terça-feira, 21 de junho de 2011

TOQUE PROFISSIONAL

Medo de mudanças?

Sessenta por cento dos desempregados reconhecem: perderam o emprego porque ficaram ultrapassados. Mas, enquanto estavam contratados, nada fizeram para reverter a situação. Por que agiram assim? Nem devem ter se dado conta de que se acomodaram. Não perceberam que tinham de evoluir para transformar metas em resultados.

Evoluir o tempo todo é fundamental para quem quer ter sucesso. Infelizmente, vejo muita gente com medo de mudar, pois isso representa um salto no escuro. Então, surgem dúvidas que acabam levando ao fracasso: “Odeio este trabalho... mas será que vou achar um emprego mais interessante?”; “Não agüento mais morar com a minha mãe e o meu irmão folgado... mas será que vou conseguir sobreviver sozinha?” Pois quero deixar claro para você: tenha coragem de se reinventar o tempo todo. Faça como Madonna, que está sempre criando uma forma de surpreender. Se a sua vida não está do jeito que você merece, jogue as roupas velhas no lixo e monte um novo guarda-roupa!

Muitos profissionais não enxergam a necessidade de se reinventar mesmo vendo que o mercado nunca esteve tão dinâmico, tão acelerado. Isso porque, se a vida está sob controle, tendem a manter o mesmo rumo. E só percebem que ficaram estagnados quando um grande problema aparece. O negócio não ia bem das pernas, mas o dono não tomou nenhuma atitude — afinal, ainda conseguia retirar algum dinheiro dele para os gastos pessoais. Até que faliu. O romance passava por uma crise, mas o casal não tinha coragem de falar sobre isso ou de sacudir a relação, pois era cômodo não mexer nas feridas, por mais incômodas que fossem. Até que um dos dois resolveu ir embora.

Uma história que ilustra a falta de visão é a dos pescadores que queriam embarcar quilos e mais quilos de peixe em um monomotor: “Este avião não agüenta mais do que dois pirarucus”, observou o piloto. A dupla argumentou que no ano anterior havia embarcado toda a carga. Sem graça, o piloto concordou em levar os peixes. Só que o avião não ganhou altura e caiu. Então um pescador perguntou ao outro: “Onde estamos?” O amigo respondeu: “No lugar onde caímos no ano passado!”

Crescer requer a ousadia de explorar o desconhecido. E sempre haverá insegurança nessa hora. Muitos psicólogos defendem que devemos primeiro dominar nossas aflições para depois agir. Mas isso é ilusão, pois, quando uma mudança se faz necessária, impossível não sentir um frio na barriga.

Viver em segurança é viver na pobreza: quem quer somente o conhecido acaba se acostumando com pouco, com um horizonte limitado. É preciso ir além da insegurança. Quando esse sentimento é mais forte do que a curiosidade, mais presente do que os estímulos que empurram para a frente, o resultado costuma ser a estagnação e a morte dos sonhos.

Se você almeja um futuro diferente, deve assumir consigo mesma este compromisso: se algo não estiver funcionando, tenha determinação para fazer o que é preciso — voltar a estudar, aprender novas atividades, descasar, etc, etc. Em qualquer tomada de atitude importante, o medo faz parte de sua realização. O grande desafio — e a grande conquista — é fazer aquilo a que se propõe para se tornar o que deseja ser, mesmo com ele por perto.

Por Roberto Shinyashiki - médico psiquiatra, com pós-graduação em Administração de Empresas (MBA - Universidade de São Paulo) e doutorado em Administração e Economia (Faculdade de Administração e Economia - USP), embasa todo seu trabalho e o tem levado a conhecer e entender como ninguém a base fundamental de qualquer empresa: o ser humano dentro das organizações.


Um forte abraço e tenha um ótimo dia!


7 comentários:

viviane disse...

Bom dia !
Ciente

Anônimo disse...

Bom dia.

Obrigado pelas orientações.

Sem mas.

Deilson Silva (Mcassab)

Amanda disse...

Bom dia!

(Amanda - Vl Olimpia)

Adriano reis disse...

Bom dia.

Anônimo disse...

Bom dia!
Ciente e grato pelas orientações,
Allan Carlos

Anônimo disse...

Bom dia, Diogo Ferreira. Obrigado pelas orientações.

Daniel Luz disse...

Bom Dia !!!