quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

METAS

Meu principal objetivo sempre foi me tornar o melhor, mas, ao me aproximar de cada meta, fazia isso passo a passo.    Foi por essa razão que não tive medo de ir para a Universidade da Carolina do Norte (uma instituição de enorme tradição no basquete norte-americano) depois de concluir o ensino médio.

Muitos diziam que aquela não era a melhor escolha porque eu não seria capaz de jogar em um nível tão elevado.    Sugeriram que eu optasse pela Academia da Força Aérea, porque assim teria um emprego ao terminar a faculdade.    Cada um traçava um plano diferente para mim.    Mas eu tinha as minhas próprias convicções.

Sempre procurei fixar metas de curto prazo.      Ao olhar para trás, pude ver como cada um daqueles passos ou conquistas me levou à etapa seguinte.      Quando, no segundo ano do colégio, fui cortado do time principal, aprendi algo muito importante.    Compreendi que nunca mais queria experimentar aquele gosto amargo na boca, aquele buraco no estômago.

Então estabeleci como objetivo conquistar um lugar de titular no time principal.  E mantive o foco nisso durante todo o verão.    Enquanto me exercitava e aprimorava meu jogo, era só nisso que eu pensava.   Quando consegui, tracei outra meta razoável e realista que poderia alcançar se trabalhasse duro o suficiente.

A todo instante eu procurava visualizar aonde queria chegar, que tipo de jogador queria me tornar.

Encarava tudo com meu objetivo em mente.   Sabia exatamente aonde queria chegar e mantinha o FOCO naquela direção.    À medida que alcançava minhas metas, os resultado iam se somando.    E eu ganhava confiança a cada conquista.

Desse modo, construí a convicção de que poderia competir pela Universidade da Carolina do Norte.  Para mim, era um trabalho puramente mental.    Nunca precisei escrever nada.    Apenas me concentrava no próximo passo.

Acho que eu poderia ter aplicado esse método a qualquer coisa que tivesse escolhido fazer.     Não muito diferente de alguém que deseja se tornar médico.    Se esse é o seu objetivo, mas você só tira nota 5 em Biologia, a primeira coisa que deve fazer é tirar 7 para, então, tirar 10.     É preciso se aperfeiçoar e superar esse primeiro obstáculo, antes de enfrentar matérias como Química ou Física.

Dê pequenos passos.   Senão estará correndo o risco de sofrer todo tipo de frustração.   De que modo você iria adquirir confiança se a única medida do seu sucesso fosse se tornar médico?     Se você se esforçasse ao máximo e não conseguisse, isso significaria que toda a sua vida é um fracasso?   É claro que não.

Todas as etapas são como peças de um quebra-cabeça.   Juntas elas formam uma imagem.    Quando a imagem está completa, a meta foi atingida.    Se isso não acontecer, não é razão para ficar deprimido.

Se você fez o melhor que pôde, terá conquistado algo ao longo do caminho.  Poucos conseguem formar a imagem completa.    Nem todos chegam a ser o melhor vendedor ou o melhor jogador de basquete.    Mas ainda assim você pode ser considerado um dos melhores e, portanto, um sucesso.

É por essa razão que sempre fixei metas de curto prazo.    Seja no golfe, no basquete, nos negócios, na vida familiar ou até mesmo no beisebol, estabeleço metas realistas e mantenho o foco nelas.    Faço perguntas, leio, ouço.

Não tenho receio de perguntar quando não sei algo.   Por que deveria?    Estou tentando chegar a algum lugar.      Ajude-me, me dê uma orientação – não há nada errado nisso.

Um passo de cada vez.     Não consigo imaginar nenhuma outra maneira de realizar algo. 

 

Fonte: (Primeiro capítulo do livro “Nunca Deixe de Tentar” escrito por Michael Jordan – maior jogador de basquete de todos os tempos – da Editora Sextante)


6 comentários:

Amanda disse...

Bom dia!!!!
Ok!!!
(Amanda - Vl Olimpia)

David Vieira disse...

Bom dia, colocarei em pratica

Anônimo disse...

Bom dia, obrigado pelas orientações !

José Dellano

Anônimo disse...

Bom dia!
(ciente)
José Roberto.

Anônimo disse...

Bom dia!!! Como diz aquele ditado,devagar se chega ao longe,é o que diz hj no nosso Blog.***Adriano***

Fernando disse...

Bom dia a todos!!!

"Quando você tem uma meta, o que era um obstáculo passa a ser uma etapa de um dos planos."

Até amanhã...