
A ROUPA FAZ DIFERENÇA
São muitas as empresas que fornecem uniforme aos funcionários hoje em dia. Mas há aquelas que ainda deixam o traje à livre escolha de cada um.
É a esse respeito que o Flávio Kanenko encaminhou uma pergunta na qual ele diz: “Sr Shapiro. A roupa que eu uso no trabalho fará alguma diferença nas minhas perspectivas de crescimento na empresa em que trabalho?”
Bem, Flávio, sua pergunta é complexa.
O fato é que você está sendo avaliado o tempo todo. Todos nós estamos.
Tudo o que faz parte de nós revela importantes informações de quem somos aos outros. O modo como nos vestimos, nosso modo de dirigir um veículo no trânsito, o que falamos, as expressões mais usuais, o que comemos, bebemos, etc. Quem convive conosco observa tudo isso, e depois nos julga e constrói uma opinião.
É importante ter consciência deste fato e cuidar para não sair de uma média socialmente aceitável, de forma a colher frutos amargos.
A Carla é funcionária de uma empresa. É exemplar, conduz bem sua equipe, é alegre e prestativa. Mas veste-se de um modo que, de cara, todos estranham. Ela é autêntica, eu diria. Aliás, autêntica demais. Para mim, pessoalmente, isto não é problema. Mas outro dia, numa ocasião em que se ofereceu a alguns funcionários a oportunidade de comporem uma equipe que faria uma apresentação da empresa a um grupo de investidores estrangeiros, ela foi excluída justamente por causa de seu modo “estranho” de se vestir. Todos foram unânimes em supor que existia o risco dela trajar-se de modo inadequado ao ambiente do evento e acabar sendo negativo para o grupo. Ninguém teve cara de pau suficiente para “dar um toque” a ela. Resultado: ela ficou de fora.
O que somos e como nos portamos fazem, sim, toda a diferença no trabalho.
Ficar atentos a isso garante que as avaliações de todos a nosso respeito sejam mais positivas e não tenhamos barreiras além das usuais ou naturais para o progresso na carreira por onde desejamos encontrar sucesso.
Reconheça os sinais que você transmite às pessoas e tente melhorá -los. Você não pode impedir que os outros façam julgamentos, mas pode influenciá-los conscientemente a seu favor. Comece adotando, pelo menos, um estilo mais elegante e jamais questionável ou duvidoso.
Por Abraham Shapiro - consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade.
Um forte abraço, tenha um ótimo dia e uma excelente semana!
11 comentários:
Bom dia !
Ciente
Bom dia!!
Bom dia!
Amanda - Vl Olimpia
Bom Dia!
Wellington Danilo
Bom dia, obrigado pelas orientações !
Sem mas,
Dellano Lopes.
Bom dia...
Bom dia !
Unidade Taboão !
Bom dia !
Unidade Taboão !
Bom dia,ciente
Bom dia !!! Jorge Alexandre Afonso
Bom dia a todos!
Postar um comentário