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Consumidores brasileiros exigem rapidez e preparo no atendimento
“São dois fatores principais que ainda incomodam os consumidores no País: o tempo gasto esperando o atendimento ou para obter as soluções finais e a falta de conhecimento dos atendentes.
Reconhecemos os esforços das empresas para melhorar a qualidade, mas os consumidores continuam querendo mais avanços nesses quesitos”, afirmou René Parente, gerente sênior da prática de CRM (Customer Relationship Management) da Accenture Brasil, durante o Fórum de Excelência em Serviços – A verdadeira obsessão pelo cliente, promovido pela Amcham-São Paulo, na semana passada.
O levantamento da Accenture, segundo Parente, indica os aspectos do atendimento que são mais valorizados pelos clientes no País, características que devem ser observadas pelas organizações e pelos profissionais que formam a frente de atendimento ao cliente.
São eles:
a) Gerais: redução do tempo de espera, inclusive na resolução das ocorrências; atendimento disponível em horários adequados e em diversos canais; disponibilização de algumas formas de solução sem necessitar de contato direto com atendentes e objetividade das informações enviadas por escrito.
b) Atendentes: mais conhecimento técnico sobre produtos, serviços e histórico dos clientes e abordagem educada e gentil. Diferentemente de outros anos, a edição atual da pesquisa captou uma mudança no comportamento do consumidor. “Até então, o brasileiro abria a mão da qualidade para ter preços menores, mas com a ascensão das classes, os novos entrantes passaram a exercer uma pressão maior pela excelência e a disposição para pagar um pouco a mais para ter bons serviços”, explicou Parente.
A sondagem da Accenture foi realizada em 2009 e ouviu 5.900 consumidores em 14 países desenvolvidos e emergentes (Reino Unido, Canadá, Estados Unidos, França, Alemanha, Espanha, Itália, Austrália, Japão, Brasil, Índia, China, México e Cingapura). Eles avaliaram diversos setores da economia – bancos, companhias aéreas, energia, eletrônicos, planos de saúde, logística, portais da internet, telefonia fixa e móvel, TV a cabo e satélite e varejo.
Na comparação com os demais países, o Brasil se encontra na média no que diz respeito à qualidade do atendimento, entretanto, o maior desafio está na capacitação da mão de obra. “A formação dos profissionais chama atenção pelo lado negativo”, concluiu Parente.
Fonte: www.consumidormoderno.com.br, Qui, 23 de Setembro de 2010 16:39
10 comentários:
Bom dia, Ciente!
Bom dia, obrigado pelas orientações !
Sem mas,
Dellano Lopes.
Bom dia!!!
Ciente das informações
Allan Carlos
Bom dia !!!
Unidade Taboão !!!
Bom dia a todos !
Bom dia!!! Adriano reis
DanielLuz
Unidade Taboao
Bom Dia !!!
Bom dia!
Kellmer P.Paiva (Ipiranga)
Bom dia.
Obrigado pelos esclarecientos.
(Deilson Santos)
Bom dia !
Ciente
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