quarta-feira, 29 de setembro de 2010

PAUSA PARA REFLEXÃO - PARTE I

Formação acadêmica não é garantia para emprego 

Você sabe quais são os verdadeiros valores procurados no profissional pelas empresas? Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum.com.br, relata uma lista de características que despertam interesse das organizações


Por Marcelo Abrileri, www.administradores.com.br

Há poucas décadas, ter um curso superior ou uma pós-graduação era o grande diferencial para conseguir um emprego. Hoje, com o mercado altamente concorrido e a necessidade maior de capacitação, o que antes era uma vantagem tornou-se praticamente um perfil padrão. 

Para mim, o diferencial competitivo hoje não está na formação ou mesmo nos cursos de graduação, pós e MBA. Atualmente as empresas precisam de muito mais do que apenas profissionais formados. Elas precisam de pessoas capazes de ofertar várias competências simultaneamente, sendo que a formação é apenas uma delas. Veja a seguir algumas destas competências.

 

Competências relacionadas ao conhecimento

 

Autodidatismo: a quantidade de informação nova que surge todos os dias é enorme, e não estar atento a ela é ficar desatualizado perante o mercado.

Saber se reciclar: a palavra de ordem do mundo atual é mudança. Por isso, muitas vezes o que se aprendeu na escola não é mais adequado e precisa ser reciclado.

Prática na execução: por isso, experiências anteriores também acabam sendo bastante importantes.

Capacidade de agregar novos conhecimentos através das experiências obtidas com as pessoas que conheceu e com quem interagiu: há a importância de aprender com os outros. Todos somos professores e alunos ao mesmo tempo.

Conhecer um segundo idioma: o inglês é o mais importante dentre eles. Grande parte da literatura técnica em muitas áreas e muito conteúdo disponível na Internet está em inglês.

Informática e Internet: ter familiaridade com o computador ajuda muito a desempenhar bem a maioria das funções e a dar continuidade ao aprendizado nesta área.

 

Competências relacionadas a valores

 

Valores morais e éticos: principalmente para cargos de liderança, pois já se foi o tempo em que o chefe era alguém que mandava. Hoje o gestor é aquele profissional que representa um exemplo a ser seguido por todos.

Coragem para tomar decisões e correr o risco de errar: em vez de profissionais que vivem se escondendo atrás de atitudes burocráticas e medrosas.

Continuamos amanhã...


Um forte abraço e tenha um ótimo dia!


9 comentários:

Anônimo disse...

Diogo ferreira.
Bom Dia ! obrigado pelas informações.

Amanda disse...

Bom dia!
(Amanda - Vila Olimpia)

Unknown disse...

Bom dia!
Thiago Souza

Anônimo disse...

Bom dia!!!

Jardir Martins Júnior.

Matriz...

David Vieira disse...

Bom dia a todos !

Wellington Danilo disse...

Bom Dia!

Wellington Danilo

Vila Olimpia

Anônimo disse...

Bom dia!!!
Ciente e grato pelas orientações.
Allan Carlos

dellano silva lopes disse...

Bom dia, obrigado pelas orientações !

Sem mas,

Dellano Lopes

Anônimo disse...

BOM Dia !!!!

Unidade Taboa

Daniel LUz