quinta-feira, 1 de abril de 2010

PAUSA PARA APRENDER - PARTE II


9 ERROS QUE “MATAM” SEU CRESCIMENTO PESSOAL



Continuando...




6 - Inconstância.


Desenvolvimento pessoal e profissional é uma escola para toda vida. As exigências do processo às vezes pesam, e falta comprometimento ou (senso de) tempo para se dedicar com afinco ao próprio aprendizado.


É um fardo? Sem dúvida.


É trabalho duro? Bingo!


Mas o processo de crescer tem muito mais aspectos positivos que negativos, e o próprio propósito de construir um futuro melhor nos dá energia para cruzar os dias difíceis da vida corporativa, muitas vezes sob pressão, ansiosos e estressados.


As chaves para superar esta armadilha são paciência, consistência e um quê de humildade. Confie no seu crescimento.


 

7 - Criar expectativas irracionais.


É natural começar projetos com entusiasmo, planejando grandes resultados no fim da estrada. É esta visão que dá força para subir os degraus da escada. Os problemas começam quando você se torna escravo desta visão, e qualquer resultado abaixo do milagre sonhado pode levar à frustração e à desistência.


A habilidade de desenvolver expectativas factíveis vem com a experiência. Prepare-se para lidar de forma madura com pequenas doses de frustração, e sobretudo a não parar por causa delas, até se tornar um visionário realista e eficaz.


 

8 - Não enfrentar seus próprios demônios.


Desenvolvimento pessoal inclui auto-conhecimento, o que inclui observar e analisar honestamente nossas experiências passadas, nossas emoções, fragilidades, temores, relacionamentos e EGO.

 

A vida que construímos até hoje influencia diretamente nossa personalidade e o modo como agimos e reagimos ao mundo. Conhecer nosso mapa psicológico e emocional requer observar e reconhecer nosso lado sombrio requer ‘mexer no lodo’ para curar velhas fraquezas e se tornar mais forte.


Essa é a parte que os livros mais simplórios de auto-ajuda ignoram, pois é desconfortável de se tratar. Mas se você está realmente empenhado em crescer como pessoa, em algum momento vai ter que enfrentar seus próprios demônios. É preciso sinceridade consigo mesmo e um pouco de misericórdia, mas no final do filme você sai vivo e melhor.


 

9 - Não tomar a responsabilidade para si.


A sociedade, os parentes, os amigos e o governo influenciam sim nossas vidas, mas se você colocar sobre eles a responsabilidade sobre o que acontece com você, NUNCA vai ter poder para conduzir a própria vida.


Tomar a responsabilidade para si inclui assumir a direção sobre sua carreira, gerenciar melhor seu tempo disponível, e ser proativo para melhorar a qualidade de seus relacionamentos, inclusive cônjuge, pais e filhos.


Quem sabe assim você se torne aquilo que quer ser quando crescer.

 

Fonte: baseado no texto 9 Mistakes That Can Kill Your Personal Growth do Positivity Blog.



Um forte abraço e tenha um ótimo dia!



9 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia!!!
Ciente da informação
Allan Carlos

Dhairi disse...

Bom dia!

É imprescindível que cada pessoa que deseja crescer saiba lidar com o lado emocional para administrar suas conquistas com equilíbrio.

Dhairi

Anônimo disse...

Bom dia!
Ciente
José Roberto

Anônimo disse...

Bom dia.

Kellmer P.Paiva

Amanda disse...

Bom dia!
(Amanda-Vl Olimpia)

Anônimo disse...

Bom dia !
Unidade Taboão !

Anônimo disse...

li e entendi

Wagner Cardoso. disse...

Bom dia!

Daniel Sena disse...

Bom dia.