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Bom dia meu caro, que ele seja muito positivo, produtivo e com trabalho de qualidade para você e seus companheiros!
Retomando o nosso trabalho de revisão dos PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE TRABALHO, hoje falaremos deste que bem executado propicia convicção para todos os envolvidos, tanto quem instrui quanto para quem recebe a instrução.
Afinal no seu dia-a-dia é muito comum você estabelecer este tipo de contato, seja com um companheiro do lado, de outro departamento, de outra unidade, com o cliente, com o motoqueiro, enfim, com uma gama muito grande pessoas.
Como o nosso espaço é curto e o objetivo dele é fazê-lo uma fonte de orientação para suas atividades diárias, vou deter-me mais na comunicação entre você, seus companheiros de setor e principalmente com os motoqueiros!
Segue:
1) Sempre que for passar uma instrução para alguém, seja um companheiro do lado, de outra unidade e principalmente a um motoqueiro, CERTIFIQUE-SE de que pessoa que receberá sua mensagem está em condições ideais para compreendê-las;
2) Para tanto tenha certeza de que o MECANISMO que você usará para esta comunicação, seja rádio, celular, skype, e-mail, etc, esteja em perfeito funcionamento, de maneira que a sua mensagem chegue precisa ao destino;
3) Ao passar sua instrução procure ser o mais CLARO e OBJETIVO possível, usando palavras simples e de fácil entendimento que tornarão sua mensagem rápida;
4) Terminando sua transmissão CERTIFICAR-SE de que a pessoa entendeu sua instrução, PERGUNTANDO se ela compreendeu ou se resta alguma dúvida a respeito;
5) Atente-se ao segundos de SILÊNCIO que acontecerão entre sua pergunta e a resposta da pessoa, pois neste momento você terá condições de AVALIAR se ela compreendeu ou não o que você pediu, pelo tempo que ela levará para respondê-lo;
6) Se ela DEMORAR de fato a responder é sinal de que não COMPRRENDEU o que você passou, logo, IMEDIATAMENTE repita a instrução e novamente pergunte se agora houve compreensão;
7) Se NOVAMENTE ela demorar a lhe responder, não perca mais tempo em repetir, solicite desta vez que ela REPITA o que entendeu ou escreveu do que você passou para ela;
8) Ao fazer isso você TERÁ CERTEZA de que a pessoa recebeu sua instrução CORRETAMENTE e PRINCIPALMENTE se fará o que você espera dela;
9) Ela REPETINDO com todos detalhes o que você instruiu, é sinal de que COMPREENDEU e vai realizar o que foi solicitado;
10) Mas se ela NÃO CONSEGUIR repetir sua instrução, MUDE O MECANISMO de comunicação, afinal o utilizado até momento não se mostrou eficaz;
É importante você ter ciência de que no seu dia-a-dia não pode haver espaço para equívocos, falhas, falta de entendimento, enfim, seja qual for a palavra correta para esta definição, não pode haver espaço para DÚVIDAS!
Porque existindo a dúvida fatalmente existirá o erro e, ele existindo pode ter certeza de que você ou alguém terão um retrabalho pela frente.
Um forte abraço!
7 comentários:
Viviane :Ciente
Ciente da informação.
Kellmer Pinheiro de Paiva
Ciente da informação
thiago souza
Bom dia
Ciente da Informação - (Amanda)
Bom dia à todos ...
ciente.
Thiago Leandro
Ciente da informação
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