segunda-feira, 14 de março de 2011

E COMEÇANDO A SEMANA...

Sucesso e Auto-estima

Auto-estima é o conceito que temos de nós próprios. Quem tem uma baixa auto-estima acha-se sempre incapaz de enfrentar os desafios da realidade. Essas pessoas não têm sequer disposição e coragem para tentar. Sequer se esforçam, pois acreditam, de antemão, serem incapazes, incompetentes, “azarados”, etc.

Quem tem uma auto-estima elevada, acredita na sua capacidade de enfrentar desafios. Mesmo que o que tenha que ser enfrentado se mostre difícil, ele tenta, ele enfrenta, ele não desiste fácil, ele busca o acerto.

Não se deve confundir baixa auto-estima com humildade. Há pessoas que disfarçam sua baixa auto-estima numa capa de “pessoa humilde”.

Da mesma forma não se deve confundir alta auto-estima com soberba, arrogância, achar-se o “maior” e “invencível”.

Há vários graus de baixa auto-estima como há vários graus de alta auto-estima. É natural termos receio ao enfrentarmos uma coisa desconhecida. Isso nem sempre é sinônimo de baixa auto-estima. A baixa auto-estima existe quando já me acho incapaz do sucesso na trabalho, na vida e não tenho sequer disposição para lutar.

Pessoas de muito sucesso, às vezes demonstram sua baixa auto-estima quando imaginam-se não merecedoras do sucesso que conseguiram. Pensam sempre que alguma “desgraça” vai acontecer e que os fará fracassar.

No mundo competitivo de hoje, ninguém pode vencer com baixa auto-estima. É preciso acreditar em si próprio e na sua capacidade de enfrentar desafios e vencer. É preciso saber que todos merecemos o sucesso e podemos conseguir chegar onde quisermos desde que trabalhemos para isso, lutemos para isso com inteligência e vontade.

As pessoas com alta auto-estima querem mais, tentam mais, experimentam mais, erram mais justamente porque fazem mais, participam mais, comprometem-se mais.

Quando você luta, tenta, acredita, faz, erra e acerta, sua auto-estima aumenta e você entra num círculo virtuoso de acreditar na sua própria capacidade.

Achar-se “sem sorte”, vítima dos outros e do mundo, um eterno incapaz é uma verdadeira doença que precisa ser combatida com rigor por todos nós, conosco mesmos. E só nós mesmos poderemos combater essa doença.

Nesta semana, cuide de sua auto-estima. Pense nisso. Sucesso!

Por Dr. Luiz Marins - Antropólogo e conselheiro de empresas.


13 comentários:

Viviane disse...

Bom dia !
Ciente

Adriano Reis disse...

Bom dia..

Anônimo disse...

Bom dia !
Unidade Taboão !

Wellington Danilo disse...

Bom Dia!

Wellington Danilo

Vila Olimpia

dellano silva lopes disse...

Bom dia , obrigado pelas orientações !

Sem mas,

Dellano Lopes

Anônimo disse...

Bom dia !!! Jorge Alexandre Afonso

Anônimo disse...

Bom dia !!! Jorge Alexandre Afonso

Daniel Sena disse...

Bom dia a todos!

Daniel Luz disse...

Bom Dia !!!

David Vieira disse...

Bom dia a todos !

Anônimo disse...

DIOGO FERREIRA. BOM DIA

Amanda disse...

Boa tarde!

(Amanda-Vl Olimpia)

Anderson souza disse...

Bom dia, ciente!