segunda-feira, 11 de julho de 2011

E COMEÇANDO A SEMANA...

Boa intenção não é desculpa para a baixa qualidade

Há empresas e pessoas que têm boa intenção mas continuam a fazer produtos e a prestar serviços com baixa qualidade. Boa intenção não é desculpa para a ausência de qualidade em tudo o que uma empresa ou pessoa fizer. Vejo empresas e pessoas que se irritam com a “falta de compreensão” de clientes em relação aos seus erros. Dizem que fizeram “o melhor que puderam” e assim acreditam que o cliente deveria levar em consideração essa boa intenção em acertar.

Acontece que estamos num mundo extremamente competitivo e o cliente de fato não perdoa a má qualidade e não aceita desculpas de “boa intenção”. Ele (cliente) simplesmente abandonará a empresa ou o prestador de serviço incompetente.

Um bom exemplo é um time de futebol ou qualquer outro esporte. Os torcedores jamais perdoam um jogador incompetente. Não adianta o jogador ter a boa intenção de ser competente. Ele precisa ser competente. Da mesma forma, uma falta grave não é perdoada pelo árbitro mesmo quando o jogador alega que “não tinha intenção” de cometê-la. Ele receberá um cartão amarelo ou vermelho, sendo advertido ou expulso do campo.

É assim que pensa também nosso cliente, nosso patrão e nosso chefe. É também assim que os subordinados julgam seus chefes e patrões. Não basta ter “boa intenção”, é preciso ser competente naquilo que se faz.

Tenho tido experiências dolorosas com prestadores de serviços incompetentes que vivem dando desculpas pelos seus erros. Profissionais sem o menor comprometimento com a qualidade. Ao executarem um serviço, não conferem o que fizeram e vão embora deixando o trabalho pela metade. Profissionais sem ferramentas adequadas, que não cumprem horário, etc. E quando fazemos a reclamação ouvimos da empresa prestadora do serviço: “não achamos profissionais competentes no mercado”, reafirmando a sua boa intenção.

Muitos leitores me dirão que essa é uma dura realidade: “não se encontram profissionais competentes no mercado”. O que fazer? Não há alternativa senão a de treinar, treinar, treinar e formar. Muitos me dizem que não treinam seus colaboradores porque quando treinados eles deixam a empresa e vão para a concorrência. Mas não há alternativa. É preciso treinar, tentar reter os melhores conosco e continuar numa corrida sem linha de chegada treinando novos colaboradores todos os dias. Não há outra solução a não ser que fiquemos culpando os governos pela baixa qualidade da formação escolar - o que pouco resolverá o nosso problema imediato junto aos nossos clientes.

A verdade continua sendo que boa intenção não é justificativa para nossa baixa qualidade. Temos que fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para acabar com as desculpas e buscar a excelência.

Pense nisso. Sucesso!

Por Dr. Luiz Marins - Antropólogo e conselheiro de empresas.


Um forte abraço, tenha um ótimo dia e uma excelente semana!


11 comentários:

viviane disse...

Bom dia !
Ciente

Anônimo disse...

Bom dia!
Ciente e Grato.
Allan Carlos

Daniel Sena disse...

Bom dia.

Wellington Danilo disse...

Bom Dia!

Wellington Danilo

Vila Olimpia

Anônimo disse...

bom dia!

Ewerton Souza matriz

Adriano reis disse...

Bom dia.

Anônimo disse...

Bom dia, Diogo Ferreira, Obrigado pela orientação.

Anônimo disse...

Bom dia !!! Jorge Alexanrde Afonso

Anônimo disse...

Boa tarde.

Obrigado pelas orientações.

sem mas.

Deilson Silva (Mcassab)

Anônimo disse...

BOM DIA, DIOGO FERREIRA, OBRIGADO PELA ORIENTAÇÃO.

Daniel Luz disse...

Boa Tarde !!!