sexta-feira, 16 de março de 2012

E encerrando a semana… A Lei da Deterioração

Bom dia.

Existe o relato sobre um experimento feito com rãs e uma vasilha com água, o qual deixa uma lição interessante e, hoje a dividiremos com você. Ele ilustra e fundamenta a Lei da Deterioração.

Ele constatou que, se você pegar uma rã e jogá-la em uma vasilha com água fervendo, ela baterá na água e instantaneamente saltará para fora, porque a situação nova e inesperada atiçará seu instinto de sobrevivência e fará com que ela reaja desta maneira.

Mas se você pegar a mesma rã e jogá-la dentro de uma panela com água fria, colocar a panela no fogão e aquecer a água aos poucos, sabe o que acontecerá? A rã vai relaxar e, permanecerá desta maneira por muitos minutos ali imóvel, parada, sem nenhuma reação, até que a água ferva e cozinhe-a literalmente, levando-a a morte.

Qual proveito ou lição podemos tirar desse experimento?

Traçando um paralelo com a vida é muito simples, ela acontece aos poucos. Como a rã, podemos relaxar e, de repente, quando percebermos a verdade, será tarde demais. É necessário termos consciência do que está acontecendo ao nosso redor, perceber essas as mudanças e reagir rapidamente à elas, sob pena de não termos outra oportunidade.

Por exemplo, se você acordasse amanhã 20kg mais gordo, ficaria preocupado? Claro que sim. Você telefonaria para o hospital gritando: “Socorro, estou gordo!” Mas, quando as coisas acontecem gradualmente – um quilo este mês, outro quilo no próximo -, tendemos a relaxar.

Outro exemplo, quando, num só dia, você gasta um pouco além do previsto em seu orçamento, não é lá grande coisa. Mas, se você fizer a mesma coisa no dia seguinte e no outro também, terminará com um grande prejuízo, correto? Um pouco hoje, outro pouco amanhã… e, quando você percebe, já era! Eis um prejuízo e aí não adiantar se perguntar: ”O que aconteceu?”.

A vida é uma somatória de atos, fatos e processos. Uma coisa SE SOMA a outra. O experimento da rã nos ensina que é preciso observar as tendências. Ou seja, pergunte-se todos os dias: “Para onde estou indo? Será que estou mais em forma, saudável, feliz, próspero, ou melhor, profissional do que estava no ano passado?”.

Se a conclusão for não, é melhor você tomar já uma atitude, iniciar uma mudança nas suas ações, visando mudar esse cenário o quanto antes, evitando assim a morte lenta dos seus objetivos.

Em poucas palavras: não dá para ficar parado. Ou bem você está ganhando ou está perdendo.

Pense nisso.

Tenha um ótimo dia e um excelente fim de semana!


7 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia !

Thiago Souza

Daniel Luz disse...

Bom Dia !!!

Daniel luz ..

Anônimo disse...

Boa tarde,Diogo Ferreira, Obrigado pela orientação,não ficarei parado esperando o pior.

Anônimo disse...

boa tarde, Diogo Ferreira, obrigado pela orientação, não ficarei parado esperando o pior.

Eloiza disse...

Boa Tarde!

Ciente.

Sérgio Vieira disse...

otima postagem, conteudo muito interessante

Anônimo disse...

Julio Rojas ciente, uma postagem melhor que a outra!