quarta-feira, 31 de março de 2010

PAUSA PARA APRENDER - PARTE I


9 ERROS QUE “MATAM” SEU CRESCIMENTO PESSOAL


 

Toda pessoa que está empenhada em sua carreira e felicidade está sujeita a cometer erros ou desenvolver comportamentos que, se não forem afastados, podem lhe prender em um degrau no meio da escada.


Erros mais comuns:


 

1 - Pensar que já sabe tudo.


Armadilha sutil, especialmente para quem passa anos lendo sobre motivação, desenvolvimento pessoal e genéricos de auto-ajuda. Chega-se a um ponto em que o discurso parece vencido e as idéias velhas e repetidas.


Este é o ponto em que sua mente pode se fechar a novas idéias, ou não se aprofundar em conceitos de que só tratou superficialmente, e interromper o processo de aprendizado.


Há de fato muita repetição na literatura de ‘self improvement’, mas há uma diferença crucial entre ler sobre ‘hábitos vencedores’ e transformar sua rotina com eles.


 

2 - Atender a todas as idéias revolucionárias da moda.


Desenvolvimento pessoal é hoje uma indústria de Mídia. Há muitas correntes e autores verdadeiramente úteis, mas querer adotar todas as metodologias e absorver todos os conceitos pode transformá-lo em um monge-executivo-pai-rico-altamente-eficaz-que-não-sabe -quem-mexeu-no-seu-queixo.


Nada, em suma.


Pesquise o máximo até encontrar uma corrente de pensamento que se alinhe a seus objetivos e valores, então se aprofunde e pratique.


 

3 - Não transformar leitura em ação.


Interessar-se em auto-desenvolvimento é importante, mas nenhum livro ou blog transformará sua vida se você não converter idéias em ação!


Conhecimento sem aplicação é informação estéril.


 

4 - Desistir fácil.


Este conselho é um clichê, você já sabe sobre isso. Já leu artigos e citações, já assistiu dezenas de filmes sobre a importância de não desistir diante da primeira derrota. Então use esse conhecimento, inclusive de que cada derrota contém mais aprendizado que a vitória prometida: outro clichê, mais verdadeiro ainda.


 

5 - Preocupar-se demais com a opinião alheia.


Um dos problemas de ter medo de que outras pessoas reajam mal às suas atitudes ou idéias é que isso infalivelmente vai acontecer. Não importa o quão brilhante ou vexatória possa ser sua iniciativa, sempre haverá pessoas (às vezes muito próximas e queridas) prontas para condenar ou ridicularizar. Aceite e persista.


Um forte abraço e tenha um ótimo dia!



Continuamos amanhã...


PARA PENSAR...


“A própria sabedoria é um paradoxo, pois, o homem que mais sabe é aquele que mais reconhece a vastidão da sua ignorância”(Nietzsche, o filósofo alemão)



terça-feira, 30 de março de 2010

TUDO NA VIDA TEM DOIS LADOS!



João Carlos estava em coma há algum tempo, e sua esposa Rita, como sempre, ficou o tempo todo ao seu lado. Certo dia, subitamente João Carlos acorda, olha ao redor, não entende muito bem o que está acontecendo, mas logo percebe sua esposa ao seu lado.
Ele então faz um sinal para que ela se aproxime e sussurra:
- O que aconteceu?
- Você sofreu uma parada cardíaca, mas os médicos dizem que você vai ficar bem. Não se preocupe, eu vou ficar bem aqui do seu ladinho – respondeu a esposa.
João Carlos então ficou olhando para teto do quarto por alguns segundos, e novamente sinalizou para que Rita se aproximasse, e reunindo todas as suas forças lhe declarou:
- Durante todos estes anos você esteve ao meu lado. Quando eu sofri aquele acidente e me licenciei, você ficou comigo. Quando a minha empresa faliu, você estava ao meu lado. Quando perdemos tudo, inclusive a nossa casa, você estava perto de mim. E desde que fiquei com todos estes problemas de saúde, você nunca me abandonou. Sabe de uma coisa?
Neste momento, com os olhos cheios de lágrimas e um nó na garganta, Rita carinhosamente sussurra:
- Diga meu amor.
E João Carlos declara:
- Eu acho que você me dá muito azar!!!


Moral da história: Tudo na vida tem dois lados. Talvez não exista uma só situação na vida em que tenhamos apenas vantagens. Enquanto muitos na cidade reclamam da chuva, o agricultor no campo agradece a Deus, porque a colheita está garantida.

A principal diferença entre as pessoas felizes e aquelas que ainda esperam encontrar a felicidade em algum lugar ou momento, é o jeito que elas encaram suas vidas e tudo o que lhes acontece. As pessoas felizes preferem olhar para o lado positivo das situações, enquanto o outro grupo faz exatamente o contrário.

Se você quer estar de bem com a vida, escolha enxergá-la pelo lado bom, pelo lado positivo. Ainda que o momento que esteja passando não seja aquilo que esperava, há sempre algo de muito positivo que você pode enxergar a partir dele. Basta olhar ao seu redor.

Um forte abraço e tenha um ótimo dia!


PARA PENSAR...


“Mude a sua maneira de pensar e você mudará o mundo.”(Norman Vincent Peale)


segunda-feira, 29 de março de 2010

CONTAMINADAS PELO VÍRUS DA ARROGÂNCIA!


Por Luiz Marins   



Por que marcas fortes, empresas dominantes que ficaram anos no topo de suas categorias perdem essa gloriosa posição de forma tão surpreendente? Por que pessoas famosas, envoltas em glória e fama, perdem a invejada posição? É claro que há muitas explicações. Mas, sem dúvida alguma, uma delas que nos salta aos olhos, é a arrogância.

 

Empresas líderes tornam-se arrogantes com muita facilidade. Pessoas também. O sucesso lhes sobre a cabeça. Não dão mais a devida atenção ao atendimento simpático e cortês; à assistência técnica rápida e eficaz; à visita constante aos clientes principais, etc., etc. Elas começam a acreditar que o cliente e o mercado precisam mais dela do que ela do cliente e do mercado. Tornam-se soberbas e arrogantes; acreditam que sua marca seja capaz de agüentar todos os desaforos. Essas empresas e pessoas não se apercebem quando a arrogância toma conta de suas almas.

 

Dia destes assisti a um respeitável senhor da sociedade humilhando um manobrista de estacionamento. Já tive o desprazer de ver madames ricas ofendendo balconistas. Já ouvi diretores de empresa dizer que não precisam de clientes. É o começo do fim! O mais grave é que essas pessoas são ensurdecidas e cegas pelo vírus da arrogância.

 

As pessoas que se deixaram inocular pelo vírus da arrogância não suportam mais suas velhas amizades, suas companheiras dos primeiros anos, os lugares simples que freqüentavam. O vírus faz um estrago total na mente da vítima. Tudo deve mudar - roupas novas, carros novos, mulheres novas, amigos novos, hábitos novos. E um dos maiores sintomas da arrogância é a cegueira mental que faz com que essas pessoas não se apercebam de que os novos amigos são falsos amigos e as novas mulheres só estarão ali enquanto a fama ou a riqueza durarem.

 

As empresas que se deixam contaminar pelo vírus da arrogância sofrem de perda total de memória. Não se lembram de quem as ajudou a crescer. Esquecem-se dos primeiros clientes, dos velhos fornecedores, dos funcionários que, sem perspectiva alguma, acreditaram em seu futuro. Elas se esquecem do passado. É o começo do fim. E a contaminada empresa, em vez de perceber a sua doença e buscar a cura, fica ainda mais arrogante. O vírus da arrogância, uma vez inoculado, não deixa mais aquela vítima, até matá-la.

 

E, para não se deixar contaminar, só há uma vacina: a humildade. E a humildade, por sua vez, só pode ser conseguida com muito esforço, muita espiritualidade, muita consciência da transitoriedade da fama e dos bens materiais e da sabedoria que nos avisa a todo instante de que é mais fácil chegar ao topo, que manter-se no topo.

 

 Pense nisso. Sucesso!

 

 

Bom dia!


Na semana passada iniciamos falando do vírus da EXCELÊNCIA, o único vírus que, em vez de nos prejudicar ou matar, nos salva e fortifica.    Podemos assim dizer que os seus efeitos são benéficos a quem se deixar contaminar por ele.


Esta semana iniciamos falando do vírus da ARROGÂNCIA, outro tipo vírus cujos os efeitos são totalmente opostos ao primeiro, pois este tem condições de cegar, derrubar e matar profissionalmente quem deixar-se contaminar por ele.


Portanto, “alimente-se” de humildade para que a sua mente consiga produzir anticorpos para combatê-lo, afim de não permitir que este infecte o seu trabalho e o conduza a queda.     Por isso, trave esta batalha diariamente, sem descanso, sem trégua, pois nós já travamos ela diariamente em nossa empresa para que não sejamos infectados por esta praga!


Um forte abraço e tenha um ótimo dia!



PARA PENSAR...


"A humildade é uma coisa estranha... No momento em que achamos que a temos... Já a perdemos." (Autor desconhecido)



sexta-feira, 26 de março de 2010

PARABÉNS A TODOS!


Bom dia!


Hoje queremos parabenizar todos que direta ou indiretamente participaram do processo de seleção, contratação e preparação de 16 novos motoqueiros que iniciam trabalho nesta manhã em nossas unidades em São Paulo. Reconhecemos este esforço porque nos últimos dias com o reaquecimento da economia no país, temos percebido que a disponibilidade de mão-de-obra não tem sido na mesma proporção que outrora, pelo contrário, tem sido cada vez mais difícil encontrar candidatos com um bom perfil!

Sendo assim, só nos resta mais uma vez parabenizar o esforço coletivo empreendido por todos nesta empreitada e, desejar que este mesmo empenho seja mantido e aplicado na manutenção destes mesmos profissionais em nossa empresa. Solicitamos a todos que não meçam esforços para fazer com que a adaptação deles seja rápida e efetiva, para que assim consigamos normalizar o atendimento em todas as unidades o mais rápido possível.


Mais uma vez nossos parabéns à todos!


PAUSA PARA APRENDER - PARTE II


10 RAZÕES PARA SE “MANTER MOTIVADO” NO TRABALHO


Fonte: RH Portal

Por

Patrícia Bispo

 

Continuado...



6 - Já na empresa, a correria começa. Mas, uma organização não é feita apenas de máquinas ou números. O local onde você trabalho possui pessoas como você: com sonhos, com necessidades específicas e que fazem parte da sua vida. Afinal, você passa boa parte da sua vida ao lado dos seus pares. Aproveite os momentos do cafezinho, do almoço para estar ao lado das pessoas que mais se identifica e cinco minutos de uma conversa que não envolva assuntos relacionados ao trabalho, podem aliviar as tensões diárias.

 

7 - Se seu gestor está em um dia agitado, leve até ele apenas questões urgentes e que não podem ser resolvidas por você. Tome a iniciativa de solucionar questões que lhe são familiares. Isso agregará um diferencial à sua performance.

 

8 - Quem busca a auto-motivação procura ir ao encontro de energias "positivas". Evite, então, contaminar-se pelo pensamento das pessoas que sofrem a chamada Síndrome de Hardy - aquela hiena do desenho animado, que se lamenta a cada segundo e diz repedidas vezes a tradicional frase: "Ó vida, ó azar". O pessimismo é contagiante se não estamos alertas e nos defendemos dele.

 

9 - Auto-motivação exige que o profissional tenha iniciativas próprias e não fique de braços cruzados, esperando que a empresa ofereça estímulos diários. Se você escolheu uma profissão, mantenha-se atualizado com o que ocorre na sua área. Assim, o profissional torna-se um diferencial não apenas para a organização que atua, mas também para si mesmo. Afinal, que busca informações e está em constante processo de evolução aumenta suas chances de empregabilidade em um mercado cada vez mais exigente.

 

10 - Geralmente, quando as pessoas ficam frente a frente com novos desafios é normal que sintam receio. Isso ocorre em qualquer área de atuação e profissionais das mais variadas faixas etárias. Desafios surgem para servem vencidos e mesmo que você cometa erros, aprenderá algo. Lembre-se que as dificuldades sempre aparecerão no seu caminho, mas nada como um dia após o outro para ir ao encontro de conquistas. Lembro-me de um antigo ditado que ouvia quando criança: "Quem tem tu, é tu mesmo!".

 

Ou seja, só você pode dar um rumo melhor à sua vida, seja no campo profissional ou pessoal.


 

Um forte abraço e tenha um ótimo dia!




PARA PENSAR...


"Toda ação humana, quer se torne positiva ou negativa, precisa depender de motivação." (Dalai Lama)


quinta-feira, 25 de março de 2010

PAUSA PARA APRENDER - PARTE I



10 RAZÕES PARA SE “MANTER MOTIVADO” NO TRABALHO


 

 

Fonte: RH Portal


 

Por

Patrícia Bispo


 

Quando o assunto em pauta é motivação corporativa, muitos profissionais reportam seus pensamentos, quase que automaticamente, aos processos ou aos programas que são implementados pelas empresas em que atuam. Alguns se sentem satisfeitos com as ações adotadas pela empresa em que atuam. Mas, há quem se mostre insatisfeito e afirma que trabalhar naquela organização não atente às suas expectativas. Até aí, nada de novo, afinal existe o livre arbítrio e cada indivíduo, teoricamente, sabe o que é ou não bom para si. Mas, será que os estímulos motivacionais devem partir unicamente das corporações ou os colaboradores também precisam fazer a sua parte?


Afinal vale lembrar que a motivação também parte de dentro para fora de cada pessoa e se isso não ocorre, não adianta ficar frente a frente com pacotes de benefícios atraentes, salários acima da média e programas de qualidade de vida. Todas essas ações parecerão inúteis e sem valor algum, caso a própria pessoa não busque a auto-motivação. Abaixo seguem algumas sugestões para fazer uma autocrítica às suas ações e buscar alternativas simples que podem ser adotadas diariamente, mas que podem auxiliar a qualquer pessoa a se sentir mais "leve", inclusive no ambiente de trabalho.

 

1 - Não veja a noite do domingo como se fosse uma contagem regressiva para enfrentar um verdadeiro calvário. Inúmeras são as pessoas que ao verem o início do Fantástico começam a ficar estressadas porque na manhã seguinte terá que iniciar mais uma semana de trabalho. Mentalize o que você fez de bom no final de semana: os momentos com a família, as conversas com os amigos ou mesmo lembre a cena de uma comédia que assistiu e lhe garantiu muitas risadas.

 

2 - Começa a jornada de ida ao trabalho e milhões de trabalhadores enfrentam trânsitos caóticos. Quem está no seu carro pode optar por ouvir uma música relaxante no percurso até chegar à empresa. Para os que dependem de coletivos, sempre é possível fazer amizades com quem está ao seu lado e quase que diariamente pega a mesma condução naquele horário. Isso pode render uma conversa descontraída e deixá-lo de bom humor para "enfrentar" um dia de trabalho cansativo.


3 - A correria do dia a dia faz com que a maioria das pessoas sinta-se no automático. Isso faz com que se faça o mesmo percurso e já torne a ida ao trabalho uma verdadeira chatice. Tendo oportunidade, vez ou outra, faça um trajeto diferente. Caso possa ver o mar ou mesmo um parque até chegar ao trabalho, você verá o quanto deixa de observar detalhes agradáveis como crianças indo à escola, pássaros que cantam e esperam apenas seu olhar para admirá-los, e até mesmo pontos turísticos de sua cidade que você nunca parou para ver os detalhes.


4 - Chegou à empresa? Ótimo, afinal teoricamente você está ali para cumprir suas atividades e sua remuneração que garante a sua sobrevivência, dependerá disso. Se você recebe por aquilo que faz, então, tem seu valor. Essa já é uma razão para se sentir motivado em exercer sua profissão. Diga a si próprio: "Eu tenho meu valor".


5 - Pesquisas revelam que as primeiras horas do expediente da "segundona" registram o maior índice de enfartos no ambiente de trabalho. Isso porque as pessoas sentem um impacto forte ao voltarem à empresa e verem as responsabilidades e as cobranças que serão feitas ao longo do dia e da semana que se apenas começou. Vale um lembrete: priorize o que realmente é urgente e realize suas atividades com moderação. Nada vale mais do que sua saúde.


 

Um forte abraço e tenha um ótimo dia!


Continuamos amanhã...



 

PARA PENSAR...


"A mais importante motivação é a que vem do auto-conhecimento. Quem conhece a si mesmo sabe que nada é impossível." (Martin Claret)


quarta-feira, 24 de março de 2010

PAUSA PARA REFLEXÃO...



Viver com equilíbrio

 

 

Em uma conferência numa universidade americana, Brian Dyson, ex-presidente da Coca-Cola, falou sobre a relação entre o trabalho e outros compromissos da vida. Disse ele:

 

“Imagine a vida como um jogo, no qual você faz malabarismo com cinco bolas que lança ao ar. Essas bolas são: o trabalho, a família, a saúde, os amigos e o espírito.

  

O trabalho é uma bola de borracha. Se cair, bate no chão e pula para cima. Mas as quatro outras são de vidro. Se caírem no chão, quebrarão e ficarão permanentemente danificadas.

 

Entenda isso e busque o equilíbrio na vida. Como?

 

1) Não diminua seu próprio valor, comparando-se com outras pessoas. Somos todos diferentes. Cada um de nós é um ser especial. Não fixe seus objetivos com base no que os outros acham importantes. Só você está em condições de escolher o que é melhor para você;

 

2) Dê valor e respeite as coisas mais queridas do seu coração. Apegue-se a elas como a própria vida. Sem elas a vida carece de sentido. Não deixe que a vida escorra entre os dedos por viver no passado ou no futuro. Se você viver um dia de cada vez, viverá todos os dias de sua vida;

 

3) Não desista quando ainda é capaz de um esforço a mais. Nada termina até o momento em que se deixa de tentar. Não tema admitir que não é perfeito;

 

4) Não tema enfrentar riscos. É correndo riscos que aprendemos a ser valentes;

 

5) Não exclua o amor de sua vida dizendo que não se pode encontrá-lo. A melhor forma de receber amor é dá-lo. A forma mais rápida de ficar sem amor é apegar-se demasiado a si próprio. A melhor forma de manter o amor é dar-lhe asas;

 

6) Não corra tanto pela vida a ponto de esquecer onde está e para onde irá;

 

7) Não tenha medo de aprender. O conhecimento é leve. É um tesouro que se carrega facilmente;

 

8) Não use imprudentemente o tempo ou as palavras. Não podem ser recuperados;

 

9) A vida não é uma corrida, mas sim uma viagem que deve ser desfrutada a cada passo;

 

10) Lembre-se: Ontem é história. Amanhã é mistério e Hoje é uma dádiva. Por isso se chama ‘presente’.

 

 

“Viva o presente com muita energia!”


Um forte abraço e tenha um ótimo dia!


PARA PENSAR...


“Entre o passado, onde estão nossas recordações, entre o futuro, onde estão nossas esperanças, fica o presente, onde está o nosso dever.” (Sueli Pioli)



terça-feira, 23 de março de 2010

NOTA INFORMATIVA


Investimento da GM deve criar 1.700 empregos em SP


Fonte: Agência Estado - 22/03 - 20:04h


O investimento de R$ 1,4 bilhão anunciado nesta segunda pela General Motors do Brasil ao governador José Serra (PSDB), em evento no Palácio dos Bandeirantes, deve criar no Estado de São Paulo cerca de 1.700 empregos diretos e indiretos até 2011, estima o presidente da montadora de veículos no Brasil e Mercosul, Jaime Ardila. Os recursos serão destinados às unidades de São Caetano do Sul e Mogi das Cruzes e fazem parte de um plano de investimentos de R$ 5 bilhões de 2008 a 2012.


A maior parte dos recursos - R$ 1,35 bilhão - será usada na modernização e adequação da fábrica de São Caetano do Sul, no ABC paulista, para a produção de dois novos modelos de veículos. "O investimento vai aumentar em 30% a capacidade produtiva da planta", afirmou Ardila.


O presidente regional da GM manteve mistério sobre os novos modelos, mas adiantou que eles serão lançados no último trimestre de 2011. Em São Caetano do Sul são produzidos o Corsa, o Astra e o Vectra. Na unidade hoje trabalham 7 mil pessoas. "Será gerado um número considerável de empregos", disse Ardila. Serra arriscou um palpite: 1,5 mil postos. "É um bom número", concordou o empresário.


Os outros R$ 50 milhões serão aplicados no complexo industrial de Mogi das Cruzes, onde são feitos componentes para os carros. A fábrica dará suporte às necessidades da unidade de São Caetano do Sul. A mudança demandará a contratação de 190 pessoas, que se somarão aos 760 funcionários atuais, prevê Ardila.


O governador comemorou o investimento. "Para São Paulo, esse investimento representa mais emprego, mais produção e mais arrecadação", disse, arrancando risos dos empresários. "Sabíamos que você não esqueceria da arrecadação", disse Ardila.


 

Comentário:


Como você tem observado temos trazido semanalmente informações que mostram o bom momento econômico de nosso país, com presságios que apontam para um período muito positivo, tanto para as empresas como para as pessoas que estiverem atentas a estas transformações.


Além do âmbito informativo e preparatório destas mensagens, visamos também conscientizá-lo de que diante destas transformações econômicas é extremamente importante a sua participação na manutenção da mão-de-obra que hoje possuímos!


Como assim?  É simples, como já falamos aqui recentemente que nossa mão-de-obra às vezes por falta de avaliação mais precisa das ofertas que o mercado de trabalho oferece, acaba seduzida por ofertas duvidosas (não que esta seja, imagina, aqui é a GM!), quando não falsas e, acabam deixando a estabilidade e segurança que hoje conseguimos lhes oferecer para aventurar-se numa destas ofertas.


Logo, é fundamental a sua participação (não somente a de seu chefe!), porque é você quem conversa diariamente com todos os nossos profissionais, seja para tirar dúvidas, passar uma instrução, fazer uma correção, logo, este contato faz com que ele “sinta” a empresa que ele trabalha, “alimente” por ela um apreço, um carinho, uma satisfação, que o fará pensar duas ou três vezes antes de trocar-nos por qualquer “oferta” que lhe for oferecida!


Pense nisso, ou melhor, conscientize-se disso e ajude-nos a fazer uma empresa melhor a cada dia.


Um forte abraço e tenha um ótimo dia!



PARA PENSAR...


“A maior satisfação em um ser humano não é ser compreendido e sim compreender o confuso e poder ajudá-lo.”(Geruza Gomes)




segunda-feira, 22 de março de 2010

CONTAMINADOS PELO VÍRUS DA EXCELÊNCIA!



Por Luiz Marins   

 


 

            Um grande líder, ao terminar uma visita a uma empresa, pediu para reunir os funcionários e disse-lhes: Parabéns! Vocês foram contaminados pelo vírus da excelência!

            Tudo nessa empresa era bem feito. Quase perfeito! Os produtos eram de impecável qualidade. A limpeza era primorosa. As pessoas sabiam o que fazer e faziam bem. Até o café servido era um expresso de ótima qualidade. Num painel logo na entrada da empresa havia dezenas de cartas de clientes, carregadas de elogios. A empresa tinha sido contaminada pelo vírus da excelência!

            De fato é impressionante como há empresas e pessoas que parecem ter sido contaminadas pelo vírus da excelência. Fazem tudo com sentimento de perfeição, com comprometimento, atenção aos detalhes e "follow-up" imediato. E todas as pessoas que trabalham numa empresa contaminada por esse vírus sentem-se mal quando alguma coisa não excede os padrões normais de qualidade. Não basta ter qualidade. É preciso exceder, ser excelente!


 

            A palavra excelência vem de excellere (latim) ex = além, acima, + cellere = alto, torre. ma. pessoa ou coisa excelente é aquela que é ou está acima ou além dos limites comuns.


 

            E o vírus da excelência é benigno. Ele atrai ao invés de repelir; ele soma e multiplica ao invés de subtrair e dividir. O vírus da excelência aumenta a auto-estima e, como num círculo virtuoso, torna as pessoas inconformadas com a baixa qualidade.

            Procure prestar atenção em empresas, marcas, pessoas que foram contaminadas pelo vírus da excelência. Você as conhece?

            Há pessoas e empresas que nos deixam a impressão de terem sido contaminadas pelo vírus da excelência e que nos dão total segurança. Aquela marca de automóvel, aquele médico, aquele dentista, aquele professor, aquele militar, aquele restaurante – tudo o que fazem é com sentimento de perfeição.

            E a verdade é que pessoas contaminadas por esse vírus contaminam outras. E, rapidamente, o vírus se espalha e toda a empresa ou organização em que trabalham fica contaminada e a excelência passa a tomar conta de tudo e de todos, trazendo como conseqüência um incrível sucesso.

            Acredite: o vírus da excelência é o único vírus que, em vez de nos prejudicar ou matar, nos salva e fortifica. Deixe-se contaminar!



            Pense nisso. Sucesso


 

 

 


Bom dia!


Desejamos a você uma ótima semana e que este vírus contamine você em todas as ações e tarefas ao longo dela!


Um forte abraço e tenha um ótimo dia!



PARA PENSAR...


"Excelência não é uma exceção, é uma atitude permanente."(Colin L. Powell)

sexta-feira, 19 de março de 2010

PAUSA PARA APRENDER - PARTE II


12 "GRANDES ERROS" NO TRABALHO EM EQUIPE

 

Fonte: RH Portal


 

Continuando...


07 – CONFLITOS PENDENTES – Sem duvida o que mais dificulta os relacionamentos entre as equipes é deixar os conflitos pendentes. Qualquer tipo de discórdia, distorção ou duvidas sobre decisões referentes ao trabalho, alguém que ficou magoado com outro por algum motivo, enfim, qualquer tipo de desconforto deve ser esclarecido para evitar a discórdia no ambiente. Lembrem-se os clientes não querem pagar os desperdícios e as perdas, isto porque os conflitos pendentes demandam muitas reuniões, tempo perdido, pessoas desmotivadas e a empresa paga e automaticamente repassa para o custo final dos produtos.


08 – RECUSAR AS PESSOAS DIFERENTES – Respeitar todas as diferenças que existem entre os membros da equipe e fator de extrema importância para um trabalho em equipe. Aceitar a diversidade é ampliar as possibilidades dos resultados desejados. Não é aceitável numa empresa ou em qualquer ambiente da sociedade que não se queira contatos com um ou vários indivíduos só porque eles são diferenciados.


09 – ERRAR É DA ESPÉCIE HUMANA – Antes de ficar apontando os eventuais erros dos outros, procure analisar a sua conduta e como anda a sua responsabilidade e comprometimento para o sucesso dos trabalhos em equipe. Via de regra, é melhor ajudar na solução dos problemas do que ficar criando outros maiores em cima de alguns poucos que já deu errado. 


10 – EQUILÍBRIO EMOCIONAL – De nada adiantam ficar criando atritos ou momentos de tensão no ambiente de trabalho. Cada participante tem uma forma de aprendizado, ritmo e experiências vividas. O equilíbrio e o respeito devem ser mantidos para que os trabalhos caminhem para os resultados que os profissionais desejam para a empresa. 


11 – PREPOTÊNCIA E SOBERBERBA – Participar das reuniões e não dar a mínima atenção aos assuntos, não permitir que os membros da equipe dêem suas sugestões, interromper os membros durante as explanações e até se manter irônico e sarcástico como se não estivesse presente passando um ar de superioridade indicam que Você deve de imediato deixar de fazer parte da equipe de trabalho e é melhor sair em férias, pois definitivamente não tem qualquer condição de fazer parte do ambiente de trabalho. 


12 – NÓS FIZEMOS – Com certeza a parte mais importante dos trabalhos em equipe é o "nós fizemos" e nunca o "eu fiz ou ainda eu mais o fulano é que fizemos". Elogiar sem distinção todos os participantes mesmo até os que contribuíram modestamente faz parte do sucesso de todos, dos objetivos e da empresa.


 

Trabalho em Equipe, falar a mesma lingua, interagir.



Um forte abraço e tenha um ótimo dia!



PARA PENSAR...


"O único modo de escapar da corrupção causada pelo sucesso é continuar trabalhando."(Albert Einstein)

quinta-feira, 18 de março de 2010

PAUSA PARA APRENDER - PARTE I



12 "GRANDES ERROS" NO TRABALHO EM EQUIPE

 


Fonte: RH Portal


 

01 – EMPATIA – Todo ambiente de trabalho exige a total concentração dos colaboradores, porém não significa que não possam ser cordiais, parceiros e bons companheiros. Cumprimentar os colegas com "aquele bom dia em todos os dias", exercitar a cortesia, a lealdade, o ser amigo e principalmente o ser humilde, contribui muito com o ser empático, além de demonstrar educação e total respeito aos que participam no ambiente de trabalho.


02 – OUVIR FAZ PARTE DA CONVERSAÇÃO – Pratique continuamente o saber ouvir com todos os componentes da equipe, independente do seu grau de experiência e jamais questione as sugestões e opiniões apresentadas. Anote e reflita sobre as idéias apresentadas e não descarte considerando-as inúteis.


03 – RELACIONAMENTO – Pesquisas comprovam que as melhores indicações de empregos são feitos por (antigos e novos) amigos de trabalho que tiveram a oportunidade de atuarem em equipe com você. Imaginar que os empregos estão nos classificados dos jornais e agencias de empregos é comprovar que você não conseguiu construir e manter qualquer tipo de relacionamento para o seu futuro profissional.


04 – CRITICAR AS PESSOAS AUSENTES – Jamais cometa esta indelicadeza junto aos membros da equipe e ou em qualquer outro tipo de ambiente. Se você tiver que falar de um companheiro, faça-o somente para com ele e estará evitando inúmeras distorções interpretativas e futuros conflitos.


05 – MAU HUMOR – Esta postura só contribui para os mais diversos desgastes, enquanto que, quando se tem um companheiro de equipe bem humorado só agrega valores ao ambiente de trabalho. Colegas de trabalho mal-humorados geralmente não aceitam qualquer tipo de brincadeira, o que, automaticamente acabam sendo excluídos da equipe. Portanto manter o bom humor no ambiente de trabalho é fundamental para a produtividade e o relacionamento.


06 – NÃO ACEITAR O TRABALHO EM EQUIPE – Entenda que – hoje –, independente do cargo que ocupe é preciso saber trabalhar em equipe. Em qualquer tipo de empresa uns dependem dos outros. Rejeitar qualquer trabalho achando que pode fazê-lo sozinho é simplesmente quebrar todos os elos possíveis para se chegar aos objetivos desejados.


 

Um forte abraço e tenha um ótimo dia!


Continuamos amanhã...



PARA PENSAR...


"Celebrar a vida é somar amigos, experiências e conquistas, dando-lhes sempre algum significado." (Autor desconhecido)



quarta-feira, 17 de março de 2010

PAUSA PARA REFLEXÃO...

Certo homem estava perdido no deserto, prestes a morrer de sede. De repente, ele encontra uma velha cabana abandonada e com dificuldade se acomodou numa pequena sombra dela.

Passados alguns minutos, viu uma velha bomba d’água, bem enferrujada, a poucos metros de distância. Ele se arrastou até lá, começou a bombear, mas nada aconteceu.


Então o homem notou ao lado uma velha garrafa cheia d’água, com uma mensagem que dizia:


“- Você primeiro precisa preparar a bomba colocando nela toda a água desta garrafa. Por favor, encha novamente a garrafa antes de partir”.


Ele se viu num dilema. Despejar a água na velha bomba ou beber a água e desprezar a mensagem?


Com relutância, ele despejou toda a água da garrafa na bomba. Começou a bombear e de repente um fio de água surgiu, depois um pequeno fluxo, e finalmente uma água fresca e cristalina jorrou com abundância.


Ele bebeu da água ansiosamente. Em seguida, voltou a encher a garrafa para o próximo viajante e acrescentou uma pequena nota na mensagem original:


“- Creia-me, funciona! Você precisa dar toda a água, antes de poder obtê-la de volta em abundância”.


 

Moral da história: Nada vem de graça.  Pense em algo que gostaria que acontecesse com você, seja na vida pessoal, profissional ou afetiva. Pensou?  Pois bem, quando começar a “despejar isto” na vida das outras pessoas, “isto vai jorrar” em sua vida.


Assim como a lei da gravidade, existem outras leis que Deus nos deixou, e que nunca falham, e uma delas é a lei do Plantar e Colher.   Ninguém espera colher algo que não tenha plantado, ou mesmo colher “tomate” se plantou “banana”.  Plante e colha.  Não plante, e não colha.  Plante certo, e colha certo.  Esta é uma lei da vida.


 

Um forte abraço e tenha um ótimo dia!