segunda-feira, 16 de abril de 2012

sexta-feira, 13 de abril de 2012

E encerrando a semana... Quando o discurso não acompanha a prática...


Um réu estava sendo julgado por assassinato na Inglaterra.

Havia fortes evidências sobre a sua culpa, mas o cadáver não aparecera.

Quase no final da sua sustentação oral, o advogado, temeroso de que seu cliente fosse condenado, recorreu a um truque:

- "Senhoras e senhores do júri, eu tenho uma surpresa para todos vocês". Disse o advogado, olhando para o seu relógio. “Dentro de um minuto, a pessoa presumivelmente assassinada, neste caso, vai entrar neste Tribunal."

E olhou para a porta.

Os jurados, surpresos, também ansiosos, ficaram olhando para a porta.

Um minuto passou. Nada aconteceu. O advogado, então, completou:

- "Realmente, eu falei e todos vocês olharam com expectativa. Portanto, ficou claro que vocês têm dúvida neste caso, se alguém realmente foi morto; Por isso insisto para que vocês considerem o meu cliente inocente.

Os jurados, visivelmente surpresos, retiraram-se para a decisão final.

Alguns minutos depois, o júri voltou e pronunciou o veredicto:

- "Culpado!"

- "Mas como ?" perguntou o advogado… "Vocês estavam em dúvida, eu vi todos vocês olharem fixamente para a porta!"

E o juiz esclareceu:

- "Sim, todos nós olhamos para a porta, mas o seu cliente não…"

MORAL DA HISTÓRIA:

De nada vale seu discurso ser um e sua ação ser outra. No fim, são suas ações que dirão na verdade quem você é, o que você pensa e quais são suas reais intenções. Existe uma linguagem invisível, a do corpo, que manifesta o que vem do seu interior e, sobre ela você não tem nenhum controle, ela é natural, um instinto primitivo, que entrega o que você realmente deseja ou pensa.

Não adianta iniciar um dia de trabalho, por exemplo, dizendo que está à disposição do seu companheiro ao lado, que hoje ele pode contar com você para o que der e vier, se quando surge o momento de agir você se esconde, ou se esquiva, ou finge que não é com você. Nesse momento o seu corpo lhe entrega, revela na verdade quais são suas intenções e, o quanto ele pode contar você…

Por isso aqueles ditos populares que dizem, fale menos e faça mais, ou, um gesto vale mais que mil palavras, são tão verdadeiros, pois exprimem a nossa essência quando agimos.

Pense nisso.

Tenha um bom dia e um ótimo fim de semana.


Nota Informativa: Novo pedágio por trecho percorrido começa a operar


Tem início oficialmente nesta próxima segunda-feira, na cidade de Itatiba, interior de São Paulo, a operação do Sistema Ponto a Ponto, que cria nas rodovias paulistas o sistema de pagamento de pedágio por trecho percorrido. A primeira rodovia com o sistema será a Engenheiro Constâncio Cintra (SP 360), no trecho que liga Itatiba a Jundiaí. O Ponto a Ponto torna as tarifas mais justas.

O evento, com início às 10 horas no km 77,1 da Rodovia Engenheiro Constâncio Cintra, coloca em prática, em fase experimental, o projeto de implantação do modelo de pagamento de pedágio por trecho percorrido. Segundo a Artesp, a tecnologia utilizada proverá menor custo e maior segurança e rapidez ao usuário. Sistema similar já é utilizado com sucesso em países como Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Chile, África do Sul, Áustria, entre outros.

Serão beneficiadas cerca de mil famílias residentes em nove bairros de Itatiba, que hoje não contam com uma ligação municipal com o centro da cidade, e são obrigados a utilizar a rodovia para fazer seus deslocamentos. Hoje, o morador tem que pagar R$ 2 na ida e R$ 2 na volta. Com o Ponto a Ponto, passará a pagar R$ 0,60 por sentido, uma redução de 70%.

A adesão é totalmente gratuita nesta fase do projeto piloto. A instalação do tag não tem nenhum custo ao usuário e também não gerará cobrança de mensalidade. Quem não aderir ao novo sistema de pagamento eletrônico continua a utilizar o modelo atual, com a tarifa cheia de R$ 2.

Pagamento

Em vez de praças de pedágio, o pagamento da tarifa do Ponto a Ponto é feito eletronicamente. Antenas fixadas em pórticos dispostos ao longo da rodovia leem as informações contidas em um tag, aparelho eletrônico instalado nos veículos, sem necessidade de parada ou redução de velocidade.

O valor correspondente àquele trecho é debitado dos créditos que foram adquiridos pelo usuário. O novo modelo chega com o objetivo de produzir uma tarifa mais justa e faz parte da política pública de transportes do Governo de São Paulo. O usuário pagará apenas pelo que andar na rodovia.

Haverá dois pontos de cobrança. Na própria praça de pedágio, no km 77, e outra em pórtico no km 74, em Jundiaí. Assim, o morador dos bairros citados pagará apenas R$ 0,60 para se deslocar à região central de Itatiba, uma redução de 70% no preço do pedágio. Já quem se desloca sentido a Jundiaí pagará tarifa de R$ 1,40.

Ponto a Ponto

A escolha da Rodovia Engenheiro Constâncio Cintra (SP 360) como porta do Sistema Ponto a Ponto no Brasil é justificada pela necessidade de adequação da tarifa aos moradores de bairros de Itatiba localizados além da praça de pedágio.

Quem quiser aderir ao Ponto a Ponto precisa ir até o posto de instalação dos tags localizado na SP 360, no km 77, sentido Itatiba-Campinas. O posto funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. E aos sábados, das 8h às 12h.

Para participar do Ponto a Ponto é necessário apresentar um documento de identificação (RG ou CPF), documento regularizado do veículo a ser cadastrado e comprovante de residência. Somente serão aceitos moradores residentes nos nove bairros citados acima e que tenham o veículo com placa licenciada em Itatiba. No momento da adesão, o usuário deverá fazer uma carga inicial de créditos.

Nesta fase do projeto piloto, o tag e sua instalação serão gratuitos. Também não haverá mensalidade. Será cobrada uma taxa de R$ 1 a cada recarga.

O pagamento é feito por meio do modelo pré-pago, sendo debitado automaticamente dos créditos do usuário. A carga inicial e as demais recargas serão feitas conforme modelo escolhido pelo usuário: boleto bancário ou débito em conta.

Vale lembrar que o tag do Ponto a Ponto para a SP 360 é específico para o trecho do projeto piloto na Rodovia Engenheiro Constâncio Cintra. O equipamento não vale para outras rodovias e serviços, como estacionamento em shopping.

Fonte: Portal Consumido Moderno por Paula Furlan


quinta-feira, 12 de abril de 2012

Toque Profissional: Relacionamento interpessoal e sucesso – Parte III

Continuando…

Muitos profissionais têm hábitos que prejudicam a construção de boas relações. Um deles é o de falar mal dos outros. O Dr. Luiz Marins no livro Superdicas para se tornar um profissional vencedor diz que algumas pessoas transformaram o falar mal em seu verdadeiro emprego. Falam mal dos chefes, dos subordinados, dos clientes, dos fornecedores. Tão preocupadas estão em falar dos outros que acabam não cuidando de seus próprios problemas, de suas dificuldades. Além disso, pessoas que falam muito dos outros, perdem a credibilidade. Você confiaria em alguém que só fala mal dos outros? “Um pessoa segura de si quando não pode falar bem de alguém não fala nada”!

Outra questão complicada é a inveja... Quando nos concentramos naquilo que o outro tem, no sucesso que o outro atingiu, gastamos tempo que poderia ser utilizado para atingir nossos objetivos e alcançar melhores resultados. Por isso, use toda a sua energia para conquistar aquilo que você deseja!

Uma pessoa de sucesso é tida normalmente como alguém que escuta mais do que fala, que respeita as opiniões alheias e tanto sabe dizer “eu não sei” como diz com freqüência “eu não compreendi”; é simples e objetiva: fala e age com simplicidade e tem muito foco em tudo o que faz.

Finalmente, ter um bom relacionamento interpessoal significa agir com respeito, se colocar no lugar do outro, evitar fofocas, não dar atenção às pessoas “do não”, assumir uma postura otimista, aprender com o outro, ao invés de invejá-lo, ensinar ao invés de censurar não tratar as pessoas como coisas, ter um comportamento ético, baseado no bom senso, buscar o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal.

Por Dra. Cynara Bastos - psicóloga clínica, especialista em gestão de pessoas e coach.


Tenha um bom dia!


Para Pensar...


“Ser capaz de prestar atenção a si mesmo é pré-requisito para ter a capacidade de prestar atenção aos outros; sentir-se bem consigo mesmo é a condição necessária para relacionar-se com os outros.” (Erich From)


quarta-feira, 11 de abril de 2012

Toque Profissional: Relacionamento interpessoal e sucesso – Parte II

Continuando…

Com a formação também é assim: ter curso superior ou não, ter especialização, ter mestrado, isso tudo não importa, pois ninguém é melhor ou pior do que o outro por ter formação. É certo que uma pessoa que tem curso superior, pós-graduação e que está sempre se atualizando, tem maiores chances no mercado de trabalho, mas ela não será mais ou menos pessoa, ser humano do que outra.

No que diz respeito às questões de gênero, sabemos por exemplo, que com as mulheres os homens tendem a ser mais educados, evitam determinado linguajar e têm um comportamento mais polido. Meninas são educadas diferentemente dos meninos. Menina usa saia, menino usa short, menino joga bola, menina brinca de boneca, para os meninos azul, para as meninas rosa. Entretanto, em se tratando de competência profissional e desempenho no trabalho, homem e mulher estão juntos destacando-se mais aquele que investe em sua carreira independente de seu sexo.

A capacidade de ser empático é um dos grandes diferenciais que um profissional pode e deve ter para se relacionar bem no trabalho. E o que é ser empático? É saber se colocar no lugar do outro, saber respeitar seus limites, suas dificuldades. Trata-se de ver as coisas sob o ponto de vista do outro.

Outro aspecto importante no relacionamento interpessoal é conhecer os seus sentimentos e externá-los. Se eu não disser para o outro o que eu sinto ele nunca poderá saber. E como saberemos como nos sentimos? Conhecendo-nos mais. Paulo Gaudêncio diz que só podemos falar com o outro respeitando o que ele sente se soubermos sentir, se não sabemos o que sentimos, nunca saberemos o que o outro sente. A busca pelo autoconhecimento é nesse sentido, fundamental. E os caminhos para isso podem ser a busca por feedback sincero daqueles que estão ao nosso redor, ouvir o que eles têm a dizer sobre nós, procurar um profissional da área da psicologia e afins para que se possa entender e conhecer suas motivações, potencialidades e dificuldades, etc.

Continuamos amanhã…


COMUNICADO: Sobre a Reunião com a Equipe Operacional (Todas as Unidades!) em 14.04.2011 as 09:30hs!


Bom dia.

Comunicamos à todos que a reunião acima citada está oficialmente cancelada. O local onde regularmente temos nos reunido está passando por reformas e, como não há confirmação de que o mesmo esteja liberado até a data programada, optamos pelo cancelamento da mesma.

Sendo assim, deixamos todos a vontade para reprogramarem suas agendas neste dia, aproveitando-o como melhor lhes convém, porque também não pretendemos providenciar um outro local para a realização, visto também não termos tempo hábil para isso.

Logo, agradecemos o agendamento inicial de todos para esta, lembrando apenas que a próxima reunião, em 09/06/2012, mantém-se no cronograma inicial.

Agradecemos desde já a compreensão.

Tenha um ótimo dia!


terça-feira, 10 de abril de 2012

Toque Profissional: Relacionamento interpessoal e sucesso – Parte I

Um bom relacionamento interpessoal é hoje fundamental para se obter sucesso no campo profissional. De acordo com a revista Você S.A., 87% das organizações demitem profissionais por causa das atitudes pessoais, do temperamento, da maneira como se relacionam e da incapacidade de liderar equipes. Diante dessas informações o que podemos fazer para termos melhor desempenho nesta área?

O que será afinal esse tal de relacionamento interpessoal? Relacionar-se é entrar em contato, ouvir, dialogar. Neste processo de relacionar-se podemos agir de maneira positiva ou negativa. Agir positivamente significa ser otimista, disponível, colaborar para o bom desenvolvimento do trabalho e relacionar-se bem com as pessoas. Age negativamente aquele que nunca está disponível, que está sempre reclamando e dizendo que as coisas não vão dar certo, são pessimistas, egoístas e individualistas.

É importante que saibamos que relacionar-se bem não significa ser cínico, fingir que se gosta de alguém. No ambiente de trabalho convivemos com muitas pessoas e é difícil que tenhamos simpatia por todas. Para nos relacionarmos bem é importante em primeiro lugar o respeito. Posso não concordar com uma pessoa por muitos motivos, posso na verdade ter muitos ressentimentos e até mesmo evitar o contato com um ou com outro. Entretanto, preciso respeitá-lo. E na medida do possível tentar resolver os conflitos com essas pessoas.

Respeitar a opinião do outro, respeitar a vez de ouvir e a de falar, respeitar as diferenças de raça e de gênero. Entender que ser mulher, homem, branco, negro, não tira nem dá maiores direitos a ninguém.

Continuamos amanhã…

Tenha um bom dia!


Para Pensar...


“Ser capaz de prestar atenção a si mesmo é pré-requisito para ter a capacidade de prestar atenção aos outros; sentir-se bem consigo mesmo é a condição necessária para relacionar-se com os outros.” (Erich From)


segunda-feira, 9 de abril de 2012

E começando a semana… Cuidado para não se acostumar com a paisagem...

Um dos maiores perigos que enfrentamos na vida é o de nos acostumarmos com a paisagem.

Acostumar com a paisagem significa não enxergar mais os detalhes das coisas que vemos todos os dias e dos ambientes em que vivemos. Como vemos sempre a mesma coisa, estamos sempre naquele lugar, já não prestamos mais atenção nas coisas erradas, quebradas e sujas. Como estamos sempre com as mesmas pessoas, elas se tornam parte da paisagem e não damos mais a atenção que deveríamos dar a elas. Passamos a não tratá-las bem, com respeito e polidez. A verdade é que nos acostumamos com aquela paisagem e ligamos nosso piloto automático.

Vejo empresas com paredes sujas, cantos quebrados, salas de espera mal arrumadas, banheiros sujos e mal cuidados e até plantas secas em vasos. Quando “chamo a atenção” para o que não são meramente detalhes, as pessoas se surpreendem. Elas não enxergam mais aquilo tudo. Elas se acostumaram com a paisagem.

Conheço subordinados que perderam o respeito em relação a seus chefes e chefes que perderam o respeito em relação a seus subordinados. Esse relacionamento diário fez com que ambos não prestassem mais atenção ao que falam, como falam, como se comportam, etc. O mesmo acontece com clientes e fornecedores antigos. Eles acabam fazendo parte de nossa paisagem e aí não damos mais a atenção que dávamos a eles e acabamos até perdendo o respeito que deveríamos ter.

Na vida pessoal é a mesma coisa. A nossa esposa, nosso marido, nossos filhos e até pais e amigos começam a fazer parte de nossa paisagem. Perdemos o respeito que se traduz em gentileza, consideração, em ouvir com atenção e levar a sério o que dizem.

Há até mesmo o risco de nossa imagem começar a fazer parte da paisagem e não percebermos mais o quanto estamos gordos, feios, mal vestidos e até com falta de cuidados em nossa higiene pessoal. Aquela imagem que vemos todos os dias no espelho acaba fazendo parte da paisagem como se não pudesse ser mudada.

Cuidado, pois, para não se acostumar com a paisagem. Preste atenção!

Pense nisso. Sucesso!

Por Dr. Luiz Marins - Antropólogo e conselheiro de empresas.

Tenha um ótimo dia e uma excelente semana!


Para Pensar...


“O conformismo é carcereiro da liberdade e o inimigo do crescimento”.(John Kennedy)


quinta-feira, 5 de abril de 2012

E encerrando a semana… Salvo pela gentileza.


Conta-se uma história de um empregado em um frigorífico da Noruega.

Certo dia ao término do trabalho foi inspecionar a câmara frigorífica. Inexplicavelmente, a porta se fechou e ele ficou preso dentro da câmara. Bateu na porta com força, gritou por socorro, mas ninguém o ouviu.

Todos já haviam saído para suas casas e era impossível que alguém pudesse escutá-lo.

Já estava quase cinco horas preso, debilitado com a temperatura insuportável. De repente a porta se abriu e o vigia entrou na câmara e o resgatou com vida.

Depois de salvar a vida do homem, perguntaram ao vigia:

- Porque foi abrir a porta da câmara se isto não fazia parte da sua rotina de trabalho?

Ele explicou:

- Trabalho nesta empresa há 35 anos. Centenas de empregados entram e saem aqui todos os dias e ele é o único que me cumprimenta ao chegar pela manhã e se despede de mim ao sair. Hoje pela manhã ele disse "Bom dia" quando chegou. Entretanto não se despediu de mim na hora da saída. Imaginei que poderia ter-lhe acontecido algo. Por isto o procurei e o encontrei...

Pergunta: Se fosse você, será que também seria salvo?

Tenha um ótimo dia e um excelente fim de semana!


Para Pensar...


"Nenhum gesto de gentileza, por menor que seja, é perdido." (Esopo)


segunda-feira, 2 de abril de 2012

E começando a semana...Resiliência

Você e alguns amigos descem um rio num barco a remo. Eis que a correnteza começa a ficar mais forte e puxa-os para uma queda d`água. Vocês começam a remar no sentido contrário, mas ainda assim a força da correnteza continua levando-os em outra direção. Qual a sua reação? Você se empenha em remar ainda mais forte e de forma sincronizada com seus amigos, ou resmunga, reclama da situação, e ainda culpa quem teve a brilhante idéia de fazer esse passeio?

Se você, com energia, busca remar e motivar seus amigos a fazer o mesmo, está agindo com resiliência. Se, contudo, preferir resmungar, reclamar e buscar culpados, está optando pelo time dos desistentes.

Resiliência é um termo que vem da física, e que representa a capacidade que os materiais têm de retornar ao seu estado original depois de serem submetidos à pressão ou deformação. Uma bola de borracha, por exemplo, volta rapidamente ao seu estado normal depois de pressionada, portanto, é um material resiliente. Em gestão de pessoas, resiliência significa quase a mesma coisa; ela representa a capacidade que as pessoas têm de superar adversidades com resultados satisfatórios, porém, nunca retornando ao seu estado normal, pois se isso acontecer significa que não aprendemos nada com a situação.

Portanto, resiliência é a capacidade de transformar problemas em soluções criativas, e ainda aprender com eles.

Segundo estudos conduzidos por Paul Stoltz, a resiliência é um dos principais segredos dos profissionais de sucesso, porque nos permite enfrentar, processar e solucionar os problemas e dificuldades que surgem inesperadamente no dia-a-dia. Ainda segundo Paul Stoltz, existem três tipos de profissionais:

Desistentes: Pessoas com as quais não podemos contar. Que acreditam que as coisas não vão dar certo, e normalmente se posicionam como vítimas da situação. Adoram contaminar as outras pessoas com seu pessimismo e insatisfação. Quando há um novo projeto, desaparecem. Aproximadamente 10% das pessoas estão neste grupo;

Campistas: Pessoas que preferem permanecer na Zona de Conforto. Pessoas que cumprem muito bem suas obrigações, mas não provocam mudanças. Participam de mudanças quando solicitadas a fazê-lo, mas não as provocam. Um dos principais problemas do campista é que em dias de grande stress ou adversidade, corre o risco de tornar-se desistente. Aproximadamente 80% das pessoas fazem parte deste grupo;

Alpinistas: Pessoas que encaram problemas como desafio. É a pessoa que enfrenta os problemas de frente, que gosta de buscar melhores formas de fazer o mesmo, que tem foco na solução. É alguém que não sofre nem se conforma com o ambiente, mas trabalha para modificá-lo quando necessário. Aproximadamente 10% das pessoas fazem parte deste grupo.

Em que grupo você está? Em que grupo você quer estar?

Resiliência é uma das principais características de equipes de alto desempenho, porque em vez de reclamar daquilo que não gostam ou não concordam, seus integrantes focam no resultado e cooperam entre si para torná-la a equipe que eles gostariam que fosse. E para que isso aconteça, eles se fazem duas perguntas bem simples:

Reclamar ajuda? O que eu posso fazer para ajudar a resolver ou melhorar esta situação?

Experimente usá-las em seu dia-a-dia…

Por Marco Fabossi - Conferencista, Escritor, Consultor, Coach Executivo e Coach de Equipe, com foco em Liderança.


Tenho um ótimo dia e uma excelente semana!


Para Pensar...


"Grandes oportunidades para ajudar aos outros raramente aparecem, mas pequenas delas nos cercam todos os dias." (Sally Koch)