Bom dia meu caro, mais uma semana se inicia e com ela renova-se a esperança de vitórias, de conquistas no âmbito pessoal e também no profissional, não é verdade? Sendo assim, deixo abaixo um texto muito interessante, que traz a baila um tema polêmico, mas ao mesmo tempo intrigante, por isso, "abra" a sua mente e reflita a respeito. Tenha um bom dia e uma ótima semana!
Segue:
Feio não é ser ambicioso, feio é ser ganancioso. Vamos ver mais detalhadamente a diferença entre um e outro.
Já palavra ambição vem do Latim - ambitione - e quer dizer "desejo veemente de fortuna, de glória, de honrarias, de poder." Até aí nada demais. Afinal, quem não quer?
Já desmistificamos e vimos que a ambição no nível certo faz parte de nossa natureza e pode e deve ser usada para alavancar nossa carreira. Vamos ver mais detalhadamente como.
Alie ambição a outras qualidades. Somente a ambição não ganha jogo. Os ambiciosos costumam ser mais assertivos, querem fazer valer sua opinião, mas é preciso trabalhar outros pontos como sua autopercepção e também prudência. Sim, prudência e autocontrole, cuidando para não sair dos limites e se tornado um sujeito que só pensa em si, e no seu mundo, o que acaba lhe tornando uma pessoa desagregadora e egoísta.
Foco no controle emocional. Outra forma de medir o grau de ambição e saber se ela está sendo prejudicial ou não a sua vida é através de suas emoções. Ambição em excesso nos deixa angustiados, extremamente ansiosos e querendo tudo para ontem. Calma, tudo tem o seu tempo. Sua carreira é como uma estrada que para ser bem pavimentada e segura necessita de planejamento e visão de longo prazo, construção de bons valores e noção de ética na sua área de atuação.
A ambição é sua. Vivemos em um mundo onde beleza, status, poder e dinheiro são muito valorizados. Muito cuidado para não ser levado a criar o que chamo de "Ambição de Revista", ou seja, pautamos nossos desejos pelo o quê os outros são. Quero ser tão bonito quanto fulano, queria ter a carreira que sicrano tem, e por aí vai. Pense em quais são realmente as suas ambições genuínas, o que realmente você deseja SER, pois o TER é conseqüência do que você é e do que construiu ao longo de sua carreira. Crie uma base forte, aprimore sempre seus dons e competências, afinal mais difícil do que ter é manter o sucesso.
Paulo Araújo é palestrante de motivação e vendas e escritor. Autor de "Desperte seu Talento – dicas essenciais para a sua carreira" - Editora EKO, entre outros livros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário