segunda-feira, 1 de novembro de 2010

COMEÇANDO A SEMANA...

                                             

                                                O EFEITO PLACEBO

Placebo é um falso remédio. Algo que não tem qualquer benefício medicinal. Um placebo ajuda o paciente somente porque alguém cria uma expectativa sobre os seus resultados. Por isso, é amplamento usado em pesquisas. Exemplo: se for dito a um paciente que uma pílula de açúcar é alguma nova droga maravilhosa - sem que saiba tratar-se de açúcar, é claro -, ele freqüentemente fica melhor. A pílula de açúcar não tem benefício algum. Mas o paciente esperou que acontecesse. Então aconteceu.

Em um estudo prático foi dada morfina a alguns pacientes pós-cirurgia. A outros, foi dado um placebo que eles pensavam ser morfina. Surpreendentemente, 52% dos pacientes que receberam morfina relataram o alívio das dores, e 40% dos pacientes que receberam o placebo também relataram o alívio. O placebo foi quase tão eficiente quanto a morfina.

Como parte de um estudo começado na Universidade de Harvard, em 1961, foi dado aos alunos um teste psicológico que media atitudes. Os alunos foram colocados em três grupos: os que tinham uma visão positiva sobre a vida, os que tinham uma visão negativa, e aqueles cujas atitudes perante a vida eram neutras.

Usando o grupo neutro como controle e dividindo as variáveis como dieta, acidentes e fumo,  os pesquisadores descobriram algo instigante. Durante o período seguinte de 25 anos, somente dois alunos com uma visão positiva sobre a vida morreram prematuramente. Do outro lado, dezoito dos alunos com uma visão negativa sobre a vida morreram prematuramente.

Uma interpretação possível dessa pesquisa é: "Você tem nove vezes mais chances de morrer prematuramente mantendo uma visão negativa sobre a vida". Portanto, faça a sua escolha.

Na esfera corporativa, chamo a sua atenção para observar quais são as inspirações das pessoais. Elas tendem a ser positivas, neutras ou negativas? O que for possível ser feito para que tendam para positivas deve ser feito. O bom ânimo já é meio caminho andado para a busca de qualquer ideal e objetivo. Invista nisso, e jamais no contrário.

Por Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade.


Um forte abraço e um ótimo dia!


9 comentários:

Wellington Danilo disse...

Bom Dia!

Wellington Danilo

Vila Olimpia

dellano silva lopes disse...

Bom dia, obrigado pelas orientações !

Sem mas,

Dellano Lope.

Anônimo disse...

Unidade Alphaville

Daniel Luz

Bom Dia !!!

Anderson Souza disse...

Bom dia, Ciente!

Anônimo disse...

bom dia! Compreendido.

Anônimo disse...

Bom dia!
José Roberto.

Amanda disse...

Bom dia a todos!
(Amanda - Vl Olimpia)

Anônimo disse...

Bom dia !! Jorge Alexandre Afonso

Anônimo disse...

Bom dia!compreedido.