sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

ACABOU!

Bom dia!

Acabou!   Janeiro de 2010 quando você encerrar seu trabalho hoje, for para casa descansar e encontrar seus familiares, profissionalmente ele terá acabado para você e, o fim de semana será apenas para “cumprir tabela”, para riscar os dois dias no calendário.

Segunda-feira quando você retornar ao trabalho já será Fevereiro de 2010, segundo mês deste ano, ou seja, o Janeiro já fará parte do seu passado, de nosso passado, logo, algumas perguntas ficam no ar, como ele foi profissionalmente para você?     Foi o que você esperava?   Não foi?    Podia ser melhor?   Não poderia?   Ficou aquém de suas expectativas?    Atingiu suas expectativas?    Superou suas expectativas?

Bom, se foi o que você esperava ótimo, já é um ponto positivo, mantenha-se assim para o decorrer do ano, mas se não foi como esperado, não adianta lamentar, ele já está terminando e por mais que você queira lutar agora faltando apenas este dia, você não acrescentará muito na história deste Janeiro de 2010!      O que você pode fazer se ele não foi como esperava é usar este dia para iniciar sua preparação para Fevereiro de 2010, para que entrar nele com o pé direito, conduzindo-o maneira diferente e alcançando assim um resultado diferente.

E para quem deseja isso nós lhe demos uma colaboração, algo para ajudá-lo nesta empreitada (caso você queira é claro!), pois postamos no começo da semana (terça-feira) uma mensagem (DA TEORIA A PRÁTICA: EXERCÍCIO 1) que serve como ponto de partida para início desta preparação.      Se você colocar em prática o que ali sugerimos, você pode ter certeza que seu Fevereiro de 2010 será diferente!

Inclusive, deixamos aqui uma sugestão para reflexão de como você pode praticar este exercício.    Lembra-se da época de escola, quando você não entendia bem uma determinada matéria que o professor explicava, lembra?     O que você fazia?    Ou se conformava em não sabê-la, ou se propunha a chegar mais cedo à aula, procurava o professor e pedia-lhe uma nova explicação da matéria, não era assim?    Quando não fazia isso, procurava aquele colega que entendia bem a matéria e pedia-lhe para ensiná-lo, não era?    Ou mesmo reunia um grupo de colegas que assim como você queriam aprender, iam para a casa de um colega que entedia a matéria e juntos estudavam, lembra?

Pois bem, a vida profissional se assemelha a vida escolar, tem matérias (atividades) que aprendemos com rapidez, já outras que temos dificuldades, levamos um tempo maior para compreendê-las, mas é neste momento devemos exercitar a humilde e pedir ajuda a quem sabe um pouco mais que nós.

Enfim, pense nisso, se quiser pratique isso, só não aceite ver um novo mês passar diante de seus olhos e não fazer nada diferente com ele em sua vida profissional!

Tenha um ótimo dia e até Fevereiro (segunda-feira)!

PARA PENSAR...


"Existe um mito de que tempo é dinheiro. Na realidade, tempo é mais precioso que dinheiro. É um recurso não renovável. Uma vez que você o gasta, e se você o usou mal, ele se foi para sempre." (Neil Fiore)

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

PERGUNTA E RESPOSTA


Bom dia.

Na postagem de ontem recebemos um comentário que chamou-nos a atenção, porque tratava-se de uma dúvida externada por um de vocês e que trazia a seguinte pergunta: Quais as situações em que se deve fazer um pós-venda?

Como muitas vezes o que é óbvio para uns, muitas vezes não é óbvio para outros e vice-versa, vamos aqui fazer uma breve explanação afim de responder esta pergunta, tirar a dúvida desta pessoa e de repente reforçar o entendimento dos que não possuem dúvidas a esse respeito.

Para entender quais situações devemos solicitar um pós-venda, é preciso primeiro que você entenda “o que é” o pós-venda, “para quê ele serve” e o “qual a finalidade” dele, pois entendendo estes conceitos você saberá automaticamente quando ele deve ser acionado.

Segue:

O que é – uma ferramenta deve ser acionada sempre que tivermos uma ocorrência que levou-nos a uma AÇÃO OPERACIONAL que afetará direta ou indiretamente no atendimento de um chamado, que trará reflexos diretos na qualidade de nossa prestação de serviços junto ao Cliente em questão.    Detalhe, NÃO IMPORTA se tal ocorrência aconteceu ANTES, DURANTE ou no TÉRMINO do atendimento do chamado, se foi uma ocorrência positiva ou negativa, o fato é que um pós–venda deve ser aberto para que o SAC contate o Cliente posteriormente!

Para quê ele serve para oferecer ao Cliente a possibilidade de dizer-nos se nossa AÇÃO OPERACIONAL foi válida, se apesar dela o serviço foi executado a contento, se faltou algo de nossa parte, se poderíamos ter tomado outra atitude, se apesar desta ocorrência ele ficou satisfeito com nossos esforços, etc. etc, etc, ou seja, dar a chance dele dizer ao SAC se aprovou ou não a nossa participação!

Qual a finalidade – ouvir de nossos Clientes se nossas AÇÕES OPERACIONAIS para tratar de situações traumáticas, se elas estão corretas, se não estão corretas, se precisam ser melhoradas, enfim, obter a chance de APRENDER, APERFEIÇOAR, INOVAR, RENOVAR todos os nossos processos, ouvindo a voz de quem de fato dita as normas do mercado corporativo, no caso, nossos Clientes!

 

Ou seja, se você parar para refletir nós nada mais nada menos do que damos a chance de nossos Clientes dizerem se estamos acertando, onde estamos acertando, se estamos errando, onde estamos errando, se estamos melhorando, onde estamos melhorando, enfim, o deixamos ditar o nosso ritmo!

Fazendo isso nós sempre estaremos um passo a frente da concorrência, pois enquanto eles estão preocupados em aprender como nos copiar ou vencer, nós estamos preocupados em OUVIR de nossos Clientes como devemos FAZER para sempre TER a preferência deles em detrimento a concorrência!

Enfim, como este é um assunto extenso, se ficarmos aqui levaremos o dia todo e não conseguiremos lhe mostrar totalmente a dimensão e a importância de realizar um pós-venda.   

Logo, finalizaremos hoje por aqui, mas para dar-lhe uma direção do caminho a seguir para o apontamento de pós-vendas, faremos uma lista de situações que cabe a solicitação de um pós-venda e postaremos em breve aqui no Blog.

Um forte abraço e tenha um ótimo dia!  

PARA PENSAR


"O cliente pode demitir todos os funcionário de uma empresa, do alto executivo para baixo, simplesmente gastando seu dinheiro em alguma outra empresa."(Sam Walton)

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

PROCEDIMENTO 16: Recepcionando um chamado a partir das 17:00hs, cuja a execução tende a passar das 18:00hs


Bom dia!

Você deve ter ficado surpreso com o título desta mensagem de hoje, não é verdade?     Acreditamos que a surpresa não seja com o conteúdo que abordaremos nela, mas sim porque até ontem vínhamos abordando outro assunto, porém, de repente sem menos avisar mudamos o tema e mais, “ressuscitamos” um que foi muito abordado no fim de 2009, no caso os PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE TRABALHO!

Tudo bem, explicaremos rapidamente o porquê da mudança.      Nós retomaremos aditante o tema que vinhamos abordando ultimamente, contudo, esta interrupção se faz necessária porque nos últimos dias tivemos episódios envolvendo atendimento de chamados recepcionados a partir das 17:00hs, onde a execução destes ultrapassou as 18:00hs e , por falta de informações suficientes tivemos diversos problemas!

Logo, entendemos ser importante dar a você e a todos os envolvidos direta ou indiretamente no atendimento o PROCEDIMENTO correto para estes casos, afim de evitar que erros como os cometidos recentemente se repitam e coloquem em xeque nossa capacidade ação na condução e fechamento deste tipo de ocorrência.

Some-se a isso o fato de que como falamos em nossa APOSTILA OPERACIONAL, todos os PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE TRABALHO ainda não estão relacionados nela, logo, a medida que formos identificando situações que gerem dúvidas ou mesmo ações diferentes de unidade para unidade, faremos questão de registrar qual o PROCEDIMENTO correto a ser seguido, conseguindo com isso ações homogêneas em toda empresa.

Portanto, segue abaixo o que deve ser feito em situações como a citada acima:

1) Ao atender a ligação de um cliente APÓS AS 17:00hs desejando fazer a solicitação de um motoqueiro, além de seguir na integra o PROCEDIMENTO 8 (Lembra-se dele?  Não?  Então o que acha de reler sua apostila?) para recepcionar este chamado, AVALIE RAPIDAMENTE se pelo serviço solicitado, a execução deste tende a PASSAR DAS 18:00hs;

2) Se nesta rápida avaliação, AINDA COM O CLIENTE AO TELEFONE, você concluir que a execução tende a PASSAR DAS 18:00hs, CERTIFIQUE-SE com ele se haverá de fato alguém no destino, ou mesmo o local estará aberto após este horário para receber o serviço que será executado;

3) Caso ele confirme que haverá alguém para recebê-lo, ou mesmo que o local estará aberto, VERIFIQUE com o Cliente se o mesmo possuí o NÚMERO DE TELEFONE do destino e, ele fornecendo registre esta informação no campo ROTEIRO do chamado entre parênteses, para que se houver algum imprevisto ou algo do tipo, possamos contatá-los diretamente se for o caso;

4)  Mas INDEPENDENTEMENTE dele fornecer ou não o telefone do local de destino, você solicitará à ele os NÚMEROS DE TELEFONE (celular e fixo) DELE SOLICITANTE, para que em casos de imprevistos ou algo do tipo, possamos CONTATÁ-LO DIRETAMENTE e, passar-lhe o que estiver acontecendo no momento da ocorrência;

5) NÃO CONFIE nos números para contato que temos em nosso BANCO DE DADOS, pois estes dificilmente trazem o CONTATO DIRETO com o solicitante, pois quando muito trazem apenas o contato com a empresa onde ele trabalha, onde fatalmente APÓS AS 18:00hs NÃO O ENCONTRAREMOS MAIS;

6) Logo, INSISTA em obter o MÁXIMO POSSÍVEL  de informações das “duas pontas”, tanto do local de destino, como PRINCIPALMENTE DO SOLICITANTE, para que se houver algum imprevisto ou algo do tipo, possamos contatá-lo, sendo que, ele fornecendo registre esta informação no campo ROTEIRO do chamado entre parênteses

7) Por fim, AGRADEÇA ao solicitante  a compreensão em fornecer tais informações e, POSICIONE-O que todas estas precauções visam oferecer a ele SEGURANÇA de que diante de qualquer imprevisto, nós tenhamos condições de municiá-lo de INFORMAÇÕES NO MOMENTO DA OCORRÊNCIA, afim de que ele possa decidir o que deve ser feito a partir de então;  

 

Bem, talvez ao ler inicialmente este roteiro você pode achá-lo extenso ou mesmo complicado para decorá-lo, não é verdade?    Mas afirmamos que não é, pelo contrário, à medida que você for praticando ele fluirá naturalmente no seu diálogo com cada Cliente, ao passo que quando você perceber seu atendimento telefônico já terá terminado.

E o mais importante, agindo assim você e os demais envolvidos na operação poderão finalizar seu dia de trabalho, retornarem para os seus lares tranqüilos e conscientes de que se houver algum imprevisto, seu companheiro que dará andamento no caso até o término, dispõe no ROTEIRO do chamado de todas as informações necessárias para finalizá-lo de maneira positiva junto ao Cliente!

Um forte abraço e tenha um ótimo dia!

Obs.: Através do comentário confirme a leitura, identifique-se pelo nome e unidade de trabalho e, caso tenha dúvidas ou sugestão para os próximos procedimentos, fique a vontade para posicionar-se.

PARA PENSAR...


“Iniciativa é fazermos o que está certo sem ser preciso que alguém nos diga para realizarmos tal”(Victor Hugo) 

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

DA TEORIA A PRÁTICA: EXERCÍCIO 1

Bom dia!

Chegamos à última semana de Janeiro!    Quem achava que ela estava longe, que estávamos apenas no começo do ano, inclusive, muitos ainda estavam com as lembranças das festas de final de ano frescas na memória!     Pois bem, aí está, caminhamos para fechar o primeiro mês deste ano de 2010!    Surpreso?   Mas nós não, pelo contrário, já tínhamos e temos ciência de que não só este, mas como os próximos meses passarão tão rápidos que não se espante se daqui a pouco começarmos a falar de 2011!     

Tudo isso porque vivemos num mundo diferente de outrora, vivemos num mundo globalizado, onde o homem tem acesso muito rápido à informação, de maneira que ao fazer uso adequado dela ele evolui muito mais rápido.    Com isso, o que era novo ontem, torna-se velho hoje, o que será descoberta amanhã, tornar-se-á ultrapassado depois de amanhã.  Assim vai, é o ritmo de nosso século!

Logo, se você não quer tornar-se peça de museu, obsoleto, ultrapassado, compete à você acompanhar este ritmo!     Lhe compete a cada dia avaliar sua porção de conhecimentos (pessoais e profissionais), suas competências (pessoais e profissionais), concluindo se o que você aprendeu ontem é suficiente para trabalhar hoje, se principalmente servirá para mantê-lo amanhã aonde chegou ou mesmo levá-lo adiante depois de amanhã!

Para ajudá-lo nessa jornada sugerimos na semana passada que você fizesse uma “lição de casa”, preparando uma lista de suas atividades ou rotinas do dia-a-dia, afim de que de posse dela você pudesse ter um ponto de partida para seu processo evolutivo.   Com isso perguntamos você fez?    Não fez?  

Como não era obrigatório fazê-la, foi apenas uma “sugestão” e não uma “ordem”, não cobraremos quem não fez, pelo contrário, vamos no deter somente nos que se dispuseram a fazê-la.       Pois subentendemos que ao fazê-la significa que você não quer apenas fazer parte da história, mas sim escrever sua história em nossa empresa!

Muito bem, nossas sugestões a partir daí são as seguintes:

1) Analise sua lista de maneira criteriosa e identifique as atividades que você de fato “domina”, que faz muito bem, marcando-as com um “x” e, as que você até conhece, mas que no fundo no fundo você entende, mas “não domina”, marque-as com um “0”, para que você possa diferenciá-las das demais;

2) Caso você não consiga ser imparcial consigo mesmo ao fazer esta avaliação, sugerimos que procure o responsável pelo seu trabalho, peça ajuda à ele nesse sentido, solicite que o mesmo opine sobre seu desempenho na execução destas atividades relacionadas, afim de ajudá-lo neste apontamento;

3) Identificação feita, agora é hora de você arregaçar as mangas e trabalhar em cima das que foram identificadas com o “0”, tendo como objetivo convertê-las num “x”, ou seja, melhorando o seu desempenho primeiro nestas atividades, antes de se preocupar em adicionar novas em sua lista atual;

4) Depois de tornar sua lista uniforme, ou seja, de ter plena certeza de que todas a atividades nela relacionadas são as que você “domina”, foram convertidas num “x” de fato, aí sim, é momento de você buscar aumentá-la em quantidade e qualidade adicionando novos conhecimentos;

Como este exercício requer dedicação, requer tempo, vamos inicialmente parar por aqui, até porque a semana está só começando e os seus companheiros precisam de você ativo no dia de hoje, não é verdade?     Sendo assim, não vamos prendê-lo mais com este assunto, deixaremos  para retomá-lo ao longo da semana.      Por ora, se você está dentre os que fizeram sua “lição de casa”, bom exercício, boa prática, você colherá os benefícios desta ação, mas se você é dos que a desprezou, paciência, contudo, você também colherá pela sua falta de ação.

Um forte abraço e tenha um ótimo dia!

PARA PENSAR...


" É insano você fazer todos os dias a mesma coisa e esperar por resultados diferentes" (Albert Einstein)

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

DA PRÁTICA A PRÁTICA!


Bom dia!

Antes de dar continuidade ao tema que iniciamos ontem, queremos que você atente-se que hoje é sexta-feira, um dia que por si só tem histórico de ser “corrido” porque ele fecha a semana.   Porque tudo o que as pessoas (Clientes) tinham a semana inteira para fazer não fizeram, resolvem fazer num dia como hoje devido a proximidade com o fim de semana, onde elas não querem começar a próxima semana com uma pendência desta semana.

Sendo assim, é natural que nós sejamos mais acionados, pois nós somos o elo entre estas pessoas (Clientes) e a concretização de seus objetivos, no caso, cumprirem com suas obrigações ou tarefas até o fim do dia.

 Por que estamos falando sobre isso neste momento?      Para que você lembre-se disso nesta manhã e tenha consciência de que hoje mais do que nunca os seus instintos devem estar aguçados, a sua concentração mais ainda, porque o bom trabalho de seus companheiros passa pelas suas mãos e, conseqüentemente o sucesso de nossa empresa pelas mãos de todos vocês!

Por isso, entendemos ser melhor não ocupar o seu tempo ou sua mente com outro foco que não seja o dia de hoje.     Logo, deixaremos para segunda-feira a retomada do assunto iniciado ontem, onde com esta interrupção acabamos contribuindo com aqueles que não tiveram tempo para prepararem suas “lições de casa” e, oferecendo à aqueles que fizeram a possibilidade de repassarem no fim de semana.

Sendo assim, nos despedimos de você desejando-lhe um ótimo dia e, que você possa neste deixar a sua marca contribuindo de maneira decisiva para sucesso de todos!

Um forte abraço!

PARA PENSAR...


“A adversidade tem o efeito de despertar talentos que em circunstâncias prósperas teriam continuado adormecidos.” (Horácio)

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

DA TEORIA A PRÁTICA!


"Se você tem uma maçã e eu tenho uma maçã e nós trocamos essas maçãs, então eu e você ainda teremos uma maçã cada. Mas se você tiver uma idéia e eu tiver uma idéia e nós trocamos idéias, então cada um de nós terá duas idéias."(Bernard Shaw)

 

Bom dia!

 

O pensamento acima retrata na medida exata o que você tem que fazer para sair da teoria a prática.    É simples, ele mostra que para existir evolução deve haver uma constante troca de conhecimentos, de experiência, de idéias, enfim, você não pode achar que isolado no “seu mundo” as mudanças acontecerão por si só!   Não!   Se você continuar pensando assim você não sairá do lugar onde está atualmente e muito menos evoluirá como pessoa!

 

Ou seja, você deve ter a preocupação de multiplicar o seu conhecimento!     Quer saber como?   Não se conformando com o que você aprendeu até aqui, mas deve ter aquela impaciência que as pessoas vitoriosas têm, de ser curiosa no bom sentido, de não esperar que o “novo” chegue até suas mãos, mas sim ir atrás do “novo” arrancando-o das mãos de quem o detém.

 

Ainda não estar entendendo?    Vamos lá, tentaremos ser mais claros usando para este caso a prática.   Faz assim, hoje à noite quando você chegar em sua casa, depois que tomar o seu banho, fazer a sua refeição, conversar com seu familiares, enfim, cumprir a sua rotina familiar, vá para o seu “cantinho” (aquele que você usa quando quer ficar sozinho, sabe?) e pegue algumas folhas de papel, uma caneta e faça o que iremos te dizer a seguir.

 

Vamos lá:

 

a) Numa ou mais folhas liste todas as atividades ou rotinas de seu dia-a-dia na empresa, puxe pela memória tudo o que você faz desde o princípio do dia, mas detenha-se somente naquelas que são executadas diretamente por você, contudo, preocupe-se também de que nesta listagem estejam só as que executa com precisão;

 

b) Caso você não consiga lembrar-se de todas as suas atividades ou rotinas, não tem problema, você pode gastar mais alguns dias para reunir estas informações, de repente você pode levar estas folhas para o trabalho e enquanto você trabalha vai anotando cada uma delas, mas o importante é você não deixar de fazer isso o quanto antes;

 

d) Feito isso, agora você tem uma ferramenta poderosíssima em suas mãos, que é a quantidade de conhecimento (experiência) que você detém, onde dependendo de sua habilidade para negociar, você poderá mantê-lo na quantidade que está ou aumentá-lo gradativamente, pois o seu companheiro do lado está preparando ou já preparou uma semelhante e, deve estar ávido para também aumentar a porção de conhecimento dele;

 

 

Pronto, com essa “lição de casa” executada você já tem a condições de sair da teoria a prática e principalmente, aplicando em seu universo profissional o que você leu acima e que deve ter achado muito bacana, muito bonito, muito inspirador, contudo,  achar todo mundo acha, mas agir é somente poucos e a condição de ser um destes está neste momento em suas mãos!     

 

Bem, para não nos estendermos muito vamos parar por aqui, amanhã voltamos para lhe mostrar o que fazer com esta lista que está em suas mãos, ou melhor, acreditamos estará em suas, não é verdade?   

 

Enfim, lhe diremos como proceder de maneira que não traga transtornos para você, para nossa rotina diária nos setores ou mesmo unidades onde trabalha, pois podemos até imaginar a preocupação dos coordenadores ao terminarem de ler está mensagem, devem achar que ficamos malucos!   Mas não ficamos, fiquem tranqüilos, mostraremos o melhor caminho para esta experiência.

 

Um forte abraço e tenham um ótimo dia!

PARA PENSAR...


"As idéias não colocadas em prática inibem nosso desenvolvimento, que se definha aos poucos nos levando á inércia do comodismo, pela decepção da não concepção."( Ivan Teorilang )

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

BALÃO DE AR OU SER VIVO?


Bom dia!

Estávamos refletindo sobre tudo o que temos transmitido à você recentemente, desde não parar do tempo, de não se satisfazer com o pouco que conhece, de disciplina, de persistência, de evolução, etc, etc e etc, enfim, de assuntos que sempre convergem para a mesma definição, a de que deve existir ação e atitude para trazer a existência o que existe apenas no campo dos seus sonhos, correto?

Mas se ficarmos nós desse lado apenas falando, falando e falando e você do seu lado apenas ouvindo, ouvindo e ouvindo (ou lendo), mas não colocando absolutamente nada em prática no seu dia-a-dia, não experimentando nenhuma das “receitas” que temos lhe passado não vai adiantar nada!   

Você se assemelhará aquele balão os balonistas enchem de ar quente e colocam para voar, alguns atingem alturas consideráveis, mas basta ter um pequeno furo que começa a perde o ar que o mantém, vai perdendo altura, vai caindo, vai caindo, de repente está no chão murcho e sem utilidade nenhuma.   Uns poucos são até passíveis de um ou dois remendos e podem ser reaproveitados, mas em sua maioria já na queda se despedaçam e não servem para mais nada.     Por que?    Porque no se interior não existe nada, não há nada consistente, a não ser o ar quente, algo que num primeiro o faz crescer e subir, mas basta um pequeno furo que ele vai embora e não volta mais, restando ao balão retornar de onde saiu, o chão.

Ou seja, não basta só ficar ouvindo (ou lendo) e concordando, não, isso não!    Você tem que ouvir (ou ler), tomar nota, refletir, depois dizer consigo mesmo: “poxa, até agora eu não sabia disso, bom, já que agora eu aprendi, não custa nada tentar, o máximo que vai acontecer é não dar certo e eu continuar jeito que estou, ou seja, não altera nada em minha vida ou, quem sabe dá certo, funciona mesmo, eu aprendo algo novo e me torno hoje melhor que ontem, quando não nada disso!”

Enfim, não deixe que sua vida profissional seja assim, semelhante a um balão de ar, que num primeiro momento até incha com a avalanche de informações, chega até apresentar uma reação positiva (ar) num primeiro momento, esboça uma ou outra ação (sobe), mas ao chegar à primeira dificuldade ou problema (furo), desanima (começa a cair) e se entrega a rotina novamente (chega ao chão) como se nada tivesse acontecido...

Pense nisso, reflita a respeito, será você um balão de ar?    Não nos responda, guarde a resposta contigo, porque se você quiser amanhã vamos lhe ensinar a sair da teoria para a prática, isso é claro, se você quiser sair do chão!

Um forte abraço e tenha um ótimo dia!

 

PARA PENSAR...


"É impossível para um homem aprender e praticar aquilo que ele acha que já sabe."(Epiteto)

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

"TODA EVOLUÇÃO ESTÁ POR TRÁS DO ESTUDO, DO PERFECCIONISMO, DE VOCÊ NÃO ACHAR QUE O BOM É SUFICIENTE E IR EM BUSCA DO ÓTIMO".(Roberto Justus)


Bom dia!

Quando falamos ontem sobre não parar para não ficar para trás”, isso não significa dizer que você deve ficar de um lado para outro como “barata tonta”, se movimentando fisicamente fazendo somente o trabalho braçal pra lá e para cá, só para dizer que está fazendo alguma coisa, não é nada disso!

Pelo contrário, quem age assim engana-se a si mesmo, porque se acha que consegue enganar alguém está redondamente enganada, pois mais cedo ou mais tarde a máscara caí!   E quando isso acontece o tombo é grande, muito grande, ainda mais se ao fingir ela conseguiu subir alguns degraus, pronto, o desastre está programado, o desmoronamento acontecerá a vítima fatal será ela mesma.

O “não parar” a que nos referimos tem a ver com não parar de existir em você o “trabalho mental’, ou seja, a sua mente tem que sempre estar em processo de ebulição, sempre fervendo (no bom sentido) de idéias para criar algo novo, aperfeiçoar o que já existe, reduzir o tempo gasto em uma tarefa, etc, etc.

Para isso, você deve ser verdadeiro, autêntico, coerente, realista, ou seja, ter os pés no chão para entender que sempre há o que melhorar, sempre há o que aprender, nunca é demais o pouco que você já sabe, você precisa de mais, de muito mais, só agindo assim e pensando assim é que você progride no âmbito pessoal e profissional.

Logo, a frase acima se encaixa perfeitamente neste estado de espírito, pois ela nos mostra que:

para existir EVOLUÇÃO (crescimento, desenvolvimento pessoal e profissional), deve haver ESTUDO (auto-avaliação, conhecimento de si próprio de seu trabalho), deve-se buscar o PERFECCIONISMO (busca incessante em tornar-se uma pessoa melhor e de executar cada vez melhor o que você já conhece), NÃO ACHAR QUE É BOM ( ou seja, humildade para saber que nunca se é bom demais ou que sabe demais) e IR EM BUSCA DO ÓTIMO (que nada mais é do espelhar-se naqueles que venceram e vencem no âmbito pessoal e profissional e querer um dia superá-los!).

Pratique isso e colha os resultados desta decisão.

Um forte abraço e tenha um ótimo dia!

PARA ISSO...


A única coisa que limita nossas conquistas é o pensamento de que não podemos conquistar. Realmente não é novidade para ninguém que as pessoas que dizem que podem, podem, e as que dizem que não podem, não podem.

Um homem diz: “Acho que sempre serei um batalhador”. Aí, ele pára de aprender, ignora as oportunidades, não trabalha até mais tarde, não economiza e não tenta porque “não adianta mesmo….”. Dito e feito! Sua profecia se torna verdadeira e ele nunca vence na vida.

Já outro homem diz: “Eu vou vencer, e farei o que for preciso para isso. Trabalharei tanto quanto for necessário; aprenderei tudo que puder e serei tão diferente quanto precisar ser. Eu posso!”. E o homem consegue!

Vale a pena lembrar que há lucros em ambos os casos. O primeiro indivíduo consegue evitar a responsabilidade. Ele sempre pode dizer: “É tudo tão difícil! Faça isso por mim”. Ele foge da oportunidade de exercitar a disciplina pessoal que geraria seu sucesso. E pode até conquistar alguma simpatia, afinal, bancar o bobo e incapaz pode ser muito proveitoso e conveniente. Já os frutos colhidos pelo segundo indivíduo são mais evidentes. Ele alcança seu objetivo. Portanto, vamos reconhecer que há vantagens em ambos os casos.

Em poucas palavras: Somos responsáveis pelas limitações que impomos a nós mesmos. Jogar fora os rótulos que colocamos em nós é o primeiro passo para ter uma vida melhor.

(texto de Andrew Matthews no livro “Seja Feliz”)

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

“TUDO MUDA O TEMPO TODO E FICAR PARADO JÁ É UM GRANDE PASSO PARA FICAR PARA TRÁS.”


Bom dia!

Queremos que você comece esta semana com esta frase norteando seus pensamentos, de maneira que toda vez que a sua mente estiver vazia, sem estar ocupada na execução de alguma tarefa ou na resolução de algum problema, que seja esta frase que você traga para preenchê-la nestes momentos.

Porque esta frase mostra como encaramos este ano de 2010 e como pretendemos conduzir nossa empresa ao longo dele.     Ou seja, não pretendemos ficar parados comemorando as vitórias alcançadas até aqui e muito menos as que estão por vir!       Não relaxaremos com os elogios quando acontecerem, pelo contrário, buscaremos ser dignos destes aperfeiçoando-nos a cada dia!

Se porventura durante esta jornada acontecer derrotas, nós não esperamos por elas, mas se vierem aprenderemos com as mesmas e, criaremos antídotos para combatê-las!       Quando as críticas vierem seremos maduros para aceitá-las, praticaremos a humildade para enxergar onde erramos e corrigiremos estes o mais rápido possível!

Logo, traga para a sua vida também este espírito, viva-o intensamente tanto no âmbito profissional como no pessoal, adote este preceito para tudo o que você fizer, pois agindo assim existirá uma sintonia de “espíritos” muito forte entre você e nossa empresa, fazendo um 2010 vitorioso para ambos!

Enfim, reflita sobre isso, reflita sobre a frase acima, deixa-a preencher sua mente quando vazia.

Um forte abraço e tenha um ótimo dia!

E SE AINDA TIVER DÚVIDAS...


Na vida as coisas, às vezes, andam muito devagar. Mas é importante não parar. Mesmo um pequeno avanço na direção certa já é um progresso, e qualquer um pode fazer um pequeno progresso.

Se você não conseguir fazer uma coisa grandiosa hoje, faça alguma coisa pequena.

Pequenos riachos acabam convertendo-se em grandes rios.

Continue andando e fazendo.

O que parecia fora de alcance esta manhã vai parecer um pouco mais próximo amanhã ao anoitecer se você continuar movendo-se para frente.

A cada momento intenso e apaixonado que você dedica a seu objetivo, um pouquinho mais você se aproxima dele.

Se você pára completamente é muito mais difícil começar tudo de novo.

Então continue andando e fazendo. Não desperdice a base que você já construiu. Existe alguma coisa que você pode fazer agora mesmo, hoje, neste exato instante.

Pode não ser muito mas vai mantê-lo no jogo.

Vá rápido quando puder. Vá devagar quando for obrigado.

Mas, seja, lá o que for, continue. O importante é não parar!!!

Autor desconhecido

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

FINAL FELIZ OU FINAL TRISTE? VOCÊ É QUEM ESCREVERÁ..


Bom dia!

Lá se vai a segunda semana útil deste ano, o tempo vai passando, vai passando, quando menos você se der conta o mês de Janeiro já foi!   Acabou!   Sumiu!  Virou história!

Mas é justamente aí que mora o perigo, quando ele for embora, virar história, que tipo de história ele vai virar na sua vida?

 Uma daquelas histórias com final feliz, onde tudo se encaixa perfeitamente, cada cena, cada momento, cada ação, cada gesto, enfim, daquelas que só lembrá-la as lágrimas de alegria inundam os olhos, hein, é uma assim?  

Ou será uma história com final triste, amargo, pesado, daqueles que você até chora toda vez que lembra, mas não chora de alegria e sim de raiva, de desapontamento, de tristeza, de decepção, contudo, não para com as pessoas, mas consigo mesmo, por não ter aproveitado cada oportunidade que passou diante de seus olhos, hein, seria esse?

Que bom que nós só estamos no meio do mês, não é verdade?    Pois você ainda tem todo o restante dele para escrever a sua história, do jeito que você quer, da maneira que você sonha, com o final que você deseja, não com um fim triste, mas com um fim digno de alguém que agarra suas oportunidades com unhas e dentes!   

Para isso basta você arregaçar as mangas da camisa, determinar qual o seu “foco”, traçar sua estratégia de guerra e ir a luta!   

Batalhe pelo que você quer, se esmere no que lhe derem para fazer, aprimore aquilo que você já sabe, aprenda o que não sabe, pergunte quando não souber, questione o porquê deve ser assim ou assando, instiga as pessoas a confiarem em você, enfim, FAÇA DIFERENTE, ou melhor, SEJA DIFERENTE!

Quem sabe quando chegar Fevereiro e você olhar para trás, poderá reler belas páginas de sua história neste mês Janeiro, que lhe encherão de alegria e força para escrever um Fevereiro ainda melhor!

Sendo assim, não perca mais tempo, comece hoje, agora, já, pois o relógio está correndo daqui a pouco o dia termina e você nem percebeu!

Ah, caso discorde, fique tranqüilo, você também terá o seu final, pois o oposto também se aplica no final...

 

Um forte abraço e tenha um ótimo dia!

PARA PENSAR...


“Vencer não é competir com o outro. É derrotar seus inimigos interiores.” (Roberto Shinyashiki)

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

PAUSA PARA REFLEXÃO...


“Talento” não significa necessariamente pintar obras-primas. Cuidar das pessoas é um talento. Ensinar é um talento. Fazer com que os outros se sintam bem-vindos é um talento. Administrar é um talento. Ser pai ou mãe é um talento.

Com muita freqüência nos subestimamos às nossas aptidões. O ceramista diz: “quem me dera ser músico; aí, sim valeria a pena…”. O pianista, por sua vez afirma: “se eu soubesse fazer coisas com as mãos…”. Não compare as suas habilidades com as dos outros. Faça o que você sabe fazer. Aceite o talento que tem. A realização vem do desenvolvimento dos seus dons, não de desejar os alheios…

Se Deus lhe deu o dom de trabalhar em uma escola maternal, porque você há de querer ser banqueira e passar a vida mastigando cifras? Dê um pouco de crédito a Ele! Se você é capaz de imaginar quais são os seus dons, Ele também é.

Outra coisa que noto: a maioria das pessoas que dizem que não têm talento não tentou muita coisa. Antes de mais nada, o talento pode ser útil, mas não é tudo! Quando se fala do sucesso de alguém – seja em que área for – quase sempre há uma referência ao seu “extraordinário” talento. Mas, quando essa pessoa fala de seu sucesso, menciona o quanto trabalhou para chegar lá. Ela sabe que o que a diferencia de milhares de outras pessoas é a sua atitude e o seu esforço.

Pessoas passivas e negligentes dão muita ênfase ao talento. Para elas, o talento ou a falta dele é uma desculpa excelente para não fazer nada.

Se há uma importante qualidade comum aos grandes artistas, cientistas, estrelas do esporte, humanistas, empresários bem-sucedidos, não é o talento: é o foco. Uma vez que você saiba o que quer, concentre-se nisso! Ninguém consegue fazer tudo. Você não pode salvar as baleias, curar os enfermos e proteger a camada de ozônio – tudo ao mesmo tempo. Deixe algumas tarefas para o resto da humanidade.

(texto de Andrew Matthews no livro “Siga seu Coração”)

 

Tenha um ótimo dia!

PARA PENSAR...


“De vez em quando você tem que fazer uma pausa e visitar a si mesmo.”(Audrey Giorgi)

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

FOCO...DEFINA O SEU!

Bom dia!

“Foco”, “foco”, “foco”, palavra muita comentada nos últimos dias, não é verdade?  Inclusive, se você olhar no dia de ontem há até uma explanação sobre o significado dela com uma pequena metáfora que mostra a importância de tê-lo no dia-a-dia.

Pois bem, uma vez que você sabe o que é foco (caso não saiba sugiro olhar no dia de ontem!), hoje vamos mostrar um exemplo prático, ou melhor, um não, mas dois exemplos práticos do que é ter “foco”, “concentrar-se” nele, definir o alvo e perseguir o resultado.

Projetamos para este ano um ano de mudanças, aonde vamos nos reinventar, mudar para melhor, aperfeiçoar nossos processos, corrigir os pontos falhos, explorar novas possibilidades, enfim, definitivamente realizar um ano de mudanças significativas!

Para isso traçamos metas audaciosas, as quais trabalharemos muito na realização, dentre elas destacaremos duas que iniciamos nesta semana e que acreditamos seguramente no sucesso de ambas.

Segue:

a) Intensificar o aproveitamento do talento interno;

A partir de hoje, dia 13/01, oficialmente o funcionário Leonardo Melo (ex-integrante da equipe Operacional da Vila Olímpia) passará a integrar a Área Comercial de nossa empresa. Pretendemos com isso aproveitar a capacidade profissional que ele possui, a experiência acumulada nestes anos de empresa e de setor Operacional, para somar com os profissionais que lá estão e tornar ainda mais forte nossa equipe Comercial!

Parabéns Leonardo, boa sorte, todos confiamos em você!

 

b) Prospectar de novas possibilidades de negócios;

Desde o último dia 11/01 o funcionário Wagner Souza (integrante da equipe Operacional do Ipiranga) iniciou um trabalho de prospecção na região Mogi/Suzano/Itaquá e adjacências, para captar informações sobre o potencial de mercado, para quem sabe no futuro de repente termos um novo “braço” de nossa empresa por lá.

Detalhe, a julgar pelo resultado destes dois primeiros dias de trabalho as perspectivas são muito animadoras!   Mas enfim, deixemos ele trabalhar, sem afobação, sem atropelos, com os pés no chão, devagar e sempre, pois se tiver que ser será!

Parabéns Wagner, boa sorte, todos também confiamos em você!

Enfim, estes são apenas dois exemplos de “focos” que definimos para este ano, os quais trazemos a seu conhecimento para que você “ajuste o seu foco” com o de nossa empresa, afim de também ser parte de outros “focos” que temos para este ano que está só começando!

Quer dizer, acreditamos que você tenha interesse, não têm?    E aí, têm ou não têm?

Um forte abraço e tenha um ótimo dia!