terça-feira, 2 de agosto de 2011

TOQUE PROFISSIONAL - PARTE I

O que leva um profissional a perder seu espaço?

Se antes quem detinha o conhecimento técnico era considerado um profissional disputado pelas empresas, com o advento da globalização as organizações passaram a desejar muito mais daqueles que formam seus times. É necessário, por exemplo, que o colaborador tenha consigo competências comportamentais que o ajudem a ter um melhor desempenho tanto individual quanto junto aos demais pares. Isso, por sua vez, só será possível se o indivíduo souber trabalhar em equipe e tiver consciência de que o conhecimento deve ser compartilhado e não restrito a uma única pessoa.

Apesar das organizações mostrarem nitidamente que os colaboradores necessitam ficar atentos às inovações, há aqueles que apesar de apresentarem um bom potencial - que pode ser aprimorado - não conquistam o que tanto almejam do mundo corporativo.

Confira abaixo algumas características que fazem o profissional perder espaço em um mercado, cada vez mais, competitivo. Veja:

1 - Acreditar que o conhecimento técnico é suficiente, para que ele possa ter uma carreira promissora e uma rápida ascensão profissional. Hoje, a teoria encontra-se disponível das mais variadas formas: livros didáticos, revistas, sites especializados, além das conhecidas redes sociais. A velocidade com que as informações propagam-se aumenta a cada segundo.

2 - Pensar que ser especialista fará dele a "sensação" da empresa e o profissional de mais destaque. As constantes mudanças no meio corporativo exigem que os profissionais adaptem-se ao novo. Diante disso, ocorreu uma evolução: saímos da fase de generalistas, passamos para especialistas e hoje o mercado espera que o talento seja um nexialista, ou seja, aquele indivíduo que não tem a resposta para tudo, mas que sabe muito bem onde encontrar a solução, com isenção e visão gestáltica que permite a análise do "todo" e de "suas partes".

3 - Perde espaço no mercado de trabalho quem tem em mente que o conhecimento possui "dono" e que o mesmo em momento algum deva ser compartilhado com os demais membros da equipe. É bom salientar que quando alguém compartilha uma informação com outra pessoa, ele não perde espaço, mas sim ganha a oportunidade de trocar experiências com o outro lado. Essa é uma rica oportunidade de aprendizado para profissionais de todas as idades e que atuam nos mais variados segmentos corporativos.

4 - Ser centralizador e se tornar uma "muralha" em relação ao trabalho em equipe. As empresas valorizam muito o colaborador que é adepto do espírito de camaradagem, uma vez que essa competência comportamental influencia a melhoria do desempenho individual e coletivo.

5 - Perdem também espaço para o mercado de trabalho aqueles que se mostram contrários aos processos de inovação e ainda acreditam que "Em time que está ganhando, não é preciso mexer". Não existem mais fronteiras para a disseminação do conhecimento, pois a tecnologia permite que milhões de pessoas tenham acesso a novas informações em uma velocidade que aumenta a cada dia. O que é novo nesse momento poder tornar-se obsoleto em questão de dias ou até mesmo de horas.

Continuamos amanhã...

Um forte abraço e tenha um ótimo dia!


12 comentários:

dellano silva lopes disse...

Bom dia, obrigado pelas orientações !

Sem mas,

Dellano Lopes.

Anônimo disse...

Bom dia a todos !

Em conversa c/ uma pessoa , houvi a seguinte frase!

TEM GENTE QUE ACREDITA QUE PODE CHEGAR A ALGUM LUGAR SOZINHO .

Eis a reposta p/ essas pessoas.

A união faz a força , mas pricipalmente , constrói o sucesso de todos.

Grato.

Fabio - Deloitte

William Bella disse...

Bom dia !

Com o avanço da tecnologia e o acesso a informação, o mercado de trabalho necessita-se cada vez mais de profissionais com a capacidade de trabalho em equipe, ou seja, capacidade de compartilhar o conteúdo de cada um para a formação de novas ideias.

William Bella.

Adriano Reis disse...

Bom dia.

Wellington Danilo disse...

Bom Dia!

Wellington Danilo

Vila Olimpia

Anônimo disse...

Bom dia !! Jorge Alexandre Afonso

Anônimo disse...

Bom dia!
Ciente.

Thiago Souza

Amanda disse...

Bom dia!

(Amanda - Vl Olimpia)

Anônimo disse...

Bom dia.


Obrigado pelas orientações.

Sem mas. (Deilson Silva)

Daniel Sena disse...

Bom dia.

Anônimo disse...

Bom dia, Diogo Ferreira. Ciente das informações .

Daniel Luz disse...

Boa Tarde !!!