quarta-feira, 30 de setembro de 2009

PROCEDIMENTO 4: Substituição em Contrato - Parte I

Bom dia meu caro, que hoje você tenha novamente um ótimo dia, afinal, se ontem foi bom, hoje será melhor, se não foi tão bom, hoje você tem a possibilidade de fazê-lo melhor.

Bem, sem muita demora vamos a mais um item dos PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE TRABALHO que requer revisão, no caso, a SUBSTITUIÇÃO EM CONTRATO.

Na revisão de ontem expliquei a respeito do CONTRATO, o que é, como é, quais as condições para ele existir, quais as obrigações, suas prioridade, etc, etc.

OBRIGAÇÕES

Pois bem, a SUBSTITUIÇÃO EM CONTRATO é um item, ou melhor, é uma CLÁUSULA CONTRATUAL que deve ser respeitado com muito rigor, pois o descumprimento dela acarretará em transtornos imensuráveis ao CONTRATANTE (Cliente) e, problemas jurídicos e financeiros a CONTRATADA (Metrópole), com o CANCELAMENTO deste.

 Portanto, dentre todas as rotinas que você possui a SUBSTITUIÇÃO EM CONTRATO é a que tem ALTA PRIORIDADE em relação às demais, pois o descumprimento dela ou cumprimento em desacordo com o estipulado em CONTRATO acarretará em uma QUEBRA DE CONTRATO e, conseqüentemente abrimos caminho a concorrência.

Sendo assim, segue abaixo o procedimento CORRETO a ser aplicado numa SUBSTITUIÇÃO EM CONTRATO, tendo duas variáveis: a) a falta sendo informada pelo motoqueiro; b) a falta sendo informada pelo Cliente.

Pelo motoqueiro:

1) Verificar com o motoqueiro QUAL O MOTIVO REAL de sua falta e registrar com clareza no sistema;

2) Aproveitar que está falando com ele e PERGUNTAR se há algum canhoto, protocolo, serviço executado, enfim, algo que restou do dia anterior e que deve ser devolvido ao cliente;

3) Caso ele tenha alguma coisa, ANOTE o que é, peça-o para SEPARAR e deixar em sua casa, não com ele, pois quando você for falar com o Cliente, você irá informá-lo a respeito e verificar se ele deseja que mande alguém até a casa do motoqueiro retirar;

4) Em seguida, SEM PERDER TEMPO, chame um motoqueiro da Equipe de Apoio, passe a ele a instrução do que ele irá fazer, qual o Cliente ele vai atender, o endereço, as coordenadas do trabalho e cobre RAPIDEZ dele em sair da Base e se dirigir ao Cliente;

5) LIGUE para o Cliente, informe que o motoqueiro titular irá faltar, qual o motivo da falta, que você esta encaminhando o motoqueiro DE NOME X para atendê-lo e que em seguida ele receberá um E-MAIL com os dados do rapaz;

6) Informe também que você VERIFICOU se com o motoqueiro titular se existe ou não protocolos/canhotos/serviços prontos em poder dele e, que você pode ou não mandar outro motoqueiro ou o substituto até a casa dele retirar, de acordo com o que ELE Cliente decidir;

7) Por fim, coloque-se a disposição para se DURANTE O DIA houver alguma necessidade de intervenção junto ao substituto, que ele disponha de nossa estrutura;

Importante!!!!    Este procedimento DEVE ser realizado de forma RÁPIDA, mas para que isso aconteça é importante que CADA UNIDADE ao receber a informação do motoqueiro IMEDIATAMENTE repasse à MATRIZ.

Frisando que, os itens 1,2,3 e 4 DEVEM ser cumpridos na ÍNTEGRA pela unidade RECEPTORA DA FALTA, seja ela qual for,  ficando os demais a cargo da MATRIZ.

Por fim, como este tema é extenso, por hoje encerro aqui, continuarei amanhã com a segunda parte.

Um forte abraço!

PARA PENSAR...


“Quanto mais você sua nos treinamentos, menos sangra no campo de batalha.” (Coronel Red)

terça-feira, 29 de setembro de 2009

PROCEDIMENTO 3: Avulso ou Contrato?

Bom dia meu caro, tenha um ótimo dia, assim como o meu também será!

Muito bem, dando andamento no trabalho de revisão dos PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE TRABALHO, vou sem demora trazer a baila uma questão: AVULSO ou CONTRATO, qual deve ser sua prioridade?

CONTRATO

É uma relação comercial formada por duas empresas, onde a CONTRATADA (Metrópole) compromete-se com a CONTRATANTE (Cliente) a prestar um serviço de qualidade de acordo com seu ramo de atividade, onde para tanto ela firma em CONTRATO sob quais condições e garantias ele empregará nesta ação.

A outra parte, no caso a CONTRATANTE (Cliente), obriga-se pelo prazo determinado em CONTRATO, normalmente por um período mínimo de 12 (doze) meses, uma vez recebendo da CONTRATADA (Metrópole) o serviço prestado dentro das condições previamente estabelecidas, compromete-se a PAGAR o preço acordado para tal.

AVULSO

Neste caso também é uma relação comercial formada por duas empresas, ou seja, existem as figuras da CONTRATADA (Metrópole) e da CONTRATANTE (Cliente).    Contudo, há uma particularidade, nesta modalidade o acordo é VERBAL, não existe um CONTRATO que oficializa esta parceria.    

É muito raro um caso em que exista esta necessidade, pois esta modalidade de atendimento tende a ser mais “light”, não gerando obrigações de ambas as partes, a não ser aquela gerada para aquele serviço solicitado naquele instante.

Nesta modalidade o único caso onde mesmo não tendo um CONTRATO firmado para atendimento, mas que tratamos como se tivéssemos um é aquele onde o Cliente possuiu uma demanda considerável de solicitações Avulsas, de maneira que percebemos que TODA ela nos é confiada.

Como diferenciar isso?    É simples, basta você observar aquele Cliente que todo dia faz uma, duas, três solicitações diárias ou mais, ou mesmo aquele que dia sim, dia não, faz suas solicitações, estes merecem tal tratamento.

CONCLUSÃO

Logo, no dia-a-dia numa demanda NORMAL de serviços, podemos dizer que TODOS os Clientes têm a mesma prioridade de atendimento, mas se o dia estiver atípico, com a demanda ACIMA do normal e você tiver que tomar uma decisão rápida, considere esta explanação como base para sua avaliação.

Para ajudá-lo a PENSAR e AGIR rapidamente, deixo para você uma TABELA DE PRIORIDADES, a qual usando-a na ordem apresentada, você dificilmente errará em sua avaliação.  

Segue:

1) CONTRATO – deve ter a prioridade acima de qualquer outro, pois temos um contrato de fidelidade com direitos e obrigações definidas, onde o descumprimento em alguns casos é passível de multas;

2) CONTRATO + AVULSO – além de ser um cliente que já usa um produto nosso, cuja as características você leu acima, ainda usa outro produto nosso, no caso o AVULSO, logo, têm toda prioridade;

3) AVULSO C/ DEMANDA ALTA – têm prioridade seguida ao cliente de CONTRATO, pois apesar de não usar o serviço nesta modalidade, usa na modalidade AVULSA e com uma fidelidade tal, que os tornam diferentes dos demais Clientes de avulso;

4) AVULSO C/ DEMANDA MÉDIA – é aquele tipo de Cliente que dia sim, dia não, faz sua solicitação, mantendo sua fidelidade, logo, os demais acima sendo atendido ele vêm em seguida como prioridade;

5) AVULSO C/ DEMANDA PEQUENA – este é aquele tipo de Cliente que quase não faz suas solicitações, vez ou outra ele “aparece” do nada e “resolve” utilizar nosso serviço, onde o atenderemos com a mesma qualidade, mas desde que tenhamos condições de disponibilizar alguém para ele, sem comprometer os demais acima citados;

Bem, caso sua leitura seja comprometida por algum fator externo, sugiro imprimir este texto, levá-lo consigo, lê-lo num momento mais tranqüilo, afim de que você consiga ter uma melhor COMPREENSÃO e PRÁTICA.

Tenha um ótimo dia!

Obs.: Através do comentário confirmem a leitura, identificando-se pelo nome e, caso tenha dúvidas ou sugestão para os próximos procedimentos, fique a vontade para solicitar.

PARA PENSAR...


“Quanto mais eu treino, mais sorte eu tenho.” (Tiger Woods – Maior jogador de golfe de todos os tempos)

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

PROCEDIMENTO 2: Problemas na Execução do Serviço

Bom dia meu caro, começamos uma nova semana e com certeza esta será muito melhor que a últimas!

Dando andamento ao que propus na semana passada, hoje trarei a baila mais um assunto  que faz parte de nossos PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE TRABALHO, para que você possa revisá-lo e colocá-lo em prática.

Relação de confiança

Toda vez que um cliente liga em nossa empresa e faz uma solicitação, seja ele que da ordem for, retirada, entrega, entrega e retirada ou vice-versa, ele está demonstrando total confiança de teremos capacidade de realizar o que ele nos confiou.

Logo, quando ocorre algo durante a execução e que afetará diretamente o resultado final, é imprescindível que ele tenha ciência desta interferência e qual a nossa ação para minimizar os danos causados por ela.

Providenciar a solução por mais RÁPIDO que seja sua AÇÃO, sem que ele tome conhecimento NO MOMENTO desta é trair a confiança depositada em nossa empresa!            Lembre-se, o que estamos executando pertence à ele, não a nós, logo, por mais simples que seja a interferência é um direito que lhe compete tomar conhecimento!

A atitude

Por isso, segue abaixo qual deve ser o passo a passo durante esta situação:

1) Pegue o MÁXIMO de informações possível com o motoqueiro que estiver realizando o serviço, pois ao falar com o cliente a respeito você não pode cometer o erro de não saber ao certo o que o rapaz estava realizando;

2) ESGOTE as alternativas possíveis de solução antes de falar com o ciente, afinal, você deve estar preparado para as indagações dele a respeito das suas tentativas de solução;

3) Com a CERTEZA da situação até o momento, aí sim você contata o cliente e passa a situação e dá-lhe o direito de decidir a melhor alternativa para solucionar aquela interferência direta em sua solicitação;

4) Se a situação requer a substituição do motoqueiro que está executando o serviço, ANTES de contatar o cliente certifique-se do que este realizou até o momento, para que ao contatá-lo saiba posicioná-lo sobre o que foi realizado e o que será continuado pelo substituto;

5) ACOMPANHE a passagem de serviço entre os motoqueiros, de modo que não fique somente entre eles esta ação, certificando-se do que já foi executado, do que será transferido para o outro motoqueiro;

6) Após esta certeza, IMEDIATAMENTE entre em contato com o cliente, posicione-o sobre sua ação, informe-o sobre sua participação no monitoramento da troca entre os motoqueiros, o tempo decorrido e que será desconsiderado no fechamento final;

7) Se por acaso você não tem de imediato o substituto, ainda assim entre em contato com o cliente imediatamente e POSICIONE-O sobre a ocorrência, sobre as mediadas que você está buscando para providenciá-lo e, que o tempo decorrido será desconsiderado no fechamento final;

Mas lembre-se, independente de você TER ou NÃO a SOLUÇÃO imediata para solucionar a interferência na execução no serviço que nos foi confiado, VOCÊ deve IMEDIATAMENTE posicioná-lo sobre tudo o que ocorrer com sua solicitação.

Agindo assim você estará demonstrando RESPEITO à confiança depositada, bem como, TRANSPARÊNCIA em nossas ações.  

Obs.: Através do comentário confirmem a leitura, identificando-se pelo nome e, caso tenha dúvidas ou sugestão para os próximos procedimentos, fique a vontade para solicitar.

PARA PENSAR...


“Nós somos o que fazemos repetidas vezes, repetidamente. A excelência portanto não é um feito, mas um hábito.” (Aristóteles – Filósofo Grego)

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

PROCEDIMENTO 1: Previsão de Atendimento


Bom dia meu caro, que todos nós tenhamos um ótimo dia!  

Como informei anteriormente, a partir de hoje passarei a instruí-los sobre os PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE TRABALHO.  Sem demora, vamos ao que interessa!

A expectativa

Toda vez que o telefone de nossa empresa toca e você prontamente atende, do outro lado da linha está uma pessoa (Cliente) com uma necessidade, em sua maioria urgente, algo para ser realizado o mais rápido possível, pois se não o fosse, ela mesma ou outra pessoa deixaria seus afazeres e sairia para realizar!

Logo, o que ela (Cliente) jamais espera é ouvir de você (Metrópole) que não tem condições de receber aquela necessidade, que sua PREVISÃO É DE X MINUTOS ou que você NÃO TEM PREVISÃO PARA DAR, por isso, ela (Cliente) terá que se virar para arrumar outra solução para sua urgência!      

Por que ela não espera ouvir isso?     Porque quando o vendedor (Metrópole) esteve lá oferecendo nosso produto, falou de toda estrutura que possuímos, da organização interna, do grande efetivo de motoqueiros, do sistema de monitoramento constante, do comprometimento com a qualidade,  etc, etc...

A atitude

Por isso, antes de atender a ligação, em seguida ligar o PILOTO AUTOMÁTICO e sair INFORMANDO sua PREVISÃO, procure seguir o seguinte roteiro abaixo:

1)  Ouça primeiro qual a necessidade deste cliente, lembre-se, PRIMEIRO OUÇA o que ele está solicitando;

2)  Ouviu?     AGORA você sabe o que ele precisa, fica mais fácil você avaliar se terá ou não condições atender a solicitação;

3) Você pode se surpreender ao ser informado que o serviço é SÓ ENTREGAR, ou SÓ RETIRAR E ENTREGAR, que pode ser feito AO LONGO DO DIA;

4)  Ok, AVALIOU, não tem condições?    Muito bem, ANTES de informar sua PREVISÃO,  pergunte se ele tem urgência NA EXECUÇÃO deste serviço?      Espere pela resposta, você pode ter uma surpresa;

5) Sabe por quê?       Porque apesar de eu citar acima sobre a necessidade dele (Cliente) de urgência, há casos em que ela é apenas de TIRAR O SERVIÇO DA FRENTE da mesa do usuário;

6)  Não deu certo?    Então posicione ao cliente de que NESTE MOMENTO todos os seus motoqueiros estão com serviço e que você consegue COLOCAR, DIRECIONAR, ENCAMINHAR, ENVIAR um motoqueiro em TANTO TEMPO!    Ou seja, não fique condicionado a usar somente a famigerada palavra PREVISÃO!

7) Desta maneira você está oferecendo AO CLIENTE a possibilidade DELE avaliar se pode esperar ou não, se vai buscar alternativa ou não;

8) O mais importante é que ao fazer estas perguntas, você deixará caracterizado sua  PREOCUPAÇÃO com a necessidade dele (Cliente) e, busca uma maneira de ajudá-lo, mesmo num cenário desfavorável;

Lembre-se, você gastará talvez UM, DOIS MINUTOS A MAIS nesta ligação, mas com certeza deixará uma impressão bem melhor do que a de NÃO QUERER ATENDÊ-LO, por não ter ao menos permitido à ele (Cliente) dizer o que precisava... 

Por fim, nunca esqueça, esta pode ser a décima ligação que você atende, mas pode ser a PRIMEIRA DESTE CLIENTE, portanto, ofereça a este o mesmo tratamento dos nove anteriores!

Obs.: Através do comentário confirmem a leitura, identificando-se pelo nome e, caso tenha dúvidas ou sugestão para os próximos procedimentos, fique a vontade para solicitar.

PARA PENSAR...


"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar."(Reverendo Peter Marshall)

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

PRESTEM ATENÇÃO!!!


Bom dia a todos!    Durante a maior parte do tempo em que este espaço está no ar temos procurado trazer até vocês orientações, dicas, toques, enfim, uma série de informações direcionadas ao desenvolvimento pessoal e profissional.

Isso porque temos a consciência que quanto mais acesso a este tipo de informação tiverem os colaboradores interessados em desenvolver suas carreiras, mais rápido estes se tornarão profissionais melhores, desempenharão melhor suas funções, conseqüentemente a empresa beneficia-se desta evolução.

E de fato temos obtido resultados positivos, ainda são resultados pequenos, mas temos observado casos isolados de evolução, de colaboradores que absorvem aquilo que é transmitido, aplicam no desempenho de algumas de suas funções e, mostram que é válido o nosso empenho. 

Em contrapartida, temos observado outro resultado preocupante acontecer, que são FALHAS OPERACIONAIS, falhas estas que chamam a atenção por serem não de situações novas, de novos procedimentos, mas de conhecimentos básicos de trabalho do dia-a-dia!        E volto a frisar, preocupa porque são falhas ou erros em procedimentos básicos, conhecimentos que todos vocês detém!

Sendo assim, vamos momentaneamente suspender o trabalho que vínhamos fazendo de instruções para desenvolvimento pessoal e profissional, passando a focar apenas nos PROCEDIMENTOS DE TRABALHO OPERACIONAL, para que estas falhas primárias sejam definitivamente eliminadas.

Por isso, a partir de hoje torna-se OBRIGATÓRIO cada um de vocês, principalmente os que compõem a EQUIPE OPERACIONAL DE CADA UNIDADE, antes de iniciarem o dia de trabalho, passarem por este espaço e revisarem a cada dia um ou dois PROCEDIMENTOS DE TRABALHO OPERACIONAL que serão disponibilizados dia após dia!

Para começar, quero que você ao terminar de ler esta mensagem, que chame o companheiro ao seu lado ou mesmo o de outra unidade, informe-o que eu quero que ele leia esta também imediatamente.

Por fim, depois de lerem, quero que tanto você como entrem na opção de comentários, escrevam seus nomes e uma breve mensagem de que tomaram ciência dessa instrução.

P.S.: Esta é uma instrução para todos da EQUIPE OPERACIONAL, desde os Auxiliares, Analistas, Assistentes e principalmente os Coordenadores e Supervisora.

Tenham um bom dia!

PARA PENSAR...

“A estratégia de ontem foi o que nos possibilitou sobreviver até agora, mas uma nova estratégia deve ser criada se quisermos garantir nossa sobrevivência no futuro.” (Paul Levesque)

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

QUANDO OS VENTOS SOPRAM, SÓ QUE CONTRA...


Bom dia meu caro, tenha um ótimo dia!    A propósito, você já desejou isso para o companheiro que está ao seu lado?    Se não o fez, faça agora, isso o fará começar o dia bem também.

Bem, ontem falei sobre o comportamento das pessoas quando os ventos sopram a favor, onde as coisas correm bem, tudo acontece de vento em polpa e, como elas se mudam radicalmente quando os ventos favoráveis deixam de soprar.

Hoje quero falar sobre ventos desfavoráveis, os ventos contrários, a tempestade, sabem?     Então, mesmo em situações assim os barcos a vela conseguem navegar, eles não são consumidos pela tempestade, pois neste momento o navegador experiente recolhe as velas maiores e, abre as velas menores para aproveitar a força dos ventos e tirar o barco com segurança daquele ponto.

Isso porque o navegador sabe que se ficar parado no meio da tempestade com as grandes velas abertas, o barco será arrastado para fora do seu curso original, isso considerando um quadro menos trágico, pois na maioria dos casos em que isso aconteçe o resultado final é sempre o desastre.

Assim é na sua vida.    Se as coisas estão indo bem, tudo acontecendo tanto pessoalmente quanto profissionalmente, ótimo, mas se de repente o curso dos ventos mudam no sentido contrário, compete a você se entregar e esperar pelo desastre ou, aproveitar o vento contrário e usá-lo em seu benefício para sair desta situação!

Mas são poucos os que têm a coragem de no meio da tempestade saír do barco, recolher as velas maiores, hastear as velas menores e continuar a navegar, sabendo que pior que enfrentar a tempestade é ficar parado no meio dela.

Neste momento é onde observarmos aquela pessoa que de repente o mundo está desabando ao redor dela, mas ela não pára, não desanima, pois ela está focada em sair daquela situação e, as coisas exteriores não tiram a concentração dela, pelo contrário, ela acaba encontrando a saída meio que por passe de mágica.           Mágica nada, coragem mesmo!

Daí eu te pergunto, não me responda, responda para você mesmo!     Como você tem se portado nestes dias difíceis, onde em alguns deles não temos vento nenhum e em outros temos verdadeiras tempestades, hein?    

Um forte abraço e tenha um ótimo dia!

PARA PENSAR...

"A única coisa que se coloca entre um homem e o que ele quer na vida é unicamente a vontade de tentar e a fé para acreditar que aquilo é possível."(Richard M. Devos)

terça-feira, 22 de setembro de 2009

QUANDO OS VENTOS NÃO SOPRAM...

Bom dia meu caro, que este dia seja ótimo para todos nós!   

Mas vamos lá, olhando a foto ao lado você me pode me dizer rapidamente que objeto é esse?     Se você respondeu de imediato que é um barco, você não acertou completamente.     Agora se respondeu que é um barco a vela, aí sim você respondeu certo!   

Estes barcos têm uma grande particularidade em relação aos barcos convencionais, eles não possuem motores, são movidos pelos ventos coletados por estas velas, que dependendo do tamanho eles atingem velocidades diferentes.                  

É bem simples, quanto maior a vela, maior a capacidade de absorção dos ventos,  maior será a velocidade final que ele atingirá, quanto menor a vela utilizada, menos capacidade de absorção dos ventos, menor será a velocidade atingida.       Mas não quero discutir o tamanho delas, isso fica para outro momento, numa outra oportunidade, pois isto daria outro tema tão interessante quanto o que tenho a lhes passar.

Bom, quero chamar sua atenção para o seguinte, assim como este barco navega muito bem quando os ventos sopram a favor de suas velas, assim são algumas pessoas em relação as suas vidas, se as coisas exteriores vão bem, se vão mal, ela vai mal.

Sim, quando os ventos da vida sopram favoráveis em direção a correnteza que ela navega,  quando as coisas estão bem em sua vida pessoal, está bem com a mulher, com o marido, com o namorado(a), quando as contas estão em dia, quando no trabalho o chefe a elogia, quando ela concorre aquela promoção, quando ela ganha um aumento, etc, etc, etc...

Trazendo para o nosso universo, quando estamos naquele dia ensolarado, de poucas faltas em contratos, onde a equipe de Apoio inteira está presente, onde os chamados vão entrando e têm sempre um motoqueiro para atender, quando falta motoqueiro livre o chamado que entra dá certinho para amarrar com outro que já está terminando,enfim, que beleza de dia...

Esta pessoa funciona que é uma maravilha, ela esta sempre motivada, disposta a ajudar, doa-se em prol do grupo que ela faz parte, não olha os interesses dela, enfim, é tudo muito bom e o barquinho dela navega que é uma beleza!

Agora, deixa os ventos pararem de soprar por um momento, não me refiro nem aos que sopram em sentido contrário, pois estes ainda podem ser utilizados em benefício próprio, inclusive, em outra oportunidade até explico como.          

Refiro-me a ausência total e completa de ventos, tanto no âmbito pessoal quanto profissional, hein?      Por exemplo, imagine o cenário que pintei acima de uma maneira completamente diferente?       E aí, o que você me diz?    Como o barco parado, no meio do mar, sem vento a favor, em pleno oceano, sem terra firme a vista, hum?   O que você faz?

Calma, não responda para mim não, eu não preciso de sua resposta, pois eu vejo, acompanho o desempenho de cada um, daí tiro minhas conclusões.         Não pense que você é avaliado nos momento de ventos favoráveis de sua vida, nada disso, esquece, aí é muito fácil, qualquer barquinho navega assim!

Como disse, é na ausência de ventos que vemos quem pega “os remos da atitude” e começa a remar para sair do lugar, quem começa a “soprar idéias” nas velas para tirar o barco do lugar, enfim, busca fazer algo para tirar o barco do lugar, ao invés de sentar no barco, ou esconder-se, esperando os ventos “soprarem a favor” novamente...

Pergunte-se agora o que você está fazendo no barco nesse momento?      Pois se você não percebeu ainda, estamos “sem ventos” neste momento, no meio do oceano, sem terra firme ao lado, e aí?      Aproveita ainda e pergunta ao seu companheiro aí do seu lado se ele vai ficar esperando o “vento soprar” novamente ou se está disposto a remar?  

Pense a respeito, amanhã voltamos a falar a respeito. 

PARA PENSAR...

“A verdadeira medida de um homem não é como ele se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas como ele se mantém em tempos de controvérsia e desafio”.(Martin Luther King)

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

A VIDA...

Bom dia meu caro, começamos mais uma semana, graças a Deus!    A que passou foi um tanto quanto dura para nós, pois ela transcorreu com eventos dos quais não estávamos acostumados, devido a ausência quase que total e completa de alguns destes e, da rapidez com que eles sucederam-se.

Mas enquanto vivíamos alguns destes eventos, no momento não conseguíamos perceber nada de proveitoso, visto alguns deles terem proporcionado momentos de dor, de tristeza, de incertezas, contudo, passado alguns dias e horas depois, avaliando com frieza podemos tirar lições importantes.

Por isso, para iniciar esta aqui de pé direito, deixo abaixo um poema que expressa uma das lições que tirei e, de como pretendo aplicá-la em minha vida a cada dia.

Um forte abraço e tenha um ótimo dia e decorrer de semana!

Por Mário Quintana

A vida são deveres que nós trouxemos pra fazer em casa.

Quando se vê já são seis horas!

Quando se vê, já é sexta-feira…

Quando se vê, já terminou o ano…

Quando se vê, passaram-se 50 anos!

Agora, é tarde demais para ser reprovado…

Se me fosse dada, um dia,

outra oportunidade,

eu nem olhava o relógio.

Seguiria sempre em frente

e iria jogando, pelo caminho,

a casca dourada e inútil das horas…

Dessa forma eu digo,

não deixe de fazer algo que gosta devido a falta de tempo,

a única falta que terá, será desse tempo,

que infelizmente não voltará mais.

PARA PENSAR...


“A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro”.(John Lennon)

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

SAUDADES...


Jesus veio bater à porta de nossa empresa e chamou para Sua divina companhia nosso inesquecível colaborador e amigo WESLEY RICARDO LOURENÇO OLIVEIRA (06/09/1986 – 15/09/2009).

Senhor!   Vós no-lo emprestastes para propiciar-nos momentos de alegria e companheirismo; nós vo-lo restituímos, em silêncio, mas com o coração dilacerado pela dor.

Jesus querido, daí-lhe o perpétuo descanso entre os resplendores da Luz Eterna. 

 

 

terça-feira, 15 de setembro de 2009

QUAL É O SEU PAPEL?

Olá meu caro, bom dia, esta semana pretendo provocá-lo a fazer uma profunda reavaliação sobre sua vida profissional e como você a têm conduzido.     É verdade, quero que você “conduza” a sua vida profissional e não que seja “conduzido por ela”!        Há uma diferença muito grande entre uma coisa e outra!

Para tanto, trarei a baila ao longo desta semana alguns temas para ajudá-lo nesta reavaliação, por exemplo, ontem falei sobre PROCRASTINAÇÃO, que é o hábito de adiar a tomada de decisões, adiar mudanças, enfim, não fazer nada HOJE, sempre deixando para o AMANHÃ.

Dando continuidade, hoje quero saber o seguinte, você sabe qual é o seu papel? A palavra papel já é de uso comum.     É uma metáfora advinda da dramaturgia e indica a parte assumida por um ator em uma peça teatral.

No dia-a-dia, o seu papel, em linhas gerais, pode ser entendido como uma determinada expectativa que as pessoas têm em relação a você.

É claro que, se várias pessoas tiverem diferentes expectativas a seu respeito, você poderá viver um "conflito de papéis" – um dos mais modernos conflitos psicológicos dos dias atuais.

Todos nós esperamos que as pessoas atuem dentro de seus papéis na vida, no trabalho e na sociedade como um todo – seja o prefeito, o rabino, o professor, a esposa, o marido, todo mundo.

Imagine, por exemplo, que um policial pare seu carro numa rodovia, e ao se aproximar, quando você já preparou o documento do veículo e sua carteira de habilitação, ele lhe pergunte: “Você já conhece a última piada do português?” O que você sentiria?

A maioria de nós não iria se divertir nem um pouco. É que o tal policial de trânsito não está desempenhando o seu papel profissional. Sua atitude foi dissonante em relação ao que todos esperam dele.

Agora me diga: qual é o seu papel profissional?      No trabalho você o tem desempenhado como se espera?     Você está consciente dele?    Ou você se perde em comportamentos que confundem as pessoas como o policial que conta piadas?

Não está claro para você o seu papel?    Tome cuidado.      Procure entender a sua função. Busque desempenhá-lo com assertividade e diminua as atitudes duvidosas.     Se você não está bem informado, fale com o seu líder e peça ajuda.         Só não vale ficar com as próprias conclusões e dormir sobre elas, porque, hora dessas, o que você acha poderá levá-lo a se perder.

Pense a respeito e continue sua reavaliação.             

Um forte abraço e tenha um ótimo dia!

PARA PENSAR...


"O grande obstáculo ao conhecimento não é a ignorância, mas a ilusão do conhecimento." (Daniel Boorstein)

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

AMANHÃ SERÁ UM OUTRO "HOJE"!!!


Bom dia meu caro, começamos hoje um novo dia, uma nova semana  e, eu já vou logo te perguntando, qual é o grande obstáculo para você conseguir explorar todo seu potencial?

Não sabe?    Te peguei de surpresa?   Não estava preparado, não é?     Tá bem, vou te responder, sabe o que é?       É a procrastinação.      Qual o significado desta palavra?

Certa vez uma pessoa me disse: “Quando você não tem nada a ganhar, ganhe tempo”.     Esta pessoa faliu nos negócios, na família e em outras áreas da vida.

Você acha possível acrescentar tempo à vida?   Mas tem gente imaginando que “ganhar tempo” significa adiar o que deveria ser realizado agora.   Isto não é bom. 

Procrastinar é adiar.

Na escola, adiar a data de uma prova causa a sensação de mais tempo para fixação da matéria. Mas isto não acontece na prática.    Os alunos acabam relaxando e a esperança que tinham foi um engano.

Procrastinar é um ótimo meio de jogar fora o sucesso.     Adie seus planos para "amanhã".   Você anda muito sobrecarregado?

O problema é que o amanhã será um outro “hoje” – agito e cheio de assuntos que também não poderão ser adiados.

Outro ponto: você pode garantir que o amanhã existirá?

Os cemitérios estão repletos de pessoas fantásticas. Gente que sonhou, teve potencial suficiente para mudarem a si mesmas e ao mundo para sempre.      Mas não tiveram um amanhã para porem em prática o que não fizeram em vida.

Fazer agora é uma técnica que possibilita sentir a energia de estar vivo.

Se você, neste exato momento, fizer uma lista de tudo o que deseja realizar em sua vida, escreva em primeiro lugar a palavra HOJE.        Seja duro a respeito disso.      Não hesite em tomar esta medida. Você terá a satisfação de ver o resultado desta decisão.

Um forte abraço e tenha um ótimo dia! 

PARA PENSAR...


” O homem que remove montanhas começa carregando pedras pequenas.” ( Ditado Chinês)

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

E PARA HOJE...

Bem, bom dia meu caro!    Hoje não vou lhe oferecer nenhuma mensagem, nenhuma fábula, nenhuma metáfora, pelo contrário, hoje vou me abster de lhe oferecer qualquer tipo de material que lhe faça ler, refletir e agir.

Quero apenas que você faça o seguinte, respire bem fundo, encha o seu pulmão de ar, depois lentamente esvazie-o, enquanto faz isso, imagine que com esta ação você também está esvaziando-se de todos os problemas e preocupações que lhe acompanharam do caminho de casa até sua chegada ao trabalho.

Em seguida olhe para o lado (para quem trabalha sozinho, abra seu skype e olhe para os nomes cadastrados), procure um companheiro, qualquer um, escolheu, chame-o e diga-lhe: HOJE, EU, VOCÊ, TODOS NÓS, TEREMOS UM ÓTIMO DIA PARA FECHAR ESSA SEMANA!

Depois desse ritual, ajeite-se na cadeira, concentre-se, arregace as mangas da camisa e, junto com ele construam este ótimo dia!

Um forte abraço!

PARA PENSAR...


“Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso, e trabalhar em conjunto é a vitória.” (Henry Ford)

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

A ROCHA NO CAMINHO

Em tempos bem antigos, um rei colocou uma pedra enorme no meio de uma estrada. Naquele momento ele se escondeu e ficou observando se alguém tiraria a imensa rocha do caminho.

Alguns mercadores e homens muito ricos do reino passaram por ali e simplesmente deram a volta pela pedra. Alguns até esbravejaram contra o rei dizendo que ele não mantinha as estradas limpas, mas nenhum deles tentou se quer remover a pedra dali.

De repente, passa um camponês com uma boa carga de vegetais. Ao se aproximar da imensa rocha, ele pôs de lado a sua carga e tentou remover a rocha dali. Após muita força e suor, ele finalmente, com muito jeito, conseguiu mover a pedra para o lado da estrada.

Ele voltou a pegar a sua carga de vegetais, mas notou que havia uma bolsa no local onde estava a pedra. Foi até ela e viu que a bolsa continha muitas moedas de ouro, e um bilhete escrito pelo rei que dizia:

“Todo obstáculo contém uma oportunidade para melhorarmos nossa condição…”

 

Bom dia meu caro.    Contei esta pequena historia apenas para ilustrar como é o comportamento de pessoas conformadas com a vida e com o resultado alcançado até aqui.

Muitas são iguais aqueles que contornavam a pedra, evitam os obstáculos, as dificuldades, os trabalhos difíceis e complicados, assumir responsabilidades, apenas para não terem o trabalho de suar a camisa, de aplicar um esforço extra para alcançar um resultado diferente.

Poucas são as que fazem como o camponês, que encaram os obstáculos, os trabalhos difíceis e complicados, assumem responsabilidades que às vezes não são delas, despendendo um esforço extra, suam a camisa, pois almejam um resultado diferente em suas vidas.

Quer identificar estes dois tipos de pessoa?     Ok, não precisa ir longe não, vou te mostrar, elas nos cercam no dia-a-dia, em casa, na família, nos vizinhos, nos amigos, na escola, na faculdade, no TRABALHO.      É, é isso mesmo, até em nossa empresa encontramos este tipo de pessoa!

Vou te ensinar a identificá-las ou quem sabe, identificar-se, não é verdade?     Basta olhar para o lado (ou para si) e observar (ou observar-se) aquela pessoa (ou você) que sempre se esquiva de responsabilidades, que não assume nenhuma atividade que não seja dela (ou sua), pois isso fará com que ela (ou você) se esforce mais do que está acostumada.

Ela (ou você) evita sair da zona de conforto que ela (ou você) atingiu, sob a desculpa de que não conhece, não foi ensinado, não é função dela (ou sua), não é paga para isso, o que ela (ou você) vai ganhar com isso?

Enfim, ela (ou você) evita a todo custo expor-se, preferindo “contornar a rocha” (problema, responsabilidade, tarefa, etc, etc, etc.), ao invés de “remover a rocha” e ter a possibilidade de premiada (ou premiar-se) com esta ação.

Bom, por hoje chega de dicas, vou deixar você procurá-la (ou achar-se), daí quando você encontrá-la (ou encontrar-se) ajude-a (ou ajude-se) enxergar os benefícios de “remover a rocha”, pois ela (ou você) pode encontrar “um tesouro”, que é um resultado diferente na vida!

Ah, se por acaso esta pessoa for você, não se espante e nem se desespere, ainda há tempo, comece removendo a primeira “rocha do caminho”, a do orgulho, que faz você pensar que isso é para os outros e não para você!

Um forte abraço e tenha um ótimo dia! 

PARA PENSAR 3 VEZES...


“As oportunidades normalmente se apresentam disfarçadas de trabalho árduo e é por isso que muitos não as reconhecem.” (Ann Landers)



“O futuro pertence àqueles que vêem as oportunidades antes que se tornem óbvias.” (John Scully)




“Há três coisas que nunca voltam atrás : a palavra proferida, a flecha desferida e a oportunidade perdida. ” (Provérbio Chinês) 

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

FRENTE DE BATALHA OU RETAGUARDA???

Bom dia meu caro!     Depois de um dia caótico como o de ontem, espero que hoje tenhamos um dia normal, para que coloquemos a casa em ordem, contudo, se tivermos que repetir a dose novamente, espero que você esteja preparado!

Por falar do dia de ontem, parabenizo a todos que enfrentaram conosco as dificuldades dele e olhe que não foram poucas!       A todos os que arrancaram forças sabe lá de onde, para nos momentos mais difíceis se manter sereno, equilibrado, para encontrar soluções para todos os problemas que se apresentaram.      Parabéns!

Mas é claro, nem tudo foi perfeito, nada nesta vida é perfeito, não é verdade?      Tivemos também “aqueles” que nos momentos mais cruciais, ao invés de se colocarem a frente da batalha, fizeram diferente, procuraram “esconder-se” na RETAGUARDA, atrás dos que tomaram a frente para não serem “bombardeados” pelos problemas.

Para estes, que não preciso dizer os nomes (não é verdade?), cada um no seu íntimo se conhece e ainda que não se conheça, existe a consciência, que conhece e indica o certo e o errado para cada um!       Deles eu cobro um pouco mais de ATITUDE, de COMPANHEIRISMO, de DOAÇÃO, afinal, suas conquistas profissionais passam diretamente por quão bem acompanhados estiverem sem suas batalhas.

Aponte-me um homem que venceu uma guerra SOZINHO!      Não tem, não é?   Mas pergunto eu, deixando os companheiros se atirarem nas batalhas, sozinhos, sem protegê-los, sem dar-lhes cobertura, sem levantarem as armas com estes, vai sobrar alguém para ajudá-los a vencer a guerra da vida profissional no trabalho?

 Hum... sei não....mas acho que não.... não é?     Por isso, pense a respeito, ainda dá tempo, seu companheiro aí do lado pode estar ferido, cansado, mas ainda está vivo, está aí ao seu lado, precisando de ALGO MAIS  da sua parte.     Não tenha vergonha.    Vergonha é saber o que tem que fazer e não fazer!

A chance você tem, é este dia que se inicia, aproveite-o!      Se hoje for igual ao de ontem então, melhor ainda, com seu companheiro cansado por ter lutado (praticamente sozinho) ontem, vai agradecer se você chamar a responsabilidade e ficar a FRENTE DA BATALHA hoje!

Ah... se você esteve ontem a frente da batalha, muito bom, recupere o fôlego, levante a guarda, siga em frente,  você é muito importante nesta batalha, vamos vencer esta guerra juntos!