segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

COMEÇANDO A SEMANA...


Pelo que brilham os seus olhos?

Um dos melhores recrutadores de pessoas que conheci me dizia que o que ele mais observava era o brilho nos olhos dos candidatos no momento das entrevistas. O currículo era um mero desempatador, dizia ele. O que me fazia acreditar numa pessoa era o brilho de seus olhos.

Ele me contava que enquanto conversava com o candidato sobre vários assuntos, ficava observando o brilho dos olhos. Há pessoas que os olhos só brilham quando se fala em salário, comentava ele. Há outras que não brilham para tema algum - estão ali apenas em busca de um emprego. Há outras, porém, que os olhos brilham quando lhes é apresentado um desafio, uma dificuldade a ser transposta, uma nova oportunidade de aprendizagem. “Esses eram os meus escolhidos”, dizia ele. “E nunca errei”, completava com orgulho.

As empresas de hoje precisam de pessoas que queiram aprender, fazer, criar, inovar, se desafiar. Pessoas que façam parte da solução e não do problema. Pessoas que se comprometam, façam tudo com atenção aos detalhes e que terminam o que começam. Enfim, pessoas motivadas para a ação. Muitos me dirão que isso é “papo de patrão” e que o empregado é explorado pela empresa e que não tem que se comprometer com nada além do que lhe rende seu mísero salário. Para esses, minha resposta é: vivam assim, ajam assim, pensem assim e verão o sucesso pessoal e profissional que terão e o quão felizes serão como pessoas.

O ser humano tem que sentir orgulho de seu trabalho, de sua participação, daquilo que faz. Esse é um componente fundamental de sua felicidade pessoal e profissional. E o sucesso profissional o fará uma pessoa mais equilibrada e capaz de lutar pelo seu bem estar familiar, pessoal, espiritual, psicológico. Para isso, é claro que as empresas devem propiciar um ambiente favorável de trabalho em todos os sentidos, mas cabe a cada um de nós construir esse ambiente, fazê-lo acontecer com harmonia e dedicação em benefício dos clientes, das pessoas que compram nossos produtos e utilizam nossos serviços e de nossos colegas de trabalho.

Pessoas que lutam nessa direção têm seus olhos brilhando o tempo todo. Não se entregam, se desafiam todos os dias a humanizar cada vez mais o seu trabalho e a dignificá-lo com a busca da excelência. Passam do plano do choro ao plano da ação. Agem em direção ao equilíbrio pessoal e profissional, fazem mais do que os outros esperam; andam o quilômetro extra e por isso vencem e são mais felizes. E você? Pelo que brilham os seus olhos?

Pense nisso. Sucesso!

Por Dr. Luiz Marins - Antropólogo e conselheiro de empresas.

Um forte abraço, um ótimo dia e uma excelente semana!


PARA PENSAR...


"A diferença entre uma pessoa de sucesso e as outras não é falta de força, nem a falta de conhecimento, mas particularmente a falta de determinação."(Vince Lombardi)


sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

E FECHANDO A SEMANA...


A espada mágica

Existe uma história muito, muito antiga, do tempo dos cavaleiros em brilhantes armaduras, sobre um jovem comum que estava com muito medo de testar sua habilidade com as armas, no torneio local.

Certo dia, seus amigos quiseram pregar-lhe uma peça e lhe deram de presente uma espada, dizendo que tinha um poder mágico muito antigo. O homem que a empunhasse jamais seria derrotado em combate.

Para surpresa deles, o jovem correu para o torneio e pôs em uso o presente, ganhando todos os combates. Ninguém jamais vira tanta velocidade e ousadia na espada.

A cada torneio, a notícia de sua maestria se espalhava, e não tardou a ser ovacionado como o primeiro cavaleiro do reino.

Por fim, achando que não faria mal nenhum, um dos seus amigos revelou a brincadeira, confessando que o instrumento não tinha nada de mágico, era só uma espada comum.

Imediatamente o jovem cavaleiro foi dominado pelo terror.

De pé na extremidade da área de combate, as pernas tremeram, a respiração ficou presa na garganta e os dedos perderam a força. Incapaz de continuar acreditando na espada, ele já não acreditava mais em si mesmo.

E nunca mais competiu.

Reflexão:

Será que você precisa de "Mágica" em sua vida ou tem plena consciência de seu valor e de seu potencial?


Um forte abraço, um ótimo dia e um excelente fim de semana!


PARA PENSAR...


"A única coisa que se coloca entre um homem e o que ele quer na vida é normalmente meramente a vontade de tentar e a fé para acreditar que aquilo é possível."(Richard M. Devos)


quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

LIÇÃO 1 - PARTE I


Bom dia!

Como prometemos recentemente, passaremos a postar neste espaço algumas dicas, toques, instruções e orientações (você escolhe a melhor definição!) de Atendimento ao Cliente para o dia-a-dia. Apesar de termos plena convicção de que todos fazem isso de maneira muito positiva, sabemos também que a medida que o tempo passa novos hábitos são incorporados rotina, enquanto outros são deixados de lado, algo natural quando existe um processo de renovação constante.

Contudo neste processo há “leis”, “máximas” ou “regras” que resistem ao tempo, porque elas são atemporais, ou seja, não importa o ano ou época que vivemos, em se tratando de Atendimento ao Cliente, elas serão sempre atualíssimas. E serão sobre elas que abordaremos sempre que possível, afim de relembra-las àqueles que conhecem, ensinar àqueles que não tiverem conhecimento ainda e, aprimorar cada vez mais o Atendimento ao Cliente, ok? Então sem muita demora vamos lá:

Lição 1: Regra única e inquebrável: VOCÊ é a empresa!

É isso mesmo, os Clientes não fazem distinção entre você e a empresa. E estão certos. Para eles você é a empresa. Eles não sabem o que acontece “por trás dos bastidores”, ou seja, do outro lado da linha telefônica, na unidade ou setor que você trabalha, e nem tem a obrigação e nem querem saber de nada disso! Para eles só existe uma certeza, que ele fez contato com a Metrópole, seja por telefone, por e-mail, por fax, por um chamado online, por "sinal de fumaça", não importa, ele acionou a Metrópole e a mensagem dele chegou alguém!

Sendo você o receptor desse contato acabou, ele está falando com alguém que representa a Metrópole, logo, ele contatou nossa empresa! E mais, para ele não importa se você tem ou não experiência, se o assunto é de sua área não, de sua responsabilidade ou não, o que importa à ele é que está falando alguém da Metrópole, e se esta pessoa não pode resolver o problema dele, pelos menos cuidará de direcioná-lo à pessoa que possa fazê-lo, entende?

Sendo assim é extremamente importante que você tenha isso sempre em mente. Atente-se de que a impressão causada por você nesse contato, seja ela positiva ou negativa, será esta que ele ficará e manterá em seu subconsciente a respeito não de você, mas de nossa empresa, que você representa. Lembre-se. Inclusive, você pode aproveitar para lembrar e praticar isso já no dia hoje!

Por ora enceraremos aqui, abordaremos mais esse tópico numa próxima oportunidade, pois ele é muito abrangente, e há muito que explorar ainda, ok?

Um forte abraço e tenha um ótimo dia!


PARA PENSAR...


“As relações com o Cliente são a parte essencial do seu trabalho, e não uma extensão dele.” (William B. Martin)


segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

E COMEÇANDO A SEMANA...


LOUCURA OU AUTO ENGANO?

Uma das definições de loucura é “fazer as coisas sempre da mesma maneira esperando alcançar resultado diferente”.

Um leitor chamado Rodrigo enviou um e-mail com a seguinte pergunta: “Sr Shapiro. O que eu devo fazer para reduzir a minha conta de telefone celular? Está altíssima. Não sei o que fazer”.

A pergunta do Rodrigo é realmente muito boa. Todo mundo sabe o que é mais comum fazer nestas circunstâncias. Eu fui conferir de perto como as pessoas pensam e fiz a mesma pergunta ao funcionário de uma empresa em que dou consultoria. A resposta veio na velocidade de um carro de Fórmula 1: “Quebro o contrato com a operadora atual, faço um novo plano com outra operadora, e saio de lá pagando menos”. E eu completei: “Pagando, não! Achando que irá pagar menos”.

De acordo com o conceito que propusemos acima, isto é loucura.

Por este caminho, o nosso amigo Rodrigo só irá conseguir diminuir sua conta se a nova operadora lhe oferecer um grande desconto para um número ilimitado de chamadas, ou, quem sabe, um plano 100% gratuito.

O que muitos ignoram é que em geral as operadoras telefônicas cobram preço de mercado pelos serviços que prestam. No médio prazo, todas as propostas que vemos e ouvimos nas propagandas acabam custando o mesmo para um usuário que supere determinados níveis de uso.

Portanto, a opção de troca de operadora não é uma alternativa plausível e muito menos lógica. Trazendo o problema para o âmbito pessoal, se quiser que a conta diminua eu é que tenho que mudar meu comportamento quanto ao uso do celular. Acabar com a compulsão de uso é uma das ações urgentes a ser implementada. E inteligente também. Isto sim resolverá o problema da conta. Quase tudo mais será paliativo ou inócuo.

O triste é que este defeito de conduta não ocorre só com o uso do celular. Ele se apresenta nos negócios, nos relacionamentos, nos cuidados com a saúde, alimentação etc. Eu confesso publicamente que o cometo em muitas áreas da minha vida e agora até me envergonho disso. Mas minha confissão não muda meu erro. Só se eu agir em contrário e retificar minha atitude.

Enquanto as mudanças não ocorrem dentro de nós, continuamos a fazer tudo igual, sem qualquer sentido ou razão. Os resultados serão sempre os mesmos, e talvez continuemos a pensar que a culpa é de todo mundo, exceto nossa.

Diante disso, só nos resta fazer: “bilu-bilu”, porque estamos, de fato, loucos!

Por Abraham Shapiro - consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade.


Um forte abraço, um ótimo dia e uma excelente semana!



PARA PENSAR...


"Loucura é fazer sempre as mesmas coisas e querer obter resultados diferentes.” (Albert Einstein).


sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

E FECHANDO A SEMANA


QUANDO DESISTIR É CEDO DEMAIS?

Bom dia!

A semana foi um tanto quanto corrida, para não dizer cheia, não que isso seja ruim, pelo contrário! É que com isso não conseguimos usar este espaço como pretendíamos, para passar dividir com você instruções sobre como melhor atender um Cliente. Esperamos que a próxima seja como essa, afinal, é um bom sinal, mostra que de fato o país está economicamente num bom momento.

Mas como falávamos, mesmo que ela continue assim, encontraremos tempo para fazer o que propomos antes, por entendermos que será útil ao seu desenvolvimento profissional. Até lá, deixamos aqui uma pequena contribuição, um exemplo de que desistir de algo que parece impossível, pode ser a escolha errada a se fazer, porque talvez você estava tão próximo do seu objetivo. Veja:

Em 1953, um norte-americano desconhecido chamado Bunker Hunt se inscreveu para explorar petróleo na África. Os geólogos diziam que um poço recém-descoberto na Argélia era imenso. Acontece que infelizmente para Hunt, as companhias petrolíferas multinacionais, já estavam perfurando os lugares privilegiados e fáceis.

A única concessão que sobrava para Hunt era um ponto distante da fronteira onde as condições eram realmente sofríveis.

Hunt continuou insistindo. Anos e anos perfurando sem encontrar nada e gastando muito, mas muito dinheiro.

Em 1961, os técnicos o aconselharam a interromper o projeto definitivamente. Foi um golpe demolidor, pois ele tinha investido absolutamente todos os seus recursos no negócio.

Foi aí que algo aconteceu. Um operador da torre de perfuração resolveu por conta própria escavar mais três metros na areia antes de retirar a broca de dentro do buraco. Esses três metros foram suficientes para furar a tampa de um dos maiores poços de petróleo do mundo de então. Por três metros mais, Hunt tornou-se um milionário dos negócios de petróleo.

Moral da história: Desistir cedo demais é um erro. Mas o que é “cedo demais”? Embora não consigamos eliminar a possibilidade de errar ao tomar uma decisão, é bom lembrar que os vencedores têm algo em comum: “eles persistem”.

Um forte abraço, um ótimo dia e um excelente fim de semana!


PARA PENSAR...


"Muitos dos fracassos da vida são pessoas que não perceberam o quão perto elas estavam do êxito quando elas desistiram." (Thomas Edison).

Obs.: Thomas Edison testou 9.000 experimentos para aperfeiçoar a lâmpada elétrica. Um número pequeno perto dos mais de 50.000 que realizou para inventar a bateria. É dele o recorde mundial de patentes, 1.093 ao todo.


quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

TOQUE PROFISSIONAL

5 Maneiras para você detonar a sua carreira

Diz o filósofo que excelência não é aquilo que você faz uma ou duas vezes e sim aquilo que você faz repetidamente. A falta de excelência é a mesma coisa, isto é, aqueles erros que você comete várias vezes e que acabam com a sua imagem profissional, resultando uma carreira que não evolui para patamares mais elevados na organização.

Gostaria de destacar cinco maneiras que detonam qualquer carreira e que talvez estejam detonando a sua:

1- Seja um “reclamão”

Para conseguir uma estagnação completa no seu trabalho seja aquela pessoa que vive reclamando de tudo na empresa, dizendo que o seu chefe não colabora, que a equipe é incompetente e que a organização não contribui de forma efetiva com o seu trabalho. Reclame também do cliente, aquele cara, que paga o seu salário. O “reclamão” é aquela pessoa que vê defeito em tudo e não faz nada para mudar aquilo que ele reclama.

2- Não dê resultado para a empresa

Outra forma fantástica de ser esquecido num canto da empresa é você ser um “passivo”, isto é, ser uma pessoa que apenas traz despesas para a empresa. Se as suas atividades não fazem a empresa gerar dinheiro ou economizar dinheiro, saiba que você está no caminho certo para o esquecimento completo.

3- Não seja um “resolvedor” de problemas

Para potencializar ainda mais a sua estagnação não resolva nenhum problema, a menos que lhe solicitem, isto mesmo, fique na sua, se o seu radar detectar uma situação problemática finja que não é com você e apenas se manifeste quando for solicitado. Ahh … reclame pelo problema ter aparecido.

4- Não busque situação de aprendizado.

Este é um dos pontos mais importantes para que você fique paralisado anos na sua carreira. Não leia livros, não assista palestras e em hipótese alguma faça treinamentos. Continue fazendo as coisas sempre do mesmo jeito. Por favor, não procure fazer mais rápido, mais barato ou com mais qualidade as suas atividades.

5- Ande com os perdedores

Afaste-se dos talentos que existem na organização, pois eles podem te contaminar com o entusiasmo deles, levando você a ficar com vontade de não fazer os quatro pontos acima. Ande com as pessoas que vivem reclamando, que não dão resultados e que não resolvem problemas. Acredite, se você andar com os profissionais extraordinários você poderá ter uma recaída e ficar com vontade de estudar para fazer as suas tarefas com mais eficácia.


Garanto a você que seguindo as orientações acima a sua carreira ficará completamente impedida de qualquer sucesso e que você será o primeiro a ser lembrado em uma situação de corte dentro da empresa.


Fonte: http://www.portalfox.com.br/blog/

Por Ricardo Piovan - Palestrante

ricardo.piovan@portalfox.com.br


Um forte abraço e tenha um ótimo dia!


PARA PENSAR...


“Se você não se arrisca na vida, você decidiu que você não quer crescer mais.”(Shirley Hufstedler)


segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

COMEÇANDO A SEMANA...

Quem procura se ocupar não tem tempo de se preocupar

Um dia em viagem numa estrada do interior, vi um bar sujo, muito sujo à beira da estrada e como eu estava com muita sede, parei no bar para comprar água. Quando entrei, o dono me reconheceu dos programas de televisão e disse: “Professor Marins! Quanta honra ter o senhor aqui!” e disse que me assistia juntamente com sua família.

De repente ele me perguntou: “Será que o governo da Rússia vai cair?” E eu respondi a ele que não sabia. E ele disse: “Eu fico preocupado com isso!”. Eu disse a ele: “Imagino a influência da queda do governo da Rússia na vida do senhor e neste bar!”. E ele retrucou: “Mas a gente fica preocupado!”.

Em seguida ele me disse: “Estou acompanhando aqui na televisão: já faz mais de um mês que o preço da onça troy do ouro está caindo na Bolsa de Londres!” Ao que perguntei a ele: “O senhor tem muitos investimentos em ouro?” E ele respondeu: “Claro que não, mas a gente fica preocupado!”.

Olhei para aquele bar imundo com sanitários horrorosos, cadeiras velhas e sujas e me perguntei: será que esse homem não deveria se preocupar menos com a Rússia e com o preço da onça troy do ouro na Bolsa de Londres e se ocupar mais do seu bar? Será que em vez de ler tantos jornais e assistir a tantos telejornais ele não deveria pegar uma vassoura e um pano com detergente e limpar o seu bar?

No meu dia-a-dia de consultor vejo empresários, executivos e profissionais em geral reclamando e falando de coisas distantes da sua realidade; criticando a ONU e os governos e descuidando do seu próprio negócio, de sua profissão, de seu desenvolvimento pessoal. Vivem fugindo de si mesmos e do desafio de enfrentar suas próprias fraquezas, para fazer o que sabem que deve ser feito para que atinjam o sucesso que tanto querem.

Lembre-se: se você se ocupar mais de seus deveres e afazeres terá menos tempo para se preocupar com coisas sobre as quais não tem nenhum poder.

Pense nisso. Sucesso!

Por Dr. Luiz Marins - Antropólogo e conselheiro de empresas.


Um forte abraço, um ótimo dia e uma excelente semana!


PARA PENSAR...


"Não podemos aguardar que os tempos se modifiquem e nós nos modifiquemos junto, por uma revolução que chegue e nos leve em sua marcha. Nós mesmos somos o futuro. Nós somos a revolução."( Beatrice Bruteau )


sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

E FECHANDO A SEMANA...


PROBLEMAS DE PERCEPÇÃO

A coruja encontrou a águia, e falou:

– Dona águia, se você vir uns passarinhos lindos num ninho, com uns biquinhos bem feitinhos, olha lá, hein, não os coma. São os meus filhotes.

A águia prometeu que não os comia. Foi voando pelo bosque até que encontrou um ninho de corujas, e comeu todas as que lá estavam.

Quando a coruja viu que lhe tinham comido os filhotes, foi aflita tirar satisfações com a águia:

– Oh, águia malvada, você prometeu que não comeria as minhas crias, e os comeu todos!

A águia então respondeu:

– Eu encontrei umas corujas pequenas, depenadas, sem bico, e com os olhos tapados. Foram essas que eu comi. Como você havia dito, as suas corujinhas eram lindas e tinham os biquinhos bem feitos. Estas eram feias. Portanto, achei que não fossem as suas.

– Pois eram essas, sim! - disse a coruja.

E então a águia arrematou:

– Então não se queixe de mim, mas de si mesma, pois, foi a sua própria vaidade que me enganou.

Moral da história: Temos de cuidar, sempre, da percepção. O que é lindo para nós, pode ser horrível para outro. Busque sempre entender o que os outros dizem, o que veem, o que ouvem, e como interpretam, antes de achar que eles os fazem de modo igual ao seu.

Isto pode evitar muita confusão!

Um forte abraço, um ótimo dia e um excelente fim de semana!


SUGESTÃO DE FILME:


Título: Meu Trabalho é um Parto

Gênero: Comédia e Romance

Duração: 89 min.

Ano: 2009

Sinopse: Thea é uma jovem assistente que trabalha em uma editora em Los Angeles. Quando o terrível chefe ameaça Thea de demissão, ela entra em pânico e acaba dizendo que está grávida. Essa jogada não só ajuda Thea a manter seu trabalho, como também faz com que ela chame mais atenção dos colegas e seja promovida. Manter seu segredo não será fácil, mas não contar a verdade também é uma grande tentação.

Comentário: Filme despretensioso, do tipo sessão da tarde, mas que acerta em cheio ao abordar temas como: mentira, responsabilidade, automotivação, mudança de comportamento, liderança positiva e negativa, desafio profissional, captação e retenção de Clientes, ou seja, temas que fazem a diferença na vida de qualquer profissional, vale a pena conferir se você tiver um tempo livre e nada interessante a fazer.

Veja o trailler:

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

PAUSA PARA REFLEXÃO

Terremotos

A história conta que passado o terremoto que arrasou Lisboa em 1755, o Rei perguntou ao seu General o que se havia de fazer.


E sem demora ele respondeu ao Rei: "Sepultar os mortos, cuidar dos vivos e fechar os portos". Essa resposta simples, franca e direta tem muito a nos ensinar.


Lisboa antes e depois


Muitas vezes temos em nossa vida "terremotos" avassaladores, como o de Lisboa no século XVIII. A catástrofe é tão grande que muitas vezes perdemos a capacidade de raciocinar de forma simples, objetiva.


Todos nós estamos sujeitos a "terremotos" na vida. O que fazer?


Exatamente o que disse o General: "Sepultar os mortos, cuidar dos vivos e fechar os portos". E o que isso quer dizer para a nossa vida?


Sepultar os mortos significa que não adianta ficar reclamando e chorando o passado. É preciso "sepultar" o passado. Colocá-lo debaixo da terra. Isso significa "esquecer" o passado. Enterrar os mortos.


Cuidar dos vivos significa que, depois de enterrar o passado, em seguida temos que cuidar do presente. Cuidar do que ficou vivo. Cuidar do que sobrou. Cuidar do que realmente existe. Fazer o que tiver que ser feito para salvar o que restou do terremoto.


Fechar os portos significa não deixar as "portas" abertas para que novos problemas possam surgir ou "vir de fora" enquanto estamos cuidando dos vivos e salvando o que restou do terremoto de nossa vida. Significa manter o foco no "cuidar dos vivos". Significa concentrar-se na reconstrução, no novo.


É assim que a história nos ensina. Por isso a história é "a mestra da vida". Portanto, quando você enfrentar um terremoto, não se esqueça: enterre os mortos, cuide dos vivos e feche os portos.


Pense nisso.


Um forte abraço e tenha um ótimo dia!


PARA PENSAR...


“Se derrotas aconteceram, que elas não nos abalem. Antes, sejam encaradas como um aprendizado, na conquista de vitórias. Sempre é tempo de recomeçar."(Autor Desconhecido)


quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

TOME NOTA!


Bom dia.

Nas últimas duas semanas falamos um pouco sobre Clientes e da importância destes na realização dos objetivos de uma pessoa, estando ela vinculada a uma empresa (como é o seu caso) ou não. Porque seja qual for à forma lícita que uma pessoa adote para obter uma condição financeira sustentável, com certeza ela terá que realizar algum tipo de transação com Clientes, seja direta ou indiretamente, afinal, são estes que movimentam a sociedade e geram nesta a receita (dinheiro) que a mantém ativa.

Concentrando-se apenas no nosso universo, a Metrópole Logística, procuraremos pelos próximos dias, sem limite específico de tempo, dividir com você um pouco da experiência adquirida nesses quase 20 anos de existência. Ofereceremos pequenos toques, dicas e comentários simples e objetivos, que aprimorarão o seu conhecimento atual na relação com nossos Clientes. A intenção é apenas uma, que você possa destacar-se no trato diário com nossos Clientes, oferecendo-lhes o melhor de seu potencial profissional, afinal, eles são o único motivo de existirmos e é claro, de você pertencer ao nosso universo.

Tentaremos ser constantes nesta contribuição, postando um ou mais comentários por semana, contudo, como você sabe (até porque vive isso conosco!) o nosso dia passa tão rápido que nem percebemos, não é verdade? Logo, quando pensamos em preparar algo já estamos num novo dia, com novas situações e aquele já virou passado! Contudo, dentro do possível trabalharemos buscando a frequência, se isso não ocorrer, ainda assim postaremos algo que contribuirá com o seu desenvolvimento pessoal e profissional, como de hábito.

Por ora, um forte abraço, tenha um bom dia e aguarde-nos, até breve!


PARA PENSAR...


“O Cliente não deve ficar somente satisfeito, mas “encantado” – surpreso por suas necessidades não terem sido apenas supridas, e sim mais do que atendidas.” (A. Blanton Godfrey)


segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

COMEÇANDO A SEMANA...

DINHEIRO FÁCIL NÃO É BOM

Muitas pessoas me perguntam sobre minha profissão. Eu sou um consultor. Atuo nas empresas ajudando os diretores, os gerentes e outros profissionais a melhorar a qualidade de suas decisões.

Um consultor vê as coisas de um modo diferente. Ele estuda e exercita esta habilidade. Enquanto um executivo vê um único quadro o tempo todo – a sua empresa –, o consultor se depara com muitos cenários diferentes. Esta diversidade de empresas em que ele atua é que o ajuda a enxergar as melhores soluções.

Um dos maiores problemas com que hoje me deparo é a falta de vontade das pessoas de trabalhar duro.

Não sei o que há. Cada vez mais funcionários desejam ganhar dinheiro fácil. Acontece que isto não é bom. Dinheiro fácil só se ganha com muita sorte, na loteria, ou quando se fazem coisas que transgridam a lei.

Desde os tempos de Adão e Eva, todo trabalho requer esforço. Você e eu temos de trabalhar duro para conseguirmos nosso sustento e o de nossas famílias.

Se você tem se revoltado contra o seu salário ou ganhos e pensa que está difícil demais, agarre-se ao seu trabalho. Execute-o com dignidade e força. Persista. Busque percorrer uma carreira, de degrau em degrau, e ganhar de acordo com os resultados. Não almeje conseguir nada gratuitamente de ninguém, a menos que você tenha qualquer necessidade.

Para quem quer facilidade, muito dinheiro não basta. Sabe por quê? Dinheiro fácil não tem valor. Do jeito que entra fácil, sai fácil.

Escolha esforçar-se, ganhar com o suor do seu trabalho, e viva de acordo com este sagrado princípio.

Por Abraham Shapiro - consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade.


Um forte abraço, tenho um ótimo dia e uma excelente semana!


PARA PENSAR...


"Nenhuma grande vitória é possível sem que tenha sido precedida de pequenas vitórias sobre nós mesmos."(L. M. Leonov)


quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

PAUSA PARA REFLEXÃO...

TEORIA E O DESAFIO DA PRÁTICA

Certa vez, os ratos de uma mansão viviam com medo de um gato. Não suportavam mais a perseguição e, por isso, resolveram promover uma assembleia para discutir um modo de acabar com o transtorno. Muitos planos foram discutidos, e também muitos foram abandonados.

Lá pelas tantas, um jovem rato levantou-se e sugeriu uma fantástica ideia que consistia em dependurar uma sineta no pescoço do gato. Deste modo, sempre que o perseguidor se aproximasse, eles ouviriam a sineta e teriam tempo de fugir.

Todo mundo vibrou. Era uma fabulosa e inteligente estratégia que mereceu um festejo e gritos de “hurra!!!” de quase todos os presentes.

Vendo a algazarra que se instalou, um velho e experiente rato que tinha ficado o tempo todo calado, ouvindo as várias propostas, levantou-se de seu canto e pediu a palavra. Disse que apreciava o maravilhoso plano e que, de fato, parecia muito bom. Com certeza as preocupações de todos chegariam ao fim. Mas antes de cantarem vitória, faltava discutir um pequeno detalhe: quem iria pendurar a sineta no pescoço do gato?


Moral da história: “Todo mundo gosta de propor soluções. Contudo, a etapa mais importante de qualquer solução é a prática. Só depois disso os problemas estarão, de fato, solucionados”.

Teoria é sempre teoria. Saber convertê-la em realidade é o desafio. Se você acha que desenvolver um plano é algo de outro mundo, caia na real e observe o que é preciso para pô-lo em prática.


Um forte abraço e tenha um ótimo dia!


PARA PENSAR...


"Na teoria, não há nenhuma diferença entre teoria e prática. Mas na prática há." (Jan L. A. van de Snepscheut)


quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

E CONTINUANDO...


Bom dia!

Encerramos a semana passada falando sobre quem é o “companheiro” na jornada daqueles que almejam conquistar objetivos delineados no âmbito pessoal e profissional. Como dito, fora Deus (o Criador) – que está acima de qualquer comparação – só existe um “ser” capaz de propiciar a realização dos planos de uma pessoa, de uma empresa, de uma sociedade, ou de um país, e mais, estes só existem porque esse “ser” existe para movimentá-los economicamente. Isso fato, sem este “ser” que é o Cliente, nada disse existiria!

Sabe o que é engraçado? Você, eu, nós, todos temos o benefício de também exercer o papel, o de Cliente. Sim, ora propiciando a conquista de objetivos, ora impossibilitando, simplesmente quando decidimos consumir ou não o produto ou serviço de uma empresa ou pessoa. E sabe o que é mais engraçado ainda? Quando estamos investidos dessa autoridade, não o fazemos de qualquer jeito, pelo contrário! Fazemos com o máximo rigor, com um alto grau de exigência, afinal, não estamos escolhendo algo para qualquer um, negativo! É para a pessoa mais importante do mundo naquele momento, no caso, nós mesmos. Ou seja, quem decide onde depositar (gastar) ou não os seus recursos (dinheiro) e com quem (empresa/pessoa).

Tudo isso por um simples motivo, você não vai depositar (gastar) num estabelecimento ou pessoa que não estejam à altura dos seus recursos (dinheiro), e que você satisfará plenamente seu desejo de Cliente naquele momento. Nada mais justo! Logo, não se admire quando em posição oposta, ou seja, a de fornecedores de um serviço, formos cobrados por nossos Clientes com o mesmo rigor e exigência que cobramos quando em posição semelhante, afinal, neste momento ele é a pessoa mais importante do mundo, no caso, ele mesmo. Ou seja, quem decide onde depositar (gastar) ou não os seus recursos (dinheiro) e com quem (empresa/pessoa).

Lembre-se disso.

Um forte abraço, e tenha um ótimo dia!


PARA PENSAR...


“As relações com o Cliente são a parte essencial do seu trabalho, e não uma extensão dele.” (William B. Martin).