A diferença de eficiência e eficácia
Eficiência e eficácia são dois conceitos diferentes, porém muito relacionados, com isso, algumas vezes, ocorre confusão no entendimento e na diferenciação dos mesmos.
A eficiência envolve a forma com que uma atividade é feita, enquanto a eficácia se refere ao objetivo da mesma.
Eficiência trata de "como" fazer e não "do que" fazer. Trata de fazer certo a coisa e não de fazer a coisa certa.
Quando falamos em eficiência, estamos falando em produtividade, em fazer mais com o mínimo de recursos.
No mundo dos negócios, a eficiência é a capacidade de fazer o seu trabalho utilizando a menor quantidade de recursos (tempo, mão-de-obra, material, etc.) possíveis, ou de fazer mais coisas utilizando a mesma quantidade de recursos. Um funcionário eficiente é aquele que realiza uma tarefa da melhor forma possível.
Já a eficácia é um conceito relacionado à idéia de fazer as coisas de forma correta, atingindo o que se espera. Diz respeito aos objetivos propostos, a fazer bem feito.
A eficácia está relacionada à escolha de que caminho seguir.
Nos negócios, eficácia é escolher os melhores meios e produzir um produto adequado ao mercado.
Depois de escolhido o que fazer, fazer esta coisa de forma produtiva, acaba por levar à eficiência. Fazendo as coisas de maneira eficiente e eficaz, teremos os melhores resultados.
E a melhor forma de diferenciar a eficiência da eficácia é vendo o vídeo abaixo:
10 comentários:
Bom dia!
(Amanda - Vl Olimpia)
Bom Dia!
Wellington Danilo
Vila Olimpia
Bom Dia!
Diogo Ferreira ,ótimo video!
Mostra com transparencia a diferencia de um para o outro.
Bom dia !
Bom dia, obrigado pelas orientações !
José Dellano
Bom dia
Ciente da informação
Allan Carlos
Bom dia!
José Roberto.
Bom Dia!
Bom dia a todos !
Bom dia.
Pena que o video não abriu.
Kellmer P.Paiva (Ipiranga)
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