas que o levem a uma melhor interação com aqueles à sua volta. Garanto que será tão importante para sua carreira quanto seu conhecimento técnico.


PARA PENSAR...


“A estratégia de ontem foi o que nos possibilitou sobreviver até agora, mas uma nova estratégia deve ser criada se quisermos garantir nossa sobrevivência no futuro.” (Paul Levesque)

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

CUIDADO COM A AMBIÇÃO

Bom dia meu caro, mais uma semana se inicia e com ela renova-se a esperança de vitórias, de conquistas no âmbito pessoal e também no profissional, não é verdade? Sendo assim, deixo abaixo um texto muito interessante, que traz a baila um tema polêmico, mas ao mesmo tempo intrigante, por isso, "abra" a sua mente e reflita a respeito.   Tenha um bom dia e uma ótima semana!

Segue:

Feio não é ser ambicioso, feio é ser ganancioso. Vamos ver mais detalhadamente a diferença entre um e outro.

A palavra ganância provêm do Castelhano - ganancia - e quer dizer "ambição de ganho; ganho ilícito; usura".

Já palavra ambição vem do Latim - ambitione - e quer dizer "desejo veemente de fortuna, de glória, de honrarias, de poder." Até aí nada demais. Afinal, quem não quer? 

Mas note a grande diferença no comportamento do ambicioso em relação ao ganancioso. Por essas definições podemos dizer que ser ambicioso é bom, mas ser ambicioso demais, nos torna gananciosos o que sugere um comportamento inadequado e por vezes até antiético.

Já desmistificamos e vimos que a ambição no nível certo faz parte de nossa natureza e pode e deve ser usada para alavancar nossa carreira. Vamos ver mais detalhadamente como.

Veja a ambição como algo positivo. A ambição é uma das molas do sucesso. A questão é como você lida com ela. A ambição na medida certa mexe com o metabolismo do nosso corpo e nos torna mais pró-ativos para a realização de objetivos. A ambição tem a ver com evolução, sem ela há estagnação.

Alie ambição a outras qualidades. Somente a ambição não ganha jogo. Os ambiciosos costumam ser mais assertivos, querem fazer valer sua opinião, mas é preciso trabalhar outros pontos como sua autopercepção e também prudência. Sim, prudência e autocontrole, cuidando para não sair dos limites e se tornado um sujeito que só pensa em si, e no seu mundo, o que acaba lhe tornando uma pessoa desagregadora e egoísta. 

Ambição versus determinação. Creio que essa seja a palavra mágica. Para medir o seu nível de ambição reflita o quanto você está determinado para atingir certo objetivo. Quanto mais alta sua determinação, maior seu nível de ambição. Lembro que determinação é um dos fatores mobilizadores das pessoas. Analisando o seu grau de determinação fica mais claro perceber se estou passando dos limites da ética e dos bons valores.

Foco no controle emocional. Outra forma de medir o grau de ambição e saber se ela está sendo prejudicial ou não a sua vida é através de suas emoções. Ambição em excesso nos deixa angustiados, extremamente ansiosos e querendo tudo para ontem. Calma, tudo tem o seu tempo. Sua carreira é como uma estrada que para ser bem pavimentada e segura necessita de planejamento e visão de longo prazo, construção de bons valores e noção de ética na sua área de atuação. 

A ambição é mutante. A ambição muda com a idade, momento profissional e filosofia de vida. As mulheres também são ambiciosas, porém de uma forma diferente. Segundo um estudo da psiquiatra americana Anna Fels pela Universidade Harvard, os homens são mais ligados ao poder, dinheiro e status. Já as mulheres são mais ligadas ao sentido do trabalho, equilíbrio entre carreira e família. Quanto mais maduros, mais preocupados ficamos com o sentido e propósito de nossa vida, a espiritualidade e o que podemos fazer efetivamente para ajudar ao próximo.

A ambição é sua. Vivemos em um mundo onde beleza, status, poder e dinheiro são muito valorizados. Muito cuidado para não ser levado a criar o que chamo de "Ambição de Revista", ou seja, pautamos nossos desejos pelo o quê os outros são. Quero ser tão bonito quanto fulano, queria ter a carreira que sicrano tem, e por aí vai. Pense em quais são realmente as suas ambições genuínas, o que realmente você deseja SER, pois o TER é conseqüência do que você é e do que construiu ao longo de sua carreira. Crie uma base forte, aprimore sempre seus dons e competências, afinal mais difícil do que ter é manter o sucesso.

A sua ambição e determinação o levarão a novos desafios e nos níveis certos são ingredientes que não podem faltar em sua carreira.

Paulo Araújo é palestrante de motivação e vendas e escritor. Autor de "Desperte seu Talento – dicas essenciais para a sua carreira" - Editora EKO, entre outros livros.

AGORA É OFICIAL!!!

Regulamentado o exercício das atividades de motoboy e mototaxista 

Foi publicada no DOU de 30 de julho de 2009 a Lei nº 12.009, que regulamenta o exercício das atividades dos profissionais em transporte de passageiros (mototaxista), em entrega de mercadorias e serviço comunitário de rua e motoboy, com o uso de motocicleta.  

O art. 2º da Lei 12.009/2009 estabelece que os requisitos para o exercício das atividades previstas são os seguintes:

I - ter completado 21 (vinte e um) anos;

II - possuir habilitação, por pelo menos 2 (dois) anos, na categoria;

III - ser aprovado em curso especializado, nos termos da regulamentação do Contran;

IV - estar vestido com colete de segurança dotado de dispositivos retrorrefletivos, nos termos da regulamentação do Contran.

O parágrafo único do art. 2º dispõe que, do profissional de serviço comunitário de rua, serão exigidos ainda os seguintes documentos:

I - carteira de identidade;

II - título de eleitor;

III - cédula de identificação do contribuinte - CIC;

IV - atestado de residência;

V - certidões negativas das varas criminais;

VI - identificação da motocicleta utilizada em serviço.

Alterando a Lei nº 9.503/1997, a nova lei traz ainda regras de segurança dos serviços de transporte remunerado de mercadorias em motocicletas e motonetas (moto-frete), estabele penalidades e dá outras providências.


sexta-feira, 7 de agosto de 2009

ADVERSIDADES


As adversidades sempre lhe darão duas opções: ficar parado e fugir delas, ou enfrentá-las.

Se você escolher a segunda opção, terá que cruzar os caminhos da transformação e operar uma profunda mudança em seus padrões de ver e atuar no mundo. Quando a adversidade aparecer, enfrente-a. Dessa forma você conquistará o direito de ganhar o passaporte que o conduzirá ao êxito e à prosperidade.

Interpretando as adversidades como um desafio a superar, você sentirá vontade de avançar, de seguir em frente. E não se deixará levar por pensamentos e sentimentos que fazem com que se desvie de seus objetivos.

Lembre-se de que a adversidade existe somente para isso: para que você aprenda e evolua.
E mais: protagonista é aquele que decidiu interpretar a adversidade como uma circunstancia e um aprendizado de vida; é aquele que escolheu a inteligência e a esperança, ao invés da auto-piedade e do desespero.

(por Eduardo Carmello, do livro “Supere! A arte de lidar com as adversidades” – ed. Gente)

Um forte abraço, uma ótima sexta-feira e um excelente fim de semana!

PARA PENSAR...


"O limite real de um homem termina quando começa a sua imaginação" (Anônimo)

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

O PORCO


Certo fazendeiro colecionava cavalos, e só havia uma determinada raça faltando em sua “coleção”. Um dia ele descobriu que seu vizinho tinha este determinado cavalo.
Assim, ele atazanou seu vizinho até conseguir comprá-lo, porém um mês depois o cavalo adoeceu, e o veterinário lhe disse:
- Bem, seu cavalo está com uma virose, é preciso tomar este medicamento durante três dias. No 3º dia eu retornarei e caso ele não esteja melhor será necessário sacrificá-lo. 
O porco, quietinho, escutava a conversa.
No dia seguinte, deram o medicamento e foram embora. O porco se aproximou do cavalo e disse:
- Força amigo, levanta daí senão será sacrificado!
No segundo dia, deram o medicamento e foram embora. O porco se aproximou novamente e disse: 
- Vamos lá amigão! Levanta senão você vai morrer! Vamos lá, eu te ajudo a levantar. Upa! Um, dois, três…
No terceiro dia, deram o medicamento e o veterinário disse:
- Infelizmente vamos ter que sacrificá-lo amanhã, pois a virose pode contaminar os outros cavalos.
Quando foram embora, o porco se aproximou do cavalo e disse:
- Cara, é agora ou nunca! Levanta logo, upa! Coragem! Vamos, vamos! Upa! Upa! Isso, devagar! Ótimo, vamos, um, dois, três, legal, legal, agora mais depressa, vai…fantástico! Corre, corre mais! Upa! Upa! Upa! Você venceu campeão!!!
Então de repente o dono chegou, viu o cavalo correndo no campo e gritou:
- Milagre!!! O cavalo melhorou, isso merece uma festa!
Vamos matar o porco pra comemorar!


Moral da história: Em geral, no ambiente de trabalho, valorizamos os colaboradores que estão em evidência. Aqueles que “aparecem” mais, que fazem mais “barulho”, que vendem mais, etc. Só não podemos nos esquecer de que existe um “batalhão” de outros colaboradores, igualmente importantes, que estão dando suporte para que as coisas aconteçam. 

Quer um exemplo simples? Quantas vezes não valorizamos mais aquele motoqueiro que “tem pegada”, que é “correria” como dizemos, em detrimento aquele que é ”normal”, o famoso “roda presa”, aquele motoqueiro que dizemos ter “perfil de contrato”, que “nem fede e nem cheira”, que não tem “pegada”, hein?  

Só que muitas vezes este motoqueiro “normal” é o que está todos os dias na Base, geralmente chegando dentro do seu horário, nem mais cedo e nem mais tarde, faça chuva e faça Sol, ele está sempre ali, para cobrir um contrato, para pegar aquele serviço que ninguém mais quer, fazendo ali todo dia suas 8,0h, 9,0h, com muito esforço chega em 10,0h no fim do dia!

Enquanto aquele que é “do corre” só aparece nos momentos de aperto, de sufoco, daí ele saí “limpando o trilho” como falamos na nossa gíria, ou seja, pega dois, três, quatro serviços e desenvolve, rapidinho ele “mata” tudo! Mas sabe por que ele faz isso? Não é porque ele gosta de você ou da empresa, ou mesmo se preocupa com o cliente que ele está atendendo, mas sim porque isso é conveniente para ele, é do “interesse dele”!

É, é isso mesmo, sabe por que é do interesse dele? É porque o que você está passando para ele, geralmente é “carta marcada”, algo que você ou seu companheiro já sabe que se fizer da maneira certa, num tem erro, é gol! Vai trazer uma boa quantidade de “horas” para ele, num curto espaço de tempo, geralmente numa mesma rota, onde no final do dia atingiu uma média boa e no fim da quinzena ele “estourou no norte”, como falamos em nossa gíria.

Mas pergunto eu, quanta vez ao longo do mês este mesmo motoqueiro se lembrou destes momentos “bons” e se propôs a colaborar com você naquela cobertura de contrato onde o trabalho lá é difícil? A atender aquele chamado que está na tela a horas, que normalmente é um “diversos” ou um extremo de São Paulo, justamente daquele cliente onde não dá para cobrar “FP”, hein? Ou é um dos primeiros a chegar à Base, naquele dia chuvoso, onde você tem várias coberturas para atender e já estamos lá pelo fim da quinzena, quando ele já fez suas 100, 110, 120 ou 150h, hein?

Hum....começou a puxar pela memória e não se lembra dele nestas situações, né? Pelo contrário, ao fazer um esforço para se lembrar, você começa a visualizar sempre a figura daquele motoqueiro “normal”, o “roda presa”, que tá sempre ali à mão, pronto para ir, pois ele já sabe que você e toda equipe Operacional não confia muito nele para o Avulso, não é? Então quando você chama, ele vai, as vezes reclama, as vezes não, ele sabe que se reclamar muito é pior para ele, então ele se “fecha”, vai lá, faz o trabalho dele e segue a vida...

Com isso, você consegue cumprir com seu “dever”, não deixa de atender nenhum cliente, “tira da frente” este trabalhos com estes motoqueiros, mantendo sempre o seu trabalho operacional sólido, firme, sobrando assim os trabalhos “menos difíceis” ou “menos complicados”, para que você possa “juntar” e passar para os “correria”, para os “campeões”...

É meu caro, isso é apenas uma pontinha do iceberg que eu estou lhe mostrando, pois ele é bem maior do que a ponta que aparece no oceano, bem maior mesmo!
Portanto, valorize a todos, dê oportunidade a todos, olhe e tenha todos como “importantes”, pois o que seria de você sem a MAIORIA dos motoqueiros normais que compõem o quadro de sua unidade?
É.......porque de uma coisa você pode ter certeza, a sua base não é composta em sua maioria pelos “campeões”, pode contar, maioria é de “porquinhos”, é ou não é?

Pense nisso, pense nisso...


PARA PENSAR...


“Com talento ganhamos partidas; com trabalho em equipe e inteligência ganhamos campeonatos.” (Michael Jordan)

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

TOME NOTA!


O TALENTO E A SUA CARREIRA
É quase uma unanimidade a tese de que vivemos a Era dos Talentos, mas Nélson Rodrigues dizia sem muitas delongas que "toda unanimidade é burra!"

De origem latina, a palavra talentu em sua essência significa balança, peso. Era moeda na Roma e Grécia Antiga e citada nas parábolas de Cristo. No atual dicionário corporativo a palavra talento logo nos lembra alguém com grande inteligência, extremamente hábil ou com alguma aptidão notável.

Mas a pergunta que não que calar é: Só talento basta?

Não. É um grande erro acreditar que uma pessoa será a solução para todos os problemas. Descobrir e saber usar o seu talento é o que realmente faz a diferença. É preciso fazer bom uso dos seguintes pontos.

Talento é diferente de dom. Dom é uma aptidão natural, genuína e que o distingue das demais pessoas sem muito esforço. Dom é um talento nato, mas nem todo talento é um dom. É bom deixar claro que todos têm talentos, mas que precisam ser descobertos e, principalmente, desenvolvidos. 

Iniciativa e criatividade. A iniciativa é um dos ingredientes que não pode faltar na receita dos vencedores. O verdadeiro talento cria soluções, agrega valor ao ambiente e sabe que velhas soluções não são mais a garantia de sucesso. A ação é o que realmente importa!

Foco e execução. Foco é lidar com o que mais importa e execução é descobrir maneiras para fazer acontecer. O talento se entrega de corpo e alma na execução das suas tarefas, busca a excelência em tudo o que faz.

Relacionamento e equipe. O talento pode ganhar um jogo, mas não ganha o campeonato. O talento coopera, compartilha, ensina e aprende. Sente prazer em se relacionar com outras pessoas e sabe que ninguém fez algo sem uma grande equipe do lado. 

Integridade e responsabilidade. Talento sem honestidade e caráter de nada vale. A irresponsabilidade e falta de integridade afundam empresas, acaba com qualquer carreira e não sustenta o sucesso a longo prazo. 

O talento é dono da sua carreira. Você é o profissional dos seus sonhos? Dentro do meu contexto atual quais os talentos que eu posso despertar que podem tornar minha carreira mais excitante e promissora? A sua carreira e o seu desenvolvimento são de sua responsabilidade, o aprendizado contínuo é uma das características das pessoas talentosas.

A chave de tudo é saber que o presente é sempre o momento certo para aliar talento e ação, teoria e prática e assim ser o grande criador do enredo da sua própria vida.  



PARA PENSAR...


"Algumas pessoas sonham com o sucesso, enquanto outras se levantam e trabalham 
duro para isso." (Anônimo)


terça-feira, 4 de agosto de 2009

O MOTIVO FAZ TODA A DIFERENÇA!


Às vezes, temos dificuldades para continuar lutando por um sonho, por uma meta. À medida que os problemas vão aparecendo, tendemos a dar menos importância para um objetivo que até pouco tempo fazia nossos olhos brilharem. Mas por que isso acontece? 

Estava tentando encontrar uma resposta para essa pergunta e, então, lembrei-me de uma das fábulas de Esopo, A lebre e o cão de caça. Ela conta que, certa vez, um cão de caça obrigou uma lebre a sair de sua toca e, após uma longa perseguição, parou a caçada de repente. Então, um pastor de cabras, vendo-o parar, ridicularizou-o dizendo:

¬― Aquele pequeno animal corre muito melhor que você.
E o cão respondeu:
― Você não vê a diferença que existe entre nós? Eu estava correndo apenas para conseguir um jantar, mas a lebre corria para salvar sua vida.

Após reler essa fábula, acredito que o motivo pelo qual realizamos uma tarefa é o que determina a qualidade com a qual a desenvolvemos, e também a persistência que temos para finalizá-la – seja uma simples tarefa, uma pequena ou grande meta ou, até mesmo, o maior sonho de sua vida. Então, para evitar as desistências, faça reflexões a fim de encontrar o real significado que as coisas possuem para você. 

Por exemplo, reflita sobre o motivo pelo qual você sai de sua casa todos os dias pela manhã. É somente para garantir seu sustento ou o faz por algo maior, por acreditar que isso realmente é uma questão de sobrevivência? Assim, destine um tempo para fazer esses questionamentos, pois as respostas que encontrar podem ter total relação com os resultados que você vem obtendo em sua vida. 

Um grande abraço e tenha um ótimo dia!


PARA PENSAR...


"Existem homens que lutam um dia e são bons; existem outros que lutam um ano e são melhores; existem aqueles que lutam muitos anos e são muito bons. Porém, existem os que lutam toda a vida. Estes são os imprescindíveis." (Bertolt Brechet)

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

TOME NOTA!


Olá meu caro, você verá abaixo uma matéria que reune 10 principais erros no trabalho em equipe, apontados por profissionais renomados de diversos seguimentos.    

Por se tratar de um texto longo e por saber que seu tempo é curto, vou deixá-lo ao longo desta semana no Blog, para que a cada dia você possa ler e refletir sobre um ou dois pontos por vez e, se preciso for mantenho-o ainda pela próxima semana.

O importante é que ao lê-lo, dispa-se das vestes de orgulho e avalie a si próprio, para identificar em quais destes erros você incorre e procure corrigí-los!

Um forte abraço e boa leitura, ou melhor, reflexão!

Segue: 

1) Fazer fofoca de colegas ausentes

“Falar dos outros é sempre delicado. Portanto, se você tem algo a dizer para seu colega diga diretamente a ele. Desta forma, evita que o comentário seja mal interpretado e retransmitido por outros funcionários. Ao fazer uma crítica diretamente ao colega em questão você evita que seu comentário chegue distorcido aos ouvidos dele, o que pode gerar conflitos. Além disso, falar pelas costas e comentar sobre a vida alheia é uma atitude mal vista”.
Paulo de Castro Braune – Diretor Geral da Braune Educação Empresarial.

2) Rejeitar o trabalho em equipe

“Hoje, independentemente de seu cargo, é preciso saber trabalhar em equipe, já que bons resultados dificilmente nascem de ações individuais. No ambiente corporativo, uns dependem dos outros. Se o funcionário não estiver disposto a colaborar com os colegas, certamente será um elo quebrado. Com isso, o grupo/equipe não chegará ao resultado desejado. Ser resistente ao trabalho em equipe é um revés grave. Sem essa abertura, dificilmente o colaborador conseguirá obter sucesso”.
Ricardo Dreves – Diretor da consultoria em RH Dreves e Associados.

3) Ser antipático (a)

“A empatia é muito útil no ambiente de trabalho. Você deve ser leal, cortês, amigo e humilde. Falar bom dia e cumprimentar os outros são atitudes que demonstram educação e respeito pelos demais. O fato do trabalho exigir concentração do colaborador não significa que ele não possa ser cordial e abrir um espaço na agenda para ajudar os companheiros de equipe”.
Marcelo Abrileri – presidente do site de empregos Curriculum.

4) Deixar conflitos pendentes

“Conflitos acumulados podem se agravar. Qualquer tipo de problema referente ao trabalho, dúvida sobre decisões, responsabilidades que não foram bem entendidas, alguém que ficou magoado com outro por algum motivo, enfim, qualquer tipo de desconforto deve ser esclarecido para evitar a discórdia no ambiente. O funcionário deve conversar para resolver o assunto, caso contrário, isso poderá gerar antipatia, fofoca com outros colaboradores e um clima péssimo para toda a equipe”.
Beatriz Maria Braga Lacombe – professora de gestão de pessoas da FGV (Fundação Getúlio Vargas), em São Paulo

5) Ficar de cara fechada

“Ter um companheiro de equipe com bom humor anima o ambiente de trabalho, enquanto que topar um colega mal-humorado causa desconforto do início ao fim do expediente. Esta postura gera desgastes desnecessários, pois além de deixar toda uma equipe desmotivada ainda atrapalha a produtividade. Pessoas mal-humoradas geralmente não toleram brincadeiras. Com isso, automaticamente são excluídas da equipe, o que não é saudável. Por essa razão, manter o bom humor no trabalho é fundamental para cultivar bons relacionamentos” .
Julia Alonso – Sócia diretora da Só Talentos RH, recrutame nto e seleção de estagiários e trainees.

6) Deixar de cultivar relacionamentos

“Os melhores empregos não estão nos jornais e nem nos classificados. A partir do seu relacionamento interpessoal no trabalho é que conseguirá construir uma rede de contatos (networking) que servirá, no futuro, para encaminhá-lo às melhores oportunidades. É importante mostrar dinamismo, ser cooperativo no trabalho e nunca fechar as portas pelos lugares onde passar”.
Sheila Madrid Saad – professora de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

7) Não ouvir os colegas

“É importante escutar a todos, mesmo aqueles que têm menos experiência. Isso estimula a participação e a receptividade de novas idéias e soluções. Questionar com um ar de superioridade as opiniões colocadas numa reunião não só intimida quem está expondo a idéia, como passa uma imagem de que você é hostil. É necessário refletir sobre o que está sendo dito, não apenas ouvir e descartar a idéia de antemão por considerá-la inútil”.
Cristiane Leão – analista de desenvolvimento de recursos humanos da Fundação Mudes – São Paulo.

8) Não respeitar a diversidade

“Todas as diferenças devem ser respeitadas entre os membros de uma equipe. Não é aceitável na nossa sociedade alguém que não queira contato com outro indivíduo apenas por ele ser diferente. Ao passo que o funcionário aceita a diversidade, ele amplia as possibilidades de atuação, seja dentro da organização ou com um novo cliente. Além disso, o respeito e o tratamento justo são valores do mundo globalizado que deveriam estar no DNA de todos. Sem eles, o colaborador atrapalha o relacionamento das equipes, invade limites dos colegas e a natureza do outro”.
Nelci Maria de Mello – gerente de recrutamento e seleção da empresa Dupont – companhia científica, com atuação no setor químico.

9) Apontar o erro do outro

“A perfeição não é virtude de ninguém. Antes de apontar o erro do outro, deve-se analisar a sua própria conduta e sua responsabilidade para o insucesso de um trabalho ou projeto. É melhor ajudar a solucionar um problema do que criar outro maior em cima de algo que já deu errado. Lembre-se: errar é humano e o julgamento não cabe no ambiente de trabalho. No futuro, o erro apontado pode ser o seu”.
Doutor Helio Roberto Deliberador – professor do Departamento de Psicologia Social da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

10) Ficar nervoso (a) com a equipe

“Atritos são inevitáveis no ambiente de trabalho, mas a empatia deve ser colocada em prática nos momentos de tensão entre a equipe para evitar que o problema chegue ao gestor e se torne ainda pior. Cada um tem um tipo de aprendizagem e um ritmo de trabalho, o que não quer dizer que a qualidade da atividade seja melhor ou pior que a sua. O respeito e a maturidade profissional devem falar mais alto do que o nervosismo. Equilíbrio emocional e uma conduta educada são importantes tanto para a empresa como para o profissional” .
Gláucia Santos – consultora de recursos humanos da Catho on-line.