quinta-feira, 12 de abril de 2012

Toque Profissional: Relacionamento interpessoal e sucesso – Parte III

Continuando…

Muitos profissionais têm hábitos que prejudicam a construção de boas relações. Um deles é o de falar mal dos outros. O Dr. Luiz Marins no livro Superdicas para se tornar um profissional vencedor diz que algumas pessoas transformaram o falar mal em seu verdadeiro emprego. Falam mal dos chefes, dos subordinados, dos clientes, dos fornecedores. Tão preocupadas estão em falar dos outros que acabam não cuidando de seus próprios problemas, de suas dificuldades. Além disso, pessoas que falam muito dos outros, perdem a credibilidade. Você confiaria em alguém que só fala mal dos outros? “Um pessoa segura de si quando não pode falar bem de alguém não fala nada”!

Outra questão complicada é a inveja... Quando nos concentramos naquilo que o outro tem, no sucesso que o outro atingiu, gastamos tempo que poderia ser utilizado para atingir nossos objetivos e alcançar melhores resultados. Por isso, use toda a sua energia para conquistar aquilo que você deseja!

Uma pessoa de sucesso é tida normalmente como alguém que escuta mais do que fala, que respeita as opiniões alheias e tanto sabe dizer “eu não sei” como diz com freqüência “eu não compreendi”; é simples e objetiva: fala e age com simplicidade e tem muito foco em tudo o que faz.

Finalmente, ter um bom relacionamento interpessoal significa agir com respeito, se colocar no lugar do outro, evitar fofocas, não dar atenção às pessoas “do não”, assumir uma postura otimista, aprender com o outro, ao invés de invejá-lo, ensinar ao invés de censurar não tratar as pessoas como coisas, ter um comportamento ético, baseado no bom senso, buscar o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal.

Por Dra. Cynara Bastos - psicóloga clínica, especialista em gestão de pessoas e coach.


Tenha um bom dia!


5 comentários:

Anônimo disse...

JOANA BOM DIA!

Daniel Luz disse...

Bom Dia !!

Eloiza disse...

Bom dia!!

Ciente...

Anônimo disse...

bom dia, Diogo Ferreira, sabias palavras ciente das informações.

Anônimo disse...

Cada vez melhor, Júlio Rojas ciente, Obrigado!