quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

MOMENTO DE REFLEXÃO...


Isso é Liderança

Em uma conferência sobre liderança, o Maestro, a frente de sua orquestra, voltou-se para o público e disse: “- Isso é Liderança”, e em seguida retirou-se do palco.

Tão pronto o maestro saiu, a orquestra começou a tocar de maneira impecável, Uma música linda e maravilhosamente executada.

Assim que a orquestra terminou de tocar, o maestro voltou ao palco, se posicionou novamente a frente de sua orquestra, que ao comando de sua batuta executou novamente a mesma música, agora de maneira ainda mais brilhante, deixando a audiência extasiada com o que estava presenciando.

Assim que os aplausos terminaram, o maestro tomou o microfone e novamente disse:

- Isso é Liderança!

- Quando eu não estou presente, minha equipe sabe exatamente o que fazer. Mas quando eu estou com ela, procuro extrair o melhor de cada um. Eu não sei tocar cada instrumento tão bem quanto eles, porém, eu não olho apenas para o desempenho de cada um, mas para o potencial que todos eles têm, e nem mesmo sabem que têm. Eu os vejo como pessoas e profissionais que podem ir muito além de onde estão hoje, e através da minha batuta eu os faço perceber isso, levando-os a tornarem-se o melhor que eles podem ser. Isso é Liderança.

 

Observação: Bom dia!   É exatamente como o exemplo acima que nós queremos nossas equipes em todos os setores de nossa empresa.   Líderes e liderados, cada um exercendo seus papéis de forma harmônica, onde o diferencial está no entrosamento adquirido entre ambos, para que juntos ou separados, o que fizerem funcione perfeitamente!

Para isso, você líder deve conhecer bem sua equipe, deve prepara-la a cada dia para atuar sem a sua presença, dando a ela oportunidade de mostrar ser capaz de suprir sua ausência a qualquer momento, fazendo uso da bagagem acumulada durante este preparo.   Ou seja, depois de prepara-lo, depois de certificar-se de seu aprendizado, confie, delegue, se você fez bem o seu papel, pode ter certeza que ele não irá lhe decepcionar!

E você liderado, não deve trabalhar pensando que sempre terá o líder ao seu lado, pelo contrário, deve ter em mente que enquanto ele estiver por perto é uma oportunidade de aprender algo com ele, não de depender dele!   E quando ele estiver ausente, você deve pensar assim: é a minha oportunidade de mostrar que aprendi bem o que ele ensinou-me, logo, vou fazê-lo perceber que ele não faz falta, que ele pode explorar novos horizontes, pois EU estou aqui para suprí-lo! 

E quando ambos estiverem juntos, atuando lado a lado, neste momento vocês devem ter o seguinte pensamento: se sozinhos somos bons, juntos  NÓS somos melhores ainda, quiçá imbatíveis, logo, PODEMOS fazer tudo muito melhor!

Pensem nisso, lembrem-se dessa estória, e mais, apliquem-na no dia-a-dia de vocês.

Um forte abraço e tenha um ótimo dia!


14 comentários:

Daniel Sena disse...

Bom dia a todos!

Viviane disse...

Bom dia !
Ciente

Anônimo disse...

Unidade Alphaville


Daniel Luz

Bom Dia !!!

Anônimo disse...

Bom dia.

Obrigado pelas orientações.

Sem mas.

Deilson Silva

Anônimo disse...

Bom dia!!!
Ciente e grato pelas orientações, Allan Carlos

David Vieira disse...

Bom dia a todos !

Unknown disse...

Bom dia !
Unidade Taboão !

Anônimo disse...

Bom dia !! Jorge Alexandre Afonso

AMANDA disse...

Bom dia!
(AManda Vila Olimpia)

Anderson Souza disse...

Bom dia,ciente!

Roberto Cardos disse...

Bom dia, Ciente

dellano silva lopes disse...

Bom dia, obrigado pelas orientações !

Sem mas,

Dellano Lopes.

Wellington Danilo disse...

Bom Dia!

Wellington Danilo

Vila Olimpia

Adriano reis disse...

Bom dia **Adriano reis**