Brucutu e Kid Tocaia: como lidar com os tipos mais difíceis no trabalho?
Continuando...
- Enigma: quando se sente magoado, ou ofendido, não fala. Fecha-se e amarra a maior “tromba” de propósito. Acha que o silêncio é uma forma de agressão, uma ofensa velada e, por mais que perguntem, vai dizer que está tudo bem, mas continuará com a cara amarrada.
Como lidar? Finja que não está vendo a “tromba”, e aja naturalmente. Não faça perguntas do tipo “o que aconteceu?” “Por que você está com essa cara?” “Eu fiz alguma coisa que te chateou?” Depois de um ou dois dias, a pessoa vai desistir e vai verbalizar o que a está incomodando.
- Frente-fria: pessimista e baixo astral. Acha que tudo vai acabar em acidente, em tragédia. Muitas vezes tem mania de doença. Só vê o lado ruim das coisas.
Como lidar? Não tente discordar dele, pois é isso que ele quer, para poder atacar com argumentos mais poderosos ainda. Isso vai alimentá-lo. Faça o oposto, concorde com ele. Assim, você encerra a conversa.
- Disk-problema: é primo do frente-fria. Reclama de tudo. Nunca está satisfeito com nada. Põe defeito em coisas e pessoas o tempo todo, por melhores que elas sejam. É o tipo chato que ninguém aguenta por perto.
Como lidar? Seja paciente e bom ouvinte. Não concorde nem discorde, apenas escute o que ele tem a dizer e tente não se estressar. Se você só ficar escutando, ele vai desistir de você.
Outros tipos
Além dos perfis listados acima, há ainda outros menos comuns, mas tão complicados como os anteriores. Dentre eles, Bruna cita o desligado (a) e a pseudo boazinha.
No primeiro caso, explica ela, o melhor a fazer é conversar com a pessoa e alertá-la que o seu comportamento pode afetar o desempenho da equipe. Já no segundo, é preciso ter paciência, pois caso alguém exploda com este tipo, pode virar o vilão da história, alerta.
Já Melina, da Ricardo Xavier, completa a lista com outros tipos bem problemáticos, como o fofoqueiro e o puxa-saco, que, segundo ela, devem ser observados com bastante atenção e, de maneira educada, evitados.
Por fim, lembram as consultoras, é necessário que as pessoas tenham humildade e aprendam a ouvir os outros e assim identificarem se não são elas os tipos insuportáveis da empresa. Afinal, diz Bruna: "ninguém é maravilhoso todos os dias".
Fonte: Gladys Ferraz Magalhães, InfoMoney
Um forte abraço e um ótimo fim de semana!
13 comentários:
Bom dia !
Ciente
Bom dia!
(Amanda - Vl Olimpia)
Bom dia a todos, ciente
Bom Dia!
Obrigado pelas dicas do nosso dia -dia.
Diogo Ferreira.
Bom dia a Todos!
essas postagens são importantes para distinguir até as pessoas q somos dentro da empesa, as vezes somos assim também sem maldade, po puxarmos isso de nossos pais ou convivencia com pessoas do tipo!
Jardir Martins Júnior
bom dia.
Kellmer P.Paiva (Ipiranga)
Bom dia!Ciente
Thiago Souza
Bom dia, Ciente !
Bom Dia!
Wellington Danilo
Vila Olimpia
Bom dia !
Unidade Taboão !!!
Bom dia, obrigado pelas orientações !
sem mas,
Dellano Lopes
Bom dia!
Postar um comentário