sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

E PARA FECHAR A SEMANA...

BONS AMIGOS

Na estrada de minha casa há um pasto. Dois cavalos vivem lá.

De longe, parecem cavalos como os outros cavalos, mas, quando se olha bem, percebe-se que um deles é cego. Contudo, o dono não se desfez dele e arrumou-lhe um amigo - um cavalo mais jovem. Isso já é de admirar.

Se você ficar observando, ouvirá um sino. Procurando de onde vem o som, você verá que há um pequeno sino no pescoço do cavalo menor.

Assim, o cavalo cego sabe onde está seu companheiro e vai até ele.

Ambos passam os dias comendo e no final do dia o cavalo cego segue o companheiro até o estábulo.

E você percebe que o cavalo com o sino está sempre olhando se o outro o acompanha e, às vezes, pára para que o outro possa alcançá-lo.

E o cavalo cego guia-se pelo som do sino, confiante que o outro o está levando para o caminho certo.

Como o dono desses dois cavalos, Deus não se desfaz de nós só porque não somos perfeitos, ou porque temos problemas ou desafios. Ele cuida de nós e faz com que outras pessoas venham em nosso auxílio quando precisamos.

Algumas vezes somos o cavalo cego guiado pelo som do sino daqueles que Deus coloca em nossas vidas. Outras vezes, somos o cavalo que guia, ajudando outros a encontrar seu caminho.

E assim são os bons amigos. Você não precisa vê-los, mas eles estão lá.

Por favor, ouça o meu sino. Eu também ouvirei o seu.



PARA PENSAR...


"Não existe esta coisa de homem 'feito por si mesmo'. Somos formados por milhares de outros. Cada pessoa que alguma vez tenha feito um gesto bom por nós, ou dito uma palavra de encorajamento para nós, entrou na formação do nosso caráter e nossos pensamentos, tanto quanto do nosso sucesso." (George Matthew Adams)

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

PAUSA PARA APRENDER...

Sua atitude determina sua altitude

 

*Por Evaldo Costa

 

Você costuma pensar nas coisas que você tem feito na vida e pela vida? Costuma parar para saber se o caminho que você está trilhando é o que gostaria de seguir? Costuma se perguntar se a sua atitude de hoje está te levando para mais próximo do ponto de chegada? Percebo, ao longo de minha vida, o quanto é surpreendente e fácil ser pego pela ilusão das nossas atividades, da nossa pressa, da correria do cotidiano, das tarefas inadiáveis, intolerância, arrogância, prepotência, exigência, impaciência, trabalho árduo de cada dia para subir a escada do TER mais sucesso, dinheiro, patrimônio, riqueza, e por aí vai.

 

Não vejo nada de errado nisso desde que, é claro, que você aja com consciência, competência, benevolência, sabedoria, etc. O que assusta é a gente descobrir que passamos boa parte de nossas vidas se preocupando com o TER, sem dar a devida importância ao SER. Recentemente, ao terminar um seminário, fui procurado por um jovem de uns trinta anos. Em poucos minutos ele me contou sobre a sua trajetória profissional. Ele disse-me que antes dos vinte anos de idade abriu uma empresa e que de lá para cá ela não parou de crescer.

 

O jovem me relatou que quando tiver concluído a obra de uma filial as coisas ficarão melhores ainda. Disse-me também que se tivesse um sócio ou executivo bem preparado para ajudá-lo estaria lucrando mais. E, finalmente, ressaltou que se tivesse mais dinheiro o seu negócio certamente seria mais próspero. Fiquei pensando nas várias investidas que aquele rapaz empreendedor me contou. Pude perceber que quase tudo que ele me disse referia-se a TER e muito pouco a SER. A partir daí, comecei a ficar mais atento com as pessoas que conversam comigo sobre vida, negócios, família, lazer etc.

 

Uma pessoa no velório do amigo muito rico pergunta ao colega ao seu lado: "quanto ele deixou?" Ao que o outro respondeu: "ele deixou tudo".

 

A conclusão que chego é que as pessoas passam boa parte da vida em busca do TER, algo do tipo:

 

Se eu tivesse mais tempo...;

 

Se eu tivesse mais dinheiro...;

 

Se eu tivesse um carro...;

 

Se eu tivesse uma casa nova...;

 

Se eu tivesse um verdadeiro amigo...;

 

Se eu tivesse uma formação melhor...;

 

Se eu tivesse um chefe mais companheiro...;

 

Se eu tivesse uma nova oportunidade...;

 

Se eu tivesse como tirar férias... etc.

 

É impressionante como esquecemos da importância do SER para TER o que queremos. Imagine se ao invés de ficar lamentando a falta do TER a pessoa adotasse uma postura proativa em prol do SER. Daí, tomando por base os exemplos acima evidenciados, ela poderia mudar a estrutura de seu pensamento, passando a refletir de acordo com as novas formulações a seguir:

 

Se eu for mais organizado com relação ao tempo que disponho...

 

Se eu for mais estudioso poderei no futuro conseguir uma colocação melhor;

 

Se eu for morar mais próximo do meu trabalho talvez não precise de carro;

 

Se eu for mais cuidadoso com meus gastos pessoais talvez consiga trocar a minha casa atual por uma nova;

 

Se eu for mais atencioso com as minhas amizades...

 

Se eu for mais dedicado e disciplinado nos estudos...

 

Se eu for mais compreensivo, tolerante e proativo talvez possa melhorar o relacionamento com o meu chefe;

 

Se eu for mais persistente, atencioso e participativo talvez surja uma nova oportunidade;

 

Se eu for menos centralizador e confiar mais nas pessoas talvez seja possível tirar uns dias de férias com a família.


Tenho testemunhado muitos exemplos de pessoas que passaram boa parte da vida buscando o TER sem se darem conta de que, muitas vezes, o SER é o caminho mais curto e seguro para se TER o que deseja. Sair por ai como um trator de esteira abrindo caminho na marra, sem planejamento, cuidados adequados, respeito ao próximo causando mágoas e ressentimentos pode ser igual ao carpinteiro que sobrecarregado com seus apetrechos de trabalho sua a camisa para alcançar o último degrau de uma enorme escada só para constatar que a apoiou na parede errada.

 

Será que não seríamos pessoas melhores e mais felizes se nos preocupássemos mais com o SER do que com o TER?

 

Muitas vezes, o SER é o caminho mais curto e seguro para se TER o que deseja e isto vale para a vida profissional também.

 

*Evaldo Costa é Escritor, Professor, Consultor e Conferencista.


Um forte abraço e tenha um ótimo dia!

PARA PENSAR...


"O que existe atrás de nós e o que existe à nossa frente são problemas menores, se comparado com o que existe dentro de nós." (Oliver W. Holmes)

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

PAUSA PARA REFLEXÃO...


O IDIOTA E A MOEDA

 

Conta-se que numa cidade do interior um grupo de pessoas se divertia com o idiota da aldeia. Um pobre coitado, de pouca inteligência, vivia de pequenos biscates e esmolas.

 

 

Diariamente eles chamavam o idiota ao bar onde se reuniam e ofereciam a ele a escolha entre duas moedas: uma grande de 400 REIS e outra menor, de 2.000 REIS. Ele sempre escolhia a maior e menos valiosa, o que era motivo de risos para todos.

 

 

Certo dia, um dos membros do grupo chamou-o e lhe perguntou se ainda não havia percebido que a moeda maior valia menos.

 

 

- Eu sei, respondeu o tolo assim. "Ela vale cinco vezes menos, mas no dia que eu escolher a outra, a brincadeira acaba e não vou mais ganhar minha moeda."

 

 

Pode-se tirar várias conclusões dessa pequena narrativa.

 

 

A primeira: Quem parece idiota, nem sempre é.

A segunda: Quais eram os verdadeiros idiotas da história?

A terceira: Se você for ganancioso, acaba estragando sua fonte de renda.

 

 

Mas a conclusão mais interessante é: A percepção de que podemos estar bem, mesmo quando os outros não têm uma boa opinião a nosso respeito.

 

 

Portanto, o que importa não é o que pensam de nós, mas sim, quem realmente somos.

 

 

"O MAIOR PRAZER DE UM HOMEM INTELIGENTE É BANCAR O IDIOTA DIANTE DE UM IDIOTA QUE BANCA O INTELIGENTE".

 

Bom dia!

 

Essa é para todos os que se acham auto-suficientes, que acreditam poder chegar a algum lugar sem a participação de outras pessoas, seja ensinando-as, corrigindo-as, ou mesmo mostrando aquilo que elas não enxergam, ou seja, colaborando de alguma maneira em sua jornada profissional.     


Estes quando agem com esta soberba, subestimando a capacidade da pessoas que os cercam, eles são quem acabam de fato fazendo o papel de idiotas!     Porque ao desprezarem o conhecimento ou vivência dos que os cercam, desperdiçam um tesouro incalculável, que é a a capacidade de aprender com o próximo, mesmo que este seja um superior, igual ou subordinado profissionalmente.

 

Por isso, não permita que tal arrogância invada o seu pensamento e tome o seu coração de assalto, pelo contrário, lute com todas as suas forças contra isso!    Porque quando você permitir que isso aconteça, fatalmente a ruína e a vergonha farão parte de sua jornada.  Pense nisso.

 

Um forte abraço e tenha um ótimo dia!

 

PARA PENSAR...


"O orgulho divide os homens, a humildade une-os."(Henri Lacordaire)

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

CONCORRÊNCIA...

Bom dia.

Ontem falamos sobre mudanças, tanto as que acontecem com o nosso consentimento e participação, quanto as que acontecem independente de consentirmos e participarmos, afinal,  assim é a vida, ela segue o seu curso normal independente de nós.

Um dos grandes responsáveis por mudanças iniciadas por nós são nossos concorrentes.  Quando falamos concorrentes, no âmbito empresa nos referimos as demais empresas do segmento que competem conosco, já no seu caso, concorrentes são todos aqueles que reúnem condições profissionais de superá-lo no desempenho de suas funções.

Sendo assim, dividimos com vocês um texto interessante que chega até ser engraçado, mas que ao mesmo tempo possuí verdades profundas, que se consideradas e aplicadas em nosso atendimento aos Clientes no dia-a-dia, somadas as suas atitudes individuais, levarão a empresa e você a alcançarem posições de destaque em seus universos.

Segue:

A BÊNÇÃO AOS MEUS CONCORRENTES


Benditos sejam os meus concorrentes! Benditos sejam, pois me fazem acordar cedo e me esforçar mais ao longo de cada dia.

Benditos sejam meus concorrentes, que me despertam para não perder tempo com coisas vãs, que não agregam valor algum. É por causa deles que me imponho a necessidade de ser cortês, educado e atencioso com meus clientes, seja em momentos bons ou ruins.

Benditos sejam meus concorrentes, pois me lembram diariamente que hoje tenho que ser melhor do que fui ontem, e amanhã terei de melhorar mais ainda. Benditos sejam eles, porque me fazem fugir da preguiça e da acomodação;  por eles me proíbo de ser descuidado com o meu linguajar e até com minha apresentação pessoal.

Benditos sejam meus concorrentes por me mostrarem que ao menor erro que eu cometer, eles estarão lá para ocupar o meu espaço e a minha fatia de mercado conquistada a duras penas.

Benditos sejam meus concorrentes por provocarem em mim a rejeição a ser retrógrado, saudosista ou demagogo; por não perderem uma única oportunidade de divulgar aos quatro ventos meus defeitos e falhas, e nunca proclamarem meus acertos e virtudes.

Benditos sejam os meus concorrentes por me fazerem  entender que meu  horário de trabalho não é determinado pelo relógio, mas pela disponibilidade do cliente –  este cliente que insiste em me alertar que não importa quais sejam os meus problemas, ele exige ser único e especial cada vez que me procura; este cliente que não me deixa esquecer de que posso perder tudo o que conquistei duramente só por ignorar a sua voz, os seus desejos e aspirações, e que anos de bom trabalho se transformarão em ruína e pó em poucos dias em conseqüência disso.

Bendito sejam os meus concorrentes que me ensinam que o meu sucesso é determinado pela qualidade das pessoas que me cercam, e que eles são, antes de tudo, seres humanos, e depois meus empregados. Estes concorrentes que me fazem ter necessidade de ser humilde e atencioso com meu pessoal, para que eles se sintam parte de algo que estamos construindo tijolo por tijolo ... juntos, todos juntos.

Bendito sejam os meus concorrentes que me fazem ver através dos meus erros que cada cliente é um homem ou mulher, um ser humano individual,  e não um número ou uma quantia monetária a ser extraída por todos os meios. São eles que me fazem compreender que ser honesto e responsável é uma obrigação, e não um favor que tenha algum mérito a quem quer que seja.

Benditos sejam os meus concorrentes por despertarem em mim a necessidade de estudar mais, de ler mais, de buscar e aplicar novos conhecimentos, de reduzir as falhas e deixar de ser amador.

Benditos sejam meus concorrentes, por me mostrarem que toda a minha experiência e vivência em negócios não são suficientes para me diferenciar aos olhos do cliente, e que sempre há muito a ser conquistado.

Benditos sejam meus concorrentes que me inspiram a converter meu dia em algo útil e produtivo para mim, para a minha família e para todos aqueles que comigo estão.

Amén.

 

Um forte abraço e tenha um ótimo dia!

 

PARA PENSAR...


“Aquele que for o primeiro em campo e esperar a chegada do inimigo, estará pronto para a luta e mais próximo da vitória.”(Sun-Tzu)

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

MUDANÇAS...

Bom dia!  

 

Começamos uma nova semana, a última deste mês de Fevereiro. Com ela reiniciamos a batalha diária de superar-nos, de produzir resultados melhores que os produzidos até ontem, pois a vida é assim, um processo constante de evolução, não existe estagnação.

 

Por falar nisso, hoje trazemos um texto interessante para sua leitura e reflexão, cuja a mensagem inspira sobre esta busca incessante por superação.    Caso você não consiga lê-la agora, não tem problema, mas faça um esforço para fazê-lo em algum momento, temos certeza que valerá a pena.

 

Um forte abraço e tenha um ótimo dia!

 

Segue:

 

Sucesso, reconhecimento, fama, glória. Muitos de nós lutamos por motivos assim.

 

Mas não se constrói um bom nome da noite para o dia. É preciso trabalhar muito. Ainda que haja tropeços e quedas, é preciso superar os obstáculos. É preciso ter motivação, perseverar, insistir… A vida é uma sucessão de batalhas.

 

Emprego, família, amigos: Todos nós temos um status atual e temos também expectativas com relação ao futuro.

 

No entanto, as reviravoltas do destino nos surpreendem. Nem sempre dá para se fazer só o que gostamos. Mas aquele que gosta do que faz e sente orgulho em fazer o melhor, a cada dia vai mais longe.

 

Há momentos de calmaria… E há momentos agitados, decisivos, em que a boa intenção não basta. É quando a vida nos cobra coragem, arrojo, criatividade e um inabalável espírito de luta.

 

A verdade é que os problemas e os reveses ocorrem com maior freqüência do que gostaríamos. Os tempos mudam. Surgem desafios e novos objetivos. Os guerreiros olham nos olhos do futuro. Sem medo e sem arrogância, mas com a confiança de quem está pronto para o combate.

 

Viver é também estar preparado as situações difíceis. O modo como encaramos as dificuldades é que faz a diferença.

 

As vezes nos perguntamos:

- Como enfrentar as mudanças radicais que se apresentam diante de nós?

- Como atuar num novo cenário onde coisas que fazíamos tão bem precisam ser reaprendidas?

- Como lutar sem deixar para trás valores fundamentais ? E mais :

-  Como saber a medida exata a ser tomada no momento certo ?

 

O incrível é que justamente diante de situações adversas muitos redescobrem o que tem de melhor.

 

A ética, a amizade, a capacidade de criar novas estratégias, fundamentadas na experiência, o talento para promover alianças positivas, o espírito de liderança, a consciência da força que reside no verdadeiro trabalho em equipe. Tudo isso aflora quando as circunstancias exigem, quando se sabe que existe um objetivo maior a ser alcançado.

 

Claro que não é fácil abandonar hábitos, costumes… Não é fácil adaptar-se aos novos meios, ou usar recursos aos quais não estávamos familiarizados.

 

Mas todo guerreiro sabe que pessimismo e insegurança nessa hora só atrapalham; ainda que a ameaça venha de vários lados, com agilidade, força e determinação podemos alcançar o resultado.

 

A combinação de energia e inteligência, assim como o equilíbrio entre a razão e a emoção são fundamentais para o sucesso. É uma sensação extremamente agradável chegar ao fim de uma etapa com a consciência do dever cumprido. E obter a consagração, o respeito de todos, o reconhecimento dos colegas, a admiração das pessoas que amamos…

 

Ouvir o próprio nome com orgulho. Aquele orgulho de quem viu nos obstáculos a oportunidade de crescer. Orgulho de quem soube enfrentar as turbulências da vida e crescer.

 

Orgulho de ser um vencedor que não abriu mão dos seus valores fundamentais:

 

EXCELÊNCIA, ÉTICA, CRIATIVIDADE, COMPROMETIMENTO, RESPONSABILIDADE e RESPEITO.

 

Por  Mônica Mussi (Diretora da MUSSI CONSULTORES - Psicóloga formada pela PUC-SP, pós-graduada em Administração de Recursos Humanos, MBA Executivo - PDG (Programa de Desenvolvimento Gerencial - atual IBMEC).

PARA PENSAR...


"Mudança é o processo no qual o futuro invade nossas vidas."(Alvin Toffler)

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

FECHANDO A SEMANA...

Bom dia.

 

Fechamos esta (mini) semana, a penúltima deste mês de Fevereiro, ou seja, caminhamos a passos largos para o fim deste e início do terceiro mês do ano.     Isto novamente faz-nos lembrar-lhe que o tempo urge, os dias estão passando cada vez mais rápido, as semanas, os meses, logo, logo, quando você menos esperar estaremos aqui falando sobre o fim do ano.

Por isso, trabalhe cada dia como se fosse único.  Quer dizer, como não, na verdade eles de fato são únicos!   Mas, nos referimos a vivê-los intensamente, tanto no âmbito profissional como pessoal, retendo apenas as experiências positivas, descartando todo restante, para que a cada dia você evolua como pessoa.

 

São estes os nossos votos, inclusive, segue abaixo uma mensagem para reflexão que exemplifica bem o que estamos sugerindo.

 

Leia:

 

Lei do Caminhão de Lixo

 

Um dia peguei um táxi para o aeroporto. Estávamos rodando na faixa certa quando, de repente, um carro preto saiu do estacionamento na nossa frente.

 

O motorista do táxi pisou no freio, deslizou e escapou do acidente por um triz!

 

O motorista do outro carro sacudiu a cabeça e começou a gritar para nós, nervosamente.

 

O motorista do táxi apenas sorriu e acenou para o cara, fazendo um sinal de positivo de maneira bastante amigável.

 

Intrigado com o acontecido, eu perguntei:

 

- Porque você fez isto? Este cara quase arruína o seu carro e nos manda para o hospital! Foi quando o motorista do táxi me ensinou o que eu agora chamo "A Lei do Caminhão de Lixo".

 

Ao que ele respondeu:

 

- Muitas pessoas são como “caminhões de lixo”. Andam por aí carregadas de porcaria, cheias de frustração, raiva, amarguras, traumas e desapontamentos, etc, etc, etc.   À medida que suas pilhas de lixo crescem, elas precisam de um lugar para descarregar e, às vezes, tentam descarregar sobre a gente. Cabe a cada um de nós aceitá-lo ou não. Eu prefiro devolvê-lo, e apenas sorrir, acenar, desejar-lhes o bem, e seguir em frente.   Então sorria, acene, deseje-lhes bem, não pegue o lixo delas e espalhe sobre outras pessoas no trabalho, em casa, ou nas ruas.

 

O princípio disso é que pessoas bem sucedidas não deixam os “caminhões de lixo” dos outros estragarem o seu dia.  A vida é muito curta para levantar  de manhã e permitir "carregar-se" com estes sentimentos ou mesmo "despejá-los" nos outros. 


Não deixe que os "caminhões de lixo" estraguem o seu dia. Ame aqueles que te tratam bem, e ajude aqueles que não o fazem. Tampouco faça o papel de caminhão de lixo, despejando sobre os outros seus problemas e frustrações.

 

Um forte abraço, tenha um ótimo dia e, livre-se do lixo dos outros!



PARA PENSAR...


"O fraco jamais perdoa, o perdão é característica do forte." (Mahatma Gandhi)

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

METAS

Meu principal objetivo sempre foi me tornar o melhor, mas, ao me aproximar de cada meta, fazia isso passo a passo.    Foi por essa razão que não tive medo de ir para a Universidade da Carolina do Norte (uma instituição de enorme tradição no basquete norte-americano) depois de concluir o ensino médio.

Muitos diziam que aquela não era a melhor escolha porque eu não seria capaz de jogar em um nível tão elevado.    Sugeriram que eu optasse pela Academia da Força Aérea, porque assim teria um emprego ao terminar a faculdade.    Cada um traçava um plano diferente para mim.    Mas eu tinha as minhas próprias convicções.

Sempre procurei fixar metas de curto prazo.      Ao olhar para trás, pude ver como cada um daqueles passos ou conquistas me levou à etapa seguinte.      Quando, no segundo ano do colégio, fui cortado do time principal, aprendi algo muito importante.    Compreendi que nunca mais queria experimentar aquele gosto amargo na boca, aquele buraco no estômago.

Então estabeleci como objetivo conquistar um lugar de titular no time principal.  E mantive o foco nisso durante todo o verão.    Enquanto me exercitava e aprimorava meu jogo, era só nisso que eu pensava.   Quando consegui, tracei outra meta razoável e realista que poderia alcançar se trabalhasse duro o suficiente.

A todo instante eu procurava visualizar aonde queria chegar, que tipo de jogador queria me tornar.

Encarava tudo com meu objetivo em mente.   Sabia exatamente aonde queria chegar e mantinha o FOCO naquela direção.    À medida que alcançava minhas metas, os resultado iam se somando.    E eu ganhava confiança a cada conquista.

Desse modo, construí a convicção de que poderia competir pela Universidade da Carolina do Norte.  Para mim, era um trabalho puramente mental.    Nunca precisei escrever nada.    Apenas me concentrava no próximo passo.

Acho que eu poderia ter aplicado esse método a qualquer coisa que tivesse escolhido fazer.     Não muito diferente de alguém que deseja se tornar médico.    Se esse é o seu objetivo, mas você só tira nota 5 em Biologia, a primeira coisa que deve fazer é tirar 7 para, então, tirar 10.     É preciso se aperfeiçoar e superar esse primeiro obstáculo, antes de enfrentar matérias como Química ou Física.

Dê pequenos passos.   Senão estará correndo o risco de sofrer todo tipo de frustração.   De que modo você iria adquirir confiança se a única medida do seu sucesso fosse se tornar médico?     Se você se esforçasse ao máximo e não conseguisse, isso significaria que toda a sua vida é um fracasso?   É claro que não.

Todas as etapas são como peças de um quebra-cabeça.   Juntas elas formam uma imagem.    Quando a imagem está completa, a meta foi atingida.    Se isso não acontecer, não é razão para ficar deprimido.

Se você fez o melhor que pôde, terá conquistado algo ao longo do caminho.  Poucos conseguem formar a imagem completa.    Nem todos chegam a ser o melhor vendedor ou o melhor jogador de basquete.    Mas ainda assim você pode ser considerado um dos melhores e, portanto, um sucesso.

É por essa razão que sempre fixei metas de curto prazo.    Seja no golfe, no basquete, nos negócios, na vida familiar ou até mesmo no beisebol, estabeleço metas realistas e mantenho o foco nelas.    Faço perguntas, leio, ouço.

Não tenho receio de perguntar quando não sei algo.   Por que deveria?    Estou tentando chegar a algum lugar.      Ajude-me, me dê uma orientação – não há nada errado nisso.

Um passo de cada vez.     Não consigo imaginar nenhuma outra maneira de realizar algo. 

 

Fonte: (Primeiro capítulo do livro “Nunca Deixe de Tentar” escrito por Michael Jordan – maior jogador de basquete de todos os tempos – da Editora Sextante)


QUEM DISSE QUE NÃO DÁ?


Bom dia.


         Parabéns!    Você acaba de aprender na prática que não é difícil ler um capítulo de um livro, muito menos lê-lo por inteiro!   Basta apenas um pouco de interesse, de disposição, de vontade, de desejo de tornar-se um profissional e uma pessoa melhor.   E não venha nos falar que o problema é falta de dinheiro, que ele não sobra, que está curto, etc, etc, porque ele nunca falta para aquela “cervejinha”, para o “cigarrinho”, para a “baladinha”, entre outras coisas, não é verdade?

            Logo, expanda um pouco mais os seus horizontes, amplie-os através do aprendizado contínuo, seja no âmbito profissional ou pessoal.   Uma da maneiras é através da leitura.      Não tem dinheiro para um livro?   Comece com uma revista.   Não tem dinheiro para uma revista?    Comece com um jornal.     Não tem nem para um jornal?      Bem, resta uma alternativa que não custa absolutamente nada, conquiste boas amizades.   Estas sempre podem contribuir com algo para o seu desenvolvimento.

            Ah, se você tem interesse e terminar a leitura desse livro, segue abaixo dois links de onde você pode encontrá-lo e quanto ele lhe custará.

Segue:

1)http://www.americanas.com.br/AcomProd/1472/2708712

2)http://www.fnac.com.br/nunca-deixe-de-tentar-9788575424612-FNAC,,livro-518264-1.html

 

Um forte abraço e tenha um ótimo dia!

PARA PENSAR...


"Algumas pessoas querem que algo aconteça, outras desejam que aconteça, outras fazem acontecer."(Michael Jordan)

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

PARA QUÊ COMPLICAR?

Sherlock Holmes e seu inseparável companheiro Dr. Watson decidiram acampar, e assim que chegaram ao local combinado, montaram sua barraca e, depois de uma boa refeição acompanhada de uma garrafa de vinho, cansados da viagem, deitam-se para dormir.

Algumas horas depois, Holmes acorda e cutuca seu fiel amigo:

- Meu caro Watson, olhe para cima e diga-me o que vê.

Watson responde:

- Vejo milhares e milhares de estrelas.

Holmes então pergunta:

- E o que isso significa?

Watson pondera por alguns instantes, e responde:

- Astronomicamente, significa que há milhares e milhares de galáxias e, potencialmente, bilhões de planetas. Astrologicamente, observo que Saturno está em Leão e teremos um dia de sorte. Temporariamente, deduzo que são aproximadamente 03h15min pela altura em que se encontra a Estrela Polar. Teologicamente, posso ver que Deus é todo poderoso e somos pequenos e insignificantes. Meteorologicamente, suspeito que teremos um lindo dia amanhã. Correto?

Holmes fica em silêncio por alguns segundos, e então responde:

- Watson, isso significa apenas que alguém roubou nossa barraca! 

Conclusão: A vida não é tão simples assim, mas nós geralmente a complicamos ainda mais!.

 

Bom dia!

Com essa premissa é que desejamos que você comece esta atípica (mini) semana comercial, afinal, teremos apenas 3 dias que para trabalhá-la.

Queremos que ao invés de visualizar complexidade ou dificuldades suas atribuições diárias, que você visualize-as oportunidades e facilidades, que adicionadas à elas lhe propicie resultados individuais cada vez melhores!    Isto acontecendo com cada um, automaticamente o resultado do coletivo aumentará, a possibilidade de sucesso idem, mas  é claro, se for aplicada esta simplicidade no seu olhar.

Pense nisso, reflita, pratique.

PARA PENSAR...


"A simplicidade é o que há de mais difícil no mundo: é o último resultado da experiência, a derradeira força do gênio." (Bernard Shaw)

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

E A UNIÃO FAZ...


Bom dia!

 

Sexta-feira, véspera de feriado prolongado, não precisamos nem dizer que hoje tende ser um dia bem movimentado, dia que exigirá atenção redobrada, agilidade na tomada de decisões, cooperação mútua nas ações entre vocês e seus companheiros de trabalho, ou seja, é um dia para você aplicar 110% dos seus conhecimentos e de sua experiência, para que ao término dele o sentimento de todos seja um só, o de dever cumprido, não é verdade?

Ou seja, quando falamos 110% significa que estamos nos referindo ao que você tem de conhecimentos e experiência em sua totalidade, mais aquele "algo mais" que todos nós temos reservado lá no fundo, bem escondidinho dentro de cada um e que só trazemos a tona em ocasiões especiais ou que exijam esse "algo mais", como é o caso deste dia.

Sendo assim, não postamos hoje nenhum tema especial que tome o seu tempo em demasia, porque cada segundo lhe será precioso, logo, o que faremos tão somente é desejar-lhe muita força, muita disposição, muita determinação, para fazer deste um ótimo dia de trabalho para você e para os seus companheiros, porque se o seu em especial for, fatalmente o dos outros também será!

Um forte abraço e tenha um ótimo dia!

PARA PENSAR...


“Aquele que conhece outros homens é perspicaz; aquele que conhece a si próprio é inteligente. Aquele que domina outros homens é forte; aquele que domina a si mesmo é poderoso.” (Lao-Tzu, filósofo e sábio mais venerado da China)

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

PAUSA PARA REFLEXÃO...


A árvore dos problemas

O carpinteiro terminou mais um dia de trabalho. Como era final de semana, resolveu convidar um amigo para beber algo em sua casa.

Ao chegarem, antes de entrarem em casa, o carpinteiro parou por alguns minutos, em silêncio, diante de uma árvore que ficava em seu jardim. Em seguida, tocou seus ramos com ambas as mãos.

Imediatamente seu rosto mudou. Entrou em casa sorrindo, foi recebido pela mulher e pelos filhos, contou histórias, e saiu para beber com o amigo na varanda.

Dali, podiam ver a árvore.

Sem conseguir controlar sua curiosidade, o amigo perguntou por que o carpinteiro fizera aquilo.

- Ah, esta é a árvore dos meus problemas – respondeu ele. – Sei que não posso evitar ter aborrecimentos no meu trabalho, mas estas preocupações são minhas, e não pertencem a minha esposa nem aos meus filhos. Assim, quando chego aqui, penduro meus problemas nos ramos daquela árvore. No dia seguinte, antes de sair para o trabalho, eu os recolho de novo. O mais curioso, porém, é que quando saio de manhã e vou procurá-los, alguns já não estão mais ali, e outros parecem bem menores e menos pesados do que na noite anterior.

(texto de Paulo Coelho no livro “Histórias para pais, filhos e netos”)

 

Bom dia!

Postamos esta mensagem para você no intuito de adverti-lo a preservar os seus entes queridos (esposa, marido, filhos, namorado, etc, etc), parentes, amigos mais próximos, enfim, todo círculo de pessoas que fazem parte de sua vida de um modo geral e que às vezes sem você perceber acabam “pagando o pato” por situações ou problemas enfrentados no seu dia-a-dia no trabalho, as quais você acaba “descarregando-os” sobre elas sem ao menos saberem ou terem culpa de nada!

Por isso, lembre-se de preservar as pessoas que você ama, porque são elas que nos momentos mais difíceis da vida estão sempre ali ao seu lado para te dar uma palavra de ânimo, de força, de conforto, mostrando a você que por mais complicado que seja o seu momento em particular, que ela acredita em você, acredita na sua capacidade de virar o jogo, ou seja, te “empurra” a frente, não é verdade?

Sendo assim, fica aqui uma dica, da mesma maneira em que você dificilmente traz os problemas de casa para o trabalho (pelo menos não percebemos isso na maioria!), desta mesma forma jamais leve os do trabalho para sua casa!    Deixe-os “pendurados” em alguma “árvore” entre o trajeto do trabalho para casa e de casa para o trabalho no dia seguinte, mas não leve-os para sua casa ou para o ombro de alguém que lhe ama!    Agindo assim, se porventura no dia seguinte eles ainda “estiverem pelo caminho”, você sozinho “pega-os” novamente e vai “resolvê-los” no ambiente onde eles foram “gerados”, no caso, no seu trabalho, preservando assim essas pessoas.

Pense nisso, pratique isso, viva isso!

Um forte abraço e tenha um ótimo dia!  

PARA PENSAR...


"No tempo que temos, é certamente nosso dever fazer todo o bem que pudermos, para todas as pessoas que pudermos, e de todos os modos que pudermos." (William Barclay)

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

JUSTIÇA OU (IN)JUSTIÇA?

Bom dia!

Existem pessoas que possuem dificuldades de assimilar uma instrução transmitida pelo gestor de seu trabalho, por um colega de setor, por um familiar, por um amigo, enfim, por qualquer pessoa que seja portadora de uma mensagem que vai contra o que ela pensa ou acha de si mesma.  Geralmente isso ocorre quando ela recebe uma crítica ao seu trabalho ou uma advertência sobre seu comportamento.   Quando a mensagem tem esse tipo de conteúdo normalmente a pessoa faz questão de descartá-la, pois ela acredita que o que ela estão ouvindo não é para ela, mas sim para outra pessoa, menos para ela!

Numa de nossas postagens anteriores falamos aqui sobre o poder que o cérebro tem de construir verdadeiros “universos” de cenas e imagens em milésimos de segundo, tudo a partir da leitura de uma frase ou texto, lembra disso?    Então, sabe por que lembramos disso nesse momento?     Porque as pessoas que citamos acima até conseguem fazer “vistas grossas” para o que falam sobre ela, mas conseguem fazer o mesmo quando quem “fala” com elas é o próprio subconciente (cérebro)!   Que “reproduz” através cenas e imagens do cotidiano delas, despertado pela leitura de um texto ou frase que retrata suas verdades, das quais elas não conseguem fugir!

Logo, se porventura você se enquadra neste perfil ou mesmo não, mas quer ter bem claro e definido a expectativa profissional que temos sobre você, entendemos que a mensagem abaixo apesar de simples pode ser muito esclarecedora nesse sentido. 

Boa leitura, boa reflexão e boa prática.

Um forte abraço e tenha um ótimo dia!

Segue:

Carlos trabalha na empresa há 15 anos. É um funcionário dedicado, e muito orgulhoso por ser um dos primeiros colaboradores da organização. Apesar disso, ele passa por um momento profissional delicado. Ele não consegue entender porque o João, que tem apenas 1 ano de empresa, foi promovido recentemente, e já ganha o mesmo que ele. Um absurdo!

Foi então que Carlos decidiu “reclamar seus direitos”, e foi falar com o Sr. Alberto, seu chefe:

- Sr. Alberto, preciso conversar com o senhor sobre algo muito importante. O João trabalha aqui há apenas 1 ano, já foi promovido, e está ganhando o mesmo que eu, que trabalho aqui desde o começo desta empresa, há mais de 15 anos. Eu sempre fiz tudo certinho, nunca me atraso, e sempre faço o que senhor manda. Eu é que estava contando com um aumento de salário, mas foi o João, que nem bem chegou, que foi promovido e já está ganhando o mesmo que eu! O senhor acha isso correto?

O Sr. Alberto pensou um pouco e respondeu:

- Carlos, no próximo mês eu pretendo reunir todos os vendedores para um treinamento, e quero que façamos um coffee-break diferente, apenas com frutas e sucos naturais. Me faça um favor: pegue a lista de frutas e quantidades com minha secretária, e veja o que consegue negociar com o supermercado vizinho. Veja se eles têm o que precisamos, os preços, etc. Assim que tiver as informações, voltamos a conversar, ok?

Carlos não perdeu tempo. Pegou a lista com a secretária, foi correndo ao supermercado que ficava bem em frente ao escritório, e 1 hora depois voltou dizendo:

- Sr. Alberto, eu fui até o supermercado aí em frente, e eles não têm todas as frutas da lista. Eu perguntei para a pessoa que estava fazendo a reposição, e ela disse que a cada semana eles recebem tipos de frutas diferentes, por isso não dá pra garantir que eles terão as frutas que pediu para semana da reunião. Acho que não vai dar certo não.

O Sr. Alberto agradeceu, e pediu para que Carlos aguardasse um pouco, chamou o João, e pediu a ele exatamente o que havia pedido ao Sr. Alberto. Enquanto o João foi ao supermercado, ele e Carlos ficaram conversando sobre a história e os velhos tempos da empresa, mas em apenas 25 minutos o João retornou, e disse:

- Sr. Alberto, desculpe a demora. Conversei com a gerente do supermercado, e ela não pode garantir que as frutas que precisamos estejam disponíveis na semana da reunião. Por isso, fui ao supermercado que fica na rua detrás. Lá consegui o compromisso do gerente de que teremos todas as frutas para nossa reunião. Aqui está a lista de preços: a Banana custa R$ 5.00 a dúzia, a Laranja R$ 10,00 o saco com 24 unidades, mas eles podem entregar descascadas por R$ 15,00. Bem, os preços são melhores que os do outro supermercado, e ainda consegui um desconto de 15% por causa da quantidade. Por favor, apenas confirme se está de acordo para que eu possa confirmar o pedido. No dia da reunião, a entrega será feita bem cedinho, e eu mesmo estarei aqui para receber e conferir a mercadoria.

O Sr. Alberto então agradece ao João, diz que falará com ele depois, e olha para o Carlos que continuava aguardando em sua sala, e diz:

- Muito bem Carlos, sobre o que mesmo estávamos conversando?

E Carlos respondeu:

- Nada não Sr. Alberto, nada mesmo.

Conclusão: Não existe evolução sem mudanças. Resultados diferentes somente serão alcançados com atitudes diferentes.

PARA PENSAR...


"É impossível haver progresso sem mudanças, e quem não consegue mudar a si mesmo não muda coisa alguma." (George Bernard Shaw)

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

OS INTOCÁVEIS CORPORATIVOS

Bom dia!

08 de Fevereiro de 2010, segunda-feira, início da segunda semana deste mês que têm uma particularidade, é mais curto que os demais (28 dias) e para completar temos um período de festividades de Carnaval na próxima semana que o encurta mais ainda.

Por isso, sem muita demora, pois o tempo não pára e não queremos que você pare, deixamos abaixo uma mensagem muito interessante para sua reflexão neste início de semana.

Um forte abraço e tenha um ótimo dia!

Por Osni Gomes

Um profissional habilitado para exercer a sua função, com excelente formação e bastante atualizado pode se considerar intocável dentro da empresa? Com certeza não. Se tiver um comportamento duvidoso, pode ser surpreendido a qualquer momento.

É cada vez maior o número de empresas que estão dispostas a dar muito valor aos aspectos relacionados às condutas de seus profissionais, mas infelizmente a maioria das pessoas que estão no mercado de trabalho, e também as que querem entrar, não perceberam este cenário.

Controle emocional, atitude, relacionamento, proatividade, liderança, etc., são fatores determinantes para o sucesso ou insucesso profissional. O mercado de trabalho avalia constantemente não só as características profissionais, mas também as pessoais.

Do ponto de vista das habilidades e conhecimentos técnicos e específicos das funções, os profissionais estão se tornando cada vez mais semelhantes. A grande diferença se concentra nas características comportamentais. Pessoas que divergem do restante da equipe à qual faz parte devido a condutas negativas, não têm espaço para utilizar toda a experiência específica acumulada ao longo do tempo. Vale lembrar que neste contexto, divergir não significa necessariamente ter comportamento “errado”, mas também não conseguir se adaptar ao convívio de uma equipe. É exatamente por este motivo que é fundamental ter sabedoria para entender como e quando interagir dentro de um grupo.

Quem ainda não acordou para esta realidade (lamentavelmente são muitos) precisa aterrissar antes que seja tarde e cuidar não apenas do seu perfil profissional, mas principalmente do pessoal. O profissional deve ficar bastante atento ao feedback que recebe de seus colegas, superiores, subordinados, fornecedores, clientes, etc., pois só assim perceberá se seu comportamento está agradando ou não às pessoas com as quais se relaciona. Depois não adiantará nada ficar reclamando e dizendo “eu não sabia que agia assim” ou “ninguém me avisou nada”.

Recorro a um provérbio que diz: “Se uma pessoa disser que você é um cavalo, sorria. Se duas pessoas disserem que você é um cavalo, pense a respeito. Se três pessoas disserem que você é um cavalo, então compre uma sela”.

É preciso reconhecer que tipo de reação é a mais indicada para as diversas situações do dia a dia do trabalho, saber controlar os impulsos, ou seja, aprender a ter o famoso jogo de cintura para sobreviver dentro de um mercado competitivo.

Até que dá para conviver com alguém que ainda não domine vários idiomas, que ainda não domine totalmente a técnica necessária para exercer a sua função ou que ainda não seja uma pessoa bastante atualizada, mas que contribua positivamente para o bem-estar do grupo. Já o contrário é bastante difícil de tolerar.

E você? É intocável?

PARA PENSAR...


"Aquele que pensa que é demasiado grande para fazer trabalhos pequenos é talvez demasiado pequeno para fazer trabalhos grandes". (Autor Desconhecido)