terça-feira, 27 de abril de 2010

O RESPEITO NÃO CAIU DE MODA...

Por Luiz Marins 

 

 

Você pode não acreditar, mas o respeito não caiu de moda. Uma das maiores reclamações de clientes e mesmo colegas de trabalho é a falta de respeito. A falta de respeito no tratamento entre as pessoas gera baixa qualidade no próprio conteúdo do trabalho. Tudo perde a qualidade, quando não se tem qualidade no tratamento entre as pessoas.

 

Chamar clientes de “fofo, fofa, queridinho, queridinha, benzinho, etc.” não é do agrado da maioria das pessoas que recebem, muitas vezes surpresas, esse tipo de tratamento.

 

Da mesma forma é no ambiente interno de trabalho. Chefes que chamam subordinados por apelidos, diminutivos, formas jocosas, pensam estar agradando, mas na verdade estão perdendo o respeito e não estão se dando ao respeito. Agindo assim, não tardará para que os subordinados também o chamem de apelidos que ele por certo não gostará.

 

Da mesma forma é o modo de se vestir, se trajar. Trajar-se bem, respeitosamente, é fundamental para o bom ambiente de trabalho. Já vi clientes comentando os trajes mínimos de uma recepcionista dizendo que “uma empresa que permite aquele traje numa funcionária não pode ser uma empresa séria e confiável.”

 

Conheço empresas em que, por falta de um “código de trajar-se”, as pessoas perderam a noção do ridículo e o clima empresarial ficou sensivelmente prejudicado. Assim, o velho e bom respeito é e será sempre bem-vindo.

 

Ninguém está pregando o exagero do excesso de formalidades no tratar e no trajar. Mas todos nós sabemos quando estamos exagerando em nossas liberdades e devemos ter consciência da hora de mudar nosso comportamento.

 

Faça uma análise de seu ambiente de trabalho. Veja como você trata os clientes, fornecedores, companheiros de trabalho, etc. Será que não está havendo excessos de liberdade que resvalam à falta de respeito e que devem ser corrigidos a tempo?

 

Pense nisso. Sucesso!

 

Um forte abraço e tenha um ótimo dia!


10 comentários:

Amanda disse...

Bom dia!
(Amanda-Vl Olimpia)

Anônimo disse...

Bom dia !!

Ciente .


Fabio Ap. de Oliveira

Unknown disse...

Bom dia!Ciente
Thiago Souza

Wellington danilo disse...

Bom Dia!

Wellington Danilo

Vila Olimpia

Anônimo disse...

Bom dia
José Roberto.

David Vieira disse...

Bom dia a todos !

Anônimo disse...

Bom dia.

Kellmer Pinheiro de Paiva. (Ipiranga)

Dhairi disse...

boa tarde!

ciente da informação e pronto p/ por em pratica.

obrigado

Viviane disse...

Boa tarde !

Ciente : De minha parte não,mas posso rever

Wagner Cardoso. disse...

Boa tarde!