segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

MENSAGEM PARA A SEMANA...


Aprendendo a aprender

A Fundação Luiz Almeida Marins Filho tem como foco, de acordo com seus estatutos, Ensinar a Aprender. Essa é a nossa missão e nosso foco. É assim porque acreditamos que a coisa mais essencial que devemos ensinar nos dias de hoje é justamente “ensinar a aprender”.

Uma pessoa que não seja um eterno aprendiz não terá sucesso no mundo de hoje. A velocidade da mudança, o ciclo de vida curto dos produtos, a crescente exigência dos clientes e a concorrência global em que estamos inseridos, exigem de nós uma disposição constante para aprender, para mudar nossos conceitos, nossos hábitos e nossa forma de agir. Nunca como hoje, ter uma atitude de aprender foi tão essencial para o sucesso pessoal e profissional.

Hoje, uma pessoa pode ser considerada “velha” apenas quando ela perde a vontade de aprender. Pessoas que mantêm acesa a chama de aprender não envelhecem, pois suas cabeças continuam jovens.

Não há desculpa para que uma pessoa fique parada e não se desenvolva. Existem muitas bibliotecas, revistas e jornais em profusão, a internet está em quase todos os lugares e com fácil acesso.  Fora isso, há dezenas de outras oportunidades - cursos, palestras e mesmo canais de televisão com excelente conteúdo. É preciso nunca perder a vontade de aprender e de se expor a novos conhecimentos e experiências de alto valor. Não podemos jogar a toalha dizendo que “não temos mais o que aprender” e que isso é só para os mais jovens. Até mesmo a medicina tem nos ensinado que manter o cérebro ativo é essencial para uma boa saúde mental.

Para aprender a aprender é preciso criar hábitos saudáveis de leitura, de anotação, de curiosidade pelo saber. O hábito se forma pela repetição e isso exige algum esforço. Quanto mais você ler, mais desejará ler. Quanto mais você aguçar sua curiosidade e ir atrás do conhecimento, mais sentirá prazer em estudar. Quanto mais participar de cursos, palestras e seminários mais sentirá vontade de participar, pois terá motivação para vencer a preguiça e a acomodação.

O século XXI é o século do conhecimento. Dedique-se a aprender a aprender. Seja um eterno aprendiz. Pense nisso. Sucesso!

Por Dr. Luiz Marins - Antropólogo e conselheiro de empresas.

Um forte abraço, tenha um ótimo dia e uma excelente semana!


14 comentários:

Viviane disse...

Bom dia !

Daniel Luz disse...

bom Dia !!!!!!!!

Anônimo disse...

Bom dia.

Obrigado pelas orientações.

Sem mas.

Deilson (unid. Vila olimpia)

Daniel Sena disse...

Bom dia a todos.

Eloiza disse...

Bom dia, Ciente...

Anônimo disse...

Boa tarde, Diogo Ferreira. Tudo se renova, tudo mesmo. Somente a palavra de deus continua sendo a mesma então o melhor é sempre estar se atualizando,sempre aprendendo mais em todos os sentidos pessoal , profissional.

Anônimo disse...

Júlio Rojas, ciente. Mto boa postagem e que palestra (reuniao), dispensa comentario, mto boa!

Anônimo disse...

Bom dia Jorge Alexandre !!!

Anônimo disse...

Bom dia Joana

Anônimo disse...

Julio Rojas, ciente. Obrigado.

Anônimo disse...

Bom Dia!Obrigado pela Orientação!
Victor Diamantino.
Metropole ABCD!

Anônimo disse...

Julio Rojas, ciente.

Anônimo disse...

Julio Rojas, ciente. Obrigado!

Anônimo disse...

Diogo Ferreira. Boa tarde, ciente.