quarta-feira, 31 de agosto de 2011

TOQUE PROFISSIONAL - PARTE I

COMPROMETA-SE COM SEU APERFEIÇOAMENTO

Bom dia.

Em continuidade a um assunto iniciado aqui a mais ou menos duas semanas sobre aperfeiçoamento, aproveitamos a oportunidade para voltar a discorrer sobre ele de forma mais específica e citando inclusive um pouco de história.

Pois bem, no Japão, a palavra para aperfeiçoamento constante e infinito é kaizen. Uma filosofia que vem do tempo dos samurais e é, hoje, o mantra preferido não só das modernas empresas japonesas como de milhões de pessoas bem sucedidas em todo o mundo.

Aqueles que alcançam o sucesso estão comprometidos com o aperfeiçoamento constante. Para entrar neste grupo seleto, você precisa começar a fazer diariamente para si mesmo as seguintes perguntas:

1) “Como posso fazer isto ainda melhor?”

2) “Como posso fazer isto de maneira mais eficiente?”

3) “Como posso fazer isto de maneira mais produtiva?”

4) “Como posso fazer isto com mais paixão?”

No mundo de hoje é fundamental estar sempre se aperfeiçoando, sempre em movimento, de modo a acompanhar o ritmo acelerado das mudanças. Novas tecnologias são anunciadas quase todos os meses, assim como novas palavras são criadas sempre que uma tendência ou moda prevalece.

Curiosamente, o que aprendemos sobre nós mesmos, sobre nossa saúde e sobre a capacidade do pensamento humano continua quase sem modificações.

Aperfeiçoar-se é, portanto, essencial para sua sobrevivência.

Continuamos amanhã...

Um forte abraço e tenha um ótimo dia!


PARA PENSAR...


“Nós temos o desejo natural de aprender, crescer e nos desenvolver indefinidamente. Queremos nos tornar pessoas melhores. Uma vez que admitimos essa inclinação para a melhoria contínua e permanente, passamos a ter uma vida de realizações e satisfações”.(Chuck Galozzi)


segunda-feira, 29 de agosto de 2011

E COMEÇANDO A SEMANA...

O CICLO DA FELICIDADE

Você é feliz com o seu trabalho? Não havendo felicidade com aquilo que você faz, o esforço se torna inútil e em seguida vem o fracasso.

Cuidar do desenvolvimento próprio e do seu aperfeiçoamento profissional trará muito mais ganho financeiro, e, junto disso, também virá aquela coisa que todo mundo busca e quer: a felicidade.

Como é que se consegue sucesso em qualquer profissão? Só há um modo. Um único. É apreciando o trabalho e sentindo-se feliz com ele. É lei da natureza: nós só produzimos o máximo possível quando fazemos o que nos agrada.

Observe uma criança brincando. Ela fica quase morta de cansaço. Ela vai até a última parcela de energia contida em seu corpinho. Sabe por quê? É que elas gostam de brincar. Gostam mesmo. E embora exausta, caindo de fadiga, ela se sente feliz e se entristece por ter de ir para a cama dormir. Este é o exemplo de amor ao que faz.

É a felicidade gera a energia. E a energia que nasce a partir da felicidade, produz mais felicidade novamente. É um ciclo. Este é o ciclo da satisfação com o trabalho. Mas isto só é possível quando podemos ver que aquilo que fazemos é agradável.

Fica o meu convite para você fazer um grande bem a si mesmo. Faça o que você faz com prazer. E você verá que até o cansaço, quando existe amor, vale a pena.

Por Abraham Shapiro - consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade.


Tenha um ótimo dia e uma excelente semana!


PARA PENSAR...


"Se queres compreender a palavra felicidade, entenda-a como recompensa e não como fim. "(Antoine De Saint Exupery)


sexta-feira, 26 de agosto de 2011

E ENCERRANDO A SEMANA...


Bom dia.

Como você pôde perceber não atualizamos novamente este espaço ao longo da semana com a frequência de costume.

Saiba que este é um recurso utilizado sempre que não conseguimos tempo suficiente para avaliar o que postaremos para você, ou mesmo dar continuidade num assunto iniciado, optando assim por manter a última postagem avaliada.

Esperamos que na próxima semana tenhamos condições de retomar nossa frequência, continuando assim a falar sobre temas já citados aqui, os quais inclusive estão intimamente ligados: aperfeiçoamento e humildade.

Até lá, desejamos que você encerre esta semana de forma extremamente positiva, obtendo êxito em todas as ações que empreender no dia de hoje, na tomada de decisões, enfim, em tudo o que realizando contribui para esta empresa ser referência no segmento, ok?

Um forte abraço, tenha um ótimo dia e um excelente fim de semana!

PARA PENSAR...


Cuidar de si próprio ou do outro?

Havia uma vez uma dupla de acrobatas. O professor era um pobre viúvo e a aluna uma pequena menina chamada Medakathalika. Os dois faziam exibições nas ruas como ganha-pão.

O professor colocava um bambu sobre a cabeça e a menina escalava-o lentamente, equilibrando-se no topo, enquanto o professor continuava a caminhar.

Ambos tinham que concentrar toda a atenção em manter o equilíbrio. Um dia o professor instruiu a aluna.

- Escute, Medakathalika, eu olho por você e você olha por mim, assim um ajuda o outro a manter a concentração e o equilíbrio, de forma que nenhum acidente poderá acontecer e possamos garantir o nosso pão de cada dia.

Mas a menina era muito esperta e respondeu:

- Caro mestre, acho que seria mais correto se cada um de nós olhasse por si próprio. Cuidar de si próprio significa cuidar de nós dois. Desse jeito eu estou certa de que evitaremos acidentes e ganharemos o bastante para comer.


quarta-feira, 24 de agosto de 2011

UMA GRANDE LIÇÃO...


Luz na escuridão

Um dia, um menino de 3 anos estava na oficina do pai, vendo-o fazer arreios e selas. Quando crescesse, queria ser igual ao pai. Tentando imitá-lo, tomou um instrumento pontudo e começou a bater numa tira de couro. O instrumento escapou da pequena mão, atingindo-lhe o olho esquerdo.

Logo mais, uma infecção atingiu o olho direito e o menino ficou totalmente cego.

Com o passar do tempo, embora se esforçasse para se lembrar, as imagens foram gradualmente desaparecendo e ele não se lembrava mais das cores. Aprendeu a ajudar o pai na oficina, trazendo ferramentas e peças de couro.

Ia para a escola e todos se admiravam da sua memória. De verdade, ele não estava feliz com seus estudos. Queria ler livros. Escrever cartas, como os seus colegas. Um dia, ouviu falar de uma escola para cegos.

Aos dez anos, Louis chegou a Paris, levado pelo pai e se matriculou no instituto nacional para crianças cegas. Ali havia livros com letras grandes em relevo. Os estudantes sentiam, pelo tato, as formas das letras e aprendiam as palavras e frases. Logo o jovem Louis descobriu que era um método limitado. As letras eram muito grandes. Uma história curta enchia muitas páginas. O processo de leitura era muito demorado. A impressão de tais volumes era muito cara. Em pouco tempo o menino tinha lido tudo que havia na biblioteca.

Queria mais. Como adorava música, tornou-se estudante de piano e violoncelo. O amor à música aguçou seu desejo pela leitura. Queria ler também notas musicais.

Passava noites acordado, pensando em como resolver o problema. Ouviu falar de um capitão do exército que tinha desenvolvido um método para ler mensagens no escuro. A escrita noturna consistia em conjuntos de pontos e traços em relevo no papel. Os soldados podiam, correndo os dedos sobre os códigos, ler sem precisar de luz.

Ora, se os soldados podiam, os cegos também podiam, pensou o garoto. Procurou o capitão Barbier que lhe mostrou como funcionava o método. Fez uma série de furinhos numa folha de papel, com um furador muito semelhante ao que cegara o pequeno.

Noite após noite e dia após dia, Louis trabalhou no sistema de Barbier, fazendo adaptações e aperfeiçoando-o. Suportou muita resistência. Os donos do instituto tinham gasto uma fortuna na impressão dos livros com as letras em relevo. Não queriam que tudo fosse por água abaixo.

Com persistência, Louis Braille foi mostrando seu método. Os meninos do instituto se interessavam. À noite, às escondidas, iam ao seu quarto, para aprender. Finalmente, aos 20 anos de idade, Louis chegou a um alfabeto legível com combinações variadas de um a seis pontos.

O método Braille estava pronto. O sistema permitia também ler e escrever música. A ideia acabou por encontrar aceitação. Semanas antes de morrer, no leito do hospital, Louis disse a um amigo: "Tenho certeza de que minha missão na Terra terminou."

Dois dias depois de completar 43 anos, Louis Braille faleceu. Nos anos seguintes à sua morte, o método se espalhou por vários países.

Finalmente, foi aceito como o método oficial de leitura e escrita para aqueles que não enxergam. Assim, os livros puderam fazer parte da vida dos cegos. Tudo graças a um menino imerso em trevas, que dedicou sua vida a fazer luz para enriquecer a sua e a vida de todos os que se encontram privados da visão física.

Moral da história:

Há quem use suas limitações como desculpa para não agir nem produzir. No entanto, como tudo deve nos trazer aprendizado, a sabedoria está, justamente, em superar as piores condições e realizar o melhor para si e para os outros.

Pense nisso.

Um forte abraço e tenha um ótimo dia!

PARA PENSAR...

"Nenhuma grande vitória é possível sem que tenha sido precedida de pequenas vitórias sobre nós mesmos."(L. M. Leonov)

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

E COMEÇANDO A SEMANA...

Para mudar é preciso coragem e humildade

Recebo muitas mensagens de pessoas que reconhecem seus problemas, sabem de seus defeitos e têm consciência das coisas que precisam mudar em seu comportamento e em sua vida. O que lhes falta é coragem para mudar. Muitas vezes falta coragem para reconhecer que estão erradas em vez de culpar o mundo e as outras pessoas pela sua situação. É preciso ter coragem para mudar o que precisa ser mudado dentro de nós, antes de querermos mudar o mundo.

Coragem, não significa ausência de medo. Ausência de medo é temeridade. Coragem é reconhecer as dificuldades e encontrar forças para enfrentá-las e vencê-las.

É claro que devemos pensar antes de mudar. Devemos fazer uma lista de prós e contras. Temos que analisar a situação com calma. Devemos usar a razão e não deixar que nossa emoção assuma o poder, pois decisões emocionais baseadas unicamente em nossos sentimentos, sem o pleno uso da razão, não serão acertadas e nos trarão arrependimentos. Porém para ter esse equilíbrio é preciso coragem para enfrentar nossos medos. Coragem para enfrentar a crítica. Coragem para pedir ajuda quando ela for necessária e para reconhecer quando erramos. Daí a importância fundamental da humildade: sem ela, mudar será sempre um risco.

Humildade é ter os pés no chão e saber que precisamos de muita ajuda para vencer os obstáculos da vida. Para mudar com sabedoria é preciso humildade para reconhecer que somos falíveis e cometemos erros - até de julgamento. Humildade para pedir perdão e para perdoar. Humildade para recomeçar. Humildade para que tenhamos fé e esperança e para que nunca nos esqueçamos de ajudar outras pessoas.

Sem coragem e humildade jamais mudaremos o que temos que mudar em nós e em nossa vida. Tenha coragem e humildade e mude em você o que precisa ser mudado.

Pense nisso. Sucesso!

Por Dr. Luiz Marins - Antropólogo e conselheiro de empresas.


Tenha um ótimo dia e uma excelente semana!


PARA PENSAR...


"A humildade é uma coisa estranha... No momento em que achamos que a temos... Já a perdemos."(Autor Desconhecido)


sexta-feira, 19 de agosto de 2011

E ENCERRANDO A SEMANA...


Bom dia.

Para encerrar esta semana postamos uma pequena fábula comentada na última reunião da Equipe Operacional. Ela aponta para a importância de aperfeiçoar-se continuamente ao invés de tão somente despender esforço físico no desempenho de uma atividade ou tarefa.

Veja:

Nas montanhas do Canadá, havia um mestre lenhador. Certo dia, ele foi procurado por um rapaz de preparo físico notável, que lhe disse:

- Quero aprender a cortar árvores, quero me tornar lenhador como o senhor.

O mestre aceitou de pronto:

- Volte amanhã e vou lhe ensinar meu ofício.

Lá pelo terceiro mês de aprendizado, para o espanto do mestre lenhador, o jovem lhe disse:

- Aprendi o que tinha que aprender. Já sou um lenhador, um bom lenhador. Na verdade, acho que sou o melhor lenhador do Canadá.

Diante do olhar incrédulo do mestre, foi mais longe, lançando-lhe um desafio:

- Vamos delimitar duas glebas de terra, com a mesma quantidade de árvores cada, e cortar. Quem primeiro derrubar a ultima árvore é o mais rápido e, portanto, o melhor.

E assim aconteceu. No início, o jovem, com mais disposição e uma velocidade incrível, abriu vantagem sobre o mestre. De vez em quando, lançava um olhar para a gleba vizinha e observava intrigado que este fazia pequenas paradas para descansar. “Moleza. Vai ser fácil”, pensava consigo.

No entanto, o sol nem havia se posto por completo no horizonte e o mestre derrubava sua última árvore, enquanto o rapaz ainda tinha algumas pela frente. Surpreso, ele correu até o mestre:

- Como o senhor cortou mais rápido do que eu? É impossível, não consigo entender. Não parei um só minuto e vi que o mestre parava toda hora para descansar!

Então o lenhador mais velho olhou nos olhos do jovem e lhe transmitiu sua derradeira, e talvez mais importante, lição:

- Cada vez que eu parava para descansar, aproveitava para afiar os machados.

Moral da história:

O mais importante não é o quão rápido você avança, mas o que você faz enquanto avança, porque será isso que fará toda a diferença no resultado alcançado.

Pense nisso.

Tenha um ótimo dia e um excelente fim de semana!


PARA PENSAR...


"A simplicidade é o que há de mais difícil no mundo: é o último resultado da experiência, a derradeira força do gênio."(George Bernard Shaw)


quinta-feira, 18 de agosto de 2011

NOTA INFORMATIVA I: Motoboy tem um ano para se adequar às novas regras, anuncia Denatran


Motofretistas e mototaxistas têm prazo de até um ano para se adequar às novas exigências do Código Brasileiro de Trânsito, determina a resolução 356 do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), publicada neste mês.

A partir de agosto de 2012, o motoboy só poderá trabalhar se tiver uma autorização específica. Para isso, sua moto deve estar matriculada na categoria aluguel, equipada com antena "corta-pipa" e protetor de motor "mata-cachorro".

Para o transporte de mercadorias, a exigência é a instalação de baú regulamentada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Ficará vetado o motofrete de combustíveis, produtos inflamáveis ou tóxicos, com exceção de gás de cozinha e de galões de água, desde que levados com o auxílio de "sidecar" (dispositivo anexado a moto, especial para este tipo de transporte).

Com a regulamentação da profissão de motoboy, o condutor precisará ainda passar pelo curso especializado de formação e ter, no mínimo, 21 anos completos e habilitação tipo "A" (específica para moto) há pelo menos dois anos.

Outra exigência será o uso do colete de segurança. A partir de agosto de 2012, se flagrado circulando fora das especificações, o motoboy será multado, e a moto, apreendida.

Fonte: Folha de São Paulo de 16/08/2011 por Felipe Nóbrega

NOTA INFORMATIVA II: Primeiro GPS para motos chega ao mercado


Os motociclistas já podem achar seu caminho sem precisar pedir informações durante o trajeto. O novo GPS MOTO Aquarius Duas Rodas é fixado na motocicleta, 100% resistente a água e impactos e com headset tipo handsfree Bluetooth acoplado ao capacete. Reproduz MP3, MP4 e fotos, apresenta mapas e monumentos em 3D, indica o tempo restante até o destino com o computador de bordo, tem 1.403 cidades mapeadas, mais de 4.121 cidades de referência e 2.600.000 de pontos de interesse.

O GPS MOTO é fornecido pela Maptec e chega ao mercado com tela de 3.5”, 64MB de memória RAM, 2GB de memória interna, processador 500MHz, mapa do Brasil, alerta de radares e o exclusivo Aquarius 3D MAP.

O lançamento custa R$ 699,00 e será vendido com exclusividade pelo portal Extra.com.

Fonte: Portal Consumidor Moderno


quarta-feira, 17 de agosto de 2011

TOQUE PROFISSIONAL


Bom dia.

Falamos neste início de semana que a palavra de ordem ou pensamento que deve povoar a sua mente ao longo dela e mesmo no restante deste ano ser aperfeiçoamento, inclusive, postamos a definição dela na língua portuguesa para sua melhor compreensão.

Pois bem, o que nos deixa satisfeitos é perceber que tudo o que propomos a você e a todos que compõem o nosso quadro funcional, acaba sendo rapidamente absorvido e vivenciado por todos, trazendo assim um ganho qualitativo em nossa empresa.

Muito, um exemplo disso é a colaboração que postaremos logo abaixo, captada e sugerida pelo Deílson – responsável pelo atendimento na MCassab – que, na busca por algo que inspirasse seu aperfeiçoamento, encontrou uma mensagem muito interessante e que vem ao encontro do que propusemos.

Logo, sugerimos sua leitura e apreciação, bem como, sua reflexão a respeito.

Veja:

Entregue sempre mais do que foi pedido

Como profissional da área de desenvolvimento pessoal, estou sempre procurando modelos de excelência que possam acelerar meu crescimento e, com isso, eu possa ajudar mais pessoas. Quando sou contratado para dar uma palestra ou treinamento nas milhares de empresas espalhadas pelo Brasil, procuro observar qual é a real necessidade das pessoas envolvidas em cada projeto. E o que tenho percebido é que a maioria das pessoas, mesmo com todos os benefícios de um trabalho com carteira assinada e perspectivas oferecidas, sente-se desmotivadas e fazem apenas o básico, ou seja, passam seus dias fazendo apenas aquilo pelo qual foram contratados.

O que há de errado nisso? Absolutamente nada. A menos, é claro, que você esteja querendo mais da vida. Aí meu amigo, você tem um problema. Porque quem deseja ter resultados extraordinários, não fica apenas fazendo o básico. Quem quer mais, está sempre fazendo um pouco mais do que aquilo para o qual foram contratados.

Em que universidade se ensina isso? Nenhuma. Qualquer um sabe que se continuar fazendo as mesmas coisas vai obter os mesmos resultados. O mercado de trabalho hoje está tão maluco que, mesmo sabendo disso, as pessoas não conseguem fazer mais. Ficam na zona segura, fazendo apenas aquilo já fazem.

Se você se sente como aquele ratinho de laboratório fazendo sempre o mesmo caminho naquele labirinto, sempre fazendo o mesmo caminho do trabalho para casa, da casa para o trabalho, experimente fazer apenas uma coisa diferente hoje.

O que aconteceria se você ficasse 5 minutos a mais para finalizar aquele projeto ou planejar o dia seguinte? Se você desse um sonoro bom dia para a tiazinha do café se você já não faz isso? Comece fazendo alguma coisa maluca, tenha como objetivo treinar sua mente para fazer coisas diferentes. Mesmo em sua “zona de conforto”, você pode criar variações em suas ações e com isso, a probabilidade de obter resultados diferentes também começa a fazer parte da sua realidade.

Lembre-se não existe espaço para aqueles que fazem apenas o “basicão”, para aqueles que ainda insistem em trocar o tempo por um salário no final do mês. Abandone de vez os discursos habituais e sabotadores tais como; “não sou pago para isso”, “isso não é minha responsabilidade”, “quando eu for o chefe, eu vou fazer”. Bem tenho duas noticias para você; a primeira é de que você terá tempo sobrando para melhorar seus discursos sobre como não precisa fazer o que é “obrigação” dos outros fazer. A segunda é que esse tempo pode durar até o final dos seus dias, já que se tornar chefe será muito difícil se você mantiver esse tipo de atitude.

Eu acredito que o sucesso é uma escolha, que somos nós os responsáveis por tudo aquilo que conquistamos ou deixamos de conquistar. Escolha ser extraordinariamente bem sucedido em tudo que fizer. Não se economize, entregue sempre mais do que lhe é pedido. E verá seus resultados explodirem.

Forte abraço e sucesso!

Por Fernando Oliveira - considerado um dos palestrantes mais dinâmicos e criativos da atualidade. Ator, escritor e um verdadeiro apaixonado em inspirar através das suas palestras, pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

PARA PENSAR...


“O desenvolvimento de uma pessoa ocorre de dentro para fora.” (James Anthony Froude)


segunda-feira, 15 de agosto de 2011

E COMEÇANDO A SEMANA...

Aperfeiçoamento

Bom dia.

Iniciamos mais uma semana, a terceira desse mês de Agosto, com ela caminhamos a passos firmes para o término do ano, e a palavra de ordem e pensamento a partir daqui deve ser aperfeiçoamento. Sim, aperfeiçoamento, palavra que deriva do verbo aperfeiçoar, que no dicionário da língua portuguesa possuí a seguinte definição:

Verbo transitivo direto.
1.Tornar (mais) perfeito.
2.Concluir com esmero.


Verbo pronominal.
3.Tornar-se (mais) perfeito.
4.Adquirir maior grau de instrução ou aptidão.
§ a.per.fei.ço:a.men.to sm.

Seja qual for a definição de mais fácil compreensão à você, é esta palavra que deve nortear seu dia-a-dia, as ações que empreender durante a realização de suas atividades e também quando não estiver fazendo nada efetivamente. É ela que deve ocupar seus pensamentos, não só esta semana, mas durante este restante de ano que teremos pela frente.

O Motivo é simples, você não pode acreditar que já atingiu o seu limite profissional, pelo contrário! Entenda que sempre há o que corrigir, aprimorar, evoluir e acrescentar em sua vida profissional. Isso ocorrendo, saiba que você nos propiciará sempre opções para nossas escolhas, para os projetos que teremos pela frente, sabe quem? Você!

Lembre-se disso.

Tenha um ótimo dia e uma excelente semana!


PARA PENSAR...


"Existe apenas um canto do universo que você pode ter certeza de aperfeiçoar, que é você mesmo."(Aldous Huxley)


sexta-feira, 12 de agosto de 2011

E FECHANDO A SEMANA...

Se você acredita, parece verdade

Quantas vezes já dissemos: "Eu sou assim mesmo" ou "É, as coisas são assim". Essas frases na realidade estão dizendo que isso é o que acreditamos como verdade para nós, e, geralmente, aquilo em que acreditamos não passa da opinião de outra pessoa que incorporamos em nosso sistema de crenças. Sem dúvida, ele se ajusta a todas as outras coisas em que cremos.

Você é uma dessas pessoas que acordam numa certa manhã, veem que está chovendo e dizem: "Que dia miserável"?

Não é um dia miserável. É apenas um dia molhado. Se usarmos as roupas apropriadas e mudarmos nossa atitude, podemos nos divertir bastante num dia chuvoso. Agora, se nossa crença for a de que dias de chuva são miseráveis, sempre receberemos a chuva de mau humor. Lutaremos contra o dia em vez de acompanharmos o fluxo do que está acontecendo no momento.

Não existe "bom" ou "mau" tempo, existe somente o clima e nossas reações individuais a ele.

Se quisermos uma vida alegre, precisamos ter pensamentos alegres. Se quisermos uma vida próspera, precisamos ter pensamentos de prosperidade. Se quisermos uma vida com amor, precisamos ter pensamentos de amor. Tudo o que enviamos para o exterior, mental ou verbalmente, voltará a nós numa forma igual.

(Texto extraído do livro Você Pode Curar Sua Vida, de Louise L. Hay, da Editora Best Seller)

Pense nisso.

Um forte abraço! Tenha um ótimo dia e um excelente fim de semana.


PARA PENSAR...


“Quem não pode mudar a própria contextura do seu pensamento, nunca será capaz de alterar a própria realidade." (Autor Desconhecido)


quinta-feira, 11 de agosto de 2011

TOQUE PROFISSIONAL - PARTE II


Continuando...

Mantenha a falta de motivação longe de você

6 - Como falamos em tempo, esse é um dos fatores que também interfere positiva ou negativamente na motivação do profissional. Isso dependerá de como cada um administra seu dia. Como exemplo, tomemos uma pessoa que precise realizar uma atividade em curto período e, para isso, é indispensável ter "em mãos" informações relevantes que foram arquivadas em alguma gaveta ou em uma "pasta" do seu computador. Caso não há uma organização no ambiente e nas ferramentas de trabalho, provavelmente as chances de finalizar a atividade com sucesso diminuirão. E caso ao término da atividade o feedback recebido não seja positivo, é provável que um sentimento de insatisfação, ou melhor, de falta de motivação, impeça o profissional de superar um novo desafio.

7 - Para aproveitar o "fio" deixado pelo feedback, vamos abrir espaço para a importância de saber dar e receber retorno sobre nosso desempenho. Isso porque é através desse processo que o profissional tem conhecimento tanto dos seus pontos fortes quanto dos que precisam ser trabalhados. Quando se recebe um feedback, é possível saber o que a empresa espera de você e quais os caminhos que é preciso "percorrer" para melhora sua performance. O resultado desse trabalho, certamente, influenciará na sua motivação e nas chances de ascensão interna.

8 - Caso o seu gestor ofereça abertura para o diálogo, peça para conversar com ele em um momento mais oportuno. Ou seja, não escolha um dia em que há várias reuniões ou em que ele precise revisar um relatório ou, então, que você esteja tenso seja qual for o motivo. Há situações em que uma boa conversa abre as portas para que o profissional receba novas oportunidades, mas que só surgiram porque ele tomou a iniciativa de falar com a pessoa certa.

9 - Não espere que as oportunidades batam à sua porta. Crie situações diferenciadas que contribuam para seu desenvolvimento: leia livros interessantes sejam didáticos ou não; veja filmes que abordem temáticas que lhe chamem a atenção e, algumas vezes, tente diversificar e assista também produções que escapam à sua rotina.

10 - Algumas vezes, a falta de motivação no ambiente de trabalho pode ser apenas um reflexo de algo que o próprio profissional ainda não se deu conta: ele esqueceu de que além da empresa é preciso ter espaço para vida pessoal. Isso não é luxo, mas sim necessário para aliviar as tensões vivenciadas. Caso contrário, o indivíduo entra no automático, fica "robotizado" e chega o momento em que a mente e o corpo pedem socorro.

Por Patrícia Bispo - Formada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo, pela Universidade Católica de Pernambuco/Unicap. Atuou durante dez anos em Assessoria Política, especificamente na Câmara Municipal do Recife e na Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco.


Um forte abraço e tenha um ótimo dia!


PARA PENSAR...


"Quando estamos motivados por metas que têm significados profundos, por sonhos que precisam ser realizados, por puro amor que precisa se expressar, então nós vivemos verdadeiramente a vida." (Greg Anderson)


quarta-feira, 10 de agosto de 2011

TOQUE PROFISSIONAL - PARTE I

Mantenha a falta de motivação longe de você

Muitos profissionais, por mais que gostem das atividades que exercem, com o passar do tempo podem apresentar sinais claros de falta de motivação no ambiente de trabalho.

Quando isso ocorre, não significa obrigatoriamente que chegou a hora de procurar uma nova colocação no mercado, nem tampouco "pendurar as chuteiras", mas sim de rever alguns comportamentos pessoais que talvez contribuam com uma situação torne-se passageira.

Vejamos, então, alguns fatores comportamentais que interferem negativamente na vida do funcionário.

1 - "Eu não sou capaz!". Talvez, essa seja uma das frases que mais contribui para uma situação que leva o profissional, assim que acordar, lamentar que precise ir para o trabalho. É notório que o dia a dia faz com que as pessoas precisem lidar com as inovações. E quando as mudanças chegam, há quem já pense que não será capaz de acompanhar o momento de inovação vivenciado pela organização. Por isso, prefira afirmar: "Eu sou capaz", antes de se sentir vencido.

2 - "Como fulano consegue ter uma ascensão tão rápida na empresa, enquanto não consigo nem um simples reconhecimento?". Quantas pessoas fazem questionamentos semelhantes todos os dias, quando olham para os seus colegas de trabalho? Ao invés disso, deveriam fazer uma autoavaliação e perguntaram a si: "O que posso fazer para sair da zona de conforto e não permanecer na mesmice?".

3 - Vibre com cada conquista sua, por mais simples que essa possa parecer. Se antes você sentia dificuldades em trabalhar com determinado recurso disponível na intranet da empresa, por exemplo, e agora isso é coisa do passado, comemore. Foque-se também na melhoria dos seus pontos fracos e a cada vitória, uma nova dose de motivação virá naturalmente.

4 - Lembre-se de que você não tem uma máquina do tempo, que o fará voltar aos melhores anos da sua existência. Isso vale tanto para a sua vida pessoal quanto profissional. E um lembrete: o tempo parece ser mais generoso para aqueles com visão de futuro. Para os que optam por ficar sentados com a "boca escancarada, cheia de dentes..." - como o saudoso Raul Seixas enfatizava na música "Ouro de Tolo", as oportunidades de melhoria não estão disponíveis em uma prateleira de supermercado, mas dependem muito da vontade e da confiança que cada pessoa tem no seu potencial.

5 - Há quem acredite que só têm valor para sua vida profissional os fatos que ocorrem fora dos portões da empresa em que atua, ou seja, na concorrência. Esse é um equívoco que pode ser fatal, uma vez que a sua realidade começa ao lado, exatamente onde estão os colegas de trabalho. Para não se sentir um "peixe fora d'água" e a falta de motivação comece a querer fazer parte do seu dia a dia, acompanhe as novidades que ocorrem no seu trabalho através dos emails institucionais, informativos impressos, murais, enfim, fique atento e acompanhe os canais internos de comunicação da organização.

Continuamos amanhã...

Um forte abraço e tenha um ótimo dia!


PARA PENSAR...


"Inspiração vem dos outros. Motivação vem de dentro de nós."(Autor Desconhecido)


segunda-feira, 8 de agosto de 2011

E COMEÇANDO A SEMANA...

O QUE INTERFERE NA REALIZAÇÃO DO POTENCIAL HUMANO

A distância que separa o potencial humano da realização é quase sempre muito grande. Mesmo nas atividades mais comuns, não importa o quão bom alguém seja, ele sempre pode melhorar. Pense, por exemplo, que trazemos em nós o potencial de mudar o mundo. Realizá-lo, no entanto, requer muito mais que apenas vontade.

Vejamos de perto o que existe nesta distância. Talvez assim entendamos como criar uma ponte.

Eu jogo xadrez e dia desses enquanto jogava observei que estava ansioso e distraído. Minha voz interior dizia coisas como: “Você não pode deixar este perdedor ganhar. O que seu filho dirá? Olhe para as peças, preste atenção. Você não é capaz de dominar jogadas tão simples? Seu imbecil, o adversário acaba de tomar seu cavalo...” E assim por diante.

Estes pensamentos eram interferências ou impedimentos a que eu me concentrasse no jogo e praticasse minhas estratégias e táticas.

Por que sentimos essas interferências em tudo o que fazemos? Medo? Dúvida? Nada é obstáculo maior ao desempenho que essas duas coisas. Logo, se nos livrarmos das interferências que tentam nos dispersar, nosso potencial terá condições de se realizar e se converter em desempenho.

Então, uma das formas de aumentar o desempenho é diminuir a interferência. Quanto mais a interferência diminui, maior fica o potencial disponível.

A interferência tem várias formas diferentes: medo de perder, medo de ganhar, medo de parecer um tolo, falta de confiança em si, tentar mais, querer ser perfeito, tentar impressionar, raiva e frustração, tédio, mente ocupada, e muito, muito mais.

Ok. Mas, na prática, o que podemos fazer para reduzir as interferências que roubam nosso potencial?

Eu fiz uma pesquisa em várias áreas da Psicologia e da Programação Neurolinguística, e descobri que há um modo muito eficaz para isso. É a concentração. Quando concentramos o foco de nossa atenção sobre o que estamos fazendo, nosso desempenho tende a maximizar, e nosso potencial encontra condições de realização.

Experimente eliminar tudo o que lhe dispersa a atenção. Concentre-se. Você verá que você consegue fazer bem o que se propõe.

Lembre-se disso: foco é o que faz o raio laser ser infinitamente mais poderoso que uma luz comum.

Por Abraham Shapiro - consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade.


Tenha um ótimo dia e uma excelente semana!


PARA PENSAR...


"Concentração é habilidade de pensar sobre absolutamente nada quando isto é absolutamente necessário." (Ray Charles)


sexta-feira, 5 de agosto de 2011

E FECHANDO A SEMANA...


Bom dia!

Tínhamos a intenção de encerrar a semana comentando a sobre os temas postados ao aqui no Blog ao longo dela, contudo, resolvemos deixar para fazê-lo em outra oportunidade. É que recebemos um texto interessantíssimo escrito pelo Abraham Shapiro, o qual entendemos ser apropriado para você encerrar a semana com ele em mente, garantimos que servirá para uma boa reflexão.

Na próxima voltamos neste espaço fazendo o que nos habituamos a fazer, que é postar todo tipo de material que possa colaborar com o seu desenvolvimento pessoal e profissional, afinal, exercitar o aprendizado e expandir o conhecimento não faz mal a ninguém, não é verdade?

Um abraço, tenha um ótimo dia e um excelente fim de semana!

Leia:

NÃO É FÁCIL MUDAR

Era uma vez um bom homem que saiu pelo campo e encontrou uma raposa quase morta. Tomou-a em seus braços, trouxe-a para casa, cuidou dela, amparou-a e desenvolveu o apego que se sente por um animal de estimação.

O homem acreditava que ela continuaria vivendo junto dele, afinal recobrara a vida a seu lado e, por isso, teria gratidão e consideração.

Os dias passaram. Numa bela manhã, já com o vigor fortalecido e sua natural astúcia recuperada, a raposa levantou-se de seu repouso, saiu no quintal da casa e viu que havia uma brecha na cerca. Por alí, numa corrida desenfreada, bateu em fuga, embrenhando-se de volta à floresta.

Ao dar por sua falta, o homem se entristeceu e esperou que ela voltasse, sem sucesso. Contudo, sempre que escasseava a comida na floresta, ela rodeava a casa, fingia apego e fidelidade ao homem até que ele lhe desse alimento. Após saciar-se, ela sumia de novo, em busca dos seus hábitos.


Esta fábula mostra que os animais agem por um impulso interior inconsciente chamado instinto. É quase impossível mudar um instinto animal.

As pessoas podem mudar. Mas elas só mudam quando querem.

Mudança requer, primeiro, consciência. Depois, visão de necessidade ou de benefício. E por fim, energia em busca do resultado.

Por conveniência ou dificuldade momentânea, o indivíduo pode assumir papéis que pareçam mudanças. Mas ao superar estes obstáculos e conseguir o que deseja, ele tende prontamente a retornar a seu estado natural, pois isto o satisfaz. O que é natural não exige esforço de desempenho.

Gratidão e outras virtudes exigidas pela boa educação e eficácia profissional não são inatas em ser humano algum. Para adquiri-las, é preciso esforço e persistência.

Pensando nisso, não é de admirar que o mundo esteja como está.

Por Abraham Shapiro - consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade.

PARA PENSAR...


"Progresso é impossível sem mudança, e esses que não podem mudar suas mentes não podem mudar coisa nenhuma."(George Bernard Shaw)


quinta-feira, 4 de agosto de 2011

LEMBRETE: Reunião com a Equipe Operacional (Todas as Unidades!) em 13.08.2011 as 09:00hs!


Apesar de todos já terem ciência desta informação, postamos novamente um lembrete para ajudá-los na programação e, consequentemente comparecimento no dia e hora citados acima na MATRIZ NO IPIRANGA.

Sendo assim, se você já tinha se programado, ótimo, caso não tenha feito ainda, por favor, programa-se, afinal, não precisamos frisar que a presença de TODOS é necessária e extremamente importante.

Agradecemos a compreensão.


PARA PENSAR...

O verdadeiro culpado

Certo dia, uma senhora ligou desesperada para o Corpo de Bombeiros da sua cidade para apagar o fogo que começara repentinamente em sua casa. Como a distância da sede do Corpo de Bombeiros até a sua casa era considerável, quando os Bombeiros chegaram já era tarde demais. Só havia restado um amontoado de madeira queimada e muita fumaça.

Ela, no âmago do seu desespero e chorando muito, disse:

- Toda a minha vida estava nesta casa, meus sonhos e meus projetos. Tudo virou pó! - E não contente, descarregou toda a sua amargura.

- A culpa é desses bombeiros incompetentes e sem coração que demoraram uma vida para chegar até aqui. Eles são os culpados por não ter sobrado nada da minha casa!

Então, um homem se aproximou daquela amargurada e triste senhora, dizendo:

- Eu sou o eletricista que fez a instalação da sua casa, lembra? - Ela assentiu com a cabeça.

- A senhora lembra quando eu disse que os fios que nós estávamos empregando na obra eram de má qualidade? - Outra vez ela concordou com o homem.

- E mesmo assim a senhora insistiu que deveriam ser aqueles fios, porque isto no final a instalação lhe traria uma economia de R$ 75,00. Pois é, a economia de R$ 75,00 se tornou um prejuízo de R$ 100.000,00.

Moral da história:

Quando algo de ruim acontece com a gente, imediatamente, começamos a culpar todo mundo a nossa volta, mas, na grande maioria das vezes, os verdadeiros culpados pelos nossos infortúnios somos nós mesmos.

Lembre-se, você pode escolher o que plantar, mas não pode escolher o que colherá, porque este resultado, por mais que você não aceite, dependerá sempre da sua primeira ação.

Pense nisso.

Um forte abraço e tenha um ótimo dia!