quarta-feira, 3 de agosto de 2011

TOQUE PROFISSIONAL - PARTE II

Continuando...

O que leva um profissional a perder seu espaço?


6 - Esperar que a empresa faça tudo pelo seu desenvolvimento é um dos erros mais graves que um profissional pode cometer contra a sua empregabilidade. Se a organização não oferece, independentemente do motivo, ferramentas para que o colaborador desenvolva novas competências, existe a opção de ir à busca do autodesenvolvimento através de leituras especializadas, cursos que muitas vezes podem ser realizados gratuitamente através da internet, por exemplo. Há ainda aquela agradável conversa que o profissional pode ocorrer com o colega mais experiente e que pode possui conteúdo de valor para agregar.

7 - Existe também aquele profissional que tem a oportunidade de desenvolver competências porque a empresa em que atua oferece treinamentos regulares, mas que deixa o "barco passar". Caso não exista uma obrigatoriedade que pese no plano de cargos e salários, por exemplo, a pessoa fica a ver navios porque acredita que participar de cursos é perda de tempo. Isso o faz ser um grande simpatizante da chamada zona de conforto - uma grande inimiga tanto das empresas quanto dos funcionários.

8 - Para conhecer os pontos fortes e trabalhar aqueles considerados fracos, o funcionário que não quer perder espaço no mercado precisa saber dar e receber feedback. Considere-se aqui feedback não como um "puxão de orelha", mas sim um diálogo construtivo que permite que o profissional tenha a oportunidade de, juntamente com seu gestor, elaborar um plano de desenvolvimento. Vale um lembrete: quem dá feedback precisa dominar esse recurso. Caso contrário, os efeitos podem ser extremamente negativos para a saúde da empresa.

9 - Comprometimento com suas atividades. Esse é um diferencial que as empresas valorizam e que se torna perceptível em como o funcionário comporta-se no dia a dia. Pessoas que não dão o melhor de si e vão trabalhar apenas para receber a remuneração ao final de cada mês, correm um risco significativo de serem desligadas da organização.

10 - Visão de futuro não é apenas um privilégio de quem assume funções de destaque, mas sim de todos que fazem parte do organismo vivo que é uma organização. Quem não consegue enxergar o amanhã, perdeu o dia de "hoje" porque não tem ideia do seu papel no contexto corporativo e do valor que pode agregar ao negócio. A pessoa que permite ser apenas mais um número na folha de pagamento é vulnerável a perder seu espaço na empresa e abre oportunidades para que outros se tornem um diferencial.

Por Patrícia Bispo - Formada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo, pela Universidade Católica de Pernambuco/Unicap. Atuou durante dez anos em Assessoria Política, especificamente na Câmara Municipal do Recife e na Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco.


Um forte abraço e tenha um ótimo dia!


12 comentários:

viviane disse...

Bom dia !
Ciente

dellano silva lopes disse...

Bom dia, obrigado pelas orientações !

Sem mas,

Dellano Lopes.

Anônimo disse...

Bom dia!

Ciente.

Thiago Souza

Anônimo disse...

Bom dia a todos !

Ciente e grato.

Fabio - Deloitte

Anônimo disse...

Bom Dia,

São sempre bem vindas as orientações.

Mariane Ponse

William Bella disse...

Bom dia !

Muitos funcionarios, de certa forma, esperam que a empresa determine o que o funcionario pretende alcançar.Sendo assim, o interesse tem que partir do funcionario, onde, se especializando e desenvolvendo um bom trabalho, todos são beneficiados, tanto o funcionario quanto a empresa.

Amanda disse...

Bom dia!

Amanda - Vila Olimpia

Daniel Luz disse...

Bom Dia

Anônimo disse...

Bom dia.

Obrigado pelas orientações.

Sem mas.

Deilson Silva (Mcassab)

Anônimo disse...

Bom dia, Diogo Ferreira, obrigado pelas orientações.

Daniel Sena disse...

Bom dia.

Adriano Reis disse...

Boa Tarde.