quarta-feira, 12 de maio de 2010

PAUSA PARA REFLEXÃO


Exercício da Compaixão

Você está irritado com alguém? Um colega de trabalho, seu chefe, alguém de seu relacionamento pessoal ou um vizinho que vive te incomodando? Então você vai adorar este artigo!

Desde sempre somos inundados de conceitos sobre o que é o amor, sobre ter compaixão e perdoar as pessoas. Você também cansou de ouvir falar nisso? Então, por que estamos vivenciando um aumento brutal da intolerância no mundo?

Talvez seja porque vivemos dentro de nossas cabeças, como bibliotecas ambulantes cheio de teorias e regras. É como se soubéssemos tudo sobre algum assunto, como futebol, por exemplo, e na prática não conseguimos sequer chutar uma bola.

Afinal, onde aprendemos a colocar os conceitos em prática? Muito pelo contrário, o que aprendemos foi explodir com alguém em um momento de raiva e dizer: “Que se dane! Não tenho sangue de barata!”

A raiva é autêntica! Todos já experienciaram e sabem como é. É praticamente incontrolável, é uma explosão, um banho de adrenalina que faz cada célula do nosso corpo sentir esta emoção.

Já o amor, compaixão e perdão são apenas pálidas descrições de sentimentos que só podem ser imaginados. São fáceis de entender, mas difíceis de exercitar, não é mesmo?

Então, como colocar em prática, experimentar estes conceitos na vida real e começar nossa mudança em busca dos ideais de tolerância, amor ao próximo e compaixão? Através de exercícios simples e objetivos! Principalmente, se puderem ser usados “on-line” nos momentos de tormenta que enfrentamos.

Aqui um exemplo disso: experimente com alguém que você esteja passando por conflito e desentendimento. É alívio imediato! Chama-se “Exercício da Compaixão”:

Instrução: Execute os cinco passos com a mesma pessoa.

Passo 1: Com a atenção voltada para a pessoa, repita para si mesmo: “Assim como eu, esta pessoa também está buscando alguma felicidade para sua vida”.

Passo 2: Com a atenção voltada para a pessoa, repita para si mesmo: “Assim como eu, esta pessoa está tentando evitar sofrimento em sua vida”.

Passo 3: Com a atenção voltada para a pessoa, repita para si mesmo: “Assim como eu, esta pessoa têm conhecido tristeza, solidão e desespero”.

Passo 4: Com a atenção voltada para a pessoa, repita para si mesmo: “Assim como eu, esta pessoa está buscando satisfazer suas necessidades”.

Passo 5: Com a atenção voltada para a pessoa, repita para si mesmo: “Assim como eu, esta pessoa está aprendendo sobre a sua vida”.

Não adianta apenas ler! Relaxe, coloque sua atenção na pessoa e experimente! Note como vai se sentir após fazer o exercício. Funciona!

Ajude a criar um ambiente de compaixão e tolerância a sua volta.

(Do livro “Vivendo Deliberadamente” de Harry Palmer)


Um forte abraço e tenha um ótimo dia!


13 comentários:

Viviane disse...

Bom dia !

Ok

Anônimo disse...

Bom dia


Ciente e obrigado,vou aplicar hj mesmo.

Fábio Ap. Oliveira.

Anônimo disse...

Bom dia!
José Roberto.

Wellington Danilo disse...

Os Fracos cupam e agride mais os Fortes são comprensivel e amavel.

Não se pode coquista o Mundo lá fora se não aprender conquistar o Mundo de Dentro.
(Augusto Cury)

Bom Dia!

Wellington Danilo

Vila Olimpia.

Amanda disse...

Bom dia!
(Amanda-Vl Olimpia)

Anônimo disse...

bom dia.

isso com certeza pode funcionar, pois viver em hum ambiente de desagrado não da certo, alem de você esta insatisfeito vai fazer outras pessoas ficarem também.


Jardir Martins Júnior

Anônimo disse...

Bom dia, obrigado pelas orientações !

Sem mas,

Dellano Lopes.

Anônimo disse...

Bom dia!

Kellmer P.Paiva (Ipiranga)

Anônimo disse...

Bom dia!!!
Ciente da Informação
Allan Carlos

Anônimo disse...

Bom dia!
Jorge Afonso.

Anônimo disse...

Bom dia !
Unidade Taboão !

Anônimo disse...

Bom dia. Compreendido!!!

Daniel Sena disse...

Bom dia a Todos!