sexta-feira, 30 de setembro de 2011

E FECHANDO A SEMANA...


Bom dia.

30 de Setembro, último dia deste mês, a partir de amanhã, 01 de Outubro, iniciaremos uma contagem regressiva para o término deste ano, onde viveremos os últimos 3 meses de um ano que entendemos passou como um piscar de olhos.

Para aqueles que estão conosco a algum tempo não é novidade nenhuma que este período é um dos mais intensos para o nosso segmento. Oportunidade para mais uma vez demonstrarem toda capacidade que possuem, chamarem a responsabilidade para si, destacarem-se e agarrarem as oportunidades que surgirão.

Em contrapartida, para aqueles que viverão este período pela primeira vez, será uma oportunidade única de ganharem “bagagem” e de acumularem experiência. Também de unirem-se aos primeiros e, de juntos realizarem um ótimo trabalho de equipe e colherem o resultado desta união. Por sinal, como de hábito estão acostumados, diga-se de passagem.

Na próxima semana falaremos mais sobre isso, por ora só queríamos destacar essa “virada” que você perceberá a partir de então, ok? Mas fique tranquilo, estaremos juntos nesta jornada. A única "coisa" que você precisa ter é confiança em si próprio e naqueles de trabalham contigo, porque existindo essa "coisa" o sucesso é consequência.

Para ajudar a preparar o “terreno” para o cultivo desse sentimento não deixe de ler a mensagem que segue logo abaixo, a qual sugere duas maneiras de encarar um problema qualquer ou esse período, a negativa e a positiva. Mas lembre-se, compete apenas à você fazer a escolha certa!

Pense a respeito.

Um forte abraço, tenha um ótimo dia e um excelente fim de semana!


PARA PENSAR...

Uma história sobre estabelecer o ritmo futuro


Um garoto chega da escola temendo ter de encarar o dever de casa. E repete:

- "Meu dever de casa vai ser difícil. Não vou conseguir fazer."

A mãe pergunta:

- "Como você pode saber se ainda nem começou?"

O menino explica que quando a professora passou o dever, ela alertou a turma: "Não esperem para fazer o dever de casa no domingo. Façam no sábado. É uma tarefa difícil e a última turma não se saiu muito bem. Então se planejem para dedicar um bom tempo e trabalhar duro, pois será necessário."

A mãe do garoto imediatamente compreendeu que a professora havia influenciado seu filho de uma forma negativa, levando-o a esperar ter dificuldades para realizar o dever de casa.

Ela também compreendeu que provavelmente o dever não era tão difícil quanto o filho imaginava e que poderia facilmente influenciá-lo a mudar suas expectativas e torná-las mais positivas.

Ela disse ao menino:

- "Para mim você vai resolver essa tarefa com muita facilidade. Você é bom em assimilar novas informações e em lembrar o que aprendeu. Meu palpite é que logo, logo você vai ter terminado o dever e vai aparecer aqui dizendo que foi facílimo."

É claro que o garoto abriu o maior sorriso e foi começar o dever de casa. Pouco tempo depois, voltou radiante.

- "Puxa você tinha razão, mãe. Da próxima vez que alguém tentar me convencer que não posso fazer algo, vou lembrar-me do que você disse sobre a minha capacidade de assimilar novas informações e vou dizer a mim mesmo que você tinha razão."


quinta-feira, 29 de setembro de 2011

TOQUE PROFISSIONAL: Como aceitar (bem) um "não" no trabalho?

O fato é que ouvir um "não" tem um forte peso para muitos profissionais. Mas nem sempre precisa ser assim. Dá para encarar bem a situação

Quem nunca ouviu um “não” na vida? Na trajetória profissional, as negativas também são bem comuns. E, assim como na vida pessoal, nem sempre são levadas numa boa. O fato é que ouvir um “não” do líder a respeito de uma ideia ou pedido de promoção ou mesmo de um colega de trabalho tem um forte peso para muitos profissionais. Mas nem sempre precisa ser assim.

“Claro que essa aceitação da negativa não é fácil, mas um feedback negativo faz parte do nosso processo de construção profissional”, ressalta a psicóloga, orientadora vocacional e analista de Carreiras da Veris Faculdades, Paula Souto Sanches. “É um momento de reflexão, porque somos suscetíveis a erros, e também é uma oportunidade de aprendizado”, diz.

“Na verdade, interpretamos uma negativa da forma que queremos”, afirma o consultor de Coaching da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Jonas Tokarski. “Tanto o 'não' como o 'sim' são palavras curtas, mas que têm um poder extraordinário”, avalia o especialista, que ainda completa dizendo que, no mundo corporativo, é difícil encontrar quem encare bem essa negativa.

Por que é tão difícil aceitar

O fato de muitos profissionais sentirem dificuldades em aceitar uma negativa não é de hoje. Na verdade, conforme explicam os especialistas consultados, esse comportamento faz parte do DNA latino-americano. “Na nossa história, muito da cultura que temos foi importada de povos que nos colonizaram”, considera Tokarski.

Por conta dessa histórico, para o especialista, o “não” no mundo moderno tem uma carga muito negativa. “Geralmente, o profissional leva para o lado pessoal, se acha perseguido e o resultado é que ele passa a não trabalhar como antes e a produtividade cai”, explica.

No campo mais afetivo, Paula explica que adultos que tiveram todos os pedidos concedidos durante a infância têm mais chances de terem dificuldades de aceitar um “não”, ao passo que aqueles que tiveram uma infância marcada por negativas têm mais facilidade nessa aceitação. “Ele acaba entendendo melhor e enxerga o 'não' como um desafio”, explica.

Como encarar a negativa

Por mais difícil que possa parecer, encarar a negativa de uma maneira positiva só contribui para o seu desempenho profissional. Encarar o “não” de cara amarrada só desperta desmotivação, que pode prejudicar nos resultados finais. “Sem contar que a imagem do profissional pode ficar prejudicada, porque o comportamento está relacionado à maturidade dele”, diz a psicóloga.

Antes de encarar o “não” de uma maneira negativa, os especialistas ressaltam que ele não está atrelado ao fracasso. “É preciso entender os motivos que levaram o gestor a dizer o 'não'”, avalia Tokarski. Dessa forma, antes de simplesmente aceitar a negativa, questione o líder ou quem a deu sobre os motivos desse resultado.

“Quando ele encara de uma forma positiva essa negativa, o profissional fica mais motivado a acertar depois, a se superar e passa a ter uma visão maior sobre o seu trabalho”, explica Paula.

Fonte: Portal InfoMoney

Pense nisso.

Um forte abraço e tenha um ótimo dia!


PARA PENSAR...


"Se um homem pudesse ter metade dos seus desejos realizados, teria mais aflições do que prazeres."(Benjamin Franklin)


terça-feira, 27 de setembro de 2011

NOTA INFORMATIVA I: Bancários entram em greve nacional por tempo indeterminado


Sindicatos recusam propostas de reajuste de 8% feita pela Federação Nacional dos Bancos

Os bancários deflagraram greve nacional por tempo indeterminado, a partir da zero hora desta terça-feira (27), com o objetivo de pressionar a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) a retomar as negociações e apresentar uma proposta que atenda às reivindicações da categoria. A paralisação atingirá bancos públicos e privados.

Segundo comunicado enviado à imprensa, a decisão foi tomada em assembleias realizadas na noite desta segunda-feira (26) pelos Sindicatos dos Bancários de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Campo Grande, Mato Grosso, Paraíba, Alagoas, Ceará, Piauí, Espírito Santo, Campinas, Piracicaba, Juiz de Fora, Dourados e Vitória da Conquista, entre outros, conforme levantamento feito até as 20h30 da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), que coordena o Comando Nacional dos Bancários.

Conforme orientação do Comando Nacional, a categoria recusou a proposta de 8% de reajuste, feita pela Fenaban, durante a quinta rodada de negociações, na última sexta-feira, dia 23, em São Paulo. “Isso significa apenas 0,56% de aumento real, continuando distante da reivindicação de 12,8% de reajuste (5% de ganho real mais a inflação do período)”, afirma o presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional, Carlos Cordeiro.

"Esperamos que a força da greve faça com que os bancos apresentem uma proposta que garanta emprego decente aos bancários. Com lucros acima de R$ 27,4 bilhões obtidos somente no primeiro semestre deste ano, os bancos possuem todas as condições de atender as reivindicações da categoria, de modo a valorizar o trabalhador, distribuir renda, reduzir desigualdades e contribuir para o desenvolvimento do país”, disse Cordeiro.

Fonte: Portal iG


NOTA INFORMATIVA II: Governo confirma corte de ponto de grevistas dos Correios


Segundo o ministro Paulo Bernardo, aproximadamente 18% dos trabalhadores estão em greve

O governo não vai voltar atrás na decisão de descontar os dias dos trabalhadores dos Correios que aderiram à greve. O recado foi dado hoje pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. "Fizemos uma proposta. Eles, com algumas alterações, aceitariam a proposta, mas eles querem que nós paguemos os dias parados. Nós não temos condições de fazer isso. Essa proposta está na mesa há mais de 15 dias, poderia ter sido feita uma negociação", afirmou o ministro.

"Nós não podemos fazer um acordo para pagar os dias parados, até porque nós temos mais de 80% dos trabalhadores na ativa. Então, o Wagner (Pinheiro, presidente dos Correios) e a diretoria, certamente, podem encontrar uma forma de descontar em parcelas, mas nós não temos condições de acatar essa sugestão", reforçou.

Segundo Bernardo, aproximadamente 18% dos trabalhadores estão em greve. Uma reunião será realizada hoje, segundo o ministro, entre Correios e sindicatos para tentar fechar um acordo.

Na última sexta-feira, os Correios rejeitaram a contraproposta apresentada pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (FENTECT) por considerá-la inviável, pois absorveria 80% do orçamento da empresa.

Mutirão

O segundo mutirão dos Correios entregou 9,4 milhões de correspondências no fim de semana. Conforme nota divulgada hoje pela empresa, outros 27 milhões de objetos foram preparados para serem entregues em todo o País.

Esse trabalho tem sido feito por trabalhadores da área operacional e administrativa da estatal em todo o País. Em função dessa mobilização, o ministro afirma que não será difícil que o fluxo de entrega de correspondências da empresa volte à normalidade assim que a greve terminar.

Fonte: Agência Estado

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

E COMEÇANDO A SEMANA...


Por que ou para que?

Quando alguma coisa, boa ou ruim; agradável ou desagradável; alegre ou triste e, principalmente quando algo negativo acontece em nossa vida, temos a tendência de perguntar “por que isso está acontecendo comigo?” Queremos uma explicação dos motivos com a pergunta “por que?” Ficamos o tempo todo buscando uma causa e quase sempre nos achamos injustiçados: “eu não merecia isto!” Conheço pessoas que acabam se revoltando contra tudo e até mesmo contra Deus quando alguma coisa desagradável e inesperada ocorre.

Temos que compreender que ninguém está livre de acontecimentos desagradáveis. Temos que ter a inteligência e o bom senso de entender que imprevistos acontecem e em vez de perguntarmos o tempo todo “por que?”, deveríamos buscar aprender com os acontecimentos nos perguntando “para que?” e tirar lições que existem em meio aos acontecimentos da vida - sejam eles agradáveis ou desagradáveis, bons ou ruins como comentamos acima.

Perguntando “para que?” em vez de “por que?” dirigiremos nossa mente para buscar as lições escondidas nos acontecimentos. Assim, abriremos nosso coração para mudar o que deve ser mudado e muitas vezes evitaremos a repetição de acontecimentos indesejáveis, permitindo que apenas as coisas boas se repitam em nossa vida.

Não devemos, portanto, perguntar “para que?” somente nos acontecimentos ruins e nos momentos tristes. Devemos fazer essa mesma pergunta em nosso sucesso, em nossas conquistas. Ao perguntarmos “para que?”, talvez descubramos o quanto as pessoas mais necessitadas precisam de nós; o quanto temos e que podemos ajudar aos que menos têm; ou o quanto devemos ser agradecidos às pessoas que nos ajudaram.

Pense nisso. Pergunte “para que?” em vez de “por que?”. Sucesso!

Por Dr. Luiz Marins - Antropólogo e conselheiro de empresas.


Um forte abraço, tenha um ótimo dia e uma excelente semana!


PARA PENSAR...


"Se você consegue aprender através dos duros golpes, você também consegue aprender pelos suaves toques. "(Carolyn Kenmore)


sexta-feira, 23 de setembro de 2011

E FECHANDO A SEMANA...


As Três Atitudes

1 - A do vaso, que retém e não dá nada.

2 - A do canal, que dá e não retém.

3 - A da fonte, que produz, dá e retém.


Existem seres humanos-vaso, cuja única meta é armazenar conhecimentos, objetos e dinheiro. São aqueles que acreditam saber tudo que há para saber: ter tudo o que há para ter e consideram sua tarefa terminada quando concluíram o armazenamento. Não podem compartilhar sua alegria nem por a serviço dos demais os seus talentos, nem sequer repartir conhecimento. São extraordinariamente estéreis, servidores do seu egoísmo, carcereiros de seu próprio potencial humano.

Por outro lado existem os seres humanos-canal, são aqueles que passam a vida fazendo e fazendo coisas. Seu lema é: "produzir, produzir e produzir". Não estão felizes se não realizam muitas atividades e todas com pressa, sem perder um minuto. Acreditam estar a serviço dos demais, fruto de sua neurose produtiva, quando, na verdade, agir sem parar é o único modo que têm de acalmar suas carências; dão, dão e dão; mas não retêm. Seguem dando e se sentem vazios.

Mas também podemos encontrar seres humanos-fonte, que são verdadeiros mananciais de vida. Capazes de dar sem se esvaziar, de oferecer sua água sem terminarem secos. São aqueles que nos salpicam "gotinhas" de amor, confiança e otimismo, iluminando com seu reflexo nossa própria vida.

Com qual você se identifica?

Um forte abraço, tenha um ótimo dia e um excelente fim de semana!


PARA PENSAR...


"Se o desejo escraviza o pensamento, a verdade foge de imediato pela janela mais próxima. Quando as pessoas abandonam sua natureza essencial pra seguir seus desejos, suas ações nunca são corretas..."(Lao-Tsé)


quinta-feira, 22 de setembro de 2011

TOQUE PROFISSIONAL - PARTE II

Continuando…

CONHEÇA 10 ATITUDES QUE PODEM SABOTAR A SUA CARREIRA


6) Não investir no próprio desenvolvimento: cursos de reciclagem, pós-graduação, conhecimentos em outras línguas, especialmente o inglês, são fundamentais para manter o profissional atraente ao mercado;

7) Não cultivar a rede de relacionamentos: o networking deve ser tanto interno como externo (fornecedores e clientes) e incluir a rede de amizades, como ex-colegas de trabalho e de faculdade, entre outros;

8) Não estar alinhado com a missão, visão e os valores da empresa: além de conhecer a missão, visão e os valores da empresa, o profissional deve considerá-los positivos, caso contrário, o trabalho não terá sucesso;

9) Ser sempre insubordinado “rebelde”: ser contra todas as iniciativas e ideias da empresa é considerado uma característica negativa do profissional. O colaborador deve trabalhar a favor da empresa e não contra;

10) Alimentar fofoca: fofoqueiros de plantão acabam com o clima da empresa e com as relações de trabalho.

Como resolver

Se você se identificou com uma ou mais atitudes citadas acima, está na hora de mudar. Se houver dificuldade, uma dica é pedir o feedback para o gestor direto da empresa. Se forem identificados problemas, Izabel, da Ricardo Xavier, aconselha que a pessoa busque ajuda. “Pode ser uma pessoa de confiança, um terapeuta ou trabalho de coach”, ressaltou.

Já Lívia, da De Bernt Entschev, afirmou que alguns problemas podem ser solucionados no curto prazo, enquanto outros dependem de mais tempo. “Se for comportamental, a pessoa pode começar a mudança o quanto antes, mas é importante ter força de vontade”, disse.

Fonte: Portal InfoMoney

Um forte abraço e tenha um ótimo dia!


PARA PENSAR...


"A filosofia de uma pessoa não é melhor expressa em palavras; ela é expressa pelas escolhas que a pessoa faz. A longo prazo, moldamos nossas vidas e moldamos a nós mesmos. O processo nunca termina até que morramos. E, as escolhas que fizemos são, no final das contas, nossa própria responsabilidade."(Eleanor Roosevelt)


quarta-feira, 21 de setembro de 2011

TOQUE PROFISSIONAL - PARTE I


CONHEÇA 10 ATITUDES QUE PODEM SABOTAR A SUA CARREIRA

A falta de oportunidade de crescimento na carreira ou situações negativas que ocorrem com o profissional muitas vezes podem ser motivadas pela atitude da própria pessoa.

Para descobrir quais ações podem prejudicar a carreira, o Portal InfoMoney conversou com duas especialistas, a diretora-executiva da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Izabel de Almeida, e a headhunter da De Bernt Entschev, Lívia Falland. Elas apontaram 10 atitudes que podem ser consideradas sabotadoras. Confira:

1) Ser individualista: pensar só em si e não saber trabalhar em grupo pode ser extremamente prejudicial à carreira, principalmente se o desenvolvimento do trabalho depender da colaboração de outros;

2) Não ter disciplina: isso inclui chegar atrasado, não entregar o que foi pedido e não ter comprometimento e foco com o trabalho;

3) Competitividade doentia: ultrapassa a competitividade saudável. O profissional faz de tudo para ser o melhor e isso pode incluir até “puxar o tapete” do colega. A competição é importante, mas é fundamental que haja um equilíbrio;

4) Falta de ética: não saber guardar segredos da empresa e dos colegas e causar intrigas são algumas das atitudes consideradas antiéticas;

5) Acomodação: permanecer na zona de conforto e não investir na carreira são consideradas atitudes muito prejudiciais. Vale destacar que, no ambiente corporativo, as mudanças ocorrem de maneira rápida;

Continuamos amanhã...

Um forte abraço e tenha um ótimo dia!


PARA PENSAR...


"Muitas das circunstâncias da vida são criadas por três escolhas básicas: as disciplinas que você decide manter, as pessoas com quem você decide estar; e, as leis que você decide obedecer. "(Charles Millhuff )


segunda-feira, 19 de setembro de 2011

E COMEÇANDO A SEMANA...


Quem você está prejudicando?

Conheço pessoas que quando lhes é solicitada uma tarefa extra, fazem cara feia, reclamam. Cumprem pela metade, sem nenhuma atenção aos detalhes, com completo desleixo, deixando clara a sua irritação. Quando pergunto a elas a razão de fazer mal feito alguma coisa que lhes é solicitada, elas respondem que não têm obrigação de fazer aquilo, que ganham pouco, que querem, mesmo de forma velada, prejudicar seus patrões ou seus chefes.

Isso é uma enorme ignorância! Pessoas que pensam assim e agem assim, ainda não entenderam que as maiores prejudicadas serão elas próprias. Fazendo mal feito, não dando atenção aos detalhes, trabalhando com desleixo e demonstrando irritação e mau humor, elas serão as primeiras a ficar fora das listas de promoções, dos possíveis bônus ou quaisquer benefícios e, com certeza, as primeiras a serem dispensadas.

Pensando assim e agindo assim, essas pessoas não entendem que fazer mal feito uma tarefa, afeta a sua imagem e auto-estima. E com auto-estima baixa não há possibilidade de sucesso pessoal ou profissional. A quem elas pensam estar prejudicando?

Tirando os casos de abuso de autoridade e injustiças que possam existir, devemos entender que quando não participamos, não colaboramos, não somos disponíveis a fazer mais do que nos é esperado ou quando fazemos as coisas com desleixo, os maiores prejudicados, no longo prazo, seremos nós próprios.

Pessoas verdadeiramente sábias e inteligentes sempre compreenderam essa verdade: você só terá sucesso fazendo mais do que os outros esperam de você. O sucesso é uma via de duas mãos.

Pense nisso. Sucesso!

Por Dr. Luiz Marins - Antropólogo e conselheiro de empresas.


Um forte abraço, tenha um ótimo dia e uma excelente semana!


PARA PENSAR...


“Se você estiver disposto a fazer mais do que o que está sendo pago para fazer, acabará sendo pago para fazer mais do que você faz”. (Autor desconhecido)


quinta-feira, 15 de setembro de 2011

NOTA INFORMATIVA

Greve faz Correios suspender serviços de entrega com hora marcada

Sedex Hoje, Sedex 10 e Disque Coleta estão suspensos; empresa diz que não vai negociar salários enquanto paralisação continuar.

O presidente dos Correios, Wagner Pinheiro, reconheceu hoje a paralisação média de um terço dos funcionários da empresa, sendo que a mobilização é maior nas áreas operacionais.

Segundo ele, o serviço continua a ser oferecido, mas de forma precária, e podem ocorrer atrasos nas entregas. Já os serviços com hora marcada foram suspensos. A partir de hoje, portanto, não funcionam o Sedex Hoje, o Sedex 10 e o Disque Coleta.

Pinheiro afirma que, por conta da paralisação, 17% da carga que deveria ser entregue nesta quarta-feira permaneceu parada. "Hoje deixaram de entregar 5,3 milhões de objetos", explica.

O presidente dos Correios disse que a última proposta de reajuste salarial feita pela empresa foi retirada até que a greve se encerre. “Enquanto greve existir, não haverá negociação”, afirmou. Pinheiro ainda avalia se os Correios recorrerão à Justiça para interromper a greve.

Segundo ele, a empresa possui um plano de contingência para operar com apenas uma parte dos funcionários. Nestes casos, por exemplo, o prazo de vencimento de faturas é uma das informações relevantes para priorizar as entregas. Ele prevê ainda que, se a greve persistir, os prazos de entrega das correspondências vão atrasar cada vez mais.

Fonte: Portal iG em 14/09/2011 por Danilo Fariello


PAUSA PARA REFLEXÃO...

O pequeno peixe

Era uma vez, um lindo aquário, enorme, onde havia muitos peixes de vários tipos e tamanhos.

Na parte de cima do aquário estavam os peixes maiores, pois quando a comida caía na água eram os primeiros a comer. Então os peixes de cima estavam sempre satisfeitos, nunca lhes faltava comida.

Na parte intermediária estavam os peixes de porte médio, havia para eles muita comida ainda, que os grandes peixes da parte de cima não comiam, mas não tinha tanta comida assim para que pudessem ficar grandes.

Na parte de baixo estavam os pequenos peixes. A comida que eles tinham para comer mal dava para deixá-los vivos, pois era a sobra dos peixes de cima.

No meio desse ambiente nasceu um pequeno peixe. Ele não se conformava com aquela situação, e começou a nadar pelo aquário, foi quando encontrou um pequeno buraco e ficou pensando onde aquele buraco iria levá-lo. Tinha uma grande esperança de mudar aquele quadro onde nasceu. O pequeno peixe então resolveu passar pelo buraco e ver onde ia parar.

Encontrou um fio de água que o levou para um ralo, do ralo caiu em um encanamento, e foi parar em um rio. Observou aquele lugar e viu que era maravilhoso, não faltava comida, tinha espaço suficiente para nadar e ir onde quisesse. Mas o pequeno peixe pensou em seus amigos do aquário e resolveu voltar para falar a respeito do lugar maravilhoso que encontrou.

Voltou ao aquário e começou a falar com todos sobre o lugar maravilhoso que havia encontrado. Todos os peixes ficaram curiosos e questionaram o que deveriam fazer para chegar a esse local. Foi quando o peixinho falou:

Os peixes grandes da parte de cima, deverão mudar de lugar, terão que vir para a parte de baixo, para perder peso e assim poder passar pelo pequeno buraco. Os peixes da região intermediária, deverão se alimentar menos, para perder um pouco de peso também. E os peixes de baixo, deverão se alimentar um pouco mais para obter forças para seguir viagem.

A confusão dentro do aquário começou, muita discussão, muita discórdia, e começaram a se revoltar contra o pequeno peixe. Depois de muita briga os peixes tomaram uma decisão, resolveram matar o peixinho que havia causado tanto transtorno àquele lugar.

Conclusão: Quantos de nós não" matamos" todos os dias as ideias, os conselhos, as opiniões, apenas porque não queremos mudar a forma com que estamos acostumados a viver e a agir? Até quando nossas resistências irão nos impedir de conhecer as coisas maravilhosas que estão apenas à espera de um pouco de humildade? Pense no quanto você tem sido resistente com a sua vida...

Um forte abraço e tenha um ótimo dia!


quarta-feira, 14 de setembro de 2011

TOQUE PROFISSIONAL

Ler, escrever, conversar e conhecer

Bom dia!

A postagem que iniciamos a semana chamava atenção para a necessidade de o profissional ter preparo para exercer sua profissão, pois na falta deste ele fica suscetível à própria “sorte”, levando-o a se apegar a qualquer coisa que lhe traga segurança, como horóscopo, amuletos, crenças, etc, etc, porque em seu interior não há algo consistente que o mantenha seguro.

Pois bem, na esteira do que foi dito na postagem anterior, deixamos hoje 3 dicas importantes para quem busca preparar-se melhor, reunir conhecimento, colhidas num texto do Dr. Carlos Faccina*, as quais entendemos serem de grande valia e, que não necessitam de grandes investimentos financeiros para colocá-las em prática, pelo contrário, bastam apenas vontade e atitude (ação).

Confira:

1. Leia e estude – jornal, livros, internet, revistas… o mundo está repleto de experiências documentadas, que foram vividas por tantas pessoas. Lá você encontra um mundo adormecido com pistas seguras de quem já superou obstáculos que agora se apresentam na sua frente. Lá você terá prazer de reconhecer sentimentos e emoções que falam diretamente ao seu coração. Revelam-se novidades e brechas de luz nos textos que nos iluminam a alma. A leitura deve ser um item obrigatório da sua agenda profissional;

2. Escreva – este é um dos maiores desafios do profissional hoje em dia. Saber, mas não conseguir se expressar, é o mesmo que um carro sem volante. Pressupõe a presença de uma bagagem de argumentos colocados de forma ordenada para alcançar um objetivo claro de entendimento. Ter opinião (ser contra ou a favor, argumentar, entender o contraditório) e conhecer profundamente a língua portuguesa para transmiti-la são ingredientes básicos da receita do bom profissional;

3. Converse – neste mundo de redes sociais ainda a ser plenamente desvendado, precisamos resgatar a importância do relacionamento humano (relacionamento vivo feito entre duas pessoas que se olham e reconhecem a existência mútua, repleta de imperfeições). Em casa, entre os amigos e no trabalho, conhecer o universo humano e saber lidar com ele, compreendendo e respeitando o outro, é uma dádiva que abre portas, soluciona problemas, cria e fortalece laços na vida e na carreira.

Por fim, esses três passos levam ao quarto: a formação do conhecimento, num ciclo que considera beber em várias fontes, digerir em forma de argumentos próprios e opiniões e saber expressar essa sabedoria em benefício de um projeto pessoal e profissional de sucesso. Tudo isso, respeitando quem você é, sendo feliz num mundo vivo de pessoas diferentes e maravilhosas.


Um forte abraço e tenha um ótimo dia!


*Dr. Carlos Faccina é Mestre e Doutor. Professor Universitário e Conferencista reconhecido nas principais Escolas de Negócio e Eventos, é autor de artigos e livros sobre gestão e carreira. Trabalhou na Nestlé por mais de 20 anos, onde ocupou a Direção de Recursos Humanos e Assuntos Estratégicos e Públicos. Preside a Intuitiva Bussines e é professor da FAAP e da BSP.


PARA PENSAR...


"Se o conhecimento pode criar problemas, não é através da ignorância que podemos solucioná-los.” (Isaac Asimov)


segunda-feira, 12 de setembro de 2011

E COMEÇANDO A SEMANA...

PRONTIDÃO PROFISSIONAL

Tem um vendedor que faz de tudo para vender. Ele reza, lê horóscopo, usa amuletos e crê que isso o ajuda a vencer. Só não fala absolutamente nada sobre estudar, treinar e aprender novas técnicas.

Em vendas, ter conhecimento é o que desenvolve prazer. Vendedor que sabe bem, fala bem. Qualquer pessoa percebe. Ele tem emoção positiva nas palavras. Não é só lógica. Ele produz clareza e segurança no cliente.

As pessoas desejam gozar a vida. Mas isto só é possível quando a vida tem um sentido. Com as profissões é assim também. Um profissional com pouco conhecimento, não verá sentido em seu trabalho. Então, ele não sentirá prazer real no que faz. Ele passará o dia todo esperando o happy hour – aquela hora de diversão em que os colegas se encontram após a jornada. Este momento pode até ser bom. Mas happy hour algum proporciona a satisfação que só se obtém de um trabalho bem desempenhado.

Veja, por exemplo, quantos profissionais passam seus dias pressionados por medo e nervosismo? Medo de não fechar negócio; medo da concorrência; das objeções irrefutáveis; medo de um chefe desequilibrado... Estes sentimentos negativos são sintomas de uma doença que se chama “falta de preparo”.

Conhecimento produz habilidade. Habilidade produz disposição. E disposição produz prontidão.

Soldado algum pensaria em ir para uma batalha sem levar todo equipamento de que precisasse. Mas ele tem de saber como usá-los. Sem isso, suas armas de nada valem.

Um profissional que acredita em amuletos entra na batalha do dia a dia sem qualquer equipamento. Ele vai de peito aberto. Você chama a isso coragem? Eu chamo de “burrice”.

A vida profissional é séria demais, e os riscos são muitos, para que se entre nela sem condições mínimas de conhecimento e treinamento. Ela requer astúcia, sabedoria, estratégia e sagacidade.

E quanto à sorte? Se estiver escrito nas estrelas, não posso contar com ela. É que eu não sei ler este alfabeto.

Por Abraham Shapiro - consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade.


Tenha um ótimo dia e uma excelente semana!


PARA PENSAR...


"Não é a vontade de vencer que importa - todo mundo tem isso. O que importa é a vontade de se preparar para vencer".(Paul Bryant)


quinta-feira, 8 de setembro de 2011

TOQUE PROFISSIONAL

Cuide bem de seus clientes

Você não percebe, mas está cercado de clientes por todos os lados. Mesmo que seu trabalho não tenha nada a ver com a área de vendas, você tem pelo menos quatro tipos de cliente que necessitam de sua atenção. Cuidar bem deles ajuda a melhorar sua carreira e até mesmo sua vida.

Duvida? Então, descubra aqui de quem você não pode se esquecer:

cliente externo é aquele que compra os produtos e serviços de sua empresa. Ou, para ir mais diretamente ao assunto: é quem paga seu salário. Se você parar para pensar, a roupa que você está usando, seu carro, sua casa, tudo o que têm, quem lhe deu? Os clientes. Se não fossem eles, não haveria empregos e muito menos salário. Mesmo que você não trabalhe diretamente com vendas, contribui para deixar mais satisfeitos os clientes da empresa. Isso acontece sempre que você faz um trabalho bem-feito.

cliente interno o foco aqui é descobrir a que seu trabalho se destina. Seu chefe é um de seus principais clientes interno, seus subordinados e também seus colegas de mesmo nível hierárquico. Afinal, um bom trabalho do chefe melhora o trabalho de toda a equipe. Além disso, seus colegas de departamento, ou até mesmo um setor inteiro, também podem ser seus clientes internos. Analise o que você pode fazer para deixá-los sempre satisfeitos.

cliente vida as pessoas que você ama também merecem ser tratadas como clientes. Pai, mãe, filho, marido, esposa, amigos, etc. aqueles mimos que sua empresa oferece aos clientes podem servir de inspiração para fazer você alcançar momentos de excelência em seus relacionamentos pessoais. Acaba de ser criada a expressão “Marketing familiar”, mas sempre com muita ética e seriedade.

cliente 2X+ - sabe quem é esse cliente? Você mesmo! Trate-se como um cliente especial, duas vezes mais importante, vip. Pratique esportes, cuide de sua qualidade de vida, tem um hobby. A maioria das pessoas esquece de si mesma. Todo mundo sabe que o corpo humano é como uma maquina, que precisa de boa alimentação, descanso e lazer, mas poucos tomam providências nesse sentido. Não se esqueça de que, se o seu corpo pifar, todos os seus outros clientes vão ficar na mão. Você, inclusive.

Isso vale não só para os profissionais da área de vendas, mas para todos os que se preocupam com o sucesso na carreira e na vida.

Por Paulo Araújo é escritor e conferencista.

Administrador de Empresas, pós-graduado em Marketing e em Gestão pela Qualidade e Produtividade. Especialista em palestras motivacionais, sempre primando pelo conteúdo das informações e pela interação com o público.

Realiza palestras em congressos de Marketing, Vendas, Recursos Humanos, Talentos e Carreira.


Um forte abraço e tenha um ótimo dia!



PARA PENSAR...


"Seus mais insatisfeitos clientes são sua maior fonte de aprendizado."(Bill Gates)


terça-feira, 6 de setembro de 2011

PARA REFLEXÃO...

Bom dia!

A postagem de hoje apesar já ter ocupado este espaço aqui no ano passado, volta a ser postada novamente atendendo ao pedido de um colega seu, o David Vieira - Assistente Operacional da Unidade de Campinas - que relembrando do conteúdo desta mensagem entendeu ser interessante sua releitura, considerando atualmente o grande número de novos profissionais em todos os setores da empresa.

Logo, sugerimos aos que conhecem a mensagem relê-la e aos que não conhecem lê-la, contudo, que ambos façam isso com atenção e humildade de se enxergarem nos personagens da mensagem. Porque isso ocorrendo, seus dias com os colegas de trabalho serão no mínimo agradáveis e produtivos, ganhando profissionalmente ambos com este ambiente.

Segue:

A fábula dos porcos-espinhos

Durante a era glacial, muitos animais morriam por causa do frio.

Os porcos-espinhos, percebendo a situação, resolveram se juntar em grupos, assim se agasalhavam e se protegiam mutuamente, mas os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos, justamente os que ofereciam mais calor.

Por isso decidiram se afastar uns dos outros e voltaram a morrer congelados, então precisavam fazer uma escolha:

Ou desapareceriam da Terra ou aceitavam os espinhos dos companheiros.

Com sabedoria, decidiram voltar a ficar juntos.

Aprenderam assim a conviver com as pequenas feridas que a relação muito próxima com outro de sua espécie podia causar, já que o mais importante era o calor que este lhe propiciaria.

E assim sobreviveram.

Moral da História:

O melhor grupo não é aquele que reúne membros perfeitos, mas aquele onde cada um aprende a conviver com os defeitos do outro, a respeitar suas diferenças de ideias e conceitos e, mas acima de tudo admitir as qualidades e saber aproveitá-las em prol do coletivo.

Na relação de trabalho no dia-a-dia muitas vezes temos que suportar os espinhos dos nossos pares, assim como estes também suportam nossos espinhos, ambos visando o resultado a ser alcançado ao término de cada dia, no caso, o calor que o sucesso propicia.

Por fim, é como diz aquela máxima popular: “você não precisa amar o seu colega de trabalho, pelo contrário, isso não é necessário! Contudo, você deve no mínimo respeitá-lo, para juntos trabalharem e alcançarem seus objetivos”.

Pense nisso.

Um forte abraço e tenha um ótimo dia!

PARA PENSAR...


"Civilização é, antes de mais nada, vontade de convivência."(José Ortega y Gasset)


segunda-feira, 5 de setembro de 2011

E COMEÇANDO A SEMANA...

Não deixe a emoção dominar sua vida profissional

Há pessoas que deixam que a emoção assuma o comando, domine, e com isso atrapalhe a sua vida profissional e o seu comportamento na empresa. É claro que não podemos anular a emoção, nem mesmo impedi-la, mas com certeza precisamos dominá-la e não deixar que ela nos domine.

Escrevo isto porque tenho visto pessoas que têm comportamentos que mudam a cada dia, segundo o seu humor e suas emoções. Um dia cumprimentam as pessoas com alegria e cortesia, no dia seguinte deixam de cumprimentar. Um dia atendem bem os clientes, com cortesia e atenção, no dia seguinte os tratam mal, com falta de paciência, etc. Quando perguntamos a essas pessoas o que acontece com elas e por que agem de forma diferente a cada dia, elas nos falam de seus problemas pessoais ou de coisas que aconteceram - e que as deixaram de mau humor.

É claro, como já disse acima, que não podemos e nem devemos anular nossas emoções, mas não podemos deixar que elas nos dominem. Quando conversamos com essas pessoas elas nos dizem que qualquer coisa as irrita profundamente e que “são assim mesmo”. É preciso cuidado para que não sejamos vítimas de transtornos de humor. Muitas vezes deveremos buscar até mesmo auxílio profissional de especialistas para que nos ajudem. O que quero chamar a atenção é que pessoas mal humoradas, pessoas que se deixam dominar pela emoção, não são bem avaliadas na vida profissional e devem ter consciência disso.

Na maioria das vezes, basta ter consciência dessa realidade. Às vezes, são coisas pequenas que nos atrapalham. Uma pequena dor de cabeça nos transtorna totalmente. Uma pequena discussão com o namorado faz aquela recepcionista passar o dia atendendo os clientes mal humorada. Uma chamada de atenção de um chefe basta para fazer aquele colaborador cometer erros propositais em suas tarefas.

É preciso que nos lembremos que todos temos problemas e que a vida não é um “mar de rosas” para ninguém. Em nosso trabalho, temos que procurar manter uma atitude profissional no máximo que pudermos. Podemos estar “mais tristes” ou “menos tristes”, mas devemos, pelo menos tentar fazer com que o lado emocional influencie o mínimo possível em nosso desempenho profissional.

Pense em médicos, enfermeiros, advogados, religiosos: todos têm problemas, mas da mesma forma que não admitiremos com facilidade que um médico (ou qualquer outro profissional) nos trate mal por estar com um problema pessoal, temos que pensar que as outras pessoas terão sempre o mesmo pensamento em relação a nós, no desempenho de nossas funções. Sei que não é fácil, mas o que quero pedir é que você tenha consciência disso e não se deixe dominar pela emoção. Procure sempre colocar a razão no comando, assim você terá mais sucesso e será mais feliz.

Pense nisso. Sucesso!

Por Dr. Luiz Marins - Antropólogo e conselheiro de empresas.


Um forte abraço, tenha um ótimo dia e uma excelente semana!


PARA PENSAR...


"As emoções são a próxima fronteira a ser compreendida e conquistada. Gerenciar nossas emoções não é sedá-las ou suprimi-las, mas compreendê-las de modo que possamos inteligentemente direcionar nossas energias e intenções emocionais. É hora dos seres humanos crescerem emocionalmente, amadurecer em cidadãos emocionalmente gerenciados e responsáveis. Nenhuma pílula mágica fará isso. "(Doc Childre)