
Acabou! Janeiro de 2010 quando você encerrar seu trabalho hoje, for para casa descansar e encontrar seus familiares, profissionalmente ele terá acabado para você e, o fim de semana será apenas para “cumprir tabela”, para riscar os dois dias no calendário.
Segunda-feira quando você retornar ao trabalho já será Fevereiro de 2010, segundo mês deste ano, ou seja, o Janeiro já fará parte do seu passado, de nosso passado, logo, algumas perguntas ficam no ar, como ele foi profissionalmente para você? Foi o que você esperava? Não foi? Podia ser melhor? Não poderia? Ficou aquém de suas expectativas? Atingiu suas expectativas? Superou suas expectativas?
Bom, se foi o que você esperava ótimo, já é um ponto positivo, mantenha-se assim para o decorrer do ano, mas se não foi como esperado, não adianta lamentar, ele já está terminando e por mais que você queira lutar agora faltando apenas este dia, você não acrescentará muito na história deste Janeiro de 2010! O que você pode fazer se ele não foi como esperava é usar este dia para iniciar sua preparação para Fevereiro de 2010, para que entrar nele com o pé direito, conduzindo-o maneira diferente e alcançando assim um resultado diferente.
E para quem deseja isso nós lhe demos uma colaboração, algo para ajudá-lo nesta empreitada (caso você queira é claro!), pois postamos no começo da semana (terça-feira) uma mensagem (DA TEORIA A PRÁTICA: EXERCÍCIO 1) que serve como ponto de partida para início desta preparação. Se você colocar em prática o que ali sugerimos, você pode ter certeza que seu Fevereiro de 2010 será diferente!
Inclusive, deixamos aqui uma sugestão para reflexão de como você pode praticar este exercício. Lembra-se da época de escola, quando você não entendia bem uma determinada matéria que o professor explicava, lembra? O que você fazia? Ou se conformava em não sabê-la, ou se propunha a chegar mais cedo à aula, procurava o professor e pedia-lhe uma nova explicação da matéria, não era assim? Quando não fazia isso, procurava aquele colega que entendia bem a matéria e pedia-lhe para ensiná-lo, não era? Ou mesmo reunia um grupo de colegas que assim como você queriam aprender, iam para a casa de um colega que entedia a matéria e juntos estudavam, lembra?
Pois bem, a vida profissional se assemelha a vida escolar, tem matérias (atividades) que aprendemos com rapidez, já outras que temos dificuldades, levamos um tempo maior para compreendê-las, mas é neste momento devemos exercitar a humilde e pedir ajuda a quem sabe um pouco mais que nós.
Enfim, pense nisso, se quiser pratique isso, só não aceite ver um novo mês passar diante de seus olhos e não fazer nada diferente com ele em sua vida profissional!
Tenha um ótimo dia e até Fevereiro (segunda-feira)!