segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

MENSAGEM PARA A SEMANA...


Aprendizado contínuo

Dois pescadores fretaram um avião para leva-los a um rio no meio de uma floresta.  Algum tempo depois, o piloto voltou para buscá-los.  Olhando o resultado da pesca, observou:

- Este avião não aguenta mais do que dois pirarucus.  Vocês vão ter que deixar os outros dois aqui.

- Mas o piloto do ano passado aceitou levar os quatros! – reclamaram.

O piloto, sem graça, concordou então em levar os quatros peixes gigantescos.

Logo depois de decolar, entretanto, o avião não pôde ganhar altura e se espatifou no solo.

Os pescadores, muito machucados, conseguiram descer e olharam ao redor.  Um perguntou para o outro:

- Onde será que nós estamos?

- No mesmo lugar onde caímos no ano passado.

Moral da história:

Quando a pessoa comete um erro, não tira lições a partir dele, não cria mecanismos de defesa que evite repeti-lo, a tendência de cometê-lo novamente é real e concreta!  Isso porque ela não teve o cuidado de convertê-lo em aprendizado, ao contrário, permitiu que este acontecesse, que passasse por sua vida como um simples acontecimento.

Na semana passada postamos uma mensagem que alertava sobre a necessidade de continuar aprendendo a aprender, sobre a importância de manter-se sempre como um eterno aprendiz, independente da idade, sob o risco de tornar-se uma pessoa ultrapassada ao não fazê-lo.

Contudo, atente-se à algo muito importante, não aprendemos apenas quando adicionamos novos conhecimentos aos que até então possuíamos, pelo contrário!  Aprendemos tanto ou até muito mais quando cometemos um erro, e como dito acima, tiramos lições dele e principalmente, criamos mecanismos de defesa que evitem cometê-lo novamente!

Agindo desta maneira o aprendizado será contínuo, tanto com a adição de novos conhecimentos, como com o aprimoramento e correção de antigos, tornando-o assim um profissional cada vez melhor.

Pense nisso.

Tenha um ótimo dia e uma excelente semana!

PARA PENSAR...


“Experiência não é o que acontece a você. É o que você faz com o que acontece a você.”(Aldoux Huxley)

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

MENSAGEM PARA A SEMANA...


Aprendendo a aprender

A Fundação Luiz Almeida Marins Filho tem como foco, de acordo com seus estatutos, Ensinar a Aprender. Essa é a nossa missão e nosso foco. É assim porque acreditamos que a coisa mais essencial que devemos ensinar nos dias de hoje é justamente “ensinar a aprender”.

Uma pessoa que não seja um eterno aprendiz não terá sucesso no mundo de hoje. A velocidade da mudança, o ciclo de vida curto dos produtos, a crescente exigência dos clientes e a concorrência global em que estamos inseridos, exigem de nós uma disposição constante para aprender, para mudar nossos conceitos, nossos hábitos e nossa forma de agir. Nunca como hoje, ter uma atitude de aprender foi tão essencial para o sucesso pessoal e profissional.

Hoje, uma pessoa pode ser considerada “velha” apenas quando ela perde a vontade de aprender. Pessoas que mantêm acesa a chama de aprender não envelhecem, pois suas cabeças continuam jovens.

Não há desculpa para que uma pessoa fique parada e não se desenvolva. Existem muitas bibliotecas, revistas e jornais em profusão, a internet está em quase todos os lugares e com fácil acesso.  Fora isso, há dezenas de outras oportunidades - cursos, palestras e mesmo canais de televisão com excelente conteúdo. É preciso nunca perder a vontade de aprender e de se expor a novos conhecimentos e experiências de alto valor. Não podemos jogar a toalha dizendo que “não temos mais o que aprender” e que isso é só para os mais jovens. Até mesmo a medicina tem nos ensinado que manter o cérebro ativo é essencial para uma boa saúde mental.

Para aprender a aprender é preciso criar hábitos saudáveis de leitura, de anotação, de curiosidade pelo saber. O hábito se forma pela repetição e isso exige algum esforço. Quanto mais você ler, mais desejará ler. Quanto mais você aguçar sua curiosidade e ir atrás do conhecimento, mais sentirá prazer em estudar. Quanto mais participar de cursos, palestras e seminários mais sentirá vontade de participar, pois terá motivação para vencer a preguiça e a acomodação.

O século XXI é o século do conhecimento. Dedique-se a aprender a aprender. Seja um eterno aprendiz. Pense nisso. Sucesso!

Por Dr. Luiz Marins - Antropólogo e conselheiro de empresas.

Um forte abraço, tenha um ótimo dia e uma excelente semana!


PARA PENSAR...


"Sempre faço o que não consigo fazer para aprender o que não sei!"(Pablo Picasso)

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

LEMBRETE: Reunião com a Equipe Operacional (Todas as Unidades!) em 17.12.2011 as 09:30hs!


Bom dia.

Apesar de todos já terem ciência desta informação, postamos novamente um lembrete para ajudá-los na programação e, no consequentemente comparecimento no dia e hora citados acima para a realização de nossa reunião periódica.

Contudo, desta será realizada num local diferente do usual, no caso, anteriormente conhecida Matriz no Ipiranga.    Desta vez acontecerá na CLÍNICA BELÉM SAÚDE na Praça Major Guilherme Rudge, 51 - Bairro Belém - São Paulo.

Logo, se você já tinha se programado, ótimo, caso não tenha feito ainda, por favor, programa-se, afinal, não precisamos frisar que a presença de TODOS é necessária e extremamente importante.

Agradecemos desde já a compreensão e participação de todos.

Um forte abraço, tenha um ótimo dia e até lá!

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

MENSAGEM PARA A SEMANA...


Cuidar de si próprio ou do outro?

Havia uma vez uma dupla de acrobatas. O professor era um pobre viúvo e a aluna uma pequena menina chamada Medakathalika. Os dois faziam exibições nas ruas como ganha-pão.

O professor colocava um bambu sobre a cabeça e a menina escalava-o lentamente, equilibrando-se no topo, enquanto o professor continuava a caminhar.

Ambos tinham que concentrar toda a atenção em manter o equilíbrio. Um dia o professor instruiu a aluna.
- "Escute, Medakathalika, eu olho por você e você olha por mim, assim um ajuda o outro a manter a concentração e o equilíbrio, de forma que nenhum acidente poderá acontecer e possamos garantir o nosso pão de cada dia."

Mas a menina era muito esperta e respondeu - "Caro mestre, acho que seria mais correto se cada um de nós olhasse por si próprio. Cuidar de si próprio significa cuidar de nós dois. Desse jeito eu estou certa de que evitaremos acidentes e ganharemos o bastante para comer."

Moral da história:

Para um bom trabalho em equipe ser realizado é importante que cada indivíduo tenha plena consciência de seu papel dentro do objetivo maior do grupo e execute-o plenamente.  Quando isso não acontece, quando um fica mais preocupado em “fiscalizar” se o outro está ou não fazendo a parte dele, ambos deixam as suas por fazer e o resultado disso é um só, o fracasso da equipe.

Regra número um quando se trabalha em equipe: confiança mútua.  Sem isso, não há uma equipe, mas apenas um amontoado de pessoas, sendo que, talvez até dividam o mesmo espaço, contudo, jamais conseguirão resultado algum.

Pense nisso.

Um forte abraço, tenha um ótimo dia e uma excelente semana!

PARA PENSAR...


"Comprometimento individual a um esforço conjunto — isso é o que faz um time funcionar, uma empresa funcionar, uma sociedade funcionar, uma civilização funcionar."(Vince Lombardi)  

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

MENSAGEM PARA A SEMANA...


O OBSTÁCULO COMUM A QUALQUER EQUIPE

Trabalho em equipe é quando um grupo resolve criar esforço coletivo para resolver um problema ou realizar uma tarefa.

Por isso, o trabalho em equipe não pode ser automático ou óbvio, mas somente indicado  quando o grupo conhece os objetivos que justifiquem sua união, e é capaz de desenvolver uma estratégia para atingi-los. É claro, pois a grande vantagem do trabalho em equipe está na possibilidade da troca de conhecimento e em haver maior facilidade no cumprimento de metas em grupo do que individualmente.

A ideia se fundamenta no princípio de que a soma de experiências, habilidades e inteligência sempre resulta algo poderosamente maior do que a simples soma aritmética. Isto se chama sinergia.

Olhe para o futebol e você terá excelentes lições de sucessos e fracassos do trabalho em equipe. Quando o grupo treina com seriedade e integração, e na hora da partida se desempenha como uma equipe, bons resultados aparecem. Por outro lado, quando existe um jogador que apenas usa o grupo para se autopromover, ele trai o conceito de trabalho em equipe. Os resultados passam então a depender em maior parte deste jogador insólito. O risco de não serem atingidos são máximos porque não existe sinergia. Por isso as equipes naufragam.

O verdadeiro obstáculo de um grupo tornar-se uma equipe não está naquilo que cada integrante pode desempenhar de melhor, e nem no quanto cada um é capaz de se esforçar individualmente, mas na entrega pessoal ao objetivo comum a fim de existir convergência de interesses. Quanto mais o grupo esquecer-se do indivíduo, mais ele será um corpo, uma equipe.

Numa orquestra com os melhores músicos, caso não sejam fiéis à partitura e à condução do maestro, sua interpretação será ruim. A partitura é o objetivo. O maestro é quem os lembra a perder sua individualidade a fim de serem um só ritmo, uma só harmonia, e consigam a melhor interpretação.

Juntar pessoas é fácil. Pô-las “na mesma página” e convencê-las a buscar um interesse comum é a “prova dos nove” e este é o maior desafio de seu líder, mas que só será alcançado se principalmente o restante quiser.

Por Abraham Shapiro - consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade.

Pense nisso.

Um forte abraço, tenha um ótimo dia e uma excelente semana!

PARA PENSAR...


“Enquanto estiver em uma equipe, siga o exemplo de seus dedos e lembre-se de que eles não fariam nada sozinhos.”(Itrio Netuno)