segunda-feira, 13 de junho de 2011

E COMEÇANDO A SEMANA...

Tenha tempo para as coisas essenciais

Chegamos em junho e temos a sensação de que nem vimos o ano começar e já estamos na metade. O tempo voa! Essa constatação deve nos fazer pensar em como usar melhor o tempo ou como dizemos, em como não “perder tempo”.

Nossa inteligência existe para nos fazer distinguir, discernir, saber o que é essencial, importante e acidental em nossa vida frente aos nossos objetivos, isto é, o que cada um de nós deseja para sua própria vida. Essencial é aquilo que devo fazer em primeiro lugar. É aquilo que me levará mais rápido em direção ao que desejo da vida naquele momento presente em que estou fazendo o discernimento. Importante é o que devo fazer, mas só depois de ter feito o que eu havia considerado antes como essencial. E acidental é aquilo que só irei fazer depois de ter feito o que eu havia antes considerado como importante e como essencial.

A todo instante devemos nos perguntar se aquilo que estamos fazendo é essencial, importante ou acidental, para que possamos nos concentrar nas coisas essenciais e não nas coisas acidentais. O tempo passa e há pessoas que só fazem coisas acidentais ou até mesmo importantes, mas nunca as coisas essenciais que as levarão à felicidade ou ao sucesso.

Assim, quando chegamos ao trabalho devemos nos perguntar: o que é essencial agora? Ao chegarmos em casa, de volta do trabalho a mesma pergunta deve ser feita: o que é essencial agora? Será brincar um pouco com seus filhos? Abraçar sua esposa ou seu marido? Uma vez a inteligência nos tendo apontado o que é essencial, devemos dominar a vontade para fazer esse essencial e não fugir dele para coisas acidentais. Muitas pessoas querem vencer no trabalho ou ter uma vida familiar feliz, mas deixam de fazer as coisas essenciais para que tudo aconteça.

Lembre-se que a nossa felicidade ou sucesso dependem das escolhas que fazemos na vida. Temos que saber o que queremos, quais são os nossos motivos maiores ou a nossa “motivação” e nos concentrar nas coisas essenciais que nos farão chegar onde desejamos. Não podemos perder tempo com coisas acidentais que nos desviam do caminho.

Junho já chegou e logo chegará dezembro. Você usou seu tempo para coisas essenciais?

Pense nisso. Sucesso!

Por Dr. Luiz Marins - Antropólogo e conselheiro de empresas.


Tenha um ótimo dia e uma excelente semana!


8 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia,
ciente e grato pelas orientações, esse artigo é muito bom.
Obrigado, Allan Carlos

Viviane disse...

Bom dia !

Procura intercalar meu tempo dando prioridades as coisas mas urgentes ,ou neste caso essenciais ..

Amanda disse...

Bom dia!

Amanda-Vl Olimpia

Wellington Danilo disse...

Bom Dia!

Wellington Danilo

Vila Olimpia

Anônimo disse...

Bom dia!

Ewerton Souza Vila Olimpia

Anônimo disse...

Bom dia, Diogo Ferreira. ciente dos conselhos , e sim estou usando meu tempo sim , tentando o caminho certo.

Anônimo disse...

Bom dia.

Obrigado pelas orientações.

Sem mas.


Deilson Silva (Mcassab)

Daniel Luz disse...

Bom Dia !!!