quinta-feira, 2 de setembro de 2010

PAUSA PARA APRENDER - PARTE I

Mude algumas atitudes pessoais e ganhe pontos na empresa

 

O ambiente corporativo normalmente provoca concorrências internas, relações humanas superficiais e avaliações frequentes de competência. Parece que estamos sempre sendo colocados à prova. Portanto, conquistar a confiança e o respeito dos colegas e da chefia nem sempre é tarefa muito fácil. Mas se tem algo que pode ser utilizado como um instrumento de reconhecimento são as atitudes do profissional no ambiente de trabalho. A competência e o preparo técnico são condições básicas para garantir o emprego, porém, para se destacar, é preciso mais que isso. É necessário ter atitude, um tipo que se sobressaia dentro do ambiente corporativo.


Por mais que as pessoas tenham estreitado relacionamentos virtuais, aumentado o número de pessoas que compartilham coisas íntimas e profissionais nas redes sociais, é no dia a dia, no corpo a corpo, que você pode se destacar de forma a ganhar pontos na empresa e galgar cargos melhores. O trato com o colega, a preocupação com regras básicas de etiqueta e toques de diplomacia podem fazer muita diferença quando a chefia tiver de escolher alguém para ocupar um cargo novo ou assumir um desafio.

Veja as dicas:

a) Conviver com uma pessoa elegante no trabalho faz bem. Procure ter uma postura elegante. Isso vai da maneira de se vestir ao jeito de se comportar ao telefone;

b) Quanto ao modo de se vestir, procure não usar cores muito fortes no ambiente de trabalho, como rosa-fúcsia, amarelo-canário e verde-limão. Esses tons são fortes demais para trajar logo às 8 horas. Procure utilizar os tons neutros e escuros e, se for o caso, jogar um acessório com uma cor diferente;

c) O ambiente de trabalho normalmente tem o formato de estações, no qual um está de frente ou ao lado de outros colegas. Assim, o cuidado ao falar ao telefone ou com um colega é fundamental. Muitas pessoas não percebem que falam alto demais ao telefone, e isso é muito deselegante. Pior ainda quando a pessoa resolve gargalhar. Todo mundo vai querer saber o que é... Isso distrai e você dá o direito de ser invadido. Sugestão: atenção ao seu volume de voz ao falar ao telefone e também com o colega ao lado. Tente sempre falar em tom suave;

d) Outro problema com as estações de trabalho: em visita às empresas, percebi que algumas estações se parecem com o quarto da pessoa. Têm dezenas de “badulaques” – desde bichinhos de pelúcia a todos os tipos de porta-retrato, com fotos da pessoa na praia, segurando um copo de caipirinha. Não é uma atitude elegante poluir a estação de trabalho. Uma foto da família tudo bem, mas expor demais a intimidade não é adequado;

Continuamos amanhã...

Um forte abraço e tenha um ótimo dia!


13 comentários:

Amanda disse...

Bom dia!!!
(Amanda - Vl Olimpia)

Anônimo disse...

Bom dia, obrigado pelas orientaçoes

David Vieira disse...

Bom dia a todos

dellano silva lopes disse...

Bom dia obrigado pelas orientações !

Sem mas,

Dellano Lopes

Daniel Sena disse...

Bom dia a todos!

Anônimo disse...

Diogo Ferreira.
Bom Dia!(obrigado pelas dicas)

Anônimo disse...

Bom dia!!!
Ciente e grato pelas orientações
Allan Carlos

Anônimo disse...

Bom dia.

Muito obrigado pela orientação.

Sem mas.

Deilson Santos.

Adriano reis disse...

Bom dia!!! Obrigado .

Wellington Danilo disse...

Bom Dia

Wellington Danilo

Vila Olimpia

Unknown disse...

Bom dia !!!
Unidade Taboão !!!

Anônimo disse...

Bom dia !! Jorge Alexandre Afonso

VIviane disse...

Bom dia !

Ciente