
Olá, seja bem vindo a este espaço criado para a interação de nossa empresa com colaboradores, clientes, fornecedores, simpatizantes, enfim, todos os que fazem desta uma referência no segmento. Nosso objetivo é estimular através deste a troca de experiências e de idéias, propiciando o enriquecimento humano e social, agregando assim valores para nosso dia-a-dia. Portanto, fique a vontade, você é nosso convidado nesta jornada. Um forte abraço!
segunda-feira, 31 de outubro de 2011
MENSAGEM PARA A SEMANA...

segunda-feira, 24 de outubro de 2011
MENSAGEM PARA A SEMANA...

PARA PENSAR...
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
MENSAGEM PARA A SEMANA...
Não há como vencer no mundo competitivo em que vivemos, sem espírito de time. E o nome correto para vencer é realmente “time”. Não basta ser uma equipe ou um grupo. É preciso ser um time para vencer. É preciso que tenhamos consciência de que um time é muito mais que um conjunto de pessoas, uma equipe ou um grupo. O time tem um objetivo e uma missão: vencer o jogo.
E aqui vão seis características essenciais que fazem o “espírito de time” que tanto precisamos hoje:
1. A primeira coisa a fazer é recrutar e selecionar os melhores jogadores. Todos sabem que sem jogadores excelentes, vencer é impossível.
2. Depois de formado o time, ele tem que treinar. Treinar muito! Treinar sem parar!
3. E não basta treinar. É preciso ter boas estratégias e táticas eficazes para cada situação. É preciso conhecer os adversários. É preciso estudar, usar a inteligência. Treinar sem estratégia definida pode ser perda de tempo.
4. Para isso é preciso ter um bom treinador, um verdadeiro líder que consiga tirar o melhor de cada um dos jogadores nas várias situações de jogo e de adversários, que desenvolva essas estratégias e táticas para vencer - e isso ele faz com a ajuda de profissionais especializados e de uma comissão técnica.
5. Num time os talentos individuais são fundamentais, mas não basta o treinamento individual. Nos treinamentos coletivos é que se forma o espírito de time - “um por todos, todos por um” para fazer o time vencer.
6. E ainda motivação, concentração, conforto, qualidade de vida, boa saúde física e mental são essenciais para que os membros do time estejam em condições de dar tudo o que podem para que o objetivo seja atingido: vencer!
Agora pergunto ao leitor. Não é exatamente isso que precisamos ter em nossa empresa? Não é verdade que o que mais falta em nossas organizações é justamente o “espírito de time”? Não é verdade que há pessoas que ainda pensam ser possível vencer com individualismos, egocentrismos e egoísmos, conceitos totalmente opostos a um time?
Será que em nossa empresa as pessoas passam a bola ao que estiver melhor colocado? Será que comemoramos como um time, o gol marcado por apenas um de nossos jogadores?
Lembre-se: sem espírito de time é impossível vencer!
Pense nisso. Sucesso!
Por Dr. Luiz Marins - Antropólogo e conselheiro de empresas.
Um forte abraço, tenha um ótimo dia e uma excelente semana!
PARA PENSAR...
sexta-feira, 14 de outubro de 2011
NOTA INFORMATIVA: A presidente Dilma aprova Aviso Prévio de até 90 dias

BRASÍLIA - A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que aumenta o tempo de concessão do aviso prévio nas demissões sem justa causa para até 90 dias. O projeto de lei foi sancionado sem vetos e deve passou a valer desde esta quinta-feira, 13, quando de sua publicação no Diário Oficial da União.
O texto aprovado pelo Congresso Nacional aumenta o prazo do aviso prévio proporcionalmente ao tempo de serviço prestado na mesma empresa. Assim, além do direito aos 30 dias de aviso prévio (já previsto em lei), o trabalhador terá direito ao acréscimo de três dias a cada ano de serviço, limitado a 90 dias de aviso prévio. Para quem tem até um ano de serviço, nada muda, continuando os atuais 30 dias.
O aviso prévio proporcional estava previsto no inciso XXI do artigo 7º Constituição Federal de 1988, mas o texto definia que caberia ao Congresso Nacional determinar o prazo extra, além dos 30 dias mínimos.
A discussão em torno do assunto estava parada desde junho, quando o STF decidiu regulamentar o aviso prévio a partir de um pedido de quatro funcionários da Vale que foram demitidos. Na ocasião, os trabalhadores tiveram o pleito acatado pelo relator do caso, o ministro Gilmar Mendes.
O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), decidiu tirá-lo da gaveta para não deixar o Legislativo a reboque do Supremo Tribunal Federal.
Fonte: Agência Estado por Tânia Monteiro
PARA PENSAR...

Você estuda? Sabe o que é estudar? Não!!! Não é ir à escola.
Estudar é analisar o que nossos sentidos captam e aprender algo novo ou reforçar alguma coisa a que devemos dar mais atenção.
Você e eu temos uma fantástica capacidade de extrair lições de tudo para a vida. Mas é preciso exercício. Por exemplo. O que se aprende de um trem? “Em um segundo, pode-se perder tudo”.
E com o telefone, o que podemos aprender? É simples: “O que dizemos aqui, escutam lá”.
E o que se pode aprender de uma bicicleta? Uma importante lição para a vida: “Não pare de pedalar, senão você cai”.
O rádio e a televisão nos ensinam a respeito de ter foco em cada assunto. É claro. “Ninguém pode sintonizar duas estações ou dois canais ao mesmo tempo”.
E a Internet? A minha homepage é shapiro.com.br. Se você for acessá-la, deve digitar www.shapiro.com.br . O que se aprende com isso? “Um ponto faz toda a diferença”.
Como se vê, tudo o que está à nossa volta traz uma lição para a vida.
Com esforço, podemos aprender coisas grandes que irão ajudar em momentos de importantes decisões.
Aprenda. Estude. Leia. Observe. Viver é aprender a viver.
Por Abraham Shapiro - consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade.
Um forte abraço, tenha um ótimo dia e um excelente fim de semana!
quinta-feira, 13 de outubro de 2011
NOTA INFORMATIVA I: Bancários e Fenaban vão negociar nesta quinta; saiba o que fazer durante a greve

Representantes dos bancários e da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) devem se reunir nesta quinta-feira (13) para discutir um possível acordo salarial. Os bancários estão em greve desde 27 de setembro.
Os trabalhadores pedem um aumento real de 5% nos salários; os bancos propuseram 0,56% de aumento real.
A greve não pode prejudicar o consumidor. Especialistas orientam, no entanto, que ele deve fazer a sua parte, buscando canais alternativos para quitar as dívidas.
Os especialistas dizem que é importante se prevenir de eventuais cobranças de multas por atraso, guardando provas da tentativa de pagamento da conta. Segundo o advogado especializado em direito bancário Alexandre Berthe, quem for cobrado pode recorrer ao Procon ou ao Juizado Especial Cível.
Confira abaixo as orientações dos especialistas:
1) Canais alternativos
Quem precisar pagar uma conta e encontrar a agência fechada deve tentar fazer o pagamento por outros canais, como caixa eletrônico, internet, telefone e correspondentes bancários (além das lotéricas, alguns hipermercados oferecem o serviço);
2) Negociação com o fornecedor
O pagamento de mensalidades pode ser negociado diretamente com escolas ou operadoras de planos de saúde, por exemplo. O consumidor deve pedir uma prorrogação do prazo de vencimento ou outra forma de pagamento, como débito na conta. As empresas são obrigadas a oferecer outras opções;
3) Multas
O Idec informa que, como a greve não é uma situação gerada pelo consumidor, o atraso no pagamento não deve gerar penalidades para ele. Caso o pagamento não seja possível, a dívida não poderá ser cobrada com juros ou multa;
4) Provas
É interessante manter alguma prova da tentativa de pagamento, como uma foto tirada do celular mostrando que a agência estava fechada, para evitar a cobrança de multas ou juros. As próprias notícias publicadas pela imprensa informando sobre a greve podem servir como prova;
5) Protocolo de atendimento
O consumidor que entrou em contato com a empresa pedindo uma alternativa para pagamento deve anotar o dia e a hora desse contato, além de pedir o número de protocolo de atendimento. Essa é outra maneira de se evitar cobranças futuras, sugere o advogado do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) Flávio Siqueira Júnior;
6) Procon e Juizados
Se o consumidor tentou pagar a conta, não conseguiu e ainda assim foi cobrado de multa ou juros pelo atraso, ele deve fazer o pagamento, para não ter o nome incluído em cadastros de proteção ao crédito. Depois, deverá registrar queixa no Procon ou nos Juizados Especiais Cíveis;
7) Financiamento imobiliário
A greve pode gerar atraso na análise e na aprovação de financiamentos de imóveis, e algumas certidões que o consumidor obteve em cartório e levou ao banco poderão vencer nesse período. Mas, segundo o advogado Alexandre Berthe, o banco é que terá de assumir a despesa, caso seja necessário tirar novas certidões;
8) Cuidado com a segurança
O consumidor que não tem o hábito de usar caixa eletrônico e quiser pagar alguma conta não deve pedir ajuda a estranhos. Como não haverá funcionário da agência para prestar ajuda, ele deve levar alguém para ajudar, se necessário. Aumenta muito a quantidade de golpes nos períodos de greve, diz o advogado Alexandre Berthe.
Fonte: Portal UOL por Aiana Freitas
NOTA INFORMATIVA II: Correios vão levar até dez dias para normalizar entregas de cartas e documentos

Com a volta dos trabalhadores dos Correios ao trabalho, marcada para esta quinta-feira (13), conforme determinação da Justiça do Trabalho, a entrega de correspondências e encomendas deve ser normalizada em um prazo entre sete e dez dias. De acordo com o vice-presidente Jurídico dos Correios, Jeferson Carús Guedes, a empresa vai organizar escalas de trabalho ao longo das próximas semanas para colocar as entregas em dia.
Segundo ele, a situação mais crítica é nas regiões metropolitanas e em alguns estados como o Pará. Os Correios estimam que cerca de 185 milhões de correspondências e encomendas deixaram de ser entregues desde o início da greve.
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou hoje (11) que os trabalhadores dos Correios voltem ao trabalho a partir desta quinta-feira. Os ministros autorizaram a empresa a descontar no salário dos grevistas o equivalente a sete dias de greve e os demais 21 dias de paralisação devem ser compensados com trabalho extra nos fins de semana. Também foi determinado o pagamento de um aumento real de R$ 80 a partir de 1º de outubro e reajuste linear do salário e dos benefícios de 6,87% retroativo a 1º de agosto. Segundo o representante da empresa, o pagamento dos benefícios vai resultar em um impacto de cerca de R$ 850 milhões nas contas da empresa.
Para o secretário-geral da Federação Nacional dos Trabalhadores de Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect), José Rivaldo da Silva, as condições determinadas pelos ministros refletem praticamente a mesma proposta que foi rejeitada pelas assembleias dos trabalhadores. “A gente tinha uma expectativa maior, mas quando se fala de uma decisão judicial, não posso dizer se valeu ou não a pena. O que ficou de recado para os trabalhadores é que é melhor negociar do que apostar no tribunal”, disse.
O presidente do TST, ministro João Oreste Delazen, lembrou que a jurisprudência do tribunal determina sistematicamente o desconto dos dias de greve, mas esse foi um caso pontual porque houve a concordância da empresa na compensação com trabalho extra de parte dos dias parados. O ministro voltou a criticar a postura dos sindicatos, que, segundo ele, demonstrou uma politização do movimento grevista e um descompasso entre a cúpula e as bases das entidades sindicais. “Há um conflito evidente que demonstra a fraqueza, a fragilidade da organização sindical brasileira, que precisa ser passada a limpo com urgência”.
Dalazen alertou que, se os trabalhadores não voltarem ao trabalho na quinta-feira, estarão sujeitos à demissão por justa causa, por ato de indisciplina e descumprimento de decisão judicial, e as entidades deverão pagar multa de R$ 50 mil por dia, de acordo com a decisão do TST.
Fonte: Portal UOL por Sabrina Craide
terça-feira, 11 de outubro de 2011
NOTA INFORMATIVA: Fracassa terceira reunião entre Correios e grevistas no TST

BRASÍLIA - Nada de acordo entre os Correios e os grevistas. A terceira tentativa de chegar a uma conciliação não teve sucesso. Depois de voltar a ouvir a estatal e sindicalistas nesta segunda-feira, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) não conseguiu chegar a um consenso.
Dessa forma, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) terá de dar desfecho à paralisação dos funcionários dos Correios. O ministro Maurício Godinho Delgado é o relator sorteado para analisar, nesta terça-feira, o dissídio coletivo instaurado pela ECT. Ele também vai apontar uma saída para o impasse sobre o desconto dos dias parados.
O voto de Delgado será, então, colocado em votação pelo plenário do TST, composto por mais oito ministros. A decisão, no entanto, poderá não definitiva, caso a proposta não obtenha a unanimidade de votos dos ministros do TST.
Caso o voto de Delgado não seja acatado por todos os ministros, abre-se uma lacuna para que a decisão seja questionada pela Federação Nacional dos Trabalhadores em empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) ou até mesmo pela própria ECT, se esta se sentir prejudicada pela proposta.
Os sindicalistas já deram sinais claros de que podem resistir à proposta. Se obtiver unanimidade dos ministros, a decisão do TST passa a ser compulsória, ou seja, tem de ser cumprida em sua totalidade, sob risco de resultar em multa contra aquele que a desrespeitar.
Fonte: Portal Valor Econômico por André Borges
segunda-feira, 10 de outubro de 2011
E COMEÇANDO A SEMANA...
Um caixa eletrônico ou terminal bancário é um dispositivo eletrônico que permite que clientes de um banco retirem dinheiro e verifiquem o balanço de suas contas bancárias sem a necessidade de um funcionário. São equipamentos que ajudam muito a vida das pessoas.
Apesar dos caixas eletrônicos serem utilizados principalmente para retirar dinheiro, eles evoluíram e incluem hoje muitas outras funções como: pagamento de contas e taxas, Trocar dinheiro por cartões pré-pagos para celulares, cabines telefônicas, compra de ingressos para trem, metrô, shows, concertos, etc.
Quem se lembra de quando os caixas começaram a ser usados? Eram muito esquisitos.
O primeiro caixa eletrônico da história foi fabricado por uma empresa britânica e instalado num bairro ao norte de Londres, em 1967, pelo Barclays Bank.
Aos poucos, a tecnologia foi evoluindo até chegar ao estágio atual. E é fácil imaginar que no futuro as funções do caixa eletrônico se multiplicarão muito mais.
Eu me lembro dos primeiros. E acho espetacular quanto eles desenvolveram e o conforto que proporcionam. Vou à agência domingo e pago minhas contas com todo o conforto e tranquilidade.
Há uma lição por trás dessa história. Na vida, muitas situações são exatamente como o caixa eletrônico. É preciso um começo. Não importa quão rudimentar seja este início. O que vale é começar, é dar um primeiro passo sem se preocupar com o que acontecerá no futuro. Após o primeiro passo, é preciso dar o segundo, depois o terceiro, e, à medida que se vai incrementando a ideia ou coisa, ela deve ser melhorada e aperfeiçoada. A única garantia que se pode ter está na atitude da persistência em não parar de mudar e melhorar.
Os negócios, a vida, os planos e projetos são quase sempre uma jornada muito longa na qual não nos é dado saber quando iremos concluir. Na verdade, muitas vezes não concluímos, mas legamos a outros continuar.
O segredo é nunca parar, mas evoluir sempre.
Por Abraham Shapiro - consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade.
Um forte abraço, tenha um ótimo dia e uma excelente semana!
PARA PENSAR...
sexta-feira, 7 de outubro de 2011
LEMBRETE: Reunião com a Equipe Operacional (Todas as Unidades!) em 08.10.2011 as 09:00hs!

Bom dia.
Apesar de todos já terem ciência desta informação, postamos novamente um lembrete para ajudá-los na programação e, consequentemente comparecimento no dia e hora citados acima em nossa MATRIZ NO IPIRANGA.
Logo, se você já tinha se programado, ótimo, caso não tenha feito ainda, por favor, programa-se, afinal, não precisamos frisar que a presença de TODOS é necessária e extremamente importante.
Agradecemos desde já a compreensão e participação de todos.
Um forte abraço, um ótimo dia e um excelente fim de semana!
quinta-feira, 6 de outubro de 2011
TOQUE PROFISSIONAL: 5 maneiras para você detonar a sua carreira

Diz o filósofo que excelência não é aquilo que você faz uma ou duas vezes e sim aquilo que você faz repetidamente. A falta de excelência é a mesma coisa, isto é, aqueles erros que você comete várias vezes e que acabam com a sua imagem profissional, resultando uma carreira que não evolui para patamares mais elevados na organização.
Gostaria de destacar cinco maneiras que detonam qualquer carreira e que talvez estejam detonando a sua:
1- Seja um “reclamão”.
Para conseguir uma estagnação completa no seu trabalho seja aquela pessoa que vive reclamando de tudo na empresa, dizendo que o seu chefe não colabora, que a equipe é incompetente e que a organização não contribui de forma efetiva com o seu trabalho. Reclame também do cliente, aquele cara, que paga o seu salário. O “reclamão” é aquela pessoa que vê defeito em tudo e não faz nada para mudar aquilo que ele reclama.
2- Não dê resultado para a empresa.
Outra forma fantástica de ser esquecido num canto da empresa é você ser um “passivo”, isto é, ser uma pessoa que apenas traz despesas para a empresa. Se as suas atividades não fazem a empresa gerar dinheiro ou economizar dinheiro, saiba que você está no caminho certo para o esquecimento completo.
3- Não seja um “resolvedor” de problemas.
Para potencializar ainda mais a sua estagnação não resolva nenhum problema, a menos que lhe solicitem, isto mesmo, fique na sua, se o seu radar detectar uma situação problemática finja que não é com você e apenas se manifeste quando for solicitado. Ahh … reclame pelo problema ter aparecido.
4- Não busque situação de aprendizado.
Este é um dos pontos mais importantes para que você fique paralisado anos na sua carreira. Não leia livros, não assista palestras e em hipótese alguma faça treinamentos. Continue fazendo as coisas sempre do mesmo jeito. Por favor, não procure fazer mais rápido, mais barato ou com mais qualidade as suas atividades.
5- Ande com os perdedores.
Afaste-se dos talentos que existem na organização, pois eles podem te contaminar com o entusiasmo deles, levando você a ficar com vontade de não fazer os quatro pontos acima. Ande com as pessoas que vivem reclamando, que não dão resultados e que não resolvem problemas. Acredite, se você andar com os profissionais extraordinários você poderá ter uma recaída e ficar com vontade de estudar para fazer as suas tarefas com mais eficácia.
Garanto a você que seguindo as orientações acima a sua carreira ficará completamente impedida de qualquer sucesso e que você será o primeiro a ser lembrado em uma situação de corte dentro da empresa.
Abraços e até a próxima.
Por Ricardo Piovan - Palestrante e Escritor. Autor dos livros: Resiliência como Superar Pressões e Adversidades no Trabalho e O Livro do Líder Completo
Um forte abraço e tenha um ótimo dia!
PARA PENSAR...
terça-feira, 4 de outubro de 2011
NOTA INFORMATIVA I: Em uma semana, greve dos bancários paralisa 40% das agências

SÃO PAULO - A greve nacional dos bancários completou hoje uma semana. Nesta segunda-feira, os funcionários de Roraima aderiram ao movimento. Agora, bancários nos 26 Estados e no Distrito Federal já cruzaram os braços. De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), 7.950 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados estão paralisados, o que representa cerca de 39,6% do total do país.
Os bancários começaram a greve na última terça-feira (27), após a rejeição da proposta de reajuste de 8% apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que representa 0,56% de aumento real. “Queremos uma proposta decente para valorizar o trabalho dos bancários”, diz Carlos Cordeiro, presidente da Contraf
O Comando Nacional dos Bancários decidiu hoje que vai orientar os sindicatos a intensificarem as ações para mobilizar os bancários e ampliar a greve em todo país.
Entre as principais reivindicações da categoria estão um reajuste de 12,8% (aumento real de 5% mais inflação do período) e maior Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Para Cordeiro, a valorização do piso da categoria também é um ponto fundamental para o acordo. “Dados do Dieese mostram que o salario inicial dos bancários brasileiros é menor que o piso dos trabalhadores argentinos e uruguaios. Isso é um absurdo, uma vez que os bancos brasileiros estão entre os maiores e mais lucrativos do continente.”
Em São Paulo, os bancários decidiram hoje manter a greve. De acordo com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, 773 locais de trabalho foram paralisados e 26 mil trabalhadores aderiram ao movimento.
Fonte: Portal Valor Econômico por Carlos Giffoni
NOTA INFORMATIVA II: Horário de verão começa no dia 16 de outubro no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

O horário de verão vai começar no dia 16 de outubro e valerá para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A mudança de horário ocorre sempre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro. No ano passado, o horário diferenciado resultou na redução de 4,4% da demanda de energia no horário de pico entre o fim da tarde e o início da noite, quando o consumo é mais alto nas regiões onde o sistema foi adotado, de acordo com o Ministério de Minas e Energia.
O horário de verão é adotado sempre nesta época do ano por causa do aumento na demanda por energia, motivado pelo calor e pelo crescimento da produção industrial às vésperas do Natal. No verão, os dias são mais longos por causa da posição da Terra em relação ao Sol e a luminosidade natural pode ser mais bem aproveitada adiantando a rotina das cidades em uma hora.
Fonte: Agência Brasil por Sabrina Craide
segunda-feira, 3 de outubro de 2011
E COMEÇANDO A SEMANA...
Você acha que sabe tudo? Eu não sei. E pelo que já vivi, vejo que 120 anos não serão suficientes para eu aprender tudo.
Sócrates disse no passado: “Tudo o que sei é que nada sei”.
Mas há algo que precisamos buscar com afinco – não importa a idade que tenhamos. É compreensão.
Compreensão não significa ter conhecimento. É ter consciência das coisas de que precisamos para viver em paz com as pessoas. É o respeito. É dar a elas a liberdade de pensar, o direito de terem privacidade e escolha.
Compreensão é também desenvolver os nossos traços de caráter apropriados, e receber cada indivíduo com gentileza e alegria. Falta só um ponto importante a respeito da compreensão: ter alegria com as coisas que temos.
Os momentos que cometemos os maiores erros na vida foram aqueles em que não estávamos com a nossa consciência ligada, quando agimos inconscientemente, sem pensar e sem ponderar. Aqueles foram momentos de verdadeira tolice e bobeira.
É daí a grande precisão de aprender com tudo e com todos. Refiro-me às pessoas, aos fatos, aos bons livros. Aprender com tudo mesmo.
Aquele que pensa saber tudo já comete uma falha terrível. Mas o sábio reconhece quando não é capaz de entender, e se esforça à compreensão.
Por Abraham Shapiro - consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade.
Um forte abraço, tenha um ótimo dia e uma excelente semana!