sexta-feira, 30 de abril de 2010

PARABÉNS A TODOS!


Bom dia!

Se você puxar pela memória ou mesmo consultar a postagem de segunda-feira verá que também abrimos a semana parabenizando-os todos por duas novas parcerias que iniciaríamos e, projetando outras novas que viriam, lembra?

Pois bem, aqui estamos nós novamente, fechando a semana e mais uma vez parabenizando-os. Você deve estar curioso para saber qual a nossa nova conquista, não é?   Pois bem, não se trata de uma conquista apenas, mas de algumas conquistas individuais, podemos assim dizer, que somadas formam “a conquista”!

Estamos nos referindo à conquista alcançada neste mês de Abril que se encerra hoje.  Porque ele mostra que é o quarto mês consecutivo onde os indicadores apontam para o desenvolvimento produtivo de todas as unidades.   

Logo, o desenvolvimento destas leva a empresa ter estabilidade, onde ela existindo propicia-nos oferecer-lhe segurança profissional, para anter seu padrão de vida e para desenvolvimento de sua carreira.

Por esta razão é que mais uma vez parabenizamos todos, assumindo aqui o compromisso de respondê-los a altura, empenhando-nos por manter esta empresa sempre como um ótimo lugar para se trabalhar!

Um forte abraço, um ótimo dia e um ótimo fim de semana!


PARA PENSAR...


"Para realizar grandes conquistas, devemos não apenas agir, mas também sonhar; não apenas planejar, mas também acreditar." (Anatole France)

quinta-feira, 29 de abril de 2010

PAUSA PARA APRENDER...

O que Você faz com o que Você Sabe?

 

Não é o que você sabe que faz a diferença na sua vida. É o que você faz com o que você sabe que muda sua vida. Há indivíduos que adquiriram a SEP – “Síndrome do Estudante Profissional”. São pessoas que acumulam conhecimentos, teorias. Muitas delas são doutores nas suas áreas, todavia, não aplicam o conhecimento que adquiram por anos de estudos.

Sabe-se que a leitura é um dos atalhos mais rápidos para a excelência pessoal e profissional. Contudo, não é o que você lê que muda sua história, mas o que realizamos com o que lemos. Podemos nos tornar uma biblioteca ambulante, no entanto, podemos continuar obtendo resultados medíocres na nossa vida, se não formos capazes de aplicar o que lemos e aprendemos por meio da leitura. Não é o que aprendemos que melhora nossa vida, é o que fazemos com o que aprendemos que nos tornar melhores.

Outra verdade é que não é o quanto sabemos que modifica os resultados, mas, muito além disso, é a qualidade do que sabemos e o que fazemos com o que sabemos que tem o poder de escrever ou reescrever nossa história. Há pessoas que viraram um depósito de informações. Intelectualmente lotam suas mentes de conhecimento, mas, mesmo assim, não passam da média nos resultados. Sabem um pouco de tudo, mas não qualificaram as informações e o conhecimento que adquiriram, o que as leva a não ter foco no que produzem com o que sabem.

As pessoas freqüentam cursos, palestras, treinamentos, adquirem os mais variados conhecimentos. Os professores, consultores, palestrantes, conferencistas se esforçam para transmitir ideias, dicas, frases que tem, verdadeiramente, o poder de impactar a mente dos participantes. Porém, tudo o que ouvem nesses eventos não é o que mudará suas vidas, mas sim, o que farão com o que ouviram, viram e aprenderam.

Nas palestras e cursos que realizo informo a necessidade premente de vendedores oferecerem os produtos e serviços aos seus clientes. A maior verdade em vendas é que se você não oferecer novos produtos e serviços aos seus clientes tem 100% de chance de não aumentar suas vendas. E se, de dez ofertas que você fizer, um cliente decidir adquirir o que você ofereceu você já melhorou 100%. O que irá mudar suas vendas? O que eu digo ou o que você faz com o que ouve e aprende?

Também informo que no mercado de trabalho, mais de 70% das pessoas não dão o melhor que têm no trabalho. A maioria espera mais benefícios para melhorar o desempenho. Não compreendem que devem dar o melhor de si naquilo que estão fazendo no momento. Essa é a única maneira lícita de conquistar uma ótima carreira, pois, quando damos o melhor que temos, antes de estarmos fazendo bem aos outros, estamos fazendo a nós mesmos. Quando nos doamos ao trabalho que temos em nossa frente, estamos treinando nosso cérebro e ele, treinado, irá levar para todo o corpo mensagens de motivação, força de vontade, capacidade, determinação, o que nos preparará para os desafios, para enfrentar dificuldades. Não é o que está armazenado no seu cérebro que faz a diferença na sua vida, mas o que você faz com o que está lá!

Ler, ir a cursos, palestras, treinamentos, fazer um curso universitário, nada disso mudará sua vida, tampouco seus resultados. O que terá o poder de modificar sua história, no campo pessoal e profissional, é o que você for capaz de fazer com o que aprendeu.

Pense nisso e faça o que tem de ser feito.

Artigo escrito por:

Professor Paulo Sergio - Contador, Consultor, Escritor e Palestrante nas áreas de Treinamento e Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Vendas, Motivação, Liderança, Perfil Profissional.


Um abraço forte abraço e tenha um ótimo dia!


PARA PENSAR...


"A morte do homem começa no instante em que ele desiste de aprender." (Albino Teixeira)

quarta-feira, 28 de abril de 2010

PAUSA PARA REFLEXÃO...


O lápis

O menino observava seu avô escrevendo em um caderno, e perguntou:

- Vovô, você está escrevendo algo sobre mim?

O avô sorriu, e disse ao netinho:

- Sim, estou escrevendo algo sobre você. Entretanto, mais importante do que as palavras que estou escrevendo, é este lápis que estou usando. Espero que você seja como ele, quando crescer.

O menino olhou para o lápis, e não vendo nada de especial, intrigado, comentou:

- Mas este lápis é igual a todos os que já vi. O que ele tem de tão especial?

- Bem, depende do modo como você olha. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir vivê-las, será uma pessoa de bem e em paz com o mundo – respondeu o avô.

- Primeira qualidade: Assim como o lápis, você pode fazer coisas grandiosas, mas nunca se esqueça que existe uma “mão” que guia os seus passos, e que sem ela o lápis não tem qualquer utilidade: a mão de Deus.

- Segunda qualidade: Assim como o lápis, de vez em quando você vai ter que parar o que está escrevendo, e usar um “apontador”. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas ao final, ele se torna mais afiado. Portanto, saiba suportar as adversidades da vida, porque elas farão de você uma pessoa mais forte e melhor.

- Terceira qualidade: Assim como o lápis, permita que se apague o que está errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos trazer de volta ao caminho certo.

- Quarta qualidade: Assim como no lápis, o que realmente importa não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro dele. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você. O seu caráter será sempre mais importante que a sua aparência.

- Finalmente, a Quinta qualidade do lápis: Ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida deixará traços e marcas nas vidas das pessoas, portanto, procure ser consciente de cada ação, deixe um legado, e marque positivamente a vida das pessoas.

Um forte abraço e tenha um ótimo dia!


PARA PENSAR...


"O importante não é por quanto tempo viverás, mas que qualidade de vida terás."(Autor Desconhecido)


terça-feira, 27 de abril de 2010

O RESPEITO NÃO CAIU DE MODA...

Por Luiz Marins 

 

 

Você pode não acreditar, mas o respeito não caiu de moda. Uma das maiores reclamações de clientes e mesmo colegas de trabalho é a falta de respeito. A falta de respeito no tratamento entre as pessoas gera baixa qualidade no próprio conteúdo do trabalho. Tudo perde a qualidade, quando não se tem qualidade no tratamento entre as pessoas.

 

Chamar clientes de “fofo, fofa, queridinho, queridinha, benzinho, etc.” não é do agrado da maioria das pessoas que recebem, muitas vezes surpresas, esse tipo de tratamento.

 

Da mesma forma é no ambiente interno de trabalho. Chefes que chamam subordinados por apelidos, diminutivos, formas jocosas, pensam estar agradando, mas na verdade estão perdendo o respeito e não estão se dando ao respeito. Agindo assim, não tardará para que os subordinados também o chamem de apelidos que ele por certo não gostará.

 

Da mesma forma é o modo de se vestir, se trajar. Trajar-se bem, respeitosamente, é fundamental para o bom ambiente de trabalho. Já vi clientes comentando os trajes mínimos de uma recepcionista dizendo que “uma empresa que permite aquele traje numa funcionária não pode ser uma empresa séria e confiável.”

 

Conheço empresas em que, por falta de um “código de trajar-se”, as pessoas perderam a noção do ridículo e o clima empresarial ficou sensivelmente prejudicado. Assim, o velho e bom respeito é e será sempre bem-vindo.

 

Ninguém está pregando o exagero do excesso de formalidades no tratar e no trajar. Mas todos nós sabemos quando estamos exagerando em nossas liberdades e devemos ter consciência da hora de mudar nosso comportamento.

 

Faça uma análise de seu ambiente de trabalho. Veja como você trata os clientes, fornecedores, companheiros de trabalho, etc. Será que não está havendo excessos de liberdade que resvalam à falta de respeito e que devem ser corrigidos a tempo?

 

Pense nisso. Sucesso!

 

Um forte abraço e tenha um ótimo dia!


PARA PENSAR...


"A bondade é o princípio do tato, e o respeito pelos outros é a primeira condição para saber viver." ( Henri Frédéric Amiel )


segunda-feira, 26 de abril de 2010

PARABÉNS A TODOS!


Bom dia!

Hoje usamos este espaço para parabenizar todos os profissionais que compõem nosso quadro funcional.   Porque nesta data iniciamos uma nova parceria de grande porte, amanhã outra de igual tamanho também terá início e, outras estão em processo de negociação e com grandes perspectivas de serem firmadas.

Por tudo isso, pelos números alcançados neste primeiro trimestre deste ano, pelos acertos e até mesmo pelos erros, porque eles nos propiciaram correções que se transformaram em posteriormente acertos.   Enfim, pelo "conjunto da obra" e por todas as conquistas, temos orgulho de tê-los conosco, fazendo de nossa empresa uma referência no segmento.

Logo, registramos aqui nossos agradecimentos, nossos votos para que todos continuem mantendo este padrão de qualidade, de eficiência, de comprometimento, pois isso acontecendo não tenha dúvidas de que novas conquistas virão e todos colherão os benefícios delas!

Em nome de nossa empresa, PARABÉNS!

Um forte abraço, tenha um ótimo dia e uma ótima semana!

PARA PENSAR...


“A vida nem sempre é feita de sucessos. O nosso compromisso não é ganhar, é continuar fazendo sempre o nosso melhor trabalho.” (Bernardinho)


sexta-feira, 23 de abril de 2010

PAUSA PARA APRENDER - PARTE II

Principais Atitudes e Comportamentos dos Bons Profissionais


Continuando...


Espírito empreendedor

Os dias do funcionário que se comporta como funcionário pode estar com os dias contados. A visão tradicionalista de empregador e empregado, chefe e subordinado estão caminhando para o desuso.

As empresas com visão moderna estão encarando seus funcionários como colaboradores ou parceiros e implementando a visão empreendedora. Isso significa que os empresários perceberam que dar aos funcionários a possibilidade de ganhar mais do que simplesmente o salário mensal fixo, tem sido um bom negócio, pois faz com que o profissional dê maiores contribuições à organização, garantindo assim o comprometimento da equipe na busca de resultados positivos.

 

Equilíbrio emocional

O que quero dizer com o equilíbrio emocional? Bem, dito de modo simples, é o preparo psicológico para superar adequadamente as adversidades que surgirão na empresa e fora dela.

Vamos chamar o conjunto de problemas que todos nós possuímos de saco de problemas. As empresas querem que deixemos o nosso saco de problemas em casa. Por outro lado, os nossos familiares querem que deixemos nosso saco de problemas no trabalho. Diante disso, a pergunta que surge é: onde colocar nosso saco de problemas? Realmente é uma boa pergunta. E é justamente por isso que para tornar-se um profissional de sucesso é necessário que tenhamos equilíbrio emocional, pois não importa quais problemas tenhamos de caráter pessoal, nossos colegas de trabalho, subordinados, diretores e gerentes, enfim, as pessoas como um todo não tem culpa deles e não podemos descarregar esses problemas neles.

Quando falamos em equilíbrio, emocional, é importante avaliar também as situações adversas pelas quais todos os profissionais passam. É justamente aí que surge o momento da verdade que o profissional mostrará se tem o equilíbrio emocional.

 

Marketing Pessoal

O marketing pessoal pode ser definido como o conjunto de fatores e atitudes que transmitem uma imagem da pessoa. Os fatores a que me refiro incluem vestimenta como um todo, os modos pessoais, o modo de falar e a postura do profissional diante dos demais.

Referindo-se à vestimenta, cabe salientar que o profissional deve vestir-se adequadamente ao ambiente em que está inserido. Se a sua empresa adota um padrão formal, obviamente a sua vestimenta deve estar em conformidade com ela e o mesmo se refere a uma entrevista de emprego. Da mesma forma, seria um contra-senso usar terno e gravata para trabalhar em uma linha de produção. Portanto, a regra básica é vestir-se em conformidade com o ambiente de trabalho.

 

Comportamentos que o profissional deve evitar

Vou destacar alguns dos defeitos que além de prejudicar a ambientalização dentro da empresa, caracterizam tais pessoas como maus profissionais:

 

• Aquele que fala demais

Já viu aqueles profissionais que são os primeiros a propagar as notícias ou as “fofocas” dentro da empresa? Costumo chamar tais profissionais de locutores da “rádio peão”. Recebem uma informação, sequer sabem se são confiáveis, mas passam adiante e o que é pior, incluindo informações que sequer existiam inicialmente, alterando totalmente a informação recebida. Cuidado para não ser um destes.

• Aquele que fala mal dos outros

São aqueles profissionais, se é que existe algum profissionalismo nisso, que insistem em falar sobre seus colegas de trabalho, longe destes é claro, aquilo que com certeza não seriam capazes de falar na frente deles. Por isso, a regra é: Se você não tem coragem de falar algo na frente do seu colega, nunca fale pelas suas costas.

• Aquele que vive mal-humorado

Esses são, sem dúvida, uns dos mais evitados pelos outros colaboradores. Existe algo pior do que conviver com quem vive reclamando da vida ou que vive de mau humor? Pessoas de “mal com a vida”, repelem as outras pessoas de perto delas. Ninguém tem a obrigação de estar sorrindo todos os dias, mas isso não significa que temos o direito de estar sempre de mau humor. A propósito, como está seu humor hoje?

• Aquele que não tem higiene pessoal

Somente o próprio profissional é capaz de conseguir conviver com ele mesmo. Isso porque o corpo dele está condicionado a suportar isso. Conheço pessoas, que tem um odor tão acentuado (falando de forma educada), que não consigo permanecer mais do que cinco minutos conversando com elas. Um bom banho faria bem não só a ele, mas como todos a sua volta.

• Aquele que não respeita os demais

O respeito aos outros é fundamental para o convívio em grupo. Já presenciei casos extremos de falta de respeito, pois existem profissionais que não sabem respeitar seus colegas. Infelizmente, parte dessas pessoas estão em cargos de direção. Tive um chefe no meu primeiro emprego que tinha uma campainha para chamar as pessoas. Quando ele tocava uma vez, secretária atendia, quando ele tocava duas vezes, era eu, o office-boy. Bem, além de ser uma falta de respeito usar uma campainha para chamar “seres humanos” muitas vezes fui chamado lá e ele nem sabia porque tinha me chamado. A maior lição que tirei disso é que eu não devia nunca mais ter chefe. Por isso me tornei empreendedor.

• Aquele que é egoísta

O egoísmo é algo difundido nas empresas até mesmo porque a competitividade interna é muito grande. Pensar somente em si mesmo o tempo todo não é a melhor alternativa para o profissional. Por isso cuidado, pois um dia a vítima pode ser o próprio egoísta.

• Aquele que brinca demais

Brincar é bom, desde que as brincadeiras sejam saudáveis, num clima de respeito e equilíbrio. Aqueles que brincam a todo o momento são pessoas extremamente inconvenientes e irritam quem está a sua volta. Isso tira a credibilidade do profissional e pode lhe trazer problemas com a ambientalização.

• Aqueles que são inflexíveis

Já observou aqueles profissionais que são os únicos que se acham certos? Pois bem, isso é um grande problema para a convivência em grupo. É importante que todos nós tenhamos em mente que não estamos certos o tempo todo e nem tampouco precisamos fazer valer perante os outros as nossas próprias idéias a todo o momento.

 

As qualificações, comportamentos e atitudes dos bons profissionais são muitas e estão em constante mudança. Mas com certeza aqueles que procuram o auto-aprimoramento estarão mais bem preparados para tornarem-se excelentes profissionais.

Fonte: (Extraído do livro “O perfil do profissional de sucesso do mundo moderno” de Anderson Hernandes)


PARA PENSAR...


"A mudança é a lei da vida. E aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente irão com certeza perder o futuro." (John F. Kennedy)


quinta-feira, 22 de abril de 2010

PAUSA PARA APRENDER - PARTE I


Principais Atitudes e Comportamentos dos Bons Profissionais


Hoje em dia, cada vez mais as empresas procuram “verdadeiros” profissionais para trabalharem nelas. Com isso, é evidente que não há mais espaço no mercado de trabalho para profissionais medíocres, desqualificados e despreparados para a função a ser exercida, mas sim para profissionais habilidosos, com pré-disposição para o trabalho em equipe, com visão ampliada, conhecimento de mercado, iniciativa, espírito empreendedor, persistente, otimista, responsável, criativo, disciplinado e outras habilidades e qualificações relacionadas nos capítulos a seguir.

É importante que você profissional, procure estar preparado para o mercado de trabalho, a qualquer momento da sua vida, independentemente do fato de estar ou não empregado. A história do mercado de trabalho atual tem mostrado que independentemente do cargo que você exerça, você deve estar sempre preparado para mudanças que poderão surgir e mudarão todo o rumo da sua carreira. As empresas não são eternas e nem os seus empregos. Não se engane, não existem mais quaisquer garantias de emprego por parte das empresas, trazendo aos profissionais empregados um ônus constante para manter o seu emprego. Se para aqueles que estão empregados manter a sua empregabilidade não é uma tarefa fácil, para aqueles que estão ingressando no mercado de trabalho atual, as dificuldades serão ainda maiores.

Portanto, a seguir vou discorrer sobre algumas das características dos bons profissionais: 

 

Preparado para mudanças

As empresas buscam por profissionais adaptáveis porque tudo no mundo moderno muda. As tecnologias, as relações de emprego, o mercado, os valores e o modo encontrar soluções para os problemas mudaram, enfim tudo mudou significativamente nos últimos anos e continuarão mudando. Portanto temos de acompanhar o ritmo das coisas. Muitos profissionais pensam que podem fazer as mesmas coisas e do mesmo modo durante toda a vida e depois reclamam porque não são bem sucedidos.

 

Competência

Competência é uma palavra de senso comum, utilizada para designar uma pessoa capaz de realizar alguma coisa. O antônimo disso, ou seja, incompetência, implica não só na negação dessa capacidade como também na depreciação do indivíduo diante do circuito do seu trabalho ou do convívio social.

Para ser contratado em uma empresa ou para a sua manutenção de emprego não basta ter diplomas e mais diplomas se não existir competência. Por exemplo, um profissional que se formou em direito, até mesmo na melhor universidade, mas que não sabe preparar uma peça processual não terá valor competitivo quer como profissional empregado, quer como prestador de serviços.

Diplomas servirão para dar referencial ao profissional ou até mesmo para enfeitar a parede da sua sala, mas a competência é o fator chave que atrelada à diplomação lhe dará subsídios profissionais para ser bem sucedido. Por isso podemos afirmar categoricamente que a competência não é composta pelo diploma por si só, apesar de que ele contribui para a composição da competência.

Continuamos amanhã...

Um forte abraço e tenha um ótimo dia!


PARA PENSAR...


"Toda reforma interior e toda mudança para melhor dependem exclusivamente da aplicação do nosso próprio esforço." (Immanuel Kant)


terça-feira, 20 de abril de 2010

VOCÊ SABIA?

Lentidão ou desconcentração no trabalho? Problema pode estar na alimentação

Indivíduos que não têm o hábito de tomar o café da manhã, por exemplo, são regularmente lentos e indispostos, diz especialista

 

Lentidão, indisposição, sonolência ou pouca concentração no trabalho para muita gente é reflexo de desmotivação. Porém, segundo a diretora do Sindicato dos Nutricionistas do estado de São Paulo, Madalena Vallenoti, o problema pode estar na má alimentação.

De acordo com ela, indivíduos que não têm o hábito de tomar o café da manhã, por exemplo, são regularmente lentos, indispostos e desconcentrados.

Já aqueles que costumam exagerar no almoço, optando sempre por alimentos gordurosos, costumam ser sonolentos depois deste horário, apresentando forte queda no rendimento.

E o cafezinho?

Diante de tais situações, muitos profissionais acabam recorrendo ao bom e velho cafezinho, contudo, alerta a nutricionista, o excesso de café ou alimentos do tipo cola pode fazer com que o trabalhador tenha mais dificuldade em se concentrar, ou mesmo em manter o humor.

“O nosso organismo necessita de energia e a ilusão de que um cafezinho preto, puro, irá acordar, pode ser realidade, porém por pouco tempo (…) Além disso, se a pessoa tomar mais café do que consegue processar, pode ter mais dificuldade em se concentrar, ou mesmo manter o humor”, diz ela.

Trabalho noturno

Madalena observa ainda que pessoas que trabalham no período noturno devem ter atenção redobrada com a alimentação. Isso porque, durante o dia, este profissional não consegue repor as energias necessárias, tendo maior propensão à fadiga crônica, à queda no desempenho, ao erro e a acidentes de trabalho.

Assim, orienta ela, tais pessoas devem optar por uma alimentação de mais fácil digestão, rica em verduras, carnes brancas, sem frituras, com preferência para assados, cozidos e grelhados, além do arroz e feijão sem o acréscimo de carnes gordas ao seu preparo.

No que diz respeito às sobremesas, a melhor opção são as frutas, pois os doces ou o excesso de açúcar pode causar sonolência, desatenção e ainda colaborar para o aumento dos níveis de glicemia.

“Deve evitar preparações muito gordurosas, pois os trabalhadores noturnos apresentam mais queixas de azia, dores abdominais e constipação, além da maior tendência ao aparecimento de doenças cardiovasculares e coronarianas, por conta do maior consumo de bebidas cafeinadas, alcoólicas e o fato de fumar mais".

Como se alimentar, então?

Independentemente do horário de trabalho do profissional, para se sentir mais disposto e render mais no ambiente de trabalho, é necessária a adoção de uma alimentação saudável, evitando o excesso de industrializados; equilibrada, com carboidratos, proteínas e hortaliças; e colorida, para ter maior oferta de nutrientes aos organismos.

Comer de forma variada e com porções moderadas, não pulando refeições (de 5 a 6 por dia ) também são atitudes importantes, segundo a nutricionista. Na tabela abaixo, um resumo dos alimentos amigos do trabalho e dos inimigos.


Amigos do Trabalho:

Frutas (as ricas em vitamina C, especialmente);

Leite e derivados, que são ricos em triptofano;

Nozes e frutas oleaginosas, com moderação pelo alto conteúdo calórico; e gergelim;

Tofu (queijo de soja);

 

Inimigos do Trabalho:

Excesso de cafeína;

Bebidas alcoólicas;

Alimentos e preparações gordurosas;

Doces em excesso:

 

Fonte: Gladys Ferraz Magalhães, InfoMoney


Um forte abraço e tenha um ótimo dia!


PARA PENSAR...


"Primeiro fazemos nossos hábitos, e então nossos hábitos nos fazem."(John Dryden)

segunda-feira, 19 de abril de 2010

NOTA INFORMATIVA


Março bate recorde de contratações na indústria paulista

Índice de Emprego da Fiesp/Ciesp registrou crescimento de 2,05%, sem ajuste sazonal, e abertura de 45 mil vagas, o melhor resultado da série histórica

 

Com a abertura de 45 mil novas vagas, representando crescimento de 1,37%, em relação a fevereiro, com ajuste sazonal, março deste ano apresentou o melhor resultado comparativo do nível de emprego desde julho de 2005, que marca o início da série apurada pela Fiesp e pelo Ciesp.

O dado sazonalizado aponta aumento de 2,05% frente a fevereiro. Em relação ao mesmo período do ano passado, o balanço também foi positivo, como demonstram os 36 mil postos abertos. No primeiro trimestre, 2010 já criou 79 mil postos de trabalho.

“Batemos um novo recorde neste mês, ele é o melhor março desde julho de 2005”, comemorou o diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Fiesp e do Ciesp, Paulo Francini.

O avanço expressivo do Índice se deve, sobretudo, ao setor de açúcar e álcool, que assiste à retomada da safra no interior paulista, explicou. “Dos 2,05% de aumento no emprego, 1,25% é decorrente do setor de açúcar e álcool”, disse.

Para Francini, o segmento continuará crescendo em abril e maio, depois deverá estabilizar até novembro. “O setor só vai sair de cena, mesmo, no final do ano”.

Segundo o diretor, em 2010 açúcar e álcool mostrou que sua sazonalidade foi alterada, pois as contratações começaram logo em fevereiro, diferente dos anos anteriores, em que as vagas começavam a surgir somente em março. Para ele, este comportamento será uma tendência nos próximos anos.

“As usinas estão dispostas a ficar o menor tempo possível paradas. E foi isto que antecipou o nível de contratação do setor, fato que deve se repetir nos anos seguintes”, ressaltou.

De acordo com Francini, restam cerca de 140 mil postos a serem preenchidos para que a indústria de São Paulo retome os níveis pré-crise. “Setembro é sempre o melhor resultado do Índice. Por isso, somente neste período é que teremos uma noção real de quantos empregos ainda temos que recuperar”, concluiu.

Fonte: FIESP

 

Observação:

Bom dia.

Trazemos esta informação para seu conhecimento afim de mostrá-lo que a economia do país continua em franca recuperação, logo, acreditamos que as perspectivas de novos negócios seguirão na mesma proporção.  Mas se por um lado este tipo de informação nos anima, por outro trás uma preocupação, a perca de mão-de-obra, afinal, em tempos como estes sabemos que nossos profissionais são sempre requisitados ou mesmo candidatam-se para o preenchimento destas vagas!

Logo, devemos esforça-nos em propiciar um ambiente saudável e agradável para a manutenção do interesse dos nossos profissionais em nossa empresa.     Bem como, agindo também na captação de novos profissionais, algo que poderemos exercitar nestes próximos dias, pois neste fim de semana colocamos um novo anúncio e, seremos a procurados por candidatos.

Sendo assim, lembre-se dessa nota quando estiver atendendo um funcionário, atendendo ou entrevistando um candidato, porque sua atuação fará toda diferença para a manutenção do equilíbrio da quantidade de profissionais que manteremos em nosso quadro funcionários.

Um forte abraço, tenha um bom dia e uma ótima semana!


PARA PENSAR...


"Podemos fazer tudo o que quisermos desde que nos apeguemos ao que queremos por tempo suficiente."(Autor Desconhecido)

sexta-feira, 16 de abril de 2010

ENCERRANDO A SEMANA...

Bom dia.

 

A vida é um eco. Se você não está gostando do que está recebendo, observe o que está emitindo…

 

Existe um lixo emocional. Ele é produzido nas usinas de nosso pensamento enquanto crescemos interiormente.

 

São emoções que passaram por nossa vida e nos ajudaram, mas que não têm mais utilidades.

 

São sentimentos que foram importantes no passado, não no presente. São recordações de dor que nos amadureceram e que agora não servem para nada.

 

Não podemos carregar esse lixo. Ele foi feito para ser jogado fora.

 

E, no entanto, apegados aos nossos sentimentos antigos, ficamos com pena de deixá-los.

 

Enchemos nosso porão espiritual com uma quantidade imensa de memórias inúteis, que ofuscam as lembranças importantes.

 

Não procure sentir coisas que você não está sentindo mais. Não procure ser como você era.

 

Você está mudando. Permita que seus sentimentos o acompanhem… e seja feliz.

 

Pense nisso, um forte abraço e tenha um ótimo dia!


PARA PENSAR...


"A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência." (Ghandi)


quinta-feira, 15 de abril de 2010

PAUSA PARA APRENDER...

Criativo, inovador, perfeccionista ao extremo e com um instinto de marketing digno de um pop-star, cada discurso de Steve Jobs é esperado com o um grande evento de cultura pop. Algumas de suas lições já entraram para a história, logo, deixamos abaixo 7 lições significativas:

1. “A inovação define líderes e seguidores”

A inovação só conhece um limite: a imaginação. Quem quiser ganhar um lugar de destaque tem que pensar de forma original, além dos quatro cantos do seu escritório. A inovação não precisa ser tecnológica, pode ser um novo meio de fazer as coisas, com mais simplicidade e eficiência, uma abordagem diferente em relação ao cliente, uma linha de design mais elegante.

2. “Seja um fanático pela qualidade. A maioria das pessoas não está acostumada a um ambiente onde a excelência é a regra”.

A excelência não admite atalhos. Para alcançá-la, além de estabelecê-la como prioridade, terá que empenhar tempo, talento, habilidades e dinheiro para alcançar aqueles dois passos a mais, que fazem toda a diferença.

3. “A única maneira de fazer um grande trabalho é amar o que você faz. Se você ainda não encontrou o trabalho que preenche seus sonhos, não se acomode. Com todas as forças do seu coração, saberá quando encontrar”.

Felicidade, sucesso e excelência se alcançam por quatro palavras: ‘faça o que ama’. Encontre a profissão que lhe dê um senso de profundo significado, direção e satisfação na vida, o que contribuirá não apenas para sua saúde e longevidade, mas também na maneira como vai enfrentar os tempos difíceis, quando vierem.

4. ‘Um conceito do budismo é ‘uma mente aprendiz’. É maravilhoso ter uma mente aprendiz’.

Uma mente aprendiz vê as coisas como são, e num relance pode perceber o significado real de atos e pessoas. Desenvolver uma mente aprendiz inclui observar o mundo e as coisas livre de preconceitos, julgamentos e fórmulas prontas, como uma criança que descobre o ambiente ao seu redor cheio de curiosidade e êxtase.

Sabe aquelas perguntas óbvias que as crianças fazem que não conseguimos responder? Aí está a mente aprendiz.

5. “Eu sou a única pessoa que eu conheço que perdeu 250 MILHÕES DE DÓLARES em um ano. É o tipo de coisa que molda um caráter”.

Não confunda cometer erros com ser um erro. Não há pessoa de sucesso que não tenha cometido erros na vida, e as que tiveram mais sucesso foram as que arriscaram mais, cometeram mais erros, aprenderam com eles e melhoraram sua performance. Steve Jobs, assim como Michael Jordan, seguiram este caminho.

Você pode encarar um erro como uma besteira a ser esquecida, ou como um resultado que aponta uma nova direção.

6. “Nós existimos para deixar uma marca no universo. De outra maneira, por que estaríamos aqui?”

Você já percebeu que temos coisas imensas a alcançar nesta vida, e estas conquistas futuras acabam sob o pó da rotina enquanto nos servimos mais uma xícara de café e nos enrolamos com nossas pequenas burocracias?

7. “Nosso tempo de vida é limitado, não o gaste vivendo a vida de outras pessoas”.

Não fique preso a dogmas, não deixe o ruído de outras pessoas vencer sua voz interior e, mais importante, tenha a coragem de seguir seu coração e intuição que, em algum nível, já conhecem a verdade. Todo o resto é secundário.

Você já cansou de viver os projetos e sonhos de outras pessoas? É da nossa vida de que estamos falando, e temos todo o direito de definir e percorrer nosso caminho individual, sem os grilhões ou sutis barreiras criadas por outras pessoas.

É preciso se dar a chance de nutrir suas qualidades criativas, livre de pressões e medos que, na maior parte das vezes, nós mesmos construímos ao seu redor.


Baseado no texto 10 Golden Lessons from Steve Jobs


PARA PENSAR...


“As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam.” (Bernard Shaw)


quarta-feira, 14 de abril de 2010

PAUSA PARA REFLEXÃO...


A mochila e as pedras

 

Um fervoroso devoto estava atravessando uma fase muito penosa de sua vida, com graves problemas de saúde em família e sérias dificuldades financeiras. Por isso orava diariamente pedindo que o livrassem de tamanhas atribulações.

 

Um dia, enquanto fazia suas preces, um anjo lhe apareceu, trazendo-lhe uma mochila e a seguinte mensagem:

 

- O Senhor se compadeceu da sua situação e lhe manda dizer que é para você colocar nesta mochila o máximo de pedras que conseguir, e carregá-la com você, em suas costas, por um ano, sem tirá-la por um instante sequer. Manda também lhe dizer que, se você fizer isso, no final desse tempo, ao abrir a mochila, terá uma grande alegria. E desapareceu, deixando o homem bastante confuso e revoltado.

 

- "Como pode o Senhor brincar comigo dessa maneira? Eu oro sem cessar, pedindo a Sua ajuda, e Ele me manda carregar pedras?" Já não me bastam os tormentos e provações que estou vivendo? "Pensava o devoto.

 

Mas, ao contar para sua mulher a estranha ordem que recebera do Senhor, ela lhe disse que talvez fosse prudente seguir as determinações dos Céus, e concluiu dizendo:

 

- Deus sempre sabe o que faz...

 

O homem estava decidido a não fazer o que o Senhor lhe ordenara, mas, por via das dúvidas resolveu cumpri-la em parte, após ouvir a recomendação da sua mulher. Assim, colocou duas pedras pequenas, dentro da mochila e carregou-a nas costas por longos doze meses.

 

Findo esse tempo, na data marcada, mal se contendo de tanta curiosidade, abriu a mochila conforme as ordens do Senhor e descobriu que as duas pedras que carregara nas costas por um ano inteiro tinham se transformado em pepitas de ouro... , apenas duas pequenas pepitas.

 

Moral da história:

 

Todos os episódios que vivemos na vida, inclusive os piores e mais duros de suportar, até mesmo as decepções, tudo isso na verdade são sempre extraordinárias e maravilhosas fontes de crescimento.

 

Temendo a dor, a tristeza ou angústia, a maioria se recusa a enfrentar desafios, a partir para novas direções, a sair do lugar comum, da mesmice de sempre. 

 

Temendo o peso e o cansaço, a maioria faz tudo para evitar situações novas, embaraçosas, que envolvam qualquer tipo de conflito.

 

Mas aqueles que encaram para valer as situações que a vida propõe, aqueles que resolvem "carregar as pedras", ao invés de evitá-las, negá-las ou esquivar-se delas, esses alcançam a plenitude do viver e transformam, com o tempo, o peso das pedras que transportaram em peso de sabedoria.

 

Como está sua mochila?


PARA PENSAR...


"O que não me mata, me fortalece."(Friedrich Nietzsche)


terça-feira, 13 de abril de 2010

E DANDO CONTINUIDADE...


Bom dia.

 

Ontem postamos uma mensagem de um renomado consultor que alertava para a necessidade de preocuparmo-nos em reter o Cliente, fidelizando-o a nossa marca, para que ele consuma cada vez mais o nosso produto, aumentando assim a lucratividade, ao invés de ficar numa busca incessante por novos Clientes, o maior erro que uma empresa pode cometer.

 

Muito bem, existem várias ações que você pode empreender para trabalhar na retenção do Cliente, contudo, a mais comum, a de maior incidência no dia-a-dia, independente do setor que você trabalha é o Atendimento Telefônico.    Porque pela característica de nossa empresa, que não recebe o cliente no balcão, todo contato com o Cliente, seja ativo ou passivo, será desta forma maneira.

 

Logo, esta é uma das ferramentas mais fortes que temos para este trabalho de fidelização.  E, se bem utilizada pode render bons frutos nesta empreitada, contudo, temos ciência de que não é uma tarefa das mais fáceis.     

 

Sendo assim, postaremos abaixo um pequeno trecho do livro “Call Center ao alcance de todos”, que ensina como atendentes de um modo geral devem se portar com Clientes que expressem irritação, desconfiança, medo, agressividade, entre outros.   

 

Veja:

 

Todo profissional de atendimento tem casos a relatar, de pessoas complicadas, quase impossíveis de satisfazer. Clientes mal educados, irritados, apressados, desconfiados, indecisos e criadores de caso em geral. Entretanto, você já reparou que o mesmo cliente que rodou a baiana e botou a saia na cabeça diante de um atendente, mostra-se calmo e cordato diante de outro? Qual será o motivo? Mudou o cliente ou mudou o atendente?

 

Observe: Toda equipe tem um atendente que diz: “Não sei o que está acontecendo, mas parece que todos os clientes complicados caíram comigo hoje”.  Será que o problema está com os clientes, ou existe algo na atitude deste atendente que provoca reações indesejadas nos clientes?

 

Quando crescemos, conservamos em nós algumas características da criança que fomos. Coragem, curiosidade, criatividade, assim como medo, desconfiança, agressividade, são traços da personalidade infantil que permanecem vivos no adulto.  Quando um cliente exterioriza irritação, desconfiança, medo, agressividade, entre outros, está manifestando algumas características indesejadas de sua personalidade infantil.  Se o atendente reagir também de forma infantil, o conflito tende a crescer e a situação fugir do controle.

 

Seja qual for o tipo de cliente , o atendente poderá ajudá-lo a voltar a um estado adulto adotando a seguinte postura:

 

- Sendo flexível. Uma atitude rígida do atendente reforçará a atitude infantil do cliente;

 

- Agindo com seriedade, tratando o cliente como adulto e não como criança. Dessa forma, ele estará sendo convidado a comportar-se como adulto;

 

- Fazendo perguntas lógicas, que estimulem o cliente a raciocinar para responder de forma lógica. Assim, o cliente tenderá a um estado lógico e racional, saindo do estado emocional;

 

- Não se defendendo. O profissional de atendimento precisa entender que eventuais críticas e ofensas não são pessoais, mas se dirigem à organização. Acontece apenas que, naquele momento, diante do cliente, o atendente é a empresa;

 

Um forte abraço e tenha um ótimo dia!