Assertividade e Autoconhecimento
Algumas pessoas não utilizam a assertividade em sua comunicação porque pensam que, afirmando os seus desejos e intenções, podem ser rejeitados. Se você se vê assim, precisa transformar a sua auto-estima de negativa ou baixa para uma auto-estima equilibrada; lembre-se que sempre é possível mudar crenças e valores. Tenha em mente que a assertividade pode caminhar com a cooperação; como exemplo, você não precisa depreciar ou menosprezar o outro em uma negociação.
Ser assertivo é ser, também, empático. O assertivo de verdade combina alta capacidade assertiva com equilibrada agressividade, construindo, assim, relações positivas, pois gera maior credibilidade com todos da equipe. Não é necessário e nem se deve invadir o espaço do outro para ser assertivo. Você favorece seus contatos sociais quando a outra pessoa percebe que você a respeita, mesmo tendo opiniões diferentes daquelas expressadas por ela.
Um ponto importante é que todo profissional assertivo é comprometido com suas metas e escolhas, por isso aumenta suas chances de crescer em sua carreira. Sabe conduzir relações interpessoais de forma positiva, não somatizando doenças, engolindo os famosos “sapos”. Saiba controlar a sua ansiedade e administrar as suas emoções. Quem tem a ganhar é você mesmo. Se você não é assertivo o bastante, basta confiar na sua capacidade de transformação e ser persistente. Busque sempre o autoconhecimento!
Por Luisa Gubitosi de Medeiros - Grafoanalista e consultora de Recursos Humanos com 14 anos de experiência com maior ênfase em Seleção de Pessoal, Levantamento de Potencial (treinamento) e direcionamento de carreira. Ministra cursos de Grafologia (In Company).
Um forte abraço e tenha um ótimo dia!
8 comentários:
Bom dia
Bom dia!
(Amanda - Vl Olimpia)
Bom dia !
Unidade Taboão !
Bom Dia!
Wellington Danilo
Vila Olimpia
Bom dia a todos!
BOm dia, obrigado pelas orientações !
Sem mas,
Dellano Lopes.
Bom dia,ciente
Boa Tarde , Diogo Ferreira.
Postar um comentário