É natural que nos sintamos desconfortáveis com a mudança quando ela não foi desejada por nós. Quando a mudança é aquela que pedimos ou desejamos, tudo bem. Mas quando ela vem sem esperar ou contrariando nossos interesses, o nosso sofrimento é naturalmente grande.
Muitas pessoas reagem de forma quase irracional à mudança. Não se conformam, não procuram entender as razões e desenvolvem um sentimento de perseguição e oposição total, assumindo atitudes negativas a ponto de serem vistas como empecilhos que devam ser removidos do caminho. É preciso reagir com equilíbrio em tempos de mudança.
Nunca como nos dias atuais as empresas passaram por tantas mudanças. São fusões e aquisições, incorporações, mudanças no time de gestão em que toda a diretoria é substituída de uma só vez e, muitas vezes, ocorre a chegada de pessoas estranhas à empresa e às vezes ao próprio setor.
Vencerão nessas horas aqueles que ajudarem a mudança a ocorrer da forma menos traumática possível e não os que se posicionarem dificultando a adaptação dos novos dirigentes ou colaboradores.
Nesses momentos uns perdem poder, outros ganham e muitas vezes os antigos perdedores são os novos ganhadores e vice-versa. Vejo que nessas ocasiões muitas pessoas são dispensadas sem nenhum motivo técnico ou por competência administrativa e sim porque não foram capazes de aceitar uma situação irreversível de mudança, que na maioria das vezes não as prejudicaria e poderia até beneficiá-las no médio prazo.
Vejo também situações em que alguém é prejudicado por tomar as dores de um colega de forma puramente emocional. E já vi casos em que se instala uma verdadeira guerra surda dentro da empresa com consequências danosas para todos os lados, sem que haja ganhadores.
Assim é preciso compreender que estamos em tempos de mudança: mudam acionistas, controladores e dirigentes. Todo equilíbrio é necessário nessa hora para que não deixemos a emoção dominar a razão. Porque isso ocorrendo, ao invés de participar das mudanças, você pode tornar-se uma das mudanças!
Pense nisso. Sucesso!
Por Dr. Luiz Marins - Antropólogo e conselheiro de empresas.
Tenha um ótimo dia e uma excelente semana!
11 comentários:
Bom dia !
Ciente
Bom dia !!! Jorge Alexandre Afonso
Bom dia,ciente
Bom dia !
Unidade Taboão !
Bom Dia!
Wellington Danilo
Vila Olimpia
Bom dia, obrigado pelas orientações !
Sem mas,
Dellano Lopes.
Bom dia!
(Amanda-Vl Olimpia)
Bom dia.
Bom dia a todos !
BOA NOITE, DIOGO FERREIRA.CIENTE DAS INFORMAÇÕES.
Diogo Ferreira, boa noite, eu confio no meu futuro.Ciente das informações obrigado.
Postar um comentário