Bom dia!
A postagem que iniciamos a semana chamava atenção para a necessidade de o profissional ter preparo para exercer sua profissão, pois na falta deste ele fica suscetível à própria “sorte”, levando-o a se apegar a qualquer coisa que lhe traga segurança, como horóscopo, amuletos, crenças, etc, etc, porque em seu interior não há algo consistente que o mantenha seguro.
Pois bem, na esteira do que foi dito na postagem anterior, deixamos hoje 3 dicas importantes para quem busca preparar-se melhor, reunir conhecimento, colhidas num texto do Dr. Carlos Faccina*, as quais entendemos serem de grande valia e, que não necessitam de grandes investimentos financeiros para colocá-las em prática, pelo contrário, bastam apenas vontade e atitude (ação).
Confira:
1. Leia e estude – jornal, livros, internet, revistas… o mundo está repleto de experiências documentadas, que foram vividas por tantas pessoas. Lá você encontra um mundo adormecido com pistas seguras de quem já superou obstáculos que agora se apresentam na sua frente. Lá você terá prazer de reconhecer sentimentos e emoções que falam diretamente ao seu coração. Revelam-se novidades e brechas de luz nos textos que nos iluminam a alma. A leitura deve ser um item obrigatório da sua agenda profissional;
2. Escreva – este é um dos maiores desafios do profissional hoje em dia. Saber, mas não conseguir se expressar, é o mesmo que um carro sem volante. Pressupõe a presença de uma bagagem de argumentos colocados de forma ordenada para alcançar um objetivo claro de entendimento. Ter opinião (ser contra ou a favor, argumentar, entender o contraditório) e conhecer profundamente a língua portuguesa para transmiti-la são ingredientes básicos da receita do bom profissional;
3. Converse – neste mundo de redes sociais ainda a ser plenamente desvendado, precisamos resgatar a importância do relacionamento humano (relacionamento vivo feito entre duas pessoas que se olham e reconhecem a existência mútua, repleta de imperfeições). Em casa, entre os amigos e no trabalho, conhecer o universo humano e saber lidar com ele, compreendendo e respeitando o outro, é uma dádiva que abre portas, soluciona problemas, cria e fortalece laços na vida e na carreira.
Por fim, esses três passos levam ao quarto: a formação do conhecimento, num ciclo que considera beber em várias fontes, digerir em forma de argumentos próprios e opiniões e saber expressar essa sabedoria em benefício de um projeto pessoal e profissional de sucesso. Tudo isso, respeitando quem você é, sendo feliz num mundo vivo de pessoas diferentes e maravilhosas.
Um forte abraço e tenha um ótimo dia!
*Dr. Carlos Faccina é Mestre e Doutor. Professor Universitário e Conferencista reconhecido nas principais Escolas de Negócio e Eventos, é autor de artigos e livros sobre gestão e carreira. Trabalhou na Nestlé por mais de 20 anos, onde ocupou a Direção de Recursos Humanos e Assuntos Estratégicos e Públicos. Preside a Intuitiva Bussines e é professor da FAAP e da BSP.
7 comentários:
Bom dia!
(Amanda - Vl Olimpia)
Bom dia a todos!
Ciente e grato pelas orientações
Fabio Deloitte
Bom dia !!! Jorge Alexandre Afonso
Bom dia.
Bom dia, obrigado pela orientação.
bom dia obrigado pelas orientações !
Sem mas,
Dellano Lopes
Boa Tarde !!!
Postar um comentário