terça-feira, 10 de abril de 2012

Toque Profissional: Relacionamento interpessoal e sucesso – Parte I

Um bom relacionamento interpessoal é hoje fundamental para se obter sucesso no campo profissional. De acordo com a revista Você S.A., 87% das organizações demitem profissionais por causa das atitudes pessoais, do temperamento, da maneira como se relacionam e da incapacidade de liderar equipes. Diante dessas informações o que podemos fazer para termos melhor desempenho nesta área?

O que será afinal esse tal de relacionamento interpessoal? Relacionar-se é entrar em contato, ouvir, dialogar. Neste processo de relacionar-se podemos agir de maneira positiva ou negativa. Agir positivamente significa ser otimista, disponível, colaborar para o bom desenvolvimento do trabalho e relacionar-se bem com as pessoas. Age negativamente aquele que nunca está disponível, que está sempre reclamando e dizendo que as coisas não vão dar certo, são pessimistas, egoístas e individualistas.

É importante que saibamos que relacionar-se bem não significa ser cínico, fingir que se gosta de alguém. No ambiente de trabalho convivemos com muitas pessoas e é difícil que tenhamos simpatia por todas. Para nos relacionarmos bem é importante em primeiro lugar o respeito. Posso não concordar com uma pessoa por muitos motivos, posso na verdade ter muitos ressentimentos e até mesmo evitar o contato com um ou com outro. Entretanto, preciso respeitá-lo. E na medida do possível tentar resolver os conflitos com essas pessoas.

Respeitar a opinião do outro, respeitar a vez de ouvir e a de falar, respeitar as diferenças de raça e de gênero. Entender que ser mulher, homem, branco, negro, não tira nem dá maiores direitos a ninguém.

Continuamos amanhã…

Tenha um bom dia!


8 comentários:

Viviane disse...

Bom dia !

Ciente

Daniel Luz disse...

Bom Dia !!!

Anônimo disse...

bom dia, Diogo Ferreira, obrigado pela orientação.

daniela disse...

boa tarde!!
ciente

sergio vieira disse...

ciente

Eloiza disse...

Boa Tarde!!!

Ciente...

Anônimo disse...

Bom dia. obrigado pela informação!
victor diamantino

Anônimo disse...

Júlio Rojas ciente, obrigado pelo conhecimento compartilhado!