terça-feira, 28 de setembro de 2010

NOTA INFORMATIVA


Consumidores brasileiros exigem rapidez e preparo no atendimento

 

“São dois fatores principais que ainda incomodam os consumidores no País: o tempo gasto esperando o atendimento ou para obter as soluções finais e a falta de conhecimento dos atendentes.

Reconhecemos os esforços das empresas para melhorar a qualidade, mas os consumidores continuam querendo mais avanços nesses quesitos”, afirmou René Parente, gerente sênior da prática de CRM (Customer Relationship Management) da Accenture Brasil, durante o Fórum de Excelência em Serviços – A verdadeira obsessão pelo cliente, promovido pela Amcham-São Paulo, na semana passada.

O levantamento da Accenture, segundo Parente, indica os aspectos do atendimento que são mais valorizados pelos clientes no País, características que devem ser observadas pelas organizações e pelos profissionais que formam a frente de atendimento ao cliente.

São eles:

a) Gerais: redução do tempo de espera, inclusive na resolução das ocorrências; atendimento disponível em horários adequados e em diversos canais; disponibilização de algumas formas de solução sem necessitar de contato direto com atendentes e objetividade das informações enviadas por escrito.

b) Atendentes: mais conhecimento técnico sobre produtos, serviços e histórico dos clientes e abordagem educada e gentil. Diferentemente de outros anos, a edição atual da pesquisa captou uma mudança no comportamento do consumidor. “Até então, o brasileiro abria a mão da qualidade para ter preços menores, mas com a ascensão das classes, os novos entrantes passaram a exercer uma pressão maior pela excelência e a disposição para pagar um pouco a mais para ter bons serviços”, explicou Parente.


A sondagem da Accenture foi realizada em 2009 e ouviu 5.900 consumidores em 14 países desenvolvidos e emergentes (Reino Unido, Canadá, Estados Unidos, França, Alemanha, Espanha, Itália, Austrália, Japão, Brasil, Índia, China, México e Cingapura). Eles avaliaram diversos setores da economia – bancos, companhias aéreas, energia, eletrônicos, planos de saúde, logística, portais da internet, telefonia fixa e móvel, TV a cabo e satélite e varejo.

Na comparação com os demais países, o Brasil se encontra na média no que diz respeito à qualidade do atendimento, entretanto, o maior desafio está na capacitação da mão de obra. A formação dos profissionais chama atenção pelo lado negativo”, concluiu Parente.

Fonte: www.consumidormoderno.com.br, Qui, 23 de Setembro de 2010 16:39


10 comentários:

Anderson Souza disse...

Bom dia, Ciente!

dellano silva lopes disse...

Bom dia, obrigado pelas orientações !

Sem mas,

Dellano Lopes.

Anônimo disse...

Bom dia!!!
Ciente das informações
Allan Carlos

Unknown disse...

Bom dia !!!
Unidade Taboão !!!

David Vieira disse...

Bom dia a todos !

Adriano Reis disse...

Bom dia!!! Adriano reis

Anônimo disse...

DanielLuz

Unidade Taboao


Bom Dia !!!

Anônimo disse...

Bom dia!

Kellmer P.Paiva (Ipiranga)

Anônimo disse...

Bom dia.

Obrigado pelos esclarecientos.

(Deilson Santos)

Viviane disse...

Bom dia !

Ciente