quinta-feira, 20 de maio de 2010

PAUSA PARA APRENDER


Errou no trabalho? Saiba como agir nesta situação!

 

Erros e acertos fazem parte da carreira de qualquer profissional. Lidar com o sucesso não requer muito esforço por parte do profissional. Entretanto, para saber lidar com os erros, é necessário estar preparado.

 

 A gerente de Comunicação da Catho Online, Carolina Stilhano, explica que a primeira atitude que o profissional deve ter ao errar é assumir o que fez. “A pessoa deve chamar a responsabilidade para si”. Por isso, não é indicado culpar os colegas, o chefe, o cliente ou o fornecedor.

 

Quem admite ter errado é considerado um profissional com mais maturidade. Mas não basta somente reconhecer o problema. Sugerir soluções e colocar-se à disposição para ajudar é fundamental. “Quem erra e tenta ajudar a resolver a questão é visto como um profissional comprometido com a empresa”, declara Carolina.

 

Analisar a situação

 

Após errar, é indicado que o profissional reflita sobre o erro, analisando a situação em que estava e o que levou a errar. Segundo a especialista, geralmente, os erros acontecem por falta de atenção ou de comunicação.

 

Caso o profissional não consiga fazer essa avaliação sozinho, é aconselhável que ele converse com o gestor direto ou até mesmo com os colegas. De acordo com Carolina, nesta ocasião, o líder deve orientar o profissional. “O gestor também erra, mas como ele tem mais experiência, pode ajudar”, diz.

 

Emocional

 

É comum também o profissional ficar envergonhado, com a autoestima baixa e perder um pouco da confiança, dependendo da gravidade do erro. Esses sentimentos não devem acompanhar o profissional em sua carreira.

 

Caso a situação se estenda por mais tempo, é indicado que a pessoa procure um profissional especializado, com conhecimento na função em questão, para que este ajude-o corrigir-se e aprimorar-se      Em alguns casos é aconselhável a procura de um coaching ou até mesmo um psicólogo, para que estes ajudem a superar qualquer bloqueio psicológico.

 

“De todas as experiências ruins é possível tirar um aprendizado”, finaliza Carolina.


Fonte: Karla Santana Mamona, InfoMoney



Um forte abraço e tenha um ótimo dia!


10 comentários:

Viviane disse...

Bom dia !

Ciente

Amanda disse...

Bom dia!
(Amanda - Vl Olimpia)

Anônimo disse...

Bom dia, obrigado pelas orientações !

Sem mas,

Dellano Lopes.

Wellington disse...

Bom Dia!

Wellington Danilo

Vila Olimpia

Anônimo disse...

Bom Dia!
Diogo Ferreira

Anônimo disse...

Bom dia.
Ciente das informações.

Kellmer P.Paiva (Ipiranga)

Wagner Cardoso. disse...

Bom dia!

Anderson souza disse...

Bom dia, ciente!

David Vieira disse...

Bom dia a todos, ciente

Adriano reis disse...

Bom dia!!! Adriano reis