segunda-feira, 31 de outubro de 2011

MENSAGEM PARA A SEMANA...


DOM E TALENTO - A DIFERENÇA E A PRÁTICA

Dom é uma palavra que vem do latim donu. Significa dádiva, presente. O dom é uma capacidade especial inata. Na prática, um dom é um potencial para desempenhar com alguma facilidade determinadas tarefas que são complexas para a maioria das pessoas. Este é o fato de certas crianças desenharem bem, outras tocarem um instrumento musical com desenvoltura ou aprender números ou trabalhos manuais.

Um dom não é condição suficiente para caracterizar um gênio. Qualquer indivíduo pode ter um dom. Já um gênio tem, sim, um dom. Mas na genialidade há algo que a ciência ainda não explica.

Quando citamos Beethoven, Mozart, da Vinci ou Pelé como exemplos de pessoas que tiveram um dom especial, não poderemos excluir o Seu Mané Mecânico – que descobre em poucos segundos qualquer problema de um carro, e o conserta como ninguém.   Aqueles tinham um dom e também foram gênios. Já o Seu Mané apenas tem um dom.

E o que é talento? O talento se parece muito com o dom na sua essência. Mas tem origem diferente.

O talento é uma tendência ou um gosto especial que pode ser desenvolvido. Mesmo que exista algum componente genético, qualquer talento depende de três atitudes para atingir sua plenitude. O talento depende de treinar muito; ter disciplina: olhe para os atletas, por exemplo; e perseverança: persistir na busca dos resultados.

Isto só confirma a ideia de que “todo talento é 1% inspiração e 99% transpiração”.

E como ficam aqueles que têm dom, mas não têm talento? Estes são um desperdício, nasceram com algo especial, mas não foram lapidados como deviam. E tem também os “desligados”, aqueles que, mesmo tendo tido boas chances, não se esforçaram para se desenvolver. Deles é que se diz: “Deus dá asas para quem não quer voar”.

Thomas Jefferson, um dos primeiros presidentes dos Estados Unidos, comentou com muita sabedoria: “Eu acredito muito na sorte. Quanto mais duro eu trabalho, mais sorte eu tenho”. Isto equivale a dizer que inspiração sem transpiração de nada vale.


Por Abraham Shapiro - consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade.


Um forte abraço, tenha um ótimo dia e uma excelente semana!

PARA PENSAR...


"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."(Dave Weinbaum)

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

MENSAGEM PARA A SEMANA...


O poder de perseverar

Todos nós, especialmente os jovens, precisamos compreender que tudo na vida exige um tempo de maturação, um tempo para amadurecer, para crescer.

Tenho visto pessoas, principalmente os jovens, que não dão o tempo necessário para que as coisas aconteçam, para que o sucesso ocorra, para que tudo seja construído. Tenho visto pessoas que desistem muito facilmente, se esforçam pouco, jogam a toalha ao primeiro obstáculo. Tenho visto pessoas que por não perseverarem em seus objetivos e projetos vivem arrependidas pelo que deixaram de fazer.

É preciso tomar cuidado com a ilusão das coisas muito fáceis, do sucesso sem esforço, da riqueza sem trabalho. Se vivermos com a ilusão de facilidades, com certeza construiremos uma vida de frustrações e só nos caberá o arrependimento por não termos perseverado em nossos objetivos e metas. E tenho visto muitas pessoas arrependidas por terem desistido de lutar. Muitas me dizem que teriam atingido o que desejavam se tivessem perseverado. E o que é pior: muitos me afirmam ter visto suas ideias sendo realizadas por outras pessoas que perseveraram enquanto eles desistiram.

O poder de perseverar permeia todos os campos da vida. Até mesmo nos relacionamentos pessoais e afetivos é preciso acreditar em seu poder. Decisões emocionais podem colocar a perder casamentos, amizades e até mesmo bons empregos. Quantas pessoas já desistiram de bons empregos por tomarem decisões apressadas em momentos de difícil relacionamento ou de tarefas estressantes? Quantos desistiram por causa de um chefe que meses depois deixou a empresa? E quantas pessoas romperam relacionamentos afetivos estáveis e casamentos felizes por uma briga por motivos fúteis?

O problema é que para usar o poder de perseverar é preciso ter muito equilíbrio. É preciso ter o que se chama de inteligência emocional e não se deixar dominar pela emoção do momento. É exatamente isso que peço a você: equilíbrio emocional. Pessoas que não desistem facilmente aumentam sua autoestima através do hábito de se desafiar a cada obstáculo. Isso as faz diferentes. Isso as faz ter sucesso!

Pense nisso. Sucesso!

Por Dr. Luiz Marins - Antropólogo e conselheiro de empresas.

Um forte abraço, tenha um ótimo dia e uma excelente semana!


PARA PENSAR...


"A perseverança não é uma longa corrida; ela é muitas corridas curtas, uma depois da outra."(Charles W. Elliot)

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

MENSAGEM PARA A SEMANA...

Sem espírito de time é impossível vencer!

Não há como vencer no mundo competitivo em que vivemos, sem espírito de time. E o nome correto para vencer é realmente “time”. Não basta ser uma equipe ou um grupo. É preciso ser um time para vencer. É preciso que tenhamos consciência de que um time é muito mais que um conjunto de pessoas, uma equipe ou um grupo. O time tem um objetivo e uma missão: vencer o jogo.

E aqui vão seis características essenciais que fazem o “espírito de time” que tanto precisamos hoje:

1. A primeira coisa a fazer é recrutar e selecionar os melhores jogadores. Todos sabem que sem jogadores excelentes, vencer é impossível.

2. Depois de formado o time, ele tem que treinar. Treinar muito! Treinar sem parar!

3. E não basta treinar. É preciso ter boas estratégias e táticas eficazes para cada situação. É preciso conhecer os adversários. É preciso estudar, usar a inteligência. Treinar sem estratégia definida pode ser perda de tempo.

4. Para isso é preciso ter um bom treinador, um verdadeiro líder que consiga tirar o melhor de cada um dos jogadores nas várias situações de jogo e de adversários, que desenvolva essas estratégias e táticas para vencer - e isso ele faz com a ajuda de profissionais especializados e de uma comissão técnica.

5. Num time os talentos individuais são fundamentais, mas não basta o treinamento individual. Nos treinamentos coletivos é que se forma o espírito de time - “um por todos, todos por um” para fazer o time vencer.

6. E ainda motivação, concentração, conforto, qualidade de vida, boa saúde física e mental são essenciais para que os membros do time estejam em condições de dar tudo o que podem para que o objetivo seja atingido: vencer!

Agora pergunto ao leitor. Não é exatamente isso que precisamos ter em nossa empresa? Não é verdade que o que mais falta em nossas organizações é justamente o “espírito de time”? Não é verdade que há pessoas que ainda pensam ser possível vencer com individualismos, egocentrismos e egoísmos, conceitos totalmente opostos a um time?

Será que em nossa empresa as pessoas passam a bola ao que estiver melhor colocado? Será que comemoramos como um time, o gol marcado por apenas um de nossos jogadores?

Lembre-se: sem espírito de time é impossível vencer!

Pense nisso. Sucesso!

Por Dr. Luiz Marins - Antropólogo e conselheiro de empresas.


Um forte abraço, tenha um ótimo dia e uma excelente semana!


PARA PENSAR...


"A adversidade tem o efeito de despertar talentos que em circunstâncias prósperas teriam continuado adormecidos."(Horácio)


sexta-feira, 14 de outubro de 2011

NOTA INFORMATIVA: A presidente Dilma aprova Aviso Prévio de até 90 dias


BRASÍLIA - A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que aumenta o tempo de concessão do aviso prévio nas demissões sem justa causa para até 90 dias. O projeto de lei foi sancionado sem vetos e deve passou a valer desde esta quinta-feira, 13, quando de sua publicação no Diário Oficial da União.

O texto aprovado pelo Congresso Nacional aumenta o prazo do aviso prévio proporcionalmente ao tempo de serviço prestado na mesma empresa. Assim, além do direito aos 30 dias de aviso prévio (já previsto em lei), o trabalhador terá direito ao acréscimo de três dias a cada ano de serviço, limitado a 90 dias de aviso prévio. Para quem tem até um ano de serviço, nada muda, continuando os atuais 30 dias.

O aviso prévio proporcional estava previsto no inciso XXI do artigo 7º Constituição Federal de 1988, mas o texto definia que caberia ao Congresso Nacional determinar o prazo extra, além dos 30 dias mínimos.

A discussão em torno do assunto estava parada desde junho, quando o STF decidiu regulamentar o aviso prévio a partir de um pedido de quatro funcionários da Vale que foram demitidos. Na ocasião, os trabalhadores tiveram o pleito acatado pelo relator do caso, o ministro Gilmar Mendes.

O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), decidiu tirá-lo da gaveta para não deixar o Legislativo a reboque do Supremo Tribunal Federal.

Fonte: Agência Estado por Tânia Monteiro


PARA PENSAR...


ESTUDAR NÃO É IR À ESCOLA

Você estuda? Sabe o que é estudar? Não!!! Não é ir à escola.

Estudar é analisar o que nossos sentidos captam e aprender algo novo ou reforçar alguma coisa a que devemos dar mais atenção.

Você e eu temos uma fantástica capacidade de extrair lições de tudo para a vida. Mas é preciso exercício. Por exemplo. O que se aprende de um trem? “Em um segundo, pode-se perder tudo”.

E com o telefone, o que podemos aprender? É simples: “O que dizemos aqui, escutam lá”.

E o que se pode aprender de uma bicicleta? Uma importante lição para a vida: “Não pare de pedalar, senão você cai”.

O rádio e a televisão nos ensinam a respeito de ter foco em cada assunto. É claro. “Ninguém pode sintonizar duas estações ou dois canais ao mesmo tempo”.

E a Internet? A minha homepage é shapiro.com.br. Se você for acessá-la, deve digitar www.shapiro.com.br . O que se aprende com isso? “Um ponto faz toda a diferença”.

Como se vê, tudo o que está à nossa volta traz uma lição para a vida.

Com esforço, podemos aprender coisas grandes que irão ajudar em momentos de importantes decisões.

Aprenda. Estude. Leia. Observe. Viver é aprender a viver.

Por Abraham Shapiro - consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade.


Um forte abraço, tenha um ótimo dia e um excelente fim de semana!


quinta-feira, 13 de outubro de 2011

NOTA INFORMATIVA I: Bancários e Fenaban vão negociar nesta quinta; saiba o que fazer durante a greve


Representantes dos bancários e da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) devem se reunir nesta quinta-feira (13) para discutir um possível acordo salarial. Os bancários estão em greve desde 27 de setembro.

Os trabalhadores pedem um aumento real de 5% nos salários; os bancos propuseram 0,56% de aumento real.

A greve não pode prejudicar o consumidor. Especialistas orientam, no entanto, que ele deve fazer a sua parte, buscando canais alternativos para quitar as dívidas.

Os especialistas dizem que é importante se prevenir de eventuais cobranças de multas por atraso, guardando provas da tentativa de pagamento da conta. Segundo o advogado especializado em direito bancário Alexandre Berthe, quem for cobrado pode recorrer ao Procon ou ao Juizado Especial Cível.

Confira abaixo as orientações dos especialistas:

1) Canais alternativos

Quem precisar pagar uma conta e encontrar a agência fechada deve tentar fazer o pagamento por outros canais, como caixa eletrônico, internet, telefone e correspondentes bancários (além das lotéricas, alguns hipermercados oferecem o serviço);

2) Negociação com o fornecedor

O pagamento de mensalidades pode ser negociado diretamente com escolas ou operadoras de planos de saúde, por exemplo. O consumidor deve pedir uma prorrogação do prazo de vencimento ou outra forma de pagamento, como débito na conta. As empresas são obrigadas a oferecer outras opções;

3) Multas

O Idec informa que, como a greve não é uma situação gerada pelo consumidor, o atraso no pagamento não deve gerar penalidades para ele. Caso o pagamento não seja possível, a dívida não poderá ser cobrada com juros ou multa;

4) Provas

É interessante manter alguma prova da tentativa de pagamento, como uma foto tirada do celular mostrando que a agência estava fechada, para evitar a cobrança de multas ou juros. As próprias notícias publicadas pela imprensa informando sobre a greve podem servir como prova;

5) Protocolo de atendimento

O consumidor que entrou em contato com a empresa pedindo uma alternativa para pagamento deve anotar o dia e a hora desse contato, além de pedir o número de protocolo de atendimento. Essa é outra maneira de se evitar cobranças futuras, sugere o advogado do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) Flávio Siqueira Júnior;

6) Procon e Juizados

Se o consumidor tentou pagar a conta, não conseguiu e ainda assim foi cobrado de multa ou juros pelo atraso, ele deve fazer o pagamento, para não ter o nome incluído em cadastros de proteção ao crédito. Depois, deverá registrar queixa no Procon ou nos Juizados Especiais Cíveis;

7) Financiamento imobiliário

A greve pode gerar atraso na análise e na aprovação de financiamentos de imóveis, e algumas certidões que o consumidor obteve em cartório e levou ao banco poderão vencer nesse período. Mas, segundo o advogado Alexandre Berthe, o banco é que terá de assumir a despesa, caso seja necessário tirar novas certidões;

8) Cuidado com a segurança

O consumidor que não tem o hábito de usar caixa eletrônico e quiser pagar alguma conta não deve pedir ajuda a estranhos. Como não haverá funcionário da agência para prestar ajuda, ele deve levar alguém para ajudar, se necessário. Aumenta muito a quantidade de golpes nos períodos de greve, diz o advogado Alexandre Berthe.

Fonte: Portal UOL por Aiana Freitas


NOTA INFORMATIVA II: Correios vão levar até dez dias para normalizar entregas de cartas e documentos


Com a volta dos trabalhadores dos Correios ao trabalho, marcada para esta quinta-feira (13), conforme determinação da Justiça do Trabalho, a entrega de correspondências e encomendas deve ser normalizada em um prazo entre sete e dez dias. De acordo com o vice-presidente Jurídico dos Correios, Jeferson Carús Guedes, a empresa vai organizar escalas de trabalho ao longo das próximas semanas para colocar as entregas em dia.

Segundo ele, a situação mais crítica é nas regiões metropolitanas e em alguns estados como o Pará. Os Correios estimam que cerca de 185 milhões de correspondências e encomendas deixaram de ser entregues desde o início da greve.

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou hoje (11) que os trabalhadores dos Correios voltem ao trabalho a partir desta quinta-feira. Os ministros autorizaram a empresa a descontar no salário dos grevistas o equivalente a sete dias de greve e os demais 21 dias de paralisação devem ser compensados com trabalho extra nos fins de semana. Também foi determinado o pagamento de um aumento real de R$ 80 a partir de 1º de outubro e reajuste linear do salário e dos benefícios de 6,87% retroativo a 1º de agosto. Segundo o representante da empresa, o pagamento dos benefícios vai resultar em um impacto de cerca de R$ 850 milhões nas contas da empresa.

Para o secretário-geral da Federação Nacional dos Trabalhadores de Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect), José Rivaldo da Silva, as condições determinadas pelos ministros refletem praticamente a mesma proposta que foi rejeitada pelas assembleias dos trabalhadores. “A gente tinha uma expectativa maior, mas quando se fala de uma decisão judicial, não posso dizer se valeu ou não a pena. O que ficou de recado para os trabalhadores é que é melhor negociar do que apostar no tribunal”, disse.

O presidente do TST, ministro João Oreste Delazen, lembrou que a jurisprudência do tribunal determina sistematicamente o desconto dos dias de greve, mas esse foi um caso pontual porque houve a concordância da empresa na compensação com trabalho extra de parte dos dias parados. O ministro voltou a criticar a postura dos sindicatos, que, segundo ele, demonstrou uma politização do movimento grevista e um descompasso entre a cúpula e as bases das entidades sindicais. “Há um conflito evidente que demonstra a fraqueza, a fragilidade da organização sindical brasileira, que precisa ser passada a limpo com urgência”.

Dalazen alertou que, se os trabalhadores não voltarem ao trabalho na quinta-feira, estarão sujeitos à demissão por justa causa, por ato de indisciplina e descumprimento de decisão judicial, e as entidades deverão pagar multa de R$ 50 mil por dia, de acordo com a decisão do TST.

Fonte: Portal UOL por Sabrina Craide


terça-feira, 11 de outubro de 2011

NOTA INFORMATIVA: Fracassa terceira reunião entre Correios e grevistas no TST


BRASÍLIA - Nada de acordo entre os Correios e os grevistas. A terceira tentativa de chegar a uma conciliação não teve sucesso. Depois de voltar a ouvir a estatal e sindicalistas nesta segunda-feira, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) não conseguiu chegar a um consenso.

Dessa forma, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) terá de dar desfecho à paralisação dos funcionários dos Correios. O ministro Maurício Godinho Delgado é o relator sorteado para analisar, nesta terça-feira, o dissídio coletivo instaurado pela ECT. Ele também vai apontar uma saída para o impasse sobre o desconto dos dias parados.

O voto de Delgado será, então, colocado em votação pelo plenário do TST, composto por mais oito ministros. A decisão, no entanto, poderá não definitiva, caso a proposta não obtenha a unanimidade de votos dos ministros do TST.

Caso o voto de Delgado não seja acatado por todos os ministros, abre-se uma lacuna para que a decisão seja questionada pela Federação Nacional dos Trabalhadores em empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) ou até mesmo pela própria ECT, se esta se sentir prejudicada pela proposta.

Os sindicalistas já deram sinais claros de que podem resistir à proposta. Se obtiver unanimidade dos ministros, a decisão do TST passa a ser compulsória, ou seja, tem de ser cumprida em sua totalidade, sob risco de resultar em multa contra aquele que a desrespeitar.

Fonte: Portal Valor Econômico por André Borges


segunda-feira, 10 de outubro de 2011

E COMEÇANDO A SEMANA...

A LIÇÃO DO CAIXA ELETRÔNICO

Um caixa eletrônico ou terminal bancário é um dispositivo eletrônico que permite que clientes de um banco retirem dinheiro e verifiquem o balanço de suas contas bancárias sem a necessidade de um funcionário. São equipamentos que ajudam muito a vida das pessoas.

Apesar dos caixas eletrônicos serem utilizados principalmente para retirar dinheiro, eles evoluíram e incluem hoje muitas outras funções como: pagamento de contas e taxas, Trocar dinheiro por cartões pré-pagos para celulares, cabines telefônicas, compra de ingressos para trem, metrô, shows, concertos, etc.

Quem se lembra de quando os caixas começaram a ser usados? Eram muito esquisitos.

O primeiro caixa eletrônico da história foi fabricado por uma empresa britânica e instalado num bairro ao norte de Londres, em 1967, pelo Barclays Bank.

Aos poucos, a tecnologia foi evoluindo até chegar ao estágio atual. E é fácil imaginar que no futuro as funções do caixa eletrônico se multiplicarão muito mais.

Eu me lembro dos primeiros. E acho espetacular quanto eles desenvolveram e o conforto que proporcionam. Vou à agência domingo e pago minhas contas com todo o conforto e tranquilidade.

Há uma lição por trás dessa história. Na vida, muitas situações são exatamente como o caixa eletrônico. É preciso um começo. Não importa quão rudimentar seja este início. O que vale é começar, é dar um primeiro passo sem se preocupar com o que acontecerá no futuro. Após o primeiro passo, é preciso dar o segundo, depois o terceiro, e, à medida que se vai incrementando a ideia ou coisa, ela deve ser melhorada e aperfeiçoada. A única garantia que se pode ter está na atitude da persistência em não parar de mudar e melhorar.

Os negócios, a vida, os planos e projetos são quase sempre uma jornada muito longa na qual não nos é dado saber quando iremos concluir. Na verdade, muitas vezes não concluímos, mas legamos a outros continuar.

O segredo é nunca parar, mas evoluir sempre.

Por Abraham Shapiro - consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade.


Um forte abraço, tenha um ótimo dia e uma excelente semana!


PARA PENSAR...


"A evolução consciente começa assim que tomamos a responsabilidade de remover nossas próprias barreiras."(Dan Millman)


sexta-feira, 7 de outubro de 2011

LEMBRETE: Reunião com a Equipe Operacional (Todas as Unidades!) em 08.10.2011 as 09:00hs!


Bom dia.

Apesar de todos já terem ciência desta informação, postamos novamente um lembrete para ajudá-los na programação e, consequentemente comparecimento no dia e hora citados acima em nossa MATRIZ NO IPIRANGA.

Logo, se você já tinha se programado, ótimo, caso não tenha feito ainda, por favor, programa-se, afinal, não precisamos frisar que a presença de TODOS é necessária e extremamente importante.

Agradecemos desde já a compreensão e participação de todos.

Um forte abraço, um ótimo dia e um excelente fim de semana!


quinta-feira, 6 de outubro de 2011

TOQUE PROFISSIONAL: 5 maneiras para você detonar a sua carreira


Diz o filósofo que excelência não é aquilo que você faz uma ou duas vezes e sim aquilo que você faz repetidamente. A falta de excelência é a mesma coisa, isto é, aqueles erros que você comete várias vezes e que acabam com a sua imagem profissional, resultando uma carreira que não evolui para patamares mais elevados na organização.

Gostaria de destacar cinco maneiras que detonam qualquer carreira e que talvez estejam detonando a sua:

1- Seja um “reclamão”.

Para conseguir uma estagnação completa no seu trabalho seja aquela pessoa que vive reclamando de tudo na empresa, dizendo que o seu chefe não colabora, que a equipe é incompetente e que a organização não contribui de forma efetiva com o seu trabalho. Reclame também do cliente, aquele cara, que paga o seu salário. O “reclamão” é aquela pessoa que vê defeito em tudo e não faz nada para mudar aquilo que ele reclama.

2- Não dê resultado para a empresa.

Outra forma fantástica de ser esquecido num canto da empresa é você ser um “passivo”, isto é, ser uma pessoa que apenas traz despesas para a empresa. Se as suas atividades não fazem a empresa gerar dinheiro ou economizar dinheiro, saiba que você está no caminho certo para o esquecimento completo.

3- Não seja um “resolvedor” de problemas.

Para potencializar ainda mais a sua estagnação não resolva nenhum problema, a menos que lhe solicitem, isto mesmo, fique na sua, se o seu radar detectar uma situação problemática finja que não é com você e apenas se manifeste quando for solicitado. Ahh … reclame pelo problema ter aparecido.

4- Não busque situação de aprendizado.

Este é um dos pontos mais importantes para que você fique paralisado anos na sua carreira. Não leia livros, não assista palestras e em hipótese alguma faça treinamentos. Continue fazendo as coisas sempre do mesmo jeito. Por favor, não procure fazer mais rápido, mais barato ou com mais qualidade as suas atividades.

5- Ande com os perdedores.

Afaste-se dos talentos que existem na organização, pois eles podem te contaminar com o entusiasmo deles, levando você a ficar com vontade de não fazer os quatro pontos acima. Ande com as pessoas que vivem reclamando, que não dão resultados e que não resolvem problemas. Acredite, se você andar com os profissionais extraordinários você poderá ter uma recaída e ficar com vontade de estudar para fazer as suas tarefas com mais eficácia.

Garanto a você que seguindo as orientações acima a sua carreira ficará completamente impedida de qualquer sucesso e que você será o primeiro a ser lembrado em uma situação de corte dentro da empresa.

Abraços e até a próxima.

Por Ricardo Piovan - Palestrante e Escritor. Autor dos livros: Resiliência como Superar Pressões e Adversidades no Trabalho e O Livro do Líder Completo



Um forte abraço e tenha um ótimo dia!


PARA PENSAR...


“Seu trabalho irá tomar uma grande parte da sua vida e o único meio de ficar satisfeito é fazer o que você acredita ser um grande trabalho. E o único meio de se fazer um grande trabalho é amando o que você faz.” (Steve Jobs, 1955 - 2011)


terça-feira, 4 de outubro de 2011

NOTA INFORMATIVA I: Em uma semana, greve dos bancários paralisa 40% das agências


SÃO PAULO - A greve nacional dos bancários completou hoje uma semana. Nesta segunda-feira, os funcionários de Roraima aderiram ao movimento. Agora, bancários nos 26 Estados e no Distrito Federal já cruzaram os braços. De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), 7.950 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados estão paralisados, o que representa cerca de 39,6% do total do país.

Os bancários começaram a greve na última terça-feira (27), após a rejeição da proposta de reajuste de 8% apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que representa 0,56% de aumento real. “Queremos uma proposta decente para valorizar o trabalho dos bancários”, diz Carlos Cordeiro, presidente da Contraf

O Comando Nacional dos Bancários decidiu hoje que vai orientar os sindicatos a intensificarem as ações para mobilizar os bancários e ampliar a greve em todo país.

Entre as principais reivindicações da categoria estão um reajuste de 12,8% (aumento real de 5% mais inflação do período) e maior Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Para Cordeiro, a valorização do piso da categoria também é um ponto fundamental para o acordo. “Dados do Dieese mostram que o salario inicial dos bancários brasileiros é menor que o piso dos trabalhadores argentinos e uruguaios. Isso é um absurdo, uma vez que os bancos brasileiros estão entre os maiores e mais lucrativos do continente.”

Em São Paulo, os bancários decidiram hoje manter a greve. De acordo com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, 773 locais de trabalho foram paralisados e 26 mil trabalhadores aderiram ao movimento.

Fonte: Portal Valor Econômico por Carlos Giffoni


NOTA INFORMATIVA II: Horário de verão começa no dia 16 de outubro no Sul, Sudeste e Centro-Oeste


O horário de verão vai começar no dia 16 de outubro e valerá para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A mudança de horário ocorre sempre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro. No ano passado, o horário diferenciado resultou na redução de 4,4% da demanda de energia no horário de pico entre o fim da tarde e o início da noite, quando o consumo é mais alto nas regiões onde o sistema foi adotado, de acordo com o Ministério de Minas e Energia.

O horário de verão é adotado sempre nesta época do ano por causa do aumento na demanda por energia, motivado pelo calor e pelo crescimento da produção industrial às vésperas do Natal. No verão, os dias são mais longos por causa da posição da Terra em relação ao Sol e a luminosidade natural pode ser mais bem aproveitada adiantando a rotina das cidades em uma hora.

Fonte: Agência Brasil por Sabrina Craide


segunda-feira, 3 de outubro de 2011

E COMEÇANDO A SEMANA...

COMPREENSÃO


Você acha que sabe tudo? Eu não sei. E pelo que já vivi, vejo que 120 anos não serão suficientes para eu aprender tudo.

Sócrates disse no passado: “Tudo o que sei é que nada sei”.

Mas há algo que precisamos buscar com afinco – não importa a idade que tenhamos. É compreensão.

Compreensão não significa ter conhecimento. É ter consciência das coisas de que precisamos para viver em paz com as pessoas. É o respeito. É dar a elas a liberdade de pensar, o direito de terem privacidade e escolha.

Compreensão é também desenvolver os nossos traços de caráter apropriados, e receber cada indivíduo com gentileza e alegria. Falta só um ponto importante a respeito da compreensão: ter alegria com as coisas que temos.

Os momentos que cometemos os maiores erros na vida foram aqueles em que não estávamos com a nossa consciência ligada, quando agimos inconscientemente, sem pensar e sem ponderar. Aqueles foram momentos de verdadeira tolice e bobeira.

É daí a grande precisão de aprender com tudo e com todos. Refiro-me às pessoas, aos fatos, aos bons livros. Aprender com tudo mesmo.

Aquele que pensa saber tudo já comete uma falha terrível. Mas o sábio reconhece quando não é capaz de entender, e se esforça à compreensão.

Por Abraham Shapiro - consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade.


Um forte abraço, tenha um ótimo dia e uma excelente semana!


PARA PENSAR...


“Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.” (Sócrates)