segunda-feira, 21 de novembro de 2011

MENSAGEM PARA A SEMANA...


O javali e a raposa

Uma raposa passeava calmamente pela floresta e até estranhou que tudo estivesse tão tranquilo.  Não se podia ouvir nenhum animal brigando com outro pela fêmea ou ara disputar territórios, não havia barulho nem movimentação de caçadores por perto e até os filhotes pareciam ter resolvido dar um descanso aos ouvidos dos habitantes da mata.  A raposa mal podia acreditar:

- Ah, que dia maravilhoso!  Quanta tranquilidade! – disse para si mesma, sentindo os raios de sol por entre as árvores.

Toda aquela paz não poderia durar muito mesmo.  A raposa ouviu um barulho de algo que raspava nas árvores e logo encontrou o javali, que afiava suas grandes presas, esfregando-a vigorosamente contra os troncos.

- Como você é bobo – comentou a raposa. – Para que ter todo esse trabalho se a floresta está numa calmaria só e não há nem sinal de caçadores ou outros inimigos?

O javali olhou de lado para a raposa, sem interromper seu trabalho, e lhe respondeu:

- Pode parecer perda de tempo e talvez você até esteja certa, mas quando a minha vida e minha família estão em jogo, tenho de estar sempre pronto.  Quando o inimigo atacar posso não ter tempo suficiente para afiar as presas.

Mora da história:

Essa pequena fábula ilustra bem dois tipo de comportamentos distintos e também encontrados no ser humano, veja:

1)    O de acomodação, que leva a pessoa a relaxar num momento de tranquilidade ou calmaria, deixando-a despreparada para ação rápida quando necessário, levando-a a cometer erros primários por causa do relaxamento e, se surpresas ou imprevistos que surgirem, estes tomarão proporções ainda maiores porque ela não estava preparada para eles;

2)     O de concentração, que leva a pessoa ficar sempre em estado de alerta, deixando-a preparada sempre para a ação rápida quando necessário, levando-a a evitar cometer erros primários devido ao seu estado de prontidão e, se surpresas ou imprevistos surgirem, estes serão rapidamente absorvidos e resolvidos, porque sua condição lhe permite respondo à altura destes;

Como é de seu conhecimento estamos dentro do período mais intenso do nosso segmento, o qual não podemos dar-nos o luxo de conduzir nossos dias com o primeiro comportamento (raposa) como padrão, por mais tranquilo que alguns destes dias possam parecer.

Trabalhe sempre tendo o segundo comportamento (javali) como padrão, pois se todos adotarmos esse comportamento, juntos atravessaremos este período com sucesso e, colheremos os frutos dessa postura coletiva correta.

Pense nisso.

Um forte abraço, tenha um ótimo dia e uma excelente semana!

21 comentários:

Viviane disse...

Bom dia !

Ciente

Anônimo disse...

Bom dia,

Ciente e Grato.


Allan Carlos

Anônimo disse...

Bom dia , Diogo Ferreira, Obrigado pela orientação .

Anônimo disse...

Muito boa analogia com a vida real, quando se trata do sustento de nossa família e da preservação de nossa vida, temos que estar sempre prontos para batalhar tendo muito cuidado com a zona de conforto! (Júlio Rojas).

Anônimo disse...

Bom dia a todos !

Ciente e grato pelas orientações

Anônimo disse...

Bom dia.

Obrigado pelas orientações.

Deilson silva (Chacara Sto Antonio)

Roberto Cardoso disse...

Bom dia,ciente

Anônimo disse...

Bom dia ! Jorge Alexandre Afonso

Daniel Luz disse...

bom dia !!!

Anônimo disse...

Bom dia !

Ciente.

Thiago Souza

Daniel Sena disse...

Bom dia a todos.

Anônimo disse...

Julio Rojas ciente.

Anônimo disse...

Júlio Rojas ciente.

Anônimo disse...

Júlio Rojas ciente.

Anônimo disse...

Júlio Rojas ciente.

Anônimo disse...

Victor Diamantino, Bom Dia Obrigado pela orientação.

Anônimo disse...

Diogo Ferreira.Bom dia, Obrigado pela orientação ,e temos sim que ficarmos prontos e preparados todas as horas não so qdo nos é conveniente.

Anônimo disse...

Júlio Rojas ciente.

Anônimo disse...

Bom Dia, Victor Diamantino Unidade ABCD. Obrigado Pela Orientção.

Anônimo disse...

Bom dia , Diogo Ferreira, obrigado pela orientação .

Anônimo disse...

Júlio Rojas OK.