quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

COMPREENDA PARA SER ENTENDIDO!


Bom dia meu caro!    Quinta-feira, seguimos a passos largos para o término da semana, depois de termos superado com louvor um dia difícil como o de terça-feira, temos a possibilidade de construir no dia de hoje um mais vitorioso ainda!


Para ajudá-lo nesta tarefa hoje trago um texto interessante, o qual acreditamos que lido com atenção lhe trará um contribuição poderosa para atingir esse objetivo, porque se há uma prática muito usual no seu trabalho é a comunicação com Clientes e funcionários, logo, quanto melhor você praticá-la, melhor será o resultado de seu trabalho!

Um forte abraço!

Segue: 

Por Karen Jardzwski  

Em uma rápida análise, sem base científica alguma obviamente, cheguei à conclusão de que grande parte dos problemas que temos está relacionada à comunicação – ou à falta dela. Seja em casa, no trabalho ou entre amigos, é comum que uma palavra ríspida, uma informação errada ou um e-mail escrito apressadamente sejam os causadores de grandes confusões.

Agora, se a gente prestar um pouco mais de atenção nessa questão, também perceberemos que, muitas vezes, são detalhes que fazem toda a diferença. Pequenas ações e mudanças de comportamento podem evitar problemas em função de nossa comunicação. 

Na opinião de Ômar Souki, a palavra-chave para ficar longe das confusões é "compreender". Ele sugere algumas dicas no livro Os segredos da liderança, da editora Elevação, mas qualquer um de nós, independentemente de liderar uma equipe ou não, pode usar os conselhos de Souki para se comunicar e melhorar os relacionamentos. Confira algumas dicas:

  • Busque compreender primeiro. Quando faz isso, o outro se sente valorizado e passa a confiar mais em você. A confiança sustenta os relacionamentos.
  • Escute as pessoas com plena atenção. Ao agir dessa forma, você se esvazia de preocupações e pensamentos relativos a sua pessoa e consegue se focar nas necessidades do outro.
  • Repita o que você ouvir, dizendo: “Foi isso mesmo o que você falou?”. “Ao repetir o que o outro me disse, dou-lhe a oportunidade de corrigir alguma percepção errada que tive. Isso torna a comunicação clara e eficaz. Comunicar é a arte de escutar com absoluta atenção”, explica Souki.
  • Depois de escutar a outra pessoa, você pode se posicionar em relação ao assunto que está sendo tratado e ter, dessa forma, condições de solucionar questões importantes e esclarecer dúvidas.
Espero que essas dicas sejam úteis para ajudar você a se comunicar melhor!    

2 comentários:

David Vieira disse...

Bom dia ,ciente

Viviane disse...

Ciente