quarta-feira, 11 de abril de 2012

Toque Profissional: Relacionamento interpessoal e sucesso – Parte II

Continuando…

Com a formação também é assim: ter curso superior ou não, ter especialização, ter mestrado, isso tudo não importa, pois ninguém é melhor ou pior do que o outro por ter formação. É certo que uma pessoa que tem curso superior, pós-graduação e que está sempre se atualizando, tem maiores chances no mercado de trabalho, mas ela não será mais ou menos pessoa, ser humano do que outra.

No que diz respeito às questões de gênero, sabemos por exemplo, que com as mulheres os homens tendem a ser mais educados, evitam determinado linguajar e têm um comportamento mais polido. Meninas são educadas diferentemente dos meninos. Menina usa saia, menino usa short, menino joga bola, menina brinca de boneca, para os meninos azul, para as meninas rosa. Entretanto, em se tratando de competência profissional e desempenho no trabalho, homem e mulher estão juntos destacando-se mais aquele que investe em sua carreira independente de seu sexo.

A capacidade de ser empático é um dos grandes diferenciais que um profissional pode e deve ter para se relacionar bem no trabalho. E o que é ser empático? É saber se colocar no lugar do outro, saber respeitar seus limites, suas dificuldades. Trata-se de ver as coisas sob o ponto de vista do outro.

Outro aspecto importante no relacionamento interpessoal é conhecer os seus sentimentos e externá-los. Se eu não disser para o outro o que eu sinto ele nunca poderá saber. E como saberemos como nos sentimos? Conhecendo-nos mais. Paulo Gaudêncio diz que só podemos falar com o outro respeitando o que ele sente se soubermos sentir, se não sabemos o que sentimos, nunca saberemos o que o outro sente. A busca pelo autoconhecimento é nesse sentido, fundamental. E os caminhos para isso podem ser a busca por feedback sincero daqueles que estão ao nosso redor, ouvir o que eles têm a dizer sobre nós, procurar um profissional da área da psicologia e afins para que se possa entender e conhecer suas motivações, potencialidades e dificuldades, etc.

Continuamos amanhã…


5 comentários:

Amanda disse...

Bom dia!

Amanda - Vila Olimpia

Anônimo disse...

bom dia, Diogo Ferreira, ciente e obrigado pelas orientações.

Daniel Luz disse...

Bom dia !!!

Anônimo disse...

Sempre interessantes os posts. Júlio Rojas ciente, obrigado!

Eloiza disse...

Bom dia!!

Ciente...