quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

PAUSA PARA REFLEXÃO...


A árvore dos problemas

O carpinteiro terminou mais um dia de trabalho. Como era final de semana, resolveu convidar um amigo para beber algo em sua casa.

Ao chegarem, antes de entrarem em casa, o carpinteiro parou por alguns minutos, em silêncio, diante de uma árvore que ficava em seu jardim. Em seguida, tocou seus ramos com ambas as mãos.

Imediatamente seu rosto mudou. Entrou em casa sorrindo, foi recebido pela mulher e pelos filhos, contou histórias, e saiu para beber com o amigo na varanda.

Dali, podiam ver a árvore.

Sem conseguir controlar sua curiosidade, o amigo perguntou por que o carpinteiro fizera aquilo.

- Ah, esta é a árvore dos meus problemas – respondeu ele. – Sei que não posso evitar ter aborrecimentos no meu trabalho, mas estas preocupações são minhas, e não pertencem a minha esposa nem aos meus filhos. Assim, quando chego aqui, penduro meus problemas nos ramos daquela árvore. No dia seguinte, antes de sair para o trabalho, eu os recolho de novo. O mais curioso, porém, é que quando saio de manhã e vou procurá-los, alguns já não estão mais ali, e outros parecem bem menores e menos pesados do que na noite anterior.

(texto de Paulo Coelho no livro “Histórias para pais, filhos e netos”)

 

Bom dia!

Postamos esta mensagem para você no intuito de adverti-lo a preservar os seus entes queridos (esposa, marido, filhos, namorado, etc, etc), parentes, amigos mais próximos, enfim, todo círculo de pessoas que fazem parte de sua vida de um modo geral e que às vezes sem você perceber acabam “pagando o pato” por situações ou problemas enfrentados no seu dia-a-dia no trabalho, as quais você acaba “descarregando-os” sobre elas sem ao menos saberem ou terem culpa de nada!

Por isso, lembre-se de preservar as pessoas que você ama, porque são elas que nos momentos mais difíceis da vida estão sempre ali ao seu lado para te dar uma palavra de ânimo, de força, de conforto, mostrando a você que por mais complicado que seja o seu momento em particular, que ela acredita em você, acredita na sua capacidade de virar o jogo, ou seja, te “empurra” a frente, não é verdade?

Sendo assim, fica aqui uma dica, da mesma maneira em que você dificilmente traz os problemas de casa para o trabalho (pelo menos não percebemos isso na maioria!), desta mesma forma jamais leve os do trabalho para sua casa!    Deixe-os “pendurados” em alguma “árvore” entre o trajeto do trabalho para casa e de casa para o trabalho no dia seguinte, mas não leve-os para sua casa ou para o ombro de alguém que lhe ama!    Agindo assim, se porventura no dia seguinte eles ainda “estiverem pelo caminho”, você sozinho “pega-os” novamente e vai “resolvê-los” no ambiente onde eles foram “gerados”, no caso, no seu trabalho, preservando assim essas pessoas.

Pense nisso, pratique isso, viva isso!

Um forte abraço e tenha um ótimo dia!  

23 comentários:

Viviane disse...

Bom dia !

Ciente :Viviane

Anônimo disse...

Bom dia!!!
Ciente da informação
Allan Carlos
Treinamento operacional

Amanda disse...

Bom dia!
Amanda - Vl Olimpia

Anônimo disse...

Bom dia...

Thiago Leandro

Unknown disse...

Bom dia!No meu começo aqui no operacional passei por um momento assim de levar coisas do trabalho para casa, foi quando percebi que estava agindo errado e tinha que saber separar casa x trabalho.
Thiago Souza

Anônimo disse...

Bom dia !!

Faço dessa messagem a minha oração diaria , pois eu sou um desses que um dia sai da empresa e levei os problemas p/ dentro da minha casa , p/ minha esposa e filha, sei o tamanho do problema que isso gera , gostaria que esse comentário fosse postado p/dividir c/os companheiros de trabalho que esse problema existe realmente.****TENHA NA SUA FAMILIA O SEU PORTO SEGURO ,SEU NORTE , POIS TUDO QUE FAZEMOS É PRÓ DOS NOSSOS ENTES QUERIDOS , NÃO PERCA JAMAIS ESSE REFERÊNCIA.**


Fábio Ap. de Oliveira.

Anônimo disse...

(A.R)

Anônimo disse...

Bom dia!!! Adriano reis

Unknown disse...

Bom dia ! ! !
Unidade Taboão ! ! !

Anônimo disse...

Bom dia, obrigado pelas orentações !


José Dellano.

Anônimo disse...

Bom dia!
Obrigado pela dica.
Kellmer P.Paiva (ipiranga)

Daniel Sena disse...

bom dia a todos!!!!

Unknown disse...

Bom dia, ciente da informação

Unknown disse...

Bom dia...


Att

fabricio venciguerra disse...

Bom dia , aqui próxima a base de alphaville é cheio de árvores, vou escolher uma delas.

Anônimo disse...

Bom dia a todos!!
Ciênte

José Roberto L.

David Vieira disse...

Bom dia, ciente da informação, colocarei em pratica

Anderson Souza disse...

Bom dia, ciente.

Wagner Cardoso disse...

Bom dia! liga no meu cel.

Fernando disse...

Bom dia a todos!

Ótimo texto e que serva de exemplo para todos!!!

Anderson Jorge disse...

Bom dia.

Anônimo disse...

Bom dia, obrigado pelas orientações !

José Dellano

Unknown disse...

Boa tarde. Ótimo texto! Vale dizer que a situação inversa também deve ser praticada: não trazer os problemas de casa para o trabalho...