
Se você, com energia, busca remar e motivar seus amigos a fazer o mesmo, está agindo com resiliência. Se, contudo, preferir resmungar, reclamar e buscar culpados, está optando pelo time dos desistentes.
Resiliência é um termo que vem da física, e que representa a capacidade que os materiais têm de retornar ao seu estado original depois de serem submetidos à pressão ou deformação. Uma bola de borracha, por exemplo, volta rapidamente ao seu estado normal depois de pressionada, portanto, é um material resiliente. Em gestão de pessoas, resiliência significa quase a mesma coisa; ela representa a capacidade que as pessoas têm de superar adversidades com resultados satisfatórios, porém, nunca retornando ao seu estado normal, pois se isso acontecer significa que não aprendemos nada com a situação.
Portanto, resiliência é a capacidade de transformar problemas em soluções criativas, e ainda aprender com eles.
Segundo estudos conduzidos por Paul Stoltz, a resiliência é um dos principais segredos dos profissionais de sucesso, porque nos permite enfrentar, processar e solucionar os problemas e dificuldades que surgem inesperadamente no dia-a-dia. Ainda segundo Paul Stoltz, existem três tipos de profissionais:
Desistentes: Pessoas com as quais não podemos contar. Que acreditam que as coisas não vão dar certo, e normalmente se posicionam como vítimas da situação. Adoram contaminar as outras pessoas com seu pessimismo e insatisfação. Quando há um novo projeto, desaparecem. Aproximadamente 10% das pessoas estão neste grupo;
Campistas: Pessoas que preferem permanecer na Zona de Conforto. Pessoas que cumprem muito bem suas obrigações, mas não provocam mudanças. Participam de mudanças quando solicitadas a fazê-lo, mas não as provocam. Um dos principais problemas do campista é que em dias de grande stress ou adversidade, corre o risco de tornar-se desistente. Aproximadamente 80% das pessoas fazem parte deste grupo;
Alpinistas: Pessoas que encaram problemas como desafio. É a pessoa que enfrenta os problemas de frente, que gosta de buscar melhores formas de fazer o mesmo, que tem foco na solução. É alguém que não sofre nem se conforma com o ambiente, mas trabalha para modificá-lo quando necessário. Aproximadamente 10% das pessoas fazem parte deste grupo.
Em que grupo você está? Em que grupo você quer estar?
Resiliência é uma das principais características de equipes de alto desempenho, porque em vez de reclamar daquilo que não gostam ou não concordam, seus integrantes focam no resultado e cooperam entre si para torná-la a equipe que eles gostariam que fosse. E para que isso aconteça, eles se fazem duas perguntas bem simples:
Reclamar ajuda? O que eu posso fazer para ajudar a resolver ou melhorar esta situação?
Experimente usá-las em seu dia-a-dia…
Por Marco Fabossi - Conferencista, Escritor, Consultor, Coach Executivo e Coach de Equipe, com foco em Liderança.
Tenho um ótimo dia e uma excelente semana!
7 comentários:
Bom dia
Obrigado pelas orientações.
Sem mas.
Bom dia. Diogo Ferreira. Sem hipocrisia tento me encaixar no alpinismo, e se alguem achar que não estou pode ter certeza que estou trabalhando para estar, Obrigado.
Bom dia.
Obrigado pelas orientações.
Sem mas.
Deilson Santos (Vila olimpia)
Bom dia.
Alpinista sempre.
Boa Tarde.
ALPINISTA =
Competencia,Habilidades,e que busca Desafios E Que Saiba Lidar Com a Diversidade,e com problemas cara a carasem nem uma dificuldades
EU DANIELA QUERO SIM SEMPRE FAZER PARTE DESSE GRUPO... SEMPE
Bom dia!
Amanda - Vila Olimpia
ciente.
Postar um comentário