quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

ISSO QUE É INCRÍVEL!!!

De mendigo a classe média

Bom dia!

Ontem falamos sobre influência, sobre a opção que temos entre influenciar e sofrer influências, seja de pessoas, de fatores internos ou externos, humanos ou não, entre outros.   Pois bem, abaixo você lerá uma estória real, o caso de um rapaz que resolveu ser influência, e não ser influenciado pelo ambiente que o cercava, ou seja, resolveu ser a mudança que ele queria em sua vida!

Veja:

Foi assim que Ubirajara Gomes da Silva, que morou 12 anos nas ruas do Recife, dormindo embaixo de um pé de manga e usando um banco de praça como armário, passou no concurso de escriturário do Banco do Brasil em 2008, com um salário inicial de R$ 942,90 mais gratificação de 25%. Para quem ganhava em torno de dois reais por dia, o novo salário, cujo valor bruto é de quase R$1.200,00 é uma dádiva.

O ex-mendigo tem 1,74m e chegou a pesar 50 quilos. Todos os dias, com um real, passava no mercadinho e comprava uma pequena fatia de bolo-de-rolo e um copo de coca-cola. Para estudar, tinha que fazer uma opção, pagar o acesso à internet ou comer. Algumas vezes, preferiu estudar, à despeito da fome - e foi assim que tomou conhecimento desse e de mais outros 4 concursos e passou na posição 136 do concurso do Banco do Brasil.

Silva sempre estudou sozinho, e foi assim que conquistou a façanha de superar 19 mil concorrentes em todo país. “Era minha única saída, porque sabia que não tinha condição nenhuma para outros tipos de trabalho. Então eu disse: ‘tenho que estudar’”, diz o rapaz.

Deixando a história de superação de lado, que daria pano para muito texto pelo extraordinário do fato, o que mais me impressiona na história de Bira, como é chamado, é a percepção que as pessoas tinham dele. Em suas próprias palavras em uma entrevista a uma rede televisão, comentou que "vivia dormindo, era muito sonolento, minha pressão caía, e o pessoal falava, 'ele só quer dormir. É a vida que ele quer'. O pessoal me chamava de preguiçoso, de doido...". Taxistas da praça, que agora sentem falta do "louco" que só dormia e lia tudo o que passava nas mãos e no chão, também o viam como um preguiçoso, um vagabundo.

O que ninguém talvez tenha se dado conta na época (hoje é fácil realizar essa análise) é que com pouco açúcar no sangue e sempre com fome, não há cristão que consiga manter-se elétrico e sorridente. O sono era uma pura consequência da fome e... do próprio esforço de escolher estudar a comer.

A façanha de Ubirajara só ficou conhecida porque ele superou toda e qualquer expectativa e foi aprovado em um concurso público, passando de indigente a classe-média. Não fosse esse pequeno detalhe, o esforço, o trabalho, a dedicação, muitas vezes acompanhada de fome, não seriam percebidas. Seria apenas mais um mendigo - daqueles que lhe pedem esmola nas sinaleiras e você faz um sinal de negativo. Ninguém iria saber da sua capacidade e do seu esforço.

Hoje, depois do ocorrido, já praticamente uma celebridade na cidade, as pessoas o admiram. "É um exemplo de pessoa". Provavelmente essas mesmas pessoas, não fosse o tão famoso detalhe de ter passado no concurso, o teriam chamado de vagabundo como naquela época, pois ele só queria dormir.

De vez em quando é bom quando alguém sai da curva normal e aumenta o desvio padrão de qualquer estudo estatístico sobre o ser-humano, não é verdade?   Isso só reforça aquela máxima de que “querer (com ações/atitudes!) é poder (é conquistar!)”.

Pense nisso.

Um forte abraço e tenha um ótimo dia!


15 comentários:

Viviane disse...

Bom dia !
Ciente

Anônimo disse...

Bom dia!!!
ciente e grato pelas orientações,
Allan Carlos

Daniel Sena disse...

Bom dia a todos!

Anônimo disse...

Unidade Alphaville


Daniel Luz

Bom Dia !!!!

Anônimo disse...

Bom dia !!! Jorge Alexandre Afonso

Wellington Danilo disse...

Bom Dia!

Wellington Danilo

Vila Olimpia

wiliam bella disse...

bom dia!!

dellano silva lopes disse...

Bom dia, obrigado pelas orientações !

Sem mas,

Dellano Lopes

Amanda disse...

Bom dia!
(Amanda - Vl Olimpia)

Unknown disse...

Bom dia !
Unidade Taboão !

Anderson Souza disse...

Bom dia, Ciente

Roberto Cardoso disse...

Bom dia , ciente

Anônimo disse...

Bom dia!

Kellmer P.Paiva


(Ipiranga)

Anônimo disse...

rablaDiogo Ferreira.Bom Dia , ótimo exemplo, para começar o dia.

Unknown disse...

Bom dia!
Thiago Souza