
Março bate recorde de contratações na indústria paulista
Índice de Emprego da Fiesp/Ciesp registrou crescimento de 2,05%, sem ajuste sazonal, e abertura de 45 mil vagas, o melhor resultado da série histórica
Com a abertura de 45 mil novas vagas, representando crescimento de 1,37%, em relação a fevereiro, com ajuste sazonal, março deste ano apresentou o melhor resultado comparativo do nível de emprego desde julho de 2005, que marca o início da série apurada pela Fiesp e pelo Ciesp.
O dado sazonalizado aponta aumento de 2,05% frente a fevereiro. Em relação ao mesmo período do ano passado, o balanço também foi positivo, como demonstram os 36 mil postos abertos. No primeiro trimestre, 2010 já criou 79 mil postos de trabalho.
“Batemos um novo recorde neste mês, ele é o melhor março desde julho de 2005”, comemorou o diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Fiesp e do Ciesp, Paulo Francini.
O avanço expressivo do Índice se deve, sobretudo, ao setor de açúcar e álcool, que assiste à retomada da safra no interior paulista, explicou. “Dos 2,05% de aumento no emprego, 1,25% é decorrente do setor de açúcar e álcool”, disse.
Para Francini, o segmento continuará crescendo em abril e maio, depois deverá estabilizar até novembro. “O setor só vai sair de cena, mesmo, no final do ano”.
Segundo o diretor, em 2010 açúcar e álcool mostrou que sua sazonalidade foi alterada, pois as contratações começaram logo em fevereiro, diferente dos anos anteriores, em que as vagas começavam a surgir somente em março. Para ele, este comportamento será uma tendência nos próximos anos.
“As usinas estão dispostas a ficar o menor tempo possível paradas. E foi isto que antecipou o nível de contratação do setor, fato que deve se repetir nos anos seguintes”, ressaltou.
De acordo com Francini, restam cerca de 140 mil postos a serem preenchidos para que a indústria de São Paulo retome os níveis pré-crise. “Setembro é sempre o melhor resultado do Índice. Por isso, somente neste período é que teremos uma noção real de quantos empregos ainda temos que recuperar”, concluiu.
Fonte: FIESP
Observação:
Bom dia.
Trazemos esta informação para seu conhecimento afim de mostrá-lo que a economia do país continua em franca recuperação, logo, acreditamos que as perspectivas de novos negócios seguirão na mesma proporção. Mas se por um lado este tipo de informação nos anima, por outro trás uma preocupação, a perca de mão-de-obra, afinal, em tempos como estes sabemos que nossos profissionais são sempre requisitados ou mesmo candidatam-se para o preenchimento destas vagas!
Logo, devemos esforça-nos em propiciar um ambiente saudável e agradável para a manutenção do interesse dos nossos profissionais em nossa empresa. Bem como, agindo também na captação de novos profissionais, algo que poderemos exercitar nestes próximos dias, pois neste fim de semana colocamos um novo anúncio e, seremos a procurados por candidatos.
Sendo assim, lembre-se dessa nota quando estiver atendendo um funcionário, atendendo ou entrevistando um candidato, porque sua atuação fará toda diferença para a manutenção do equilíbrio da quantidade de profissionais que manteremos em nosso quadro funcionários.
Um forte abraço, tenha um bom dia e uma ótima semana!
13 comentários:
Bom dia !
Ciente
Bom dia!!!
Ciente da Informação
Allan Carlos
Bom dia!Ciente.
Thiago Souza
Bom dia!
ciente da informação
Bom dia!
(Amanda - Vl Olimpia)
Bom dia !
Unidade Taboão !
Bom dia a todos, ciente da informação
Bom dia!
Ciente das orientações.
Kellmer P. Paiva (Ipiranga)
Bom dia, Ciente !
Bom dia .
Bom dia e ciente da informação!
Bom dia!
Bom dia!
José Roberto.
Postar um comentário